1950

No Brasil

13 de janeiro. Recital de Alexandre Glinsky (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

3 de fevereiro. Concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri tendo como solista Fritz Jank, como parte do ciclo integral das Sinfonias e Concertos para piano de Beethoven. TMSP.

10 de fevereiro. Concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri tendo como solista Fritz Jank, como parte do ciclo integral das Sinfonias e Concertos para piano de Beethoven. TMSP.

17 de fevereiro. Concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri tendo como solista Fritz Jank, como parte do ciclo integral das Sinfonias e Concertos para piano de Beethoven. TMSP.

24 de fevereiro. Concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri tendo como solista Fritz Jank, como parte do ciclo integral das Sinfonias e Concertos para piano de Beethoven. TMSP.

24 de fevereiro. Recital do Trio Bandeirante, formado por Iracema Barbosa (piano), Herta Kahn (violino) e Cecilia Zwarg (violoncelo) com obras de Bach. Faculdade de Filosofia Sedes Sapientiae, São Paulo.

17 de março. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Schubert (Sonata em lá maior Op.120), Chopin (Sonata No.3), Liszt, Debussy, Albéniz, Mompou, Granados. Teatro Municipal de Niterói (RJ). [acesse aqui o programa]

28 de março. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin (Sonata No.2, Fantasia, e mais 6 peças). Teatro do Instituto Normal, Salvador, BA. [acesse aqui o programa]

31 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri tendo como solista Fritz Jank, como parte do ciclo integral das Sinfonias e Concertos para piano de Beethoven. TMSP.

4 de abril. Recital de Daniel Ericourt com obras de Mozart, Schumann (Estudos sinfônicos), Debussy (12 Prelúdios), Chopin. TMRJ.

10 de abril. Recital de Fructuoso Vianna interpretando obras de sua autoria, incluindo as Variações sobre um tema popular, As três irmãs, Valsa No.1, Jogos pueris, Toada No.6, e Prelúdio em dó menor. TMSP.

14 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri tendo como solista Fritz Jank, como parte do ciclo integral das Sinfonias e Concertos para piano de Beethoven. TMSP.

18 de abril. Recital de Peter Walfish com obras de Bach-Liszt, Brahms (Sonata No.1), Debussy (Suite Bergamasque), Villa-Lobos (Ciranda No.4 "O Cravo brigou com a rosa..."), Bartok, Liszt. TMRJ.

20 de abril. Nicolai Orloff sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob regência de Karl Krueger. Concerto de estreia da orquestra. O concerto foi transmitido pela Rádio Roquette-Pinto. TMRJ. [acesse aqui o programa]

21 de abril. Estreia mundial do Concerto No.2 para piano e orquestra, de Heitor Villa-Lobos, por Souza Lima ao piano, e Villa-Lobos regendo a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, TMRJ.

22 de abril. Gilles Guilbert sola a Fantasia para piano e orquestra de Debussy com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

24 de abril. Recital de Friedrich Gulda pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

25 de abril. Recital de Friedrich Gulda pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

25 de abril. Nicolai Orloff sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob regência de Karl Krueger. TMRJ.

27 de abril. Recital de Peter Walfish com obras de Bach, Haydn, Bartok (Suíte Op.14), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Brahms (Variações e Fuga sobre um tema de Handel). TMRJ.

28 de abril. Recital de Friedrich Gulda com obras de Haydn (Sonata em mi bemol maior e Andante com variações), Beethoven (Sonata No.26), Debussy (Suite Bergamasque), Chopin. TMRJ. [acesse aqui o programa]

30 de abril. Nicolai Orloff sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob regência de Karl Krueger. Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

1º de maio. Jacqueline Potier sola o Concerto em lá maior (provavelmente o No.23) de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob regência de Karl Krueger. TMRJ.

2 de maio. Recital de Nicolai Orloff com obras de Scriabin (Sonata No.4 e 3 Estudos), Chopin (8 Prelúdios), Liszt (Sonata), Chopin (6 Estudos Op.25). Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (A. B. I.), Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

4 de maio. Recital de Friedrich Gulda com obras de Bach (Concerto italiano e Prelúdio e fuga em mi bemol menor), Beethoven (Sonata No.31), Bartok (Suíte Op.14), Camargo Guarnieri (Dança negra), Chopin (Sonata No.3). TMRJ.

