1972

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1972 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Edson Elias (categoria "Recitalista"), Denis Akel (categoria "Revelação"), José Carlos Cocarelli (dentre outros, na categoria "Prêmio especial"), Hermeto Pascoal (na categoria "Solista", em Música popular). A obra "Concerto para piano e orquestra", de Souza Lima, foi premiada na categoria "Obra sinfônica.

mês não-identificado. Recital com obras de Souza Lima, no cinquentenário de sua formatura e obtenção do Primeiro Prêmio do Conservatório de Paris. Yara Ferraz interpretou Canção infantil, Para meu filhinho (em forma de suíte) (I. Introdução (Fanfarra); II. Capricho (Peraltagem); III. Berceuse (Na gangorra); IV. Estudo de alta virtuosidade; V. Tema e variações (Meninos reinando); Final (Fanfarra)), Maria (No.4 das Peças românticas), Improvisação No.1, Improvisação No.2. Nilde Caputi (soprano) e Rafael Casalanguida (piano) interpretaram Revelação, Numa concha, e Ária de Lucrécia (da ópera Andrea del Sarto). Leonardo Righi (clarineta) e Oleg Kuznecov (piano) interpretaram a Humoresque para clarineta e piano. O Quarteto de Cordas Municipal (Gino Alfonsi, 1º violino; Johannes Oelsner, 2º violino; Alexandre Schaffmann (viola); e Calixto Corazza (violoncelo)) interpretou o Quarteto em um movimento. O Grupo Coral do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, regido por Walter Lourenção, interpretou Ziri-Nêgo. MASP. [acesse aqui o programa]

30 de janeiro. Adela Marisa Bolaño interpreta a Sonata No.3 de Prokofieff. Camillo Michalka (tenor) e Suzana Ribeiro Sanches (piano) interpretam o Dichterliebe, de Schumann. Participaram do recital diversos outros músicos. Salão Maria Amélia de Rezende Martins (Salão Nobre - Prefeitura), Teresópolis (RJ).

3 de fevereiro. Roberto Estrela Mallet (violino) e Regina Schneider (piano) interpretam a Sonata K. 301 para violino e piano de Mozart. O trio formado por Adela Marisa Bolaño (piano), Nelson Márcio Nierenberg (violino) e Ivan Sergio Nierenberg (viola) interpreta o movimento Allegro do Trio para violino, viola e piano de Mozart. Horácio Schaefer (violino) e Mirta Graciela Herrera (piano) interpretam a Sonatina para violino e piano de Dvorak. Eugen Ranevsky (violoncelo) e Angelin Loro (piano) interpretam uma das Sonatas para violoncelo e piano de Beethoven. O trio formado por Luiza Laia da Silva (piano), Nelson Marcio Nierenberg (violino) e Lucio de Souza (violoncelo) interpreta o 1º mov. de um dos Trios de Mendelssohn. E o quinteto formado por Luiza Maia da Silva (piano), Nelson Márcio Nierenberg (violino), Horácio Schaefer (violino), Ivan Sergio Nierenberg (viola), e Lúcio de Souza (violoncelo) interpreta o 1º mov. do Quinteto de Schumann. Auditório "Maria Amélia de Rezende Martins". Recital parte do 22º Curso Internacional de Férias da Proarte. Teresópolis (RJ).

13 de março. Recital de Oriano de Almeida. MASP, São Paulo.

28 de março. Recital de Jeremy Menuhin. TMSP.

2 de abril. Recital de José Carlos de Castro (clarineta) e Elieane Rodrigues (piano). Palácio da Cultura, Rio de Janeiro.

10 de abril. Recital de Antonio Guedes Barbosa. São Paulo.

19 de abril. Bernardo Segall sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Jacques Bodmer. TMSP. [acesse aqui o programa]

19 de abril. Recital de Mauro Latorre (piano) e Conjunto de Câmara de Odette Ernest Dias. (talvez Universidade Gama Filho), Rio de Janeiro.

26 de abril. Recital de Maria Luisa Corker (piano) e Conjunto de Harpas de A. Mello. (talvez Universidade Gama Filho), Rio de Janeiro.

27 de abril. Recital de Guiomar Novaes com obras de Debussy (2 peças), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Glück-Saint-Saëns, Chopin (12 Prelúdios). Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP). [acesse aqui o programa]

3 de maio. Cinquentenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Souza Lima e o Quarteto de Cordas Municipal (Gino Alfonsi, 1º violino; Alexandre Schaffmann, 2º violino; Johannes Oelsner, viola; Calixto Corazza, violoncelo) interpretaram o Quinteto de Henrique Oswald. Leonice Prioli (canto) e Selma Asprino (piano) interpretaram obras de Francisco Braga (Desejo), João Gomes Júnior (Saudade), Homero Barreto (Canção), Souza Lima (Numa concha), Carlos de Campos (Água marinha), Felix Otero (A fonte e a flor). O Quarteto de Cordas Municipal interpretou o Quarteto No.1 de Alberto Nepomuceno. O recital foi precedido por falas de Silveira Peixoto sobre "o significado da Semana de Arte Moderna de 1922". TMSP. [acesse aqui o programa]

5 de maio. Agustin Anievas sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Kurt Tennstedt. TMRJ.

7 de maio. Arnaldo Estrella sola o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

10 de maio. Recital de João Pedro Borges (violão) e José C. Cocarelli (piano). (talvez Universidade Gama Filho), Rio de Janeiro.

11 de maio. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Kurt Tennstedt. TMRJ.

14 de maio. José Feghali sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra de Câmara da Rádio MEC sob a regência de Nelson Nilo Hack. TMRJ.

14 de maio (mesmo dia do concerto acima, em outro horário). Concerto com Friedrich Gulda e o conjunto de jazz Weather Report formado por Josef Zawinul (piano), Miroslav Vitous (contrabaixo), Wayne Shorter (saxofone), Eric Gravatt (percussão), Dom Um Ramão (percussão). Na primeira parte, Gulda se apresentou ao piano solo. Na segunda, apenas o conjunto Weather Report. Na terceira, Gulda e o conjunto Weather Report. TMRJ. [acesse aqui o programa]

15 de maio. Concerto com Friedrich Gulda e o conjunto de jazz Weather Report formado por Josef Zawinul (piano), Miroslav Vitous (contrabaixo), Wayne Shorter (saxofone), Eric Gravatt (percussão), Dom Um Ramão (percussão). Na primeira parte, Gulda se apresentou ao piano solo. Na segunda, apenas o conjunto Weather Report. Na terceira, Gulda e o conjunto Weather Report. TMRJ. [acesse aqui o programa]

17 de maio. Recital de Eudóxia de Barros. Clube Paulsitano, São Paulo.

19 de maio.  Friedrich Gulda interpreta o 1º volume do Cravo bem temperado de Bach . TMRJ.

20 de maio. Antonio Guedes Barbosa sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

21 de maio. Antonio Guedes Barbosa sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

23 de maio. Recital de Rudolf Firkusny pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

23 de maio. Recital de Luiz Carlos de Moura Castro com obras de Liszt (Jeux d'eau à la Villa d'Este, Funerais, Soneto de Petrarca 123, Valsa Mefisto, Sonata em si menor). De bis, foi interpretada a Consolação No.3. TMRJ.

25 de maio. Joel Bello Soares sola o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

26 de maio. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonatas No.11 e No.2; e Rondó Op.51) e Chopin (24 Prelúdios) e outras peças. TMRJ.

27 de maio. Recital de Jorge Zulueta com a obra integral de Schoenberg. O musicólogo Jacobo Romano apresentou na primeira parte uma biografia projetada audiovisual. Escola de Música da UFRJ. [acesse aqui o programa]

27 de maio. Homenagem a Souza Lima - recital dedicado a obras do compositor. Participaram Antonio Cimini Junior (Brincando de jazz), Bianca Grunberg (Improvisação No.1), Maria Aparecida M. Sakito (2ª Valsa brasileira), Wilson D. Barbosa (Noturno No.1), Antonio Carlos Pastorino (Improvisação No.2), Eugenio Picciafuoco (Cantiga tristonha e Brincando), Mario T. Gouvêa (Gingando), Katia F. Tomanik (Marchando), Priscilla V. Mendes (Rolando na areia), Márcia Restiffe (Fanfarra), Suzanna Caldas (Peraltagem), Luciana F. Cerveira (Valsinha pretenciosa), Sandra N. Dias (Dança no campo), Stella J. O. Almeida (Toccatina), Elisabeth T. Ferreira (Alta virtuosidade). Também foi apresentada a música "Viva, viva Souza Lima", de Rachel Peluso, com instrumentos de percussão e cantada pelo grupo de alunos, tendo ao piano Maria Luiza Omura. Sala Marietta Peluso, Instituto Musical José Maurício, São Paulo. [acesse aqui o programa]

28 de maio. Recital de Luiz Carlos de Moura Castro com obras de Liszt (Jeux d'eau à la Villa d'Este, Funerais, Soneto de Petrarca 123, Valsa Mefisto, Sonata em si menor). O pianista Jorge Zulueta interpretou obras suas para piano. TMRJ.

