1916

No Brasil

É inaugurado provavelmente neste ano o Cinema Olympia, no no prédio do Theatro Chantecler, que existia desde 1911, situado na Rua Visconde do Rio Branco, nº 53. Ernesto Nazareth tocava tanto na sala de espera, segundo do Brasílio Itiberê II, quanto acompanhando os filmes dentro da sala de projeção.

10 de janeiro. Recital do Quarteto da Sociedade de Cultura Artística com participação do pianista Alfredo Oswald pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

4 de fevereiro. Recital do Quarteto da Sociedade de Cultura Artística com participação do pianista Agostino Cantû pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de março. Recital de Agostino Cantû pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de março. Recital do Quarteto da Sociedade de Cultura Artística com participação do pianista Agostino Cantû pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de abril. Recital de Mischa Violin (violino) e Antonietta Rudge (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

5 de maio. Recital do Quarteto da Sociedade de Cultura Artística com participação do pianista Alfredo Oswald pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de maio. Recital de Mischa Violin (violino) e Agostino Cantù (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

7 de julho. Maria Antonia de Moura Castro interpreta obras de Chopin, Grieg e Henrique Oswald (Miniature); Maria Antonia de Moura Castro e Darius Milhaud interpretam uma Sonata de Mozart para violino e piano; Nininha Velloso Guerra e Darius Milhaud (violino) interpretam a Sonata No.2 para piano e violino de Milhaud (em 1ª audição no Brasil), e a Berceuse e Serenade de Henrique Oswald; Nininha Velloso Guerra e Darius Milhaud (piano a quatro mãos) interpretam Trois morceaux en forme de poire, de Satie. Carlos de Carvalho (canto) interpretou obras de Rameau, Milhaud e Debussy, provavelmente acompanhado por Nininha Velloso Guerra. Lycée Français (Liceu francês), Rio de Janeiro. 

10 de agosto. O Trio Barrozo-Milano-Gomes, formado por Barrozo Netto (piano), Humberto Milano (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), interpreta o Trio Op.45 de Henrique Oswald em primeira audição mundial. Humberto Milano (violino) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Sonata Op.36 de Henrique Oswald. Alfredo Gomes (violoncelo) e Barrozo Netto (piano) interpretam o Tempo de sonata Op.44, de Henrique Oswald em primeira audição mundial. Carlos de Carvalho (canto) interpreta 3 canções de Henrique Oswald (Minha estrela, Aos sinos e Cantiga boêmia, todas em 1ª audição mundial), provavelmente com acompanhamento de Barrozo Netto ao piano. Salão do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

17 de agosto. O Trio Barrozo-Milano-Gomes, formado por Barrozo Netto (piano), Humberto Milano (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), interpreta o Trio Op.107 de Bossi e o Trio Op.15 de Smetana. Humberto Milano (violino) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Sonata Op.8 de Grieg. Carlos de Carvalho (canto) interpreta canções de Chausson, Duparc, Debussy, e Ravel, provavelmente com acompanhamento de Barrozo Netto ao piano. Salão do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

21 de agosto. Recital do Quarteto da Sociedade de Cultura Artística com participação do pianista belga Francis de Bourguignon pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

23 de agosto. Recital de Nininha Velloso Guerra (então referida como Nininha Leão Velloso) com obras de Beethoven (Sonata No.31), Schumann (Kreisleriana - No.2), Liszt, Chopin, Debussy (Children's corner), Henrique Oswald (En rêve), Dupont, Turina. Salão Nobre do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro.

24 de agosto. O Trio Barrozo-Milano-Gomes, formado por Barrozo Netto (piano), Humberto Milano (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), interpreta o Trio Op.1 No.1 de Beethoven. Humberto Milano (violino) e Barrozo Netto (piano) interpretam La folia, de Corelli. Alfredo Gomes (violoncelo) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Sonata No.2 de J. S. Bach. Carlos de Carvalho (canto) interpreta obras de J. S. Bach, e Beethoven. provavelmente com acompanhamento de Barrozo Netto ao piano. Salão do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

28 de agosto. Recital de Antonietta Rudge com obras de Beethoven (Sonata No.23), Handel, Schubert-Liszt, Schumann, Chopin, Alkan, Liszt, Ravel, Liszt-Busoni (Valsa mephisto). TMRJ.

30 de agosto.  Recital do pianista francês Maurice Dumesnil com obras de Beethoven (Sonata No.14), Liszt, Brahms, Chopin, que serviram de fundo musical para a coreografia da bailarina Isadora Duncan. TMRJ.

31 de agosto. O Trio Barrozo-Milano-Gomes, formado por Barrozo Netto (piano), Humberto Milano (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), interpreta o Trio em fá# menor de Alberto Nepomuceno (em 1ª audição mundial). Humberto Milano (violino) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Sonata Op.14 de Leopoldo Miguéz. Alfredo Gomes (violoncelo) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Fantasia de Glauco Velasquez. Carlos de Carvalho (canto) interpreta canções Alberto Nepomuceno (Flores, Candura, Trovas (tristes), Trovas (alegres), Oração ao diabo. provavelmente com acompanhamento de Barrozo Netto ao piano. Salão do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa] [outro exemplar]

18 de setembro. Recital de Emília Frassinesi (violino), Francis de Bourguignon (piano) e o Quarteto da Sociedade de Cultura Artística, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

20 de setembro. Antonietta Rudge sola o Concerto de Grieg com orquestra sob regência de André Messager. TMRJ.

22 de dezembro (anunciado para o dia 20, porém no programa consta o dia 22). Recital do pianista francês Maurice Dumesnil com obras de Beethoven (Sonata No.8), Chopin, Schubert, Raff, Brahms e Liszt. TMRJ.

24 de dezembro. Recital do pianista francês Maurice Dumesnil com obras de Beethoven (Sonata No.14), Chopin (Sonata No.2), Vuillemin, Mendelssohn, Paganini-Liszt. TMRJ.

27 de dezembro. Recital do pianista francês Maurice Dumesnil com obras de Mozart (Sonata No.11), Grieg, Paderewski, Albéniz, Chopin, Henrique Oswald (Il neige!...). TMRJ.

No mundo

28 de fevereiro. Recital de Guiomar Novaes com obras de diversos autores, dentre eles Henrique Oswald (Il neige!...). Steinert Hall, Boston, EUA.

8 de março. Recital de Guiomar Novaes. Aeolian Hall, Nova York, EUA.

13 de abril. Recital de Guiomar Novaes. Aeolian Hall, Nova York, EUA.

6 de junho. Guiomar Novaes sola o Concerto de Grieg com orquestra e regente não-identificados. Norfolk, EUA.

18 de julho. Guiomar Novaes sola o Concerto de Grieg com orquestra e regente não-identificados, para 6.000 pessoas. Madison Square Garden, Nova York, EUA.

22 de novembro. Recital de Guiomar Novaes. Aeolian Hall, Nova York, EUA.

16 de dezembro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a New York Symphony sob regência de Walter Damrosch. Nova York, EUA.