1943

No Brasil

Estreia do Poema Singelo de Villa-Lobos, por José Vieira Brandão, no Rio de Janeiro.

Estreia da Pequena toccata e das 4 peças para piano (1ª série), de Claudio Santoro, por Oriano de Almeida, no Rio de Janeiro.

8 de fevereiro. Nasce Almeida Prado em Santos (SP).

12 de fevereiro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

30 de março. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de abril. Recital de Maryla Jonas com obras de Mozart, Bach, Schumann, Mendelssohn, Ficher, João Itiberê da Cunha (Marcha humorística), Chopin. TMRJ.

13 de abril. Francisco Mignone (piano), Ricardo Odnopossof (violino) e quarteto de cordas formado por Edmundo Blois, Salvador Piersanti, Affonso Henriques Garcia e Aldo Parisot interpretam o Concerto Op.21 de Chausson. TMRJ.

16 de abril. Alexander Sienkiewicz sola o Concerto Op.5, de sua autoria, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob sua regência. TMRJ.

21 de abril. Recital de Maryla Jonas com obras de W.F. Bach, Haydn, Beethoven (Sonata No.20), Szymanowski, Prokofieff (Sonata No.1), Chopin, Barrozo Netto (Cavalinho de pau), Shostakovich e J. Strauss. TMRJ.

24 de abril. Alexander Sienkiewicz sola o Concerto Op.5, de sua autoria, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob sua regência. TMRJ.

3 de maio. Recital de Felicja Blumental com obras de Bach-Liszt, Vivaldi-Bach, Cantallos, Beethoven (32 Variações em dó menor), Chopin, Labunski, Moniuszko-Melcer, Villa-Lobos (Garibaldi foi á missa...), Souza Lima (Toccatina), Debussy. TMRJ.

8 de maio. Francisco Mignone acompanha ao piano o vioinista Oscar Borgerth em um recital com obras de Mozart, Henrique Oswald (Berceuse), Novacek. Também acompanha a cantora Violetta Coelho Netto em obras de Mignone (Sombra), Grieg, e Debussy; e a cantora Solange Petit-Renaux em obras de Bachelet, Dvorak, e Debussy. O pianista Alexander Sienkiewicz interpretou ao piano solo a Fuga, coral e final, de sua autoria, e a Polonaise Op.53. TMRJ.

11 de maio. Maryla Jonas sola o Concerto No.1 de Tchaikowsky com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Alexander Sienkiewicz. TMRJ.

20 de maio. Adolfo Tabacow sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. O pianista também interpretou ao piano solo obras de Hummel, Scarlatti, Weber, Schubert, Severac, Tabacow (Lenda cossaca), Pick-Mangiagalli, Reger, Chopin-Liszt, Chopin, e Liszt. TMRJ.

21 de maio. Recital do Conjunto de Música de Câmara da Cultura Artística, formado por Francisco Mignone (piano), Leônidas Autuori (violino), Jeremias Wachitz (viola), e Mário Camerini (violoncelo) com obras de Mozart, Beethoven, e Schumann.

26 de maio. Recital de Frederick Fuller (tenor) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

28 de maio. Anna Carolina sola o Concerto No.1 de Bortkiewicz com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Scarlatti, Schumann (Estudos sinfônicos), Chopin, Fauré, Prokofieff, De Falla, e Camargo Guarnieri (Dança brasileira). TMRJ.

8 de junho Edith Bulhões sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Chopin (Sonata No.3), Fauré, Albéniz, Henrique Oswald (Noturno e Estudo), Rachmaninoff, Scriabin e Chopin. TMRJ.

11 de junho. Recital de Eugêne Taizline com obras de Vivaldi-Bach, Liszt, Mussorgsky (Quadros de uma exposição), Octavio Pinto (Cenas infantis), Francisco Mignone (Valsa de esquina No.1), Chopin. TMRJ.

14 de junho. Recital de Jean Dansereau com obras de Debussy (13 Prelúdios), e Chopin (24 Prelúdios). TMRJ.

15 de junho. Recital de Rudolf Firkusny pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

16 de junho. Arnaldo Estrella sola o Concerto de Grieg, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

17 de junho Diva Lyra sola o Concerto de Schumann com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. A pianista também interpretou ao piano solo suas próprias composições (Capricho Noturno), e obras de Chopin. TMRJ.

19 de junho. Recital de Eugêne Taizline com obras de Bach-Tausig, Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.31), João Itiberê da Cunha (Burlesca), Rachmaninoff, Chopin. TMRJ.

22 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach, Mozart, Chopin (Sonata No.3), Camargo Guarnieri (Canção sertaneja), Smetana, Debussy, Stravinsky (Petrushka). TMRJ. 

23 de junho. Recital de Rudolf Firkusny pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

23 de junho. Lubélia Brandão sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Bach-Saint-Saëns, Beethoven (Sonata No.18), Chopin, Henrique Oswald (Valsa-improviso), Poulenc, Debussy, Weber, e Saint-Saëns. TMRJ.

25 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Mozart, Schumann (Fantasia), Villa-Lobos (O chicote do diabinho, de "O carnaval das crianças"), Chopin, Smetana. TMRJ. 

28 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.21), Martinu (Fantasia e Rondó, em 1ª audição no Rio de Janeiro), Francisco Mignone (Miudinho), Shostakovich, Chopin. TMRJ. 

30 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Scarlatti, Beethoven (32 Variações em dó menor), Debussy, Ravel, Smetana, Chopin. TMRJ. 

3 de julho. Yolanda Ferreira sola o Concerto No.4 de Anton Rubinstein, e o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. A pianista também solou o Concerto sobre formas brasileiras, de Hekel Tavares, com a mesma orquestra, sob regência do compositor. TMRJ.

6 de julho. Anna Carolina sola o Concerto de Schumann e o Concerto No.1 de Bortkiewicz com a Orquestra do Theatro Municipal, sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

14 de julho. Recital de Daniel Ericourt com obras de Scarlatti-Tausig, Bach-Busoni, Mozart, Ravel, Francisco Mignone (Miudinho), Deubssy (6 Prelúdios). TMRJ. 

15 de julho. Maria Antonia sola a Fantasia húngara de Liszt com a Orquestra do Theatro Municipal, sob regência de Alexander Sienkiewicz. TMRJ.

16 de julho. Recital de Daniel Ericourt pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

16 de julho. Francisco Mignone acompanha ao piano a cantora Norina Greco em um recital com obras de Scarlatti, Lotti, Campra, Handel, Schubert, Schumann, Brahms, Beethoven, Fauré, Ravel, Balakirev, Dvorak, João Portaro (seu arranjo de A casinha pequenina), e Nin. TMRJ.

19 de julho. Recital de Daniel Ericourt com obras de Paradies, Bach, Bach-Busoni, Ravel (Gaspard de la nuit), Debussy, Shostakovich, Balakirev. TMRJ.

22 de julho. Recital de Daniel Ericourt com obras de Liszt, Beethoven (Sonata No.21), Chopin, Souza Lima (Toccatina), Ravel-Ericourt, Ravel, Fauré, Debussy-Czerny, Dohnanyi. TMRJ. 

25 de julho. Recital de Daniel Ericourt com obras de Ravel (Gaspard de la nuit, dentre outras peças), Debussy. TMRJ. 

17 de agosto. Recital de Wanda Werminska (canto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de agosto. "Festival Tchaikovsky" - Concerto da Orquestra Sinfônica de São Paulo, com participação da Banda da Força Pública, sob regência do maestro Eleazar de Carvalho, tendo como solista Fritz Jank, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

28 de agosto. Jean Dansereau sola o Concerto No.3 de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

23 de setembro. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

2 de outubro. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Schumann (Sonata No.1), Francisco Mignone (Lenda sertaneja No.7), Albéniz, Fauré, Stravinsky, Prokofieff, Scriabin, Chopin. TMRJ. 

13 de outubro. Recital do Conjunto de Música de Câmara da Cultura Artística, formado por Francisco Mignone (piano), Leônidas Autuori (violino), Jeremias Wachitz (viola), e Mário Camerini (violoncelo) com obras de Schubert (incluindo o quinteto A truta). Também participou do recital a cantora Celina Sampaio. TMRJ.

16 de outubro. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.2 de Chopin e a Fantasia húngara de Liszt com a Orquestra do