1930

No Brasil

Eduardo Souto, diretor artístico da gravadora Odeon, convida Ernesto Nazareth a gravar 4 de suas próprias composições, sendo duas delas lançadas comercialmente em 78-RPMs (Apanhei-te cavaquinho e Escovado), e as outras duas arquivadas (Turuna e Nenê), por serem consideradas "provas más".

13 de fevereiro. Recital do Trio Brasil, formado por Antonietta Rudge (piano), Frank Smit (violino) e Wladimir Schapiro (violoncelo), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de março. Recital de Alonso Annibal da Fonseca pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

1º de maio. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach, Brahms, Scriabin (Sonata No.4), Chopin, Kreisler-Rachmaninoff, Liadov, Albéniz, Strauss-Godowsky. TMRJ.

4 de maio. Recital de Guiomar Novaes com obras de Brahms, Debussy, Beethoven-Rubinstein, Chopin, Augusto Vianna, Octavio Pinto, Ireland, Albéniz. TMRJ.

17 de junho. Recital de Alexander Brailowsky pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de julho. Nasce Jacques Klein em Aracati (CE).

12 de julho. Estreia das Cirandinhas No.1 a 9 de Villa-Lobos, por alunos das professoras Santinha e Gazzi de Sá, no Salão Nobre da Escola Normal, Rio de Janeiro.

25 de julho. Recital de Carlos Zecchi pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

30 de julho. Recital de Walter Burle-Marx. Conservatório de Música de Pelotas (RS). 

23 de agosto. Dolores Cecília de Vasconcelos sola o Concerto No.2 de Liszt, em primeira audição no Rio de Janeiro, com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

10 de setembro. Recital de Walter Burle-Marx pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

14 de setembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Scarlatti, Bach-Moor, Schumann, Debussy, Albéniz, Liszt. TMRJ.

21 de setembro. Recital de Souza Lima com obras de Bach-Busoni, Liszt (Fasia B-A-C-H), Mompou, Hahn, Ravel, Debussy, e Chopin. TMRJ.

30 de setembro. Concerto da Orquestra da Sociedade Sinfônica de São Paulo sob regência de Heitor ViIIa-Lobos, tendo como solista Guiomar Novaes, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

4 de outubro. Recital de Nadia Soledade com obras de Bach-Tausig, Schumann, Chopin, Brahms, Chavarri, Debussy. TMRJ.

8 de outubro. Inauguração do Teatro Pedro II, em RIbeirão Preto (SP).

11 de outubro. Mário de Azevedo sola o Concerto de Grieg com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

8 de novembro. Nasce Edmundo Villani-Côrtes em Juiz de Fora (MG).

18 de novembro. Recital de Maurice Raskin (violino) e Francisco Mignone (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

4 de dezembro. Recital de Souza Lima pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

9 de dezembro. Recital de Maurice Raskin (violino) e Souza Lima (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

9 de dezembro. Recital de Bidu Sayão, Walter Burle Marx e Guiomar Novaes. TMRJ.

12 de dezembro. Festival de obras de Heitor Villa-Lobos, com os músicos Maurice Raskin (violino), Lucilia Guimarães Villa-Lobos (piano) e o próprio autor (violoncelo), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

No mundo

23 de fevereiro. Magda Tagliaferro sola o Momoprecoce (em 1ª audição na França), de Villa-Lobos, com orquestra sob regência de Enrique Fernández Arbós. Paris, França.

26 de fevereiro. Nasce Lazar Berman.

14 de março. Janine Cools interpreta Saudades das selvas brasileiras (1ª audição mundial) e 6 Cirandas (Terezinha de Jesus; Pobre cega; A condessa; Passa, passa, gavião; Que lindos olhos; e O cravo brigou com a rosa) (todas em 1ª audição na França), de Villa-Lobos. Salle Chopin, Paris, França.

4 de abril. Magda Tagliaferro sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com orquestra sob regência de Villa-Lobos. Sala Gaveau, Paris, França.

16 de maio. Nasce Friedrich Gulda.

9 de novembro. Nasce Ivan Moravec em Praga, República Tcheca.

30 de dezembro. Vladimir Horowitz grava o Concerto No.3 de Sergei Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica de Londres sob regência de Albert Coates. Londres, Inglaterra.