8 de maio. Recital de Friedrich Gulda e Fritz Jank, a dois pianos, interpretando A arte da fuga, de J. S. Bach, Teatro Cultura Artística, São Paulo. 

8 de maio. Recital de Nicolai Orloff com obras de Beethoven (Sonata No.17), Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Chopin (Sonata No.3 e um Noturno), Ravel, Scriabin (3 Estudos). Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (A. B. I.), Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

9 de maio. Recital de Friedrich Gulda e Fritz Jank, a dois pianos, interpretando A arte da fuga, de J. S. Bach, Teatro Cultura Artística, São Paulo. 

9 de maio. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Bach-Busoni (Chacona), Scarlatti, Beethoven (Sonata No.18), Chopin, Ravel, Poulenc, Villa-Lobos (O polichinelo, de A prole do bebê No.1), Scriabin, Lyapunov. TMRJ.

12 de maio. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Bach (Concerto italiano), Brahms (Sonata No.3), Chopin, Debussy, Ravel, Fauré, Villa-Lobos (Moreninha, de A prole do bebê No.1), Liszt. TMRJ.

13 de maio. Friedrich Gulda sola o Concerto em lá maior (provavelmente o No.23) de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

14 de maio. Recital de Gilles Guilbert com obras de Scarlatti, Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Debussy, Milhaud (Tijuca e Sumaré, de Saudades do Brasil), Villa-Lobos (Dança-Miudinho, 4º mov. das Bachianas brasileiras No.4), Albéniz. TMRJ.

16 de maio. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Chopin (Sonata No.3), Schumann (Carnaval), Liszt. TMRJ.

19 de maio. Lídia Simões sola o Concerto No.2 de Camargo Guarnieri com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP. [acesse aqui o programa]

20 de maio. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Beethoven (Sonata No.23), Mussorgsky (Quadros de uma exposição), Chopin (as quatro Baladas). TMRJ.

21 de maio. Recital de Edinar Altino de Campos (canto) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Bach, Stradella, Brahms, Bozra, Messiaen, Ginastera, Ravel, Mário de Andrade (Róseas flores), Fructuoso Vianna (Toada No.3 "Quero me casar"), Villa-Lobos (Evocação), Ernani Braga (Engenho novo). TMRJ.

22 de maio. Recital de Nicolai Orloff com obras de Scarlatti, Schumann (Estudos sinfônicos), Camargo Guarnieri (Ponteio No.15), Medtner, Kabalevsky, Prokofieff, Chopin. Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (A.B.I.), Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

25 de maio. Recital de Magdalena Lébeis (soprano) e Fritz Jank (piano) em Piracicaba (SP).

26 de maio. Recital de Olga de Catalano com obras de Chopin, Liszt, Schumann (Carnaval), Fauré, Camargo Guarnieri (Dança brasileira), Chabrier. Salão do Clube Guaíra, Ponta Grossa, Paraná. [acesse aqui o programa]

27 de maio. Ivy Improta sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

27 de maio (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Vladimir Rushizky sola o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob regência de José Siqueira. TMRJ.

30 de maio. Ciclo Chopin. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Chopin (Sonata No.2, dentre outras obras) TMRJ.

2 de junho. Nicolai Orloff sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob regência de José Siqueira. TMRJ.

3 de junho. Ciclo Chopin. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Chopin (12 Estudos dos Op.10 e Op.25, dentre outras obras) TMRJ.

4 de junho. Recital de obras de Alceo Bocchino. Henrique Nirenberg (violino),Vicente Tropia (violino), Henrique Morelenbaum (viola) e  Eberhard Finko (violoncelo) interpretaram o Quarteto para cordas No.1 (em 1ª audição mundial); Iberê Gomes Grosso (violoncelo) e Alceo Bocchino (piano) interpretaram a Suíte brasileira para violoncelo e piano; Alceo Bocchino interpretou ao piano solo Tema de um relógio e Trova No.1; Alfredo Mello (baixo) e Alceo Bocchino (piano) interpretaram Saci-Pererê, Nada, Fragmento, Despedida de Bento Cego e À Marília; Maria Sílvia Pinto (canto) e Alceo Bocchino (piano) interpretaram Máxima No.1, Gauchinha, Cantiga de ninar, Canção de inverno e Nhanderé. TMRJ.

