1982

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1982 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Jacques Klein (homenagem póstuma na categoria "Grande prêmio da crítica"), Sonia Rubinsky (categoria "Solista"), Trio Brasileiro (Gilberto Tinetti, piano; Erich Lehninger, violino; e Watson Clis, violoncelo) (categoria "Conjunto instrumental"), Menininha Lobo (categoria "Prêmio especial"), Egberto Gismonti (categoria "Instrumental", pelo álbum “Fantasia”, em "Música popular"), César Camargo Mariano (categoria "Teclados", em "Música popular"). A obra "13 Rituais" (para piano a quatro mãos), de Amaral Vieira, foi premiada na categoria "Obra instrumental/solista"..

20 de março. Galina Vishnevskaya (soprano) é acompanhada ao piano por Mstislav Rostropovitch nas 4 Romanzas para soprano e piano de Tchaikovsky. TMRJ.

2 de abril. Recital de Sergei Dorenski com obras de Chopin (2 Noturnos, Polonaise Op.40 No.22, Sonata No.2, 5 Mazurcas, Scherzo No.1). TMRJ.

3 de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

15 de abril. Ney Salgado sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de John Neschling. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília.

21 de abril. Joel Bello Soares sola o Concerto No.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Emílio de Cezar. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília.

26 de abril. João Carlos Martins sola o Concerto No.1 de Bach; Arthur Moreira Lima sola as Variações sobre Là ci darem la mano; João Carlos Martins e Arthur Moreira Lima solam um dos Concertos para dois pianos (não-especificado) de Bach, todos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Os dois pianistas também tocaram prelúdios de Bach e Chopin, alternadamente (Arthur tocou Chopin e João Carlos tocou Bach).TMRJ.

27 de abril. Recital de Luba Timofeyeva pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

4 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky em homenagem ao Congresso Internacional das Grandes Barragens. Arthur Moreira Lima tocou algumas peças ao piano solo (não solou com a orquestra). TMRJ.

2 de junho. Recital de Jean Philippe Collard pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

5 de junho. Roberto Szidon sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de S. Skrowaczewski. TMRJ.

5 de junho. Recital de Irany Leme com obras de Bach-Siloti, Bach-Rummel, Debussy, Arthur Napoleão (Romance e Habanera), Chopin. Sala Arnaldo Estrella, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

9 de junho. Antonio Guedes Barbosa sola o Concerto No.3 de Bartok com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de S. Skrowaczewski. TMRJ.        

15 de junho. Bruno Gelber sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de S. Skrowaczewski. TMRJ.

16 de junho. Recital de Nelson Freire com obras de Mendelssohn (Variações sérias), Liszt (Sonata em Si menor), Debussy (Estampes) e Chopin (Improviso No.2). TMRJ.

17 de junho. Recital do Trio Brasileiro, formado por Gilberto Tinetti (piano), Erich Lehninger (violino) e
Watson Clis (violoncelo) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

26 de junho. Maria Teresa Madeira atua como solista à frente da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

9 de julho. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Beethoven (Sonata No.26), Fauré, Chopin. De bis foi executado o Intermezzo, do Carnaval de Viena de Schumann. 13º Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP). 

12 de julho. Antonio Guedes Barbosa (piano) e o Quarteto da Guanabara (Mariuccia Iacovino, Stanislaw Smilgin, Frederick Stephany, Iberê Gomes Grosso) interpretam o Quinteto de Brahms. Foyer do TMRJ.

14 de julho. Nelson Freire sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Ondref Lenard. TMRJ.

17 de julho. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.2 de Brahms ou o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Ondref Lenard. TMRJ.

21 de julho. Jacques Klein sola o Concerto em Ré maior de Haydn e o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

22 de julho. Recital de Arnaldo Cohen com obras de Chopin (1 Noturno, Fantasia-Improviso Op.66, Sonata No.2, 4 Scherzi). TMRJ.

24 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

30 de julho. Recital de Tad Lauer (violino) e Irany Leme (piano) com obras de Vitali-Charlier, Villa-Lobos (Sonata-fantasia No.1), Brahms (Sonata No.2). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

30 de julho. Gilberto Tinetti (piano), Erich Lehninger (violino) e Watson Clis (violoncelo) solam o Concerto Tríplice de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de David Machado. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

31 de julho. Gilberto Tinetti (piano), Erich Lehninger (violino) e Watson Clis (violoncelo) solam o Concerto Tríplice de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de David Machado. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

4 de agosto. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

11 de agosto. Recital de Arnaldo Cohen pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de agosto. Antonio Guedes Barbosa sola o Bachianas Brasileiras No.3 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Simon Blech. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

14 de agosto. Magda Tagliaferro inicia mais uma edição de seu Curso de Alta Interpretação Pianística. Faculdade São Judas Tadeu, São Paulo.

