1981

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1981 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Cláudio de Brito (categoria "Recitalista"), Letícia Pagano (dentre outros, na categoria "Prêmio especial"), Egberto Gismonti (categoria "Teclados", pelo álbum "Em família", em "Música popular"). A obra "Concerto para piano e orquestra", de Sérgio Vasconcellos Corrêa, foi premiada na categoria "Obra sinfônica". 

22 de fevereiro. Recital de Guida Borghoff com obras de Scarlatti (2 Sonatas), Tragtenberg (Prelúdicos I e II), Satie (Préludes flasques), Bartók (Suíte Op.14), Ravel, Villa-Lobos (5 Cirandas). Casa das Retortas, São Paulo. [acesse aqui o programa]

18 de março. Estreia da Balada, de Claudio Santoro, por Mariedy C. Rosetto na Funarte, Rio de Janeiro.

11 de abril. Nelson Freire sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

15 de abril. Recital do duo Laís de Souza Brasil (piano) e Norton Morozowicz (flauta) com obras de Camargo Guarnieri (Sonatina para flauta e piano); Hindemith (Sonata para flauta e piano) e Franck (Sonata). Foyer do TMRJ.

13 de abril. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Liszt e Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

23 de abril. Recital de Maria Teresa Madeira. Faculdades Integradas Estácio de Sá, Rio de Janeiro.

25 de abril. João Carlos Martins sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de David Machado. TMRJ.

25 de abril. Nelson Freire sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

9 de maio. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Kurt Sanderling. TMRJ.

11 de maio. Recital do duo Erich Leninger (violino) e Sonia Goulart (piano) com obras de Tartini (Sonata em sol menor) e Beethoven (Sonata No.9 "Kreutzer" para violino e piano). Leninger também interpretou ao violino solo a Sonata Op.115 de Prokofieff. Foyer do TMRJ.

15 de maio. Alexander Jenner sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra do TMRJ sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

16 de maio. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Kurt Sanderling. TMRJ.

18 de maio. Recital do Trio Música Viva (Harold Emert, oboé; José Botelho, clarineta; e Norah de Almeida, piano) com obras de Gilberto Mendes, Bartok, Poulenc, Harold Emert, Villa-Lobos e outros. Foyer do TMRJ.

23 de maio. Roberto Szidon sola o Concerto No.1 de Claudio Santoro e o Concerto No.2 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

1º de junho. Roberto Szidon sola o Concerto em Fá de Gershwin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de David Machado. TMRJ.

2 de junho. Recital de Irany Leme com obras de Ginastera (Sonata No.1), Aloysio de Alencar Pinto (Suíte sul-americana e Valsa lenta), Francisco Mignone (Sonata No.1), Henrique Oswald (Pierrot), Fructuoso Vianna (Corta-jaca). Salão Leopoldo Miguéz, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

8 de junho. Recital do Quarteto da UFRJ (Santino Parpinelli, violino; Jacques Nirenberg, violino; Henrique Nirenberg, viola; e Eugen Ranevsky, cello). Com a participação da pianista Leonor Macedo Costa, foram interpretadas as seguintes obras de Henrique Oswald: Serrana para violino, violoncelo e piano; e o Quarteto com piano Opus 26. Foyer do TMRJ.

10 de junho. Recital do Beaux Arts Trio (tendo ao piano Menahem Pressler), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de junho. Recital do Quarteto Erich Leninger (violino), Watson Clis (cello), José Botelho (clarineta) e Miguel Proença (piano) com obras de Brahms (Sonata para clarineta e piano Op.120 No.1); Almeida Prado (Panapaná No.2 para clarineta, violoncelo e piano); e Messiaen (Quarteto para o fim dos tempos). Foyer do TMRJ.

27 de junho. Ingrid Haebler sola o Concerto No.1 de Beethoven e Concerto No.24 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Juan Carlos Zozzi. TMRJ.

4 de julho. Recital de Arnaldo Rebello com obras de Ernesto Nazareth (4 Tangos brasileiros, 4 Valsas e 4 Polcas). Sala Arnaldo Estrella, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

11 de julho. Nelson Freire sola Noites nos Jardins de Espanha de Falla e Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

18 de julho. Recital de Irany Leme com obras de Liszt, Albéniz, Francisco Mignone (Valsa brasileira No.6), Henrique Oswald (Pierrot), Leopoldo Miguez (Scherzetto). Sala Arnaldo Estrella, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

18 de julho. Recital de Jacques Klein (piano) e Galina Borisova (soprano). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

21 de julho. Recital dos cantores Marisa Mariz (soprano) e Assis Pacheco (tenor), acompanhados ao piano por Larry Fountain com obras de Martini, Paisiello, Mozart, Schumann, Duparc, Villa-Lobos, Mignone, Saint-Saëns, Bizet e Verdi. Foyer do TMRJ.