6 de junho. Ciclo Chopin. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Chopin (10 Mazurcas, 6 Estudos, dentre outras obras) TMRJ.

8 de junho. Recital de Solomon com obras de Bach, Mozart (Sonata No.13), Schumann (Estudos sinfônicos), Chopin, Francisco Mignone (Lenda sertaneja No.8), Debussy, Liszt. TMRJ. 

9 de junho. Ciclo Chopin. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Chopin (10 Mazurcas, Sonata No.3, dentre outras obras) TMRJ.

12 de junho. Recital de Solomon com obras de Haydn (Sonata em ré maior), Brahms (Variações e Fuga sobre um tema de Handel), Franck (Prelúdio, Ária e Final), Francisco Mignone (Toada), Chopin. TMRJ. 

13 de junho. 5º recital do Ciclo Chopin. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Chopin (16 peças, incluindo 8 Mazurcas, 6 Estudos e 2 Prelúdios) TMRJ.

13 de junho. Recital de Rudolf Firkusny pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de junho. Recital de Rudolf Firkusny pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

15 de junho. Recital de Solomon com obras de Couperin, Daquin, Scarlatti, Beethoven (Sonata No.3), Chopin (Sonata No.3), Rachmaninoff (3 Prelúdios), Villa-Lobos (uma das 16 Cirandas), Debussy (2 Prelúdios e L'isle joyeuse). TMRJ. 

16 de junho. 6º recital do Ciclo Chopin. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Chopin (9 Mazurcas, os 24 Prelúdios, dentre outras obras) TMRJ.

18 de junho. Recital de Ruth Stamile (canto) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Monteverdi, Vinei, Handel, Schumann, Brahms, Chausson, Fauré, Davico, Reispighi, Guastavino, Villa-Lobos (Anjo da guarda e Abril), Francisco Mignone (Outro improviso). TMRJ.

26 de junho. Recital de Carol Brice (contralto) e Jonathan Brice (piano) com obras de Beethoven, Schubert, Gluck, Somervell, Gibbs, Duke, Edwards, anônimo (Casinha pequenina, em arranjo de G. Gurgel), e 4 negro spirituals em arranjos de Burleigh. TMRJ.

27 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach (Partita No.2), Mendelssohn (Variações sérias), Barber (Sonata Op.26), Camargo Guarnieri (Canção sertaneja e Lundu), Liszt, Smetana. TMRJ.

30 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Mozart (Fantasia em dó menor e Sonata No.14 em dó menor), Schumann (Danças de Davidsbündler), Martinu (Fantasia e rondó), Mignone (Minueto e Samba), Chopin. TMRJ.

30 de junho [mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente]. Recital de Yehudi Menuhin (violino) e Theodore Saidenberg (piano) com obras de Beethoven (Sonata Op.24), Prokofieff (Sonata No.1, Op.80), Bach (Sonata para violino solo em dó maior), Bartok (6 Danças romenas), Paganini (I palpiti). TMRJ. [acesse aqui o programa]

7 de julho. Recital de Rudolf Firkusny. TMRJ.

8 de julho. Concerto em homenagem ao 200º aniversário da morte de J. S. Bach. Honorina Silva Lacerda, Ivy Improta, Tomás Terán e Heitor Alimonda solam o Concerto para quatro pianos de J. S. Bach com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de H. J. Koellreuter. TMRJ.

9 de julho. Recital de Piera Brizzi. TMRJ.

10 de julho. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.26 de Mozart e a Rapsódia espanhola de Liszt (provavelmente no arranjo de Busoni) com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob regência de Jasha Horenstein. TMRJ.

11 de julho. Recital de Beatriz Bregman-Pich, aos 5 anos, com obras de Bach (3 peças), Beethoven, Lamair, Beatriz Breman-Pich (Saudades de mamãezinha), Wachs, Mozart (Sonata No.1), Barrozo Netto (Era uma vez), Chopin (2 peças), Villa-Lobos (Vamos todos cirandar), e Massenet. TMRJ.

15 de julho. Rudolf Firkusny sola o Concerto No.20 de Mozart e o Concerto de Martinu com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Nino Sanzogno. TMRJ.

16 de julho. Recital de Alice Ribeiro (soprano) e Arnaldo Rebello (piano) com obras de Handel, Haydn, Grétry, Schumann, Strauss, Turina, José Siqueira (Cantiga para ninar e Trem de ferro), Waldemar Henrique (Abaludê), Villa-Lobos (Vida formosa), Ruy Coelho (O senhor do meio), Cimara. TMRJ.

18 de julho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Beethoven (Sonata No.21), Chopin (Sonata No.3, dentre outras peças). TMRJ.

23 de julho. Recital de Laura Netto do Valle (canto) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Handel, Bach, Beethoven, Schubert, Hahn, Rabey, Saint-Saëns, Gretchaninoff, David de Souza (A fiandeira), Marcello Guamã (Sapo Ferreiro), Waldemar Henrique (Senhora dona Sancha). TMRJ.

30 de julho. Recital de Gelsa Autran Ribeiro da Costa (canto) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Handel, Arne, Schubert, Mussorgsky, Canteloube, Fauré, Debussy, Turina, Villa-Lobos (Redondilha), Brasílio Itiberê II (Pescador da barquinha), Waldemar Henrique (Abaluaiê). TMRJ.

3 de agosto. Ivy Improta sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro sob regência de Jasha Horenstein. TMRJ.

7 de agosto. Recital de Aldo Ciccolini pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

8 de agosto. Recital de Aldo Ciccolini pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de agosto. Recital de Aldo Ciccolini com obras de Bach, Mozart (Sonata No.2), Brahms (Variações sobre um tema de Paganini), Debussy, Albéniz, Respighi, Stravinsky (Dança russa, de Petrushka). TMRJ.

19 de agosto. Aldo Ciccollini sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Walter Hendl. TMRJ.

4 de setembro. Recital de Yara Bernette com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.26), Schumann (uma das Sonatas), Debussy. Teatro Cultura Artística, São Paulo. 

5 de setembro. Recital de Yara Bernette pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

19 de setembro. Recital de Alexis Weissenberg (na época referido como Sigi Weissenberg) com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga e 3 Corais), Soler, Scarlatti, Camargo Guarnieri (Toada triste), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ. 

25 de setembro. Recital de Alexis Weissenberg (na época referido como Sigi Weissenberg) com obras de Franck (Prelúdio, Fuga e Variações), Mozart (Sonata No.5), Schumann (Dança dos Davidsbündler Op.6), Liszt, Villa-Lobos (Dança-Miudinho, 4º mov. das Bachianas brasileiras No.4), Kabalevsky (Sonata No.3). TMRJ. 

27 de setembro. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Mozart, Beethoven (Sonata No.1), Brahms (Sonata No.3), Villa-Lobos (Festa no sertão), Albéniz, Debussy, Poulenc, Bartok. TMRJ.

28 de setembro. Recital de Yara Bernette com obras de Bach (Fantasia cromática e fuga), Beethoven (Sonata No.26), Brahms, Schumann (Sonata No.2), Debussy (Suite pour le piano), Prokofieff (Sonata No.3 e 3 Visões fugitivas). TMRJ.

12 de outubro. Recital de Maria da Penha Almeida com obras de Beethoven (Sonata No.21), Schumann (Estudos sinfônicos), Rachmaninoff, Scriabin, Chopin. TMRJ.

13 de outubro. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach (incluindo a Toccata em dó maior, Suíte inglesa No.6, e Toccata e fuga em ré menor). TMRJ. 

