1973

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1973 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Caio Pagano (categoria "Solista"), José Eduardo Martins (categoria "Recitalista"). A obra "Trio para piano, violino e violoncelo", de Sérgio Vasconcelos Corrêa, foi premiada na categoria "Obra de câmara", e a obra "Recitativo e fuga" (para piano solo), de Almeida Prado, foi premiada na categoria "Obra instrumental".

Estreia dos "6 e 1/2 Prelúdios", de Francisco Mignone, por Paulo Affonso de Moura Ferreira, em Brasília.

Maio. Estreia da Sonata para piano de Camargo Guarnieri, por Laís de Souza Brasil (a quem foi dedicada), em Goiânia.

3 de maio. Recital de Yong Uck Kim (violino) e Miguel Proença (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de maio. Recital de Marina Cordovil com obras de Beethoven, Mozart (Sonata No.12), Villa-Lobos (A lenda do caboclo e 11 peças do Guia prático), Debussy, Bartok. Palácio da Cultura, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

9 de junho. Recital de Ion Voicu (violino) e Miguel Proença (piano) com obras de Mozart (Concerto No.3), Wieniawsky, Porumbescu, Kreisler e Sarasate. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

13 de junho. Recital do Duo Heidsieck (dois pianos) com obras de Brahms (Sonata em fá menor, transcrição para dois pianos do Quinteto Op.34), Debussy (Suíte em preto e branco), e Liszt (Concerto patético). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

17 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum, tendo como solistas Arnaldo Cohen e a cantora Maria Lúcia Godoy. TMRJ.

16 de junho. Recital de Monique Duphil com obras de Mozart (Sonata No.13), Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Fauré, Hernandez, Poulenc (Nápoles). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

17 de junho. Iris Bianchi sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC sob regência de Vicente Fittipaldi. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

18 de junho. Recital de Luiz Carlos de Moura Castro. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

20 de junho. Recital de Misha Dichter pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de junho. Recital de Edson Elias com obras de Bach, Brahms (Variações e fuga sobre um tema de Brahms), Chopin (Sonata No.2), Ravel (Gaspard de la nuit). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

23 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de André Rieu, tendo como solista Misha Dichter. TMRJ.

25 de junho. Recital de José Carlos Cocarelli com obras de Mozart (Fantasia em dó menor), Beethoven (Sonata No.3), Mendelssohn (Variações sérias), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Fauré, Scriabin, Chopin. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

27 de junho. Recital de Misha Dichter com obras de Mozart (Sonata No.8), Schumann (Estudos sinfônicos), Neikrug (Fantasia para piano), Rachmaninoff (2 Estudos-tableaux), Mendelssohn-Rachmaninoff, Kreisler-Rachmaninoff. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

29 de junho. Recital de Jean-Louis Steuermann com obras de Bach, Berg, Schumann, dentre outros. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

2 de julho. Recital do Duo Heidsieck (dois pianos). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

4 de julho. Recital de Richard Metzler. MASP, São Paulo.

6 de julho. Recital de Sonia Maria Strutt. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

9 de julho. Recital de Esther Naiberger com obras de Bach (talvez em transcrição de Busoni), Schumann (Carnaval), Debussy, Ravel (Sonatina), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Scriabin, Paganini-Liszt. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

15 de julho. Recital de Richard Metzler durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP).

15 de julho (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Último recital da vida de Guiomar Novaes, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP).

24 de julho. Richard Metzler grava um recital para o Canal 2 de televisão, São Paulo.

17 de agosto. Recital de Isabel Mourão. Auditório da Prefeitura de Campinas (SP). 

23 de agosto. Recital de Richard Metzler com obras de compositores americanos. União Cultural Brasil Estados Unidos, São Paulo.

27 de agosto. Recital de Yara Bernette pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

29 de agosto. Recital a dios pianos de Roberto Szidon e Richard Metzler. Clube Paulistano, São Paulo.

30 de agosto. Recital de Pawel Checinski (finalista do II Concurso Internacional de Piano da Guanabara) com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.2 e os 12 Estudos Op.25). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

4 de setembro. Recital de Roberto Szidon com obras de Arnaldo Ribeiro Pinto em 1ª audição mundial, dentre outros autores. MASP, São Paulo.

1º de outubro. Recital de Gilberto Tinetti pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

5 a 24 de novembro. Festival Villa-Lobos, realizado em diversas salas do Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]

13 de novembro. Maria da Gloria Guerra (canto) e Irany Leme (piano) interpretam canções de Aloysio de Alencar Pinto (Hai Guetezá - Naiô, O fulú lorere ê, Guriatã de coqueiro), e de Bartok (Canções folclóricas húngaras). Também participaram do recital Jerzy Milewski (violino), Aleida Schweitzer (piano), Lydia Podorolski (canto), Ella Podorolski (piano), e Fatima Alegria (canto). Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

No mundo