22 de julho. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Suite Inglesa No.3), Beethoven (Sonata No.21), Chopin (Barcarola e Scherzo No.1), Debussy (2 Imagens), Liszt (Rapsódia húngara, provavelmente No.12). De bis foram interpretados um dos Estudos transcendentais de Liszt (provavelmente No.11) e uma das miniaturas de Papillons, de Schumann. TMRJ.

24 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

25 de julho. Nelson Freire sola as Variações sinfônicas de Franck e Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Gérard Devos. TMRJ.

27 de julho. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Beethoven (Sonata No.26), Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Chopin. TMSP.

12 de agosto. Recital de Caio Pagano (piano), Gilberto Tinetti (piano), John Boudler (percussão) e Mário Frungillo (percussão), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

15 de agosto. Recital de Claudio Arrau com obras de Beethoven (Sonata No.14), Schumann (Estudos sinfônicos), Debussy (Estampes), Chopin (Fantasia Op.49), Liszt (Anos de Peregrinação - 2º ano  Itália; e Sonata Dante). TMRJ.

17 de agosto. Claudio Arrau sola os Concertos No.3 e No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

18 de agosto. Recital da soprano Fátima Alegria, acompanhada ao piano por Nilze Trindade com obras de Schumann (Frauen-liebe und Leben) e Schubert (A bela moleira). Foyer do TMRJ.

21 de agosto. Homenagem a Francisco Mignone, com participação da pianista Maria Teresa Madeira. Salão Nobre do Clube de Engenharia, Rio de Janeiro.

22 de agosto. Claudio Arrau sola o Concerto No.5 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

24 de agosto. Claudio Arrau sola o Concerto No.2 de Liszt e Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

25 de agosto. Recital do barítono Stanislav Kotyza acompanhado pelo pianista Frederick Egger com obras de Dvorák, Mozart e Verdi. Foyer do TMRJ.

26 de agosto. Recital de Claudio Jaffé (violoncelo) e Daisy de Luca (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

27 de agosto. Recital de Claudio Arrau pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de setembro. Diana Kacso sola o Concerto No.20 de Mozart e Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Sérgio Magnani. TMRJ.

22 de setembro. Recital de Yara Bernette com três integrantes do Quarteto Amadeus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

26 de setembro. Antonio Guedes Barbosa sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.     

10 de outubro. Giuliano Montine sola o Concerto No.17 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

23 de outubro. Recital do Trio Femina (Grace Henderson, flauta; Maria José Carrasqueira, piano; e Gretchen Miller, violoncelo) com obras de Haydn (Trio No.33 em Ré maior para flauta, cello e piano); Beethoven (Trio em sol maior); Dello Joio (Trio para flauta, violoncelo e piano). Foyer do TMRJ.

28 de outubro. Recital de Antonio Del Claro (violoncelo), Elisa Fukuda (violino), Giuliano Montini (piano), e Leonardo Righi (clarineta), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

31 de outubro. Arthur Moreira Lima sola Variações sobre um tema de Paganini de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

31 de outubro. Maria Emília Osório sola o Concerto Grieg com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

8 de novembro. Ivany Filomena sola o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Provavelmente Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

18 de novembro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

23 de novembro. Show "Sempre Pixinguinha" (homenagem do Prêmio Shell). Radamés Gnattali interpretou a valsa Uma rosa para Pixinguinha, de sua autoria, acompanhado de orquestra sob sua regência, e também interpretou Carinhoso, de Pixinguinha, acompanhado de orquestra e da Camerata Carioca (formada por Joel Nascimento, bandolim; Henrique Cazes, cavaquinho; Luiz Otavio Braga, violão 7 cordas; Joaquim Santos, violão 6 cordas; Maurício Carrilho, violão 6 cordas; Beto Cazes, percussão). A Camerata Carioca e a orquestra também interpretaram outras composições de Pixinguinha e Radamés Gnattali. Teatro João Caetano, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

12 de dezembro. Norah de Almeida sola o Concerto No.15 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Provavelmente Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

16 de dezembro. "Villa-Lobos eterno". Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.1 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do TMRJ sob regência de Mario Tavares. TMRJ. [acesse aqui o programa]

No mundo

Edson Elias fica em 2º lugar no I Concurso Internacional de Piano José Iturbi, em Valência, Espanha. O 1º lugar deste ano foi da polonesa Elza Kolodin.