13 de outubro. Recital de Gilles Guilbert. Salão Nobre do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

13 de outubro. Recital de Isabel Mourão com obras de Mozart, Beethoven (Sonata No.17), Fructuoso Vianna (Jogos pueris), Camargo Guarnieri (Dança negra), Poulenc, Debussy, Rachmaninoff, Schubert-Liszt, Liszt (3 peças), Chopin (2 peças). Teatro Trianon, Campos dos Goytacazes (RJ). [acesse aqui o programa]

14 de outubro. Recital de Flora Nudelman com obras de Dandrien, Beethoven (Sonata No.23), Chopin, Sylvia Eisenstein, Octavio Pinto (Cenas infantis), Gvion, Bartok (Danças romenas). TMRJ. 

16 de outubro. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

17 de outubro. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

19 de outubro. Recital dos pianistas, ainda crianças, Laila Maria Chalita, Roberto Fuchs e Eugênia Maria Dabul. Laila Maria Chalita interpretou obras de Bach, Rameau, Schumann, Biret, Burgmüller, Laila Maria Chalita (Prece e Brincando), Villa-Lobos (Cirandinha No.9 "Carneirinho, carneirão..."), Francisco Mignone (Puladinho), Chopin, Beethoven, Dejan; Eugênia Maria Dabul interpretou obras de Mozart, Chopin, Lorenzo Fernandez (A fada do bosque de "Historietas maravilhosas"), João Nunes (Caixinha de música), Debussy, Rebikoff, Heller; Roberto Fuchs interpretou obras de Bach, Mozart (Sonata em dó maior), Chopin, Grieg, Brahms, Debussy, Francisco Mignone (Pequena valsa de esquina), Roberto Fuchs (Tema com variações), Carlos Anes (Minueto do reloginho), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de "Carnaval das crianças). TMRJ. 

23 de outubro. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Bach, Hahn, Ravel, Poulen, Bartok, Villa-Lobos (Moreninha, de A prole do bebê No.1), De Falla, Chopin. TMRJ.

25 de outubro. Recital de Gerardo Parente (piano) com obras de Bach (Toccata em mi menor), Brahms e Villa-Lobos (Bachianas brasileiras No.4 completa). No mesmo recital, apresentou-se a cantora Lilia Schwatz com acompanhamento do pianista Waldemar Navarro com canções de Scarlatti, Marcello, Schubert, Respighi, Fauré, Francisco Mignone (O doce nome de você e El clavelito en tus lindos cabellos), Waldemar Henrique (Abaluaiê). Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

26 de outubro. Recital de Oscar Adler com obras de Brahms (Variações e Fuga sobre um tema de Handel), Schumann (Cenas infantis), Liszt (Sonata), Schubert, Chopin. TMRJ.

29 de outubro. Recital de Nadir de Figueiredo (soprano) e Hermelindo Castelo Branco (piano) com obras de Carissimi, Frescobaldi, Beethoven, Debussy, Mussorgsky, Waldemar Henrique (Senhora Dona Sancha), José Siqueira (Madrigal), Babi de Oliveira (Deixe estar que nesse mundo...), Nênia Carvalho Fernandez (Domingo). TMRJ.

4 de novembro. Recital de Maria Sylvia Pinto (canto), Tarquínio Lopes (canto), e provavelmente Babi de Oliveira (piano) com canções de Babi de Oliveira (Águas paradas, Há sempre uma palavra, Seresta do desalento (em 1ª audição mundial), Você não gosta de mim (em 1ª audição mundial), Vagamente..., Carro de bois (em 1ª audição mundial), Saias, A moda da Rita, Rosa dos ventos, Seresta da saudade, Pedra de Yemanjá, Polquinha brejeira, Contradições (em 1ª audição mundial), Minha baiana, O rio, Belém do Pará, Deixe estar..., Mormaço na varanda (em 1ª audição mundial), Vamo saravá (em 1ª audição mundial)). Auditório A. B. I., Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

5 de novembro. Recital de Olga Maria Schroeter (canto) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Mozart, Beethoven, Schubert, Reger, Richard Strauss, Duparc, Leroux, Debussy, Francisco Mignone (O doce nome de você), Luiz Cosme (Acalanto), Radamés Gnattali (Gaita), Villa-Lobos (Ária-cantilena das Bachianas brasileiras No.5), Camargo Guarnieri (Den-bau, Tristeza e Quebra o coco, menina). TMRJ.