30 de maio. Concerto em homenagem ao Cinquentenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Sebastian Benda sola o Concerto de Souza Lima (em 1ª audição mundial) com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência do compositor. TMSP. [acesse aqui o programa]

Junho e julho (iniciando no dia 14 de julho). Curso de Alta Interpretação Pianística de Magda Tagliaferro no MASP, São Paulo.

3 de junho. Alicia de Larrocha sola o Concerto No.4 de Beethoven e Noites nos jardins de Espanha, de De Falla, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ. [acesse aqui o programa]

4 de junho. Miguel Proença sola o Concerto No. 1 para piano e orquestra de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de John Luciano Neschling. TMRJ.

6 de junho. Recital de Alicia de Larrocha. MASP, SP.

9 de junho. Recital de Alicia de Larrocha. TMSP.

9 de junho. Recital de Jacques Klein. Auditório do DER, Rio de Janeiro.

11 de junho. Arthur Brasil sola o Concerto de Kachaturian com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Celso Goulart. TMRJ.

13 de junho. Philippe Entremont sola o Concerto em sol e o Concerto para mão esquerda, de Ravel, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Simon Blech. TMRJ.

16 de junho. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Maurice Le Roux. TMRJ.

23 de junho. Recital de Rudolf Firkusny. TMSP.

25 de junho. Cristina Ortiz sola um concerto de Mozart não-especificado, com a Orquestra de Câmara da Rádio MEC sob regência de Olivier Toni. TMRJ.

26 de junho. Recital de Roberto Szidon. [Teatro não-especificado, não foi no TMRJ], Rio de Janeiro.

27 de junho. Rudolf Firkusny sola o Concerto No.1 de Mendelssohn e o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

29 de junho. Recital de Cristina Ortiz com obras de Beethoven (Sonata No.18), Mendelssohn (Variações sérias), Liszt (Valsa Mephisto), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma Brasileira"), Schumann (Carnaval Op.9), Fauré (Improviso) e Gottschalk (Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro). TMRJ.

30 de junho. Recital de François Glorieux intitulado "A dança para piano", com obras de Saite, Milhaud, Camargo Guarnieri (Dança negra), Bartok, Schubert, Schumann, Beethoven, Grieg, Brahms, Albéniz, Granados, De Falla. Na segunda parte, Glorieux tocou improvisações "sobre notas, temas, estilos, ambientes e situações dados pelo público e por autoridades musicais convidadas pela JABRARTE". Auditório do D.E.R. - GB, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

30 de junho. Sônia Maria Strutt sola o Concerto em Sol maior de Ravel com a Orquestra do TMRJ sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

1º de julho. Alexander Jenner sola o Concerto No.24 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de João de Souza Lima. TMRJ. [acesse aqui o programa]

2 de julho. Recital de François Glorieux intitulado "A dança para piano", com excertos do recital apresentado no dia 30 de junho (ver acima). TMRJ.

4 de julho. Recital de Jacques Klein com obras de Schumann (Fantasia Op.17) e Chopin (Baladas No.1, No.2, No.3, No.4). TMRJ.

4 de julho. Recital de Alexander Jenner. MASP, SP.

12 de julho. Recital de Alexander Jenner com obras de Beethoven (Sonata No.14), Chopin (Sonata No.3), Mignone (Sonatina No.4), Debussy (Reflets dans l'eau e L'isle joyeuse) e Scriabin (12 Estudos). TMRJ.

15 de julho. Jacques Klein sola os Concertos No.27 e No.14 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

17 de julho. Recital de Linda Bustani com obras de Shostakovich (Prelúdio e Fuga No.24), Beethoven (Sonata No.16), Chopin (Fantasia Op.49), Santoro (6 Prelúdios), Schumann (Davidsbündlertänze Op.6) e Prokofiev (Sonata No.6). TMRJ.

18 de julho. Recital de José Karan. MASP, São Paulo.

21 de julho. Roberto Szidon sola o Concerto em Fá de Gershwin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eduardo Mata. TMRJ.

22 de julho. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Alvaro Cassuto. TMRJ.

28 de julho. Recital de Jacques Klein. Hebraica, Rio de Janeiro.