17 de agosto. Recital de Amaral Vieira pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

25 de agosto. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Schubert, Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Fauré (2 Noturnos e 2 Improvisos), Debussy (Suite pour le piano). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

30 de agosto. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.3 de Beethoven com orquestra não-identificada sob regência de Edgar Braun. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

2 de setembro. Recital de Antonio Meneses (violoncelo) e Gilberto Tinetti (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

8 de setembro. Roberto Szidon sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de David Machado. TMRJ.

11 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto No.21 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

14 de setembro. Concerto da Orquestra de Câmara de Moscou, com participação de Nelson Freire (piano) e Antonio Meneses (violoncelo), em comemoração dos 70 anos da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

15 de setembro. Concerto da Orquestra de Câmara de Moscou, com participação de Nelson Freire (piano) e Antonio Meneses (violoncelo), em comemoração dos 70 anos da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

20 de setembro. Luiz Medalha (piano) e o Quarteto Guanabara (Mariuccia Iacovino, Stanislaw Smilgin, Frederick Stephany, Iberê Gomes Grosso) interpretam o Quarteto para piano Op.15 de Fauré.. TMRJ.

27 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto em Ré maior de Haydn com a Orquestra de Câmara de Moscou sob regência de Evgueni Smirnov. Último concerto de Jacques Klein, que viria a falecer no dia 24 do mês seguinte. TMRJ.

2 de outubro. Pianista não-especificado sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

5 de outubro. Recital a dois pianos com Clara Sverner e João Carlos de Assis Brasil pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

9 de outubro. Adriano Jordão sola o Concerto de Ravel com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Ivo Cruz. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília.

24 de outubro. Falece o pianista cearense Jacques Klein.

12 de novembro. Recital de Arnaldo Rebello com obras de Couperin, Rameau, Debussy (Children's corner), Satie, Poulenc. Na 2ª parte, foram apresentadas obras dedicadas ao pianista, por Souza Lima (Valsa chorosa), Francisco Mignone (4ª Valsa de esquina), José Siqueira (Murucututu), Aloysio de Alencar Pinto (Seresta), Carlos V. de Almeida (4ª Seresta), Francisco Braga (Divertimento). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

28 de novembro. Falece o pianista, compositor e regente paulista João de Souza Lima.

15 de dezembro. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

No mundo

Diana Kacso fica em 2º lugar no Concurso Internacional de Piano Gina Bachauer (Gina Bachauer International Piano Competition). O 1º lugar foi do americano Michael Gurt.

Janeiro (talvez dia 13). Recital de Eudóxia de Brros com obras de Ernesto Nazareth, Sérgio de Vasconcellos-Corrêa, Edino Krieger, Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, Marlos Nobre (3º Ciclo nordestino), Gottschalk (Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro). Château d'Isenbourg, Rouffach, França.

17 de janeiro. Recital de Eudóxia de Brros com obras Bach (1 Prelúdio e fuga de O cravo bem-temperado), Bartok (Sonata), Liszt, Moszkowski, Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri (Dança negra, Dança brasileira, Dança selvagem). De bis, foi interpreta a Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. Teatro Municipal Jacques-Coeur de Bourges, França.

27 de janeiro. Recital de Eudóxia de Brros com obras de Milhaud (Saudades do Brasil, completas), Villa-Lobos (A prole do bebê No.1, completa), Camargo Guarnieri (Dança brasileira, Dança negra, Dança selvagem). Sala Gaveau, Paris, França.

7 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Chopin com a Tonkünstlerorchester sob regência de Arvid Jansons. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

3 de julho. Tania Maria (piano e vocalista) se apresenta com seu quarteto de jazz Tania Maria Quartet como parte do Kool Jazz Festival: Concord Jazz. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

11 de setembro. Recital “Bach meets Chopin” de Arthur Moreira Lima e João Carlos Martins, em que ambos se alternavam tocando prelúdios de Chopin (por Moreira Lima) e de Bach (por Martins), cada um em um piano. Avery Fisher Hall, Lincoln Center, Nova York, EUA.

4 de outubro. Falece o pianista canadense Glenn Gould.

15 de outubro. Cristina Ortiz sola o Capricho para piano e orquestra, de Stravinsky, com a ORF-Symphonieorchester sob regência de Lothar Zagrosek. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

 

3 de novembro. Nelson Freire e Mischa Maisky (violoncelo) interpretam obras de Richard Strauss (Sonata para violoncelo e piano), Beethoven (Sonata para violoncelo e piano No.2) e Rachmaninoff (Sonata para violoncelo e piano). Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (Mozart-Saal), Áustria.

20 de dezembro. Falece o pianista polonês Arthur Rubinstein.