7 de novembro. Camargo Guarnieri escreve sua famosa "Carta aberta", que é publicada no jornal O Estado de S. Paulo e em outros órgãos de imprensa, trazendo um manifesto contra o método serial de composição, da forma como era utilizado pelo compositor Hans-Joachim Koellreutter.

9 de novembro. Recital de Oriano de Almeida com obras de Bach-Liszt, Schumann (Sonata No.2), Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Ravel (Valses nobles et sentimentales), Chopin, Liszt. TMRJ.

12 de novembro. Festival Lorenzo Fernandez. Helena Lorenzo Fernandez interpretou ao piano solo as Suítes brasileiras No.1, No.2 e No.3. Na segunda parte, a cantora Cristina Maristany (provavelmente acompanhada por Helena Lorenzo Fernandez) interpretou Meu pensamento, A vida de minha vida, Canção do berço, Toada para você, Coração inquieto, Provas de amor, Aveludados sonhos, Dentro da noite, Canção do mar. Na terceira parte, o Quinteto Brasileiro do Rio de Janeiro, formado por Moacyr Liserra (flauta), João Breitinger (oboé), Jayoleno dos Santos (clarineta), Jayro Ribeiro (trompa), e José Lagos da Rocha (fagote), interpretou o Quinteto para sopro (todas as obras do concerto são de Lorenzo Fernandez). TMRJ.

13 de novembro. Recital de Oscar Borgerth (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de novembro. Recital de Oscar Borgerth (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

16 de novembro. Recital de Luiz Carlos de Moura Castro com obras de Bach, Mozart, Schumann, Lorenzo Fernandez (1ª Suíte brasileira), Debussy, Chopin. TMRJ.

16 de novembro (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Recital de Opala Lôbo Peçanha com obras de Chopin, Brahms, Fauré, Rimsky-Korsakoff, Villa-Lobos (Festa no sertão). No mesmo concerto se apresentaram a cantora Maria Amélia Figueiró e o Orfeão de Professores do DF. TMRJ.

17 de novembro. Recital de Robert Fuchs com obras de Bach, Mozart (Sonata em dó maior), Chopin, Grieg, Brahms, Albéniz, Debussy, Carlos Anes (Minueto do reloginho), Rober Fuchs (Tema com variações), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de "Carnaval das crianças"). No mesmo recital apresentou-se a cantora Neyde Bivar, acompanhada ao piano por Leonora Gondim com obras de Scarlatti, Mozart, Debussy, Fauré, Remberg, Alberto Nepomuceno (Coração indeciso), Martinez Grau (Dez caboclinhos), José Vieira Brandão (Adivinhação), Lopes Moreira (Lá no sertão). TMRJ.

18 de novembro. Recital de J. Lambert Ribeiro (violino) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Vitali, Mendelssohn (Concerto em mi menor), J. Lambert Ribeiro (Lamento e Mazurca em lá menor), Paganini-J. Labert Ribeiro (Capricho No.9), Dirico-Heifetz, Scott, Locatelli-J. L. Ribeiro. TMRJ.

18 de novembro (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Piera Brizzi sola o Concerto de Pizzetti com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

19 de novembro. Recital de Sabina de Masifern (canto) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Falconieri, Pergolesi, Mozart, Moore, Delibes, Massenet, Grieg, A. Costa (Serenata), De Falla, Burgès, Alió, Vives, Rimsky-Korsakoff. TMRJ.

22 de novembro. Arthur Moreira Lima, aos 10 anos, sola o Concerto em lá maior (provavelmente o No.23) de Mozart, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Spedini. Na primeira parte do concerto, Moreira Lima executou ao piano solo obras de Chopin, Camargo Guarnieri (Ponteio No.20), Francisco Mignone (Valsa de esquina No.5), Lorenzo Fernandez (Moda - 2º mov. da Suíte brasileira No.2; e Serenata do príncipe encantado - No.1 das Historietas maravilhosas), Villa-Lobos (Cirandinha No.9 "Carneirinho, carneirão...", e A maré encheu), e Alexandre Levy (Tango brasileiro). TMRJ.

25 de novembro. Lídia Simões sola o Concerto em fá de Gershwin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

26 de novembro. Recital de Alma Cunha de Miranda (soprano) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Bach, Mozart, Benedict, Debussy, Massarani, Kosma, Vives, Villa-Lobos (Vira, popular português), Lorenzo Fernandez (Madrigal), Olga Pedrário (Cantiga marítima), Alceo Bocchino (Gauchinha), Najla Jabôr (Teus olhos, em 1ª audição mundial), Niles, Confalonieri, Jones, e Kennedy-Fraser. TMRJ.

28 de novembro. Recital de Gerardo Parente com obras de Bach (Toccata em mi menor), Bach-Busoni, Brahms, Francisco Mignone (Lenda sertaneja "Nha Nocência morreu de amor"), Villa-Lobos (Bachianas brasileiras No.4). Teatro José de Alencar, Fortaleza (CE). [acesse aqui o programa]

2 de dezembro. Recital de Tito Schipa (tenor) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Pergolesi, Scarlatti, Haydn, Nienann, Massenet, Donizetti, Flotow, Schubert, Roig, Tosti, Bastelemy. Alceo Bochinno interpretou ao piano solo Clair de lune, de Debussy e Tema de um relógio, de sua autoria. TMRJ.

4 de dezembro. Recital de Maria de Lourdes Cruz Lopes (canto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

6 de dezembro. Recital de Edith Bulhões. Salão Nobre do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

5 de dezembro. Recital de Maria de Lourdes Cruz Lopes (canto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

17 de dezembro. Recital de Etiennette Kahn (soprano) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Marcello, Monteverdi, Schubert, Schumann, Gretchaninoff, Fauré, Debussy, De Falla, Turina, Villa-Lobos (Nhapopê e A gatinha parda), José Vieira Brandão (Adivinhação), Francisco Mignone (Papai Noel, A sombra e Improviso). TMRJ.

28 de dezembro. Recital de Nayde Alencar de Sá Pereira com obras de Bach-Busoni, Bach-Blanchet, Bach (Toccata em sol maior, as 15 Invenções a 3 vozes, dentre outras peças). Auditório do Ministério da Educação e Saúde, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

No mundo

200º aniversário da morte de J. S. Bach

9 de julho. Recital de Julio Braga com obras de Bach (Fantasia em dó menor e Concerto italiano), Mozart, Brahms, Debussy, Julio Braga (Batuque em forma de toccata e Berceuse), Lyapunov. Biblioteca Nacional, Caracas, Venezuela. [acesse aqui o programa]

23 de agosto a 6 de setembro. II Concurso Internacional Busoni para Pianistas (International Competition for Pianists for the assignment of the Busoni Prize - Ferruccio Busoni International Piano Competition). Neste ano, não houve 1º lugar; 2º lugar: Karl Heinz Schlüter; 3º lugar: Jacques Coulaud. Bolzano, Itália. [acesse aqui o programa geral]

14 de setembro. Recital de Julio Braga. Sociedade Pró Arte Musical San Cristobal, Venezuela. [acesse aqui a capa do programa]

6 de outubro. Finais do Concurso Internacional de Genebra, em que Homero de Magalhães ficou em 3º lugar entre 16 finalistas na seção de piano. As provas de piano tiveram um total de 161 concorrentes.

1º de novembro. Recital de Yara Bernette com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.26), Schumann (Sonata No.2), Brahms (2 peças), Debussy (Suite Pour le piano), Prokofieff (seleções das Visões fugitivas Op.22 e Sonata No.3). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

4 de novembro. Mieczyslaw (Miécio) Horszowski interpreta o Álbum No.11 completo do Guia prático, com as peças O anel", "Nigue ninhas", "Pobre cega (1ª versão)", "A cotia", "Vida formosa", e "Viva o carnaval", de Villa-Lobos, em 1ª audição nos EUA. Town Hall, Nova York, EUA.

2 de dezembro. Falece o pianista romeno Dinu Lipatti.