31 de julho. David Bean sola o Concerto de Scriabin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eduardo da Mata. TMRJ.

1ª de agosto. Recital de Maria d'Apparecida (canto) e Hermelindo Castelo Branco (piano) com canções de Villa-Lobos (Remeiro de São Francisco (No.5 das Modinhas e canções), Nhapôpé (No.6 das Modinhas e canções), A gatinha parda (No.4 das Modinhas e canções)), Waldemar Henrique (Foi boto sinhá, Curupira, Tamba tajá, Martintaperêra), Aloysio de Alencar Pinto (Moda de Maria da Ponte e Êta mundo pra dá vorta, ambas em 1ª audição no Brasil), Bizet, Jayme Ovalle (Modinha), Francisco Mignone (Poema para Manuel Bandeira), Waldemar Henrique (Essa nega fulô...), Hekel Tavares (Maracatus), Almeida Prado (Ária de Maria, em 1ª audição no Brasil), Mozart, Offenbach, Bernstein. Clube de Engenharia, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

3 de agosto. Recital de Cristina Ortiz pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

5 de agosto. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Brahms (6 Peças Op.118), Debussy (6 Prelúdios), Villa-Lobos (Festa no sertão), Scriabin (8 Estudos), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ.

7 de agosto. Recital de Richard Metzler. MASP, São Paulo.

7 de agosto. Ralph Cotapek sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

8 de agosto. Recital de Lili Krauss. TMSP.

10 de agosto. Recital de Richard Metzler. Clube Paulistano, São Paulo.

12 de agosto. Recital de Sergio Perticaroli com obras de Handel (Chacona em Sol maior), Beethoven (Variações e Fuga Op.35), Mendelssohn (Variações sérias), Schumann (Estudos Sinfônicos) e Liszt (Capricho sobre um tema de Paganini). TMRJ.

13 de agosto. Linda Maria Bustani sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de David Machado. TMRJ.

14 de agosto. Magdalena Tagliaferro sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Chléo Goulart. TMRJ

15 de agosto. Recital do bandolinista Giuseppe Anedia acompanhado ao piano por Miguel Proença, com obras de Anônimo dos 600 (Sonata em Lá maior), Vivaldi (Sonata em Dó maior), Bach (Sarabanda), Gervasio (Sonata em Ré maior), Calace (Prelúdio No.2) e Beethoven (Andante Sonatina). TMRJ.

17 de agosto. Recital de Lili Kraus com obras de Mozart (Variações sobre um tema de Sarti), Haydn (Sonata em Mi bemol maior), Mozart (Sonata No.8 K.310), Schubert (Improviso Op.90 No.1 e No.2; Momentos Musicais Op.94 No.1, No.2 e No.3; Sonata em Lá maior Op.120). TMRJ.

19 de agosto. Nelson Freire sola as Variações sinfônicas de César Franck e as Variações sobre um tema de Paganini de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de G. Devos. TMRJ.

21 de agosto. Julio Braga sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Recife sob regência de Mário Câncio. Teatro Santa Isabel, Recife (PE). [acesse aqui o programa]

21 de agosto. Recital do Quarteto da Guanabara (Arnaldo Estrella, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; Iberê Gomes Grosso, violoncelo):com obras de Corelli (Sonatas Op.4 No.9, No.10, No.11 e No.12) e Brahms (Quarteto Op.26 para piano, violino, viola e violoncelo). TMRJ.

24 de agosto. Recital de Claudio Arrau com obras de Mozart (SonataNo.5 K.283), Brahms (Sonata No.3) e Schumann (Carnaval Op.9). TMRJ.

26 de agosto. André Watts sola o Concerto No.1 Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de G. Devos. TMRJ.

28 de agosto. Recital de Claudio Arrau pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

29 de agosto. Recital de Claudio Arrau (talvez TMRJ), Rio de Janeiro.

31 de agosto. Recital de Ney Salgado. MASP, SP.

3 de setembro. Concerto da Juventude da Orquestra Sinfônica Nacional com pianista não-identificado sob regência de Alfred Huelsberg interpretando o Concerto em Sol de Ravel. TMRJ.

6 de setembro. Estreia do Concerto No.4 para piano e orquestra, de Camargo Guarnieri, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre sob regência do compositor, tendo como solista o pianista Roberto Szidon, em Porto Alegre.

9 de setembro. Laís de Souza Brasil sola a Seresta para piano e orquestra de Camargo Guarnieri com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

11 de setembro. Recital de Roberto Szidon. TMSP.

11 de setembro. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pedro Eros. TMRJ.

12 de setembro. Recital de Richard Metzler, com obras de compositores americanos. União Cultural Brasil Estados Unidos, São Paulo.

18 de setembro. Recital do pianista Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (Sonata No.2, 1 Noturno, Barcarola, Scherzo No.2) e Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ.

23 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 para piano e orquestra de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Peter Eros. TMRJ.

24 de setembro. Ivy Improta sola as Variações Sinfônicas de César Franck com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Roberto Schnorrenberg. TMRJ.

25 de setembro. Recital da pianista Magdalena Tagliaferro com obras de Chopin (os 4 Improvisos; Sonata No.3), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"; Farrapos; Rosa Amarela A maré encheu;  Ciranda No.8 Vamos atrás da serra, Calunga... ; Festa no sertão). TMRJ.

27 de setembro. O trio formado por Lícia Lucas (piano), Luiz Erasmo de Moreira (violino) e Gabriel Kemeny (violoncelo) interpreta o Trio Op.49 de Mendelssohn. Auditório do ITA-CTA, São José dos Campos (SP)

6 de outubro. Recital de Edson Elias. MASP, São Paulo.

7 de outubro. Recital de Vera Astrachan. TMSP.

12 de outubro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Mozart (Sonata No.11), Chopin (Sonata No.2), Octavio Pinto (Cenas infantis), Schumann (Carnaval). Auditório São José, Santos (SP). [acesse aqui o programa]

12 de outubro. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (14 Valsas e 24 Prelúdios). TMRJ.

14 de outubro. Recital do Conjunto de Câmara de São José dos Campos, formado por Sergio Altman (flauta), Luiz Erasmo de Moreira (violino), Hermano José de Gouveia (viola), Gabriel Kemeny (violoncelo), Isis Moreira (piano) e Licia Lucas (piano), com obras de Mozart (Quarteto K.285 e Trio No.7 em mi bemol maior), e Mendelssohn (Trio Op.49). Grêmio Bela Bartok (Seminários de Música Pró-Arte), São Paulo.

14 de outubro. Vicky Adier sola o Concerto para a mão esquerda de Ravel com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Jacques Michon. TMRJ.

20 de outubro. Marlos Nobre sola o Concerto breve, de sua autoria, com a Orquestra do TMRJ sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

22 de outubro. Joel Bello Soares sola o Concerto sobre formas brasileiras de Hekel Tavares com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Guerra Peixe. TMRJ.

29 de outubro. Sônia Maria Vieira sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca. TMRJ.

30 de outubro. Recital de Nelson Freire com obras de Liszt (Soneto del Petrarca No.104 e Sonata), Chopin (12 Prelúdios, Balada No.3, Improviso Op.36 e Polonaise Op.53). TMRJ. [acesse aqui o programa]

5 de novembro. Concerto com Paulo Affonso (piano) e Smilgin (violino) com a Orquestra Sinfônica Nacional. TMRJ.

5 de novembro. Jacques Klein sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra do TMRJ sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

6 a 26 de novembro. Festival Villa-Lobos, realizado em diversos locais do Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]

14 de novembro. Edson Lopes sola o Concerto No.3 de Bartok com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Chléo Goulart. Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

19 de novembro. Gilberto Tinetti sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

21 de novembro. O Conjunto de Câmara de São José dos Campos, formado por Licia Lucas (piano), Sergio Altman (flauta), Luiz Erasmo de Moreira (Violino), Hermano de Gouveia (viola) e Gabriel Kemeny (violoncelo) interpreta o Trio Op.49 de Mendelssohn e o Quarteto K.285 de Mozart. Na segunda parte, Isis Moreira interpretou ao piano solo obras de Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Bartok (Suíte Op.14 e Allegro barbaro), Tênis Clube de Santos (SP).

24 de novembro. Mieczysław (Miécio) Horszowski sola as Bachianas brasileiras No.3 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do TMRJ sob regência de Souza Lima, como parte do Festival Villa-Lobos. TMRJ. [acesse aqui o programa completo]

25 de novembro (estava programado para o dia 26). Sonia Maria Strutt sola o Concerto No.1 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC sob regência de Henrique Morelenbaum, como parte do Festival Villa-Lobos. TMRJ. [acesse aqui o programa completo]

27 de novembro. Recital de Sérgio Varella Cid com obras de Chopin (Baladas No.1, No.2, No.3, No.4; Scherzos No.1, No.2, No.3, No.4) e Samuel Barber (Sonata Op.26). TMRJ.

