1907

No Brasil

É inaugurado o Cinema Pariense na Avenida Central nº179 (próximo à Rua Chile antiga Rua D’ajuda), Rio de Janeiro, local onde hoje se encontra o Teatro Glauce Rocha. O pianista Aurélio Cavalcanti, em 1908, era diretor da Orquestra do Cinema Parisiense.

11 de janeiro. Concerto comemorativo pelo encerramento das aulas do ano de 1906 do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Guiomar Novaes interpretou um noturno de Chopin e o Rondó caprichoso de Mendelssohn. Salão Steinway, São Paulo.

1º de fevereiro. Nasce Mozart Camargo Guarnieri em Tietê (SP)

24 de junho. Nasce José Siqueira em Conceição (PB).

27 de junho. Guiomar Novaes interpreta o Concerto No.4 de Beethoven com acompanhamento de segundo piano e quinteto de cordas, como parte da primeira prova pública dos alunos do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. 

10 de outubro. 4º Sarau Artístico da Escola de Música do Prof. Luigi Chiaffarelli. Guiomar Novaes interpretou obras de J. S. Bach, Beethoven, Chopin (2 Estudos e 1 Noturno), Schumann (Papillons), Martucci, Chopin-Liszt, Alabieff-Liszt, Schubert, Luiz Levy (1ª Rapsódia brasileira), e Godard. Salão Steinway, São Paulo.

No mundo