José Carlos Cocarelli fica em 3º lugar na 27ª edição do Concurso Internacional de Música Maria Canals, em Barcelona, Espanha, criado em 1954. Neste ano não foi conferido 1º prêmio. Ficaram empatados em 2º lugar o japonês Kazuoki Fujii e o francês Michel Gal.

Eliane Rodrigues fica em 1º lugar no Concurso Internacional Emmanuel Durlet, na Antuerpia, Bélgica.

1º de fevereiro. Recital de Sonia Maria Vieira com obras de Bach (Partita No.2), Guerra-Peixe (Sonata No.2), Misael Domingues (Doux Souvenirs e Revelação), Luciano Gallet (Trois pièces burlesques), Aylton Escobar (3 Pequenos trabalhos) e Chopin (Fantasia Op.49). Carnegie Hall (Recital Hall), Nova York, EUA.

26 de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Chopin com a Philharmonia Orchestra sob regência de Kurt Sanderling. Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra.

29 de abril. Antônio Guedes Barbosa sola em estreia mundial o Concerto de câmara para piano [Piano Chamber Concerto] de Miguel Coelho com a New Repertory Ensemble of New York sob regência de Dinu Ghezzo. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

30 de maio. Cristina Ortiz sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquetra Filarmônica de Viena sob regência de André Previn. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

31 de maio. Cristina Ortiz sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de André Previn. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

1º de junho. Cristina Ortiz sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquetra Filarmônica de Viena sob regência de André Previn. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

16 de setembro. Recital de João Carlos Martins com obras de Bach (Partita No.4 e as Variações Goldberg). Avery Fisher Hall, Nova York, EUA.

19 de setembro (20h). Arthur Moreira Lima e João Carlos Martins estreiam seu recital “Bach meets Chopin”, em que ambos se alternavam tocando os 24 Prelúdios Op.28 de Chopin (por Moreira Lima) e os 24 Prelúdios do Cravo bem temperado Vol.1 de Bach (por Martins), cada um em um piano. Esta foi a ordem em que os prelúdios foram executados, segundo os seguintes agrupamentos: Bach No.1/Chopin No.1; Chopin No.20/Bach No.2; Bach No.9/Chopin No.9; Chopin No.8/Bach No.14; Bach No.19/Chopin No.7; Chopin No.2/Bach No.20; Bach No.21/Chopin No.21; Chopin No.4/Bach No.10; Bach No.13/Chopin No.13; Chopin No.22/Bach No.16; Bach No.17/Chopin No.17; Bach No.12/Chopin No.18; Bach No.7/Chopin No.19; Chopin No.14/Bach No.8; Bach No.3/Chopin No.15; Chopin No.10/Bach No.4; Bach No.5/Chopin No.5; Chopin No.12/Bach No.18; Bach No.15/Chopin No.3; Chopin No.16/Bach No.22; Bach No.23/Chopin No.10; Chopin No.6/Bach No.24; Bach No.11/Chopin No.23; Bach No.6/Chopin No.24. 92nd Street Y (Young Men’s Hebrew Association), Nova York, EUA.

19 de setembro (23h). (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Recital de Arthur Moreira Lima (piano), Paulo Moura (clarineta), Norton Morozowicz (flauta), Raphael Rabello (violão 7 cordas), Joel Nascimento (bandolim) e Joao Pedro Borges (violão 6 cordas) com choros brasileiros de compositores como Pattapio Silva (Primeiro amor), Ernesto Nazareth (Brejeiro, Escorregando, Pássaros em festa, Odeon, Turbilhão de beijos, Quebradinha e Apanhei-te cavaquinho) e Abel Ferreira (Chorando baixinho). Este recital é referido como o lançamento do Choro nos Estados Unidos. Alice Tully Hall, Lincoln Center, Nova York, EUA.

20 de setembro. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (2 Noturnos, 4 Valsas, Barcarola Op.60, Polonaise-Fantaisie Op.61 e Sonata No.2). 92nd Street Y (Young Men’s Hebrew Association), Nova York, EUA. [ouça aqui]. Obs. Este recital foi divulgado como sendo a estreia americana de Arthur em recital solo, porém seu real début americano foi na sala pequena do Carnegie Hall em 1962.

15 de novembro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Tchaikovsky com a London Philharmonic Orchestra sob regência de Peter Maag. Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra.