1994

No Brasil

Centenário de nascimento de Jayme Ovalle e de Guiomar Novaes.

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1994 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Junko Yamakawa (categoria "Recitalista"), Duo pianístico Yara Ferraz e Marina Brandão (categoria "Conjunto instrumental"). A obra "Cromos" (para piano e orquestra), de Osvaldo Lacerda, foi premiada na categoria "Obra sinfônica".

Estreia de Cromos para piano e orquestra, de Osvaldo Lacerda, por Eudóxia de Barros ao piano, e Diogo Pacheco regendo a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

10 de março. Recital de Daniel Guedes (violino) e Maria Teresa Madeira (piano). Paço Imperial, Rio de Janeiro.

21 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Ricardo Castro. TMRJ.

29 de março. Alda de Mattos sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Henrique Morelenbaum, em evento em homenagem à inauguração do metrô de Brasília. Estação de metrô ParkShopping, Brasília.  

30 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Arnaldo Cohen. TMRJ.

7 de abril. Recital de Dang Thai Son com 10 obras de Chopin. 1º de 8 recitais do Ciclo Chopin. CCBB-RJ, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completa da série]

8 de abril. Recital de Dang Thai Son com 10 obras de Chopin. 2º de 8 recitais do Ciclo Chopin. CCBB-RJ, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completa da série]

12 de abril. Recital de Nelson Freire com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.17), Schumann, Chopin (3 peças), Rachmaninoff (3 Prelúdios). TMRJ. [acesse aqui o programa]

14 de abril. Recital de Araldo Cohen com 9 obras de Chopin. 3º de 8 recitais do Ciclo Chopin. CCBB-RJ, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completa da série]

15 de abril. Recital de Araldo Cohen com 9 obras de Chopin. 4º de 8 recitais do Ciclo Chopin. CCBB-RJ, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completa da série]

18 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Mario Tavares tendo como solista Olivier Cazal. TMRJ.

25 de abril. Recital de Luiz Fernando (clarineta) e Maria Teresa Madeira (piano). Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro.

7 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Hubert Soudant tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.

10 de maio. Recital de Pedro Amorim (bandolim) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Scott Joplin e Ernesto Nazareth. Rio Jazz Club, Rio de Janeiro.

11 de maio. Recital de Pedro Amorim (bandolim) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Scott Joplin e Ernesto Nazareth. Rio Jazz Club, Rio de Janeiro.

12 de maio. Recital de Pedro Amorim (bandolim) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Scott Joplin e Ernesto Nazareth. Espaço Cultural BNDES, Rio de Janeiro.

21 de maio. Recital de Yuli Turovsky (violoncelo) e Lilian Barreto (piano) com obras de Chopin (Sonata Op.65 para violoncelo e piano e Polonaise brilhante Op.3). Lilian Barreto interpretou ao piano solo o Improviso No.1 e a Balada No.4. 5º de 8 recitais do Ciclo Chopin. CCBB-RJ, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completa da série] [acesse aqui o programa da respectiva temporada do CCBB-RJ]

22 de maio. Recital de Yuli Turovsky (violoncelo) e Lilian Barreto (piano) com obras de Chopin (Sonata Op.65 para violoncelo e piano e Polonaise brilhante Op.3). Lilian Barreto interpretou ao piano solo o Improviso No.1 e a Balada No.4. 6º de 8 recitais do Ciclo Chopin. CCBB-RJ, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo da série] [acesse aqui o programa da respectiva temporada do CCBB-RJ]

28 de maio. Recital de José Carlos Cocarelli com obras de Chopin (Sonata No.2 e Sonata No.3). 7º de 8 recitais do Ciclo Chopin. CCBB-RJ, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo da série] [acesse aqui o programa da respectiva temporada do CCBB-RJ]

29 de maio. Recital de José Carlos Cocarelli com obras de Chopin (Sonata No.2 e Sonata No.3). 8º de 8 recitais do Ciclo Chopin. CCBB-RJ, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo da série] [acesse aqui o programa da respectiva temporada do CCBB-RJ]

11 de junho. José Carlos Cocarelli sola o Concerto No.18 de Mozart e o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. Na primeira parte, Cocarelli interpretou ao piano solo as Variações sérias de Mendelssohn, e o Scherzo No.4 de Chopin. TMRJ. [acesse aqui o programa].

18 de junho. Cristiano Miosso sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Evgueni Ratchev. Sala Martins Penna, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.   

25 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Nelson Freire. TMRJ.

29 de junho. Yara Bernette sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Norton Morozowicz. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

8 de julho. Recital de Lulu Pereira (trombone baixo) e Maria Teresa Madeira (piano). Havana Café Concerto, São Conrado Fashion Mall, Rio de Janeiro.

9 de julho. Recital de Lulu Pereira (trombone baixo) e Maria Teresa Madeira (piano). Havana Café Concerto, São Conrado Fashion Mall, Rio de Janeiro.

10 de julho. Recital de Lulu Pereira (trombone baixo) e Maria Teresa Madeira (piano). Havana Café Concerto, São Conrado Fashion Mall, Rio de Janeiro.

23 de julho. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.17 de Mozart e o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Na primeira parte, Cohen interpretou a o piano solo a Sonata de Liszt. TMRJ. [acesse aqui o programa]

28 de julho. Série “Warner Classics”. Recital de Maria Teresa Madeira. São Conrado Fashion Mall, Rio de Janeiro.

6 de agosto. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.23 de Mozart e o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Na primeira parte, Moreira Lima interpretou ao piano solo os Quadros de uma exposição, de Mussosrgsky. TMRJ. 

9 de agosto. Recital de Pedro Amorim (bandolim) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Scott Joplin e Ernesto Nazareth. Auditório do IBAM, Rio de Janeiro.

12 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica de Varsóvia sob regência de Krzysztof Penderecki tendo como solista Vladimir Viardo. TMRJ.

18 de agosto. Recital de Aloysio Fagerlande (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano). Paço Imperial, Rio de Janeiro.

23 de agosto. Giulio Draghi sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Osvaldo Colarusso. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.

31 de agosto. Recital de pianistas ribeirãopretanos. Ana Beatriz Marcondes interpretou os Estudos No.21 e No.22 de Charles Ives, em 1ª audição no Brasil. Antonio Paulo Russomano Veiga interpretou as Sete peças para piano, de Hanns Eisler, em 1ª audição no Brasil. Laís Leal interpretou Essências, de sua autoria, em 1ª audição mundial. Na segunda parte do recital, Marcos Câmara interpretou obras de sua autoria (Scherzo, Morgen stund, E pur si muove, Coral, em 1ª audição mundial, e Lo stregatto (I. Stregatto, II. Lento meditativo, III. Vivo), também  em 1ª audição mundial). Sesc Ribeirão Preto, SP. [acesse aqui o programa]

4 de setembro. Recital de Daniel Guedes (violino) e Maria Teresa Madeira (piano). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

7 de setembro. Eduardo Monteiro sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de José Maria Florêncio. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.

10 de setembro. Recital de Maria Teresa Madeira. Nova Iguaçu Country Club, Nova Iguaçu (RJ).

15 de setembro. Recital de Maria Teresa Madeira. Centro de Direitos Humanos, Nova Iguaçu (RJ).

19 de setembro. Recital em comemoração ao centenário do poeta e músico Jayme Ovalle. Na primeira parte, Aloysio de Alencar Pinto proferiu uma palestra sobre Jayme Ovalle. Na segunda parte, Fátima Alegria (soprano) e Alcione Buxbaum (piano) interpretaram Três pontos de Santo Ópio, Três cantos nativos, Azulão e Modinha. Licia Lucas interpretou ao piano solo Prelúdio Op.12, Desafio Op.6 No.2, e Estudo Op.9 No.1 (as peças programadas Cantiga e Toada não foram tocadas). Maria Cecília Machado (harpa) interpretou Paquetá (No.2 de Lembranças de São Leopoldo, Op. 11), original para piano e transcrita para harpa pela própria intérprete. Todas as músicas são de Ovalle. Sala da Congregação, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

8 de outubro. Cristiano Jacques Miosso sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Sérgio Kuhlmann. Sala Martins Penna, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.  

11 de outubro. Recital de Luli Oswald com obras de Bach (talvez em transcrição de Hess), Beethoven, Brahms, Rachmaninoff, Scriabin, Francisco Mignone (Microbinho e Briga de borboletas), Chopin. Espaço Cultural FINEP, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

14 de outubro. Comemoração do centenário de Guiomar Novaes. Sonia Goulart interpretou 5 obras de Chopin. O recital foi precedido por uma palestra ilustrada de Aloysio de Alencar Pinto. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]. 

15 de outubro. "Tributo a Guiomar Novaes". Nelson Freire sola o Concerto No.20 de Mozart e a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. Na primeira parte, Freire interpretou ao piano solo a Sonata No.3 de Chopin. TMRJ. [acesse aqui o programa]

19 de outubro. "Noite francesa" - recital de Antonio Carlos Carrasqueira (flauta), Carmelo de Los Santos (violino), Catarina Domenici (piano), Celine Imbert (soprano), Marcelo Jaffé (viola), Maria José Carrasqueira (piano) e Silvia Ricardino (harpa), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

20 de outubro. "Noite francesa" - recital de Antonio Carlos Carrasqueira (flauta), Carmelo de Los Santos (violino), Catarina Domenici (piano), Celine Imbert (soprano), Marcelo Jaffé (viola), Maria José Carrasqueira (piano) e Silvia Ricardino (harpa), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

22 de outubro. Recital do Duo Tocata, formado por Alda Leonor Paiva de Araujo e Hilza Soares da Rocha (piano a 4 mãos) com obras de Fauré (Suíte Dolly) e Aloysio de Alencar Pinto (Sarau de sinhá). Salão Estelita, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

25 de outubro. Elza Kazuko Gushikem (piano), Patrícia Vanzella (piano), Marco Vidal (percussão) e Rodrigo Foti (percussão) solam o Concerto para 2 pianos, percussão e orquestra de Bartók com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Osvaldo Colarusso. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.

26 de outubro. Recital do Duo Tocata, formado por Alda Leonor Paiva de Araujo e Hilza Soares da Rocha (piano a 4 mãos) com obras de Fauré (Suíte Dolly) e Aloysio de Alencar Pinto (Sarau de sinhá). Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

12 de novembro. Vanessa Rodriguez Cunha sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Marcello Stasi. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

23 a 25 de novembro. Realização do Concurso Francisco Mignone "Duos pianísticos". O Duo Diva Evelyn Reale - Sheila Miguel ficou em 1º lugar. Espaço FINEP, Rio de Janeiro. [acesse aqui o livro de candidatos]

3 de dezembro. Recital de Daniel Guedes (violino) e Maria Teresa Madeira (piano). Auditório do Centro de Tecnologia da UFRJ, Rio de Janeiro.

8 de dezembro. Falece Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim) em Nova York, EUA.

14 de dezembro. Douglas Iuri sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

No mundo

11 de janeiro. Cristina Ortiz e Lynn Harrell (violoncelo) interpretam obras de Beethoven (Sonata para violoncelo Op.5 No.1), Villa-Lobos (Sonata para violoncelo No.2) e Rachmaninoff (Sonata para violoncelo). Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

24 de março. Sonia Rubinsky interpreta obras de Villa-Lobos (A prole do bebê No.1), Mozart (Sonata No.5, K.283), Mendelssohn (Variações sérias), Scarlatti (2 Sonatas), Debussy (Estampes) e Liszt (Rapsódia húngara No.15). Carnegie Hall (Weill Recital Hall), Nova York, EUA.

13 de maio. Luli Oswald sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica do Estado do México sob regência de Enrique Batiz. Cidade do México, México. [acesse aqui o programa da temporada] 

15 de maio. Luli Oswald sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica do Estado do México sob regência de Enrique Batiz. Cidade do México, México. [acesse aqui o programa] [acesse aqui o programa da temporada]

9 de outubro. Cristina Ortiz sola o Concerto No.2 de Wilhelm Stenhammar com a Helsinki Philharmonic Orchestra sob regência de Okko Kamu. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.