Dezembro (talvez dia 5). Recital de Eudóxia de Barros com obras de Sérgio de Vasconcellos-Corrêa (Contrastes), Brahms (Sonata No.3), Chopin (Sonata No.2), Balakirev (Islamey). São Paulo.

5 de dezembro. Recital da soprano Diva Pieranti acompanhada ao piano por André Vivante com obras de Handel, Pergolesi, Mozart, Schumann, Strauss, Tchaikovsky, Fauré, De Falla, Francisco Mignone e José Siqueira. TMRJ.

6 de dezembro. Recital de Francisco Fabião. Conservatório de Música da UFPEL, Pelotas (RS).

8 de dezembro. Lançamento do LP "Arte de Antonietta Rudge" (Academia Santa Cecília de Discos LTDA. ASC-84), produzido por Paulo Portugal. Clube Paulistano, São Paulo.

14 de dezembro. Homenagem ao Maestro Souza Lima, pelo seu jubileu artístico - recital inteiramente dedicado a suas obras. Clara Satoko Doho interpretou a Suíte infantil e os Prelúdios No.1 a No.5. Nisa Castro Tank (soprano) e Claudio de Brito (piano) interpretaram as canções Revelação e Ária de Lucrécia, da ópera Andrea del Sarto. Claudio de Brito interpretou o Capricho. Leonardo Righi (clarineta) e Claudio de Brito (piano) interpretaram a Humouresque, para clarineta e piano. Natan Schwartzmann (violino) e e Claudio de Brito (piano) interpretaram a Berceuse e o Capricho rústico. O recital foi precedido de uma palestra de Odilon Nogueira de Matos sobre Souza Lima. Ao final, houve um diálogo com o compositor. Auditório do Palácio dos Jequitibás, Campinas, SP. [acesse aqui o programa]

No mundo

Arnaldo Cohen fica em 1º lugar no Concurso Internacional de Piano Feruccio Busoni, em Bolzano, Itália, criado em 1949.

Jean Louis Steuerman fica em 2º lugar na Concurso Internacional Johann Sebastian Bach em Leipzig, Alemanha, criado em 1950. O 1º lugar deste ano foi do Winfried Apel.

5 de janeiro. Jacques Klein sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra do Gewandhaus sob regência de Kurt Masur. Gewandhaus, Leipzig, Alemanha.

6 de janeiro. Jacques Klein sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra do Gewandhaus sob regência de Kurt Masur. Gewandhaus, Leipzig, Alemanha.

24 de janeiro. Recital de Jacques Klein. Royal Dublin Society, Irlanda.

25 de janeiro. Recital de Jacques Klein. Royal Dublin Society, Irlanda.

17 de fevereiro. Roberto Szidon sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Cleveland Orchestra sob regência de Sergiu Comissiona. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

9 de março. Recital de Wanda Wilkomirska (violino) e Antonio Guedes Barbosa (piano) com obras de Ravel (Sonata), Szymanowski, Grieg (Sonata), Beethoven (Sonata No.9 "Kreutzer"). Philharmonic Hall, Nova York, EUA. 

8 de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Tonkünstlerorchester sob regência de Urs Schneider. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

9 de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Tonkünstlerorchester sob regência de Urs Schneider. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

16 a 30 de setembro. Jean Louis Steuerman é um dos semifinalistas e recebe medalha de bronze no Concurso Internacional de Música de Genebra (Suíça), criado em 1939. Não houve 1º lugar neste ano. O 2º lugar foi da peruana Guadalupe Parrondo.

22 de outubro. Recital (estreia em recital solo em Nova York) de Antonio Guedes Barbosa com obras de Chopin (Sonata No.3, 3 Polonaises e 6 Valsas) (primeiro de três recitais dedicados a Chopin). Hunter College Playhouse, Nova York, EUA.

27 de novembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Mozart (Sonata No.11), Chopin (Sonata No.2), Octavio Pinto (Cenas infantis), Schumann (Carnaval). Guerry Hall, Sewanee, Tennessee, EUA. [acesse aqui o programa]

2 de dezembro. Recital de Guiomar Novaes. Auditório do Hunter College, Nova York, EUA.

18 de dezembro. Último concerto de Guiomar Novaes fora do Brasil, com obras de Bach-Siloti, Mozart (Sonata No.11), Chopin (Sonata No.2), Octavio Pinto (Cenas infantis), Schumann (Carnaval). Garden City High School Auditorium, Nova York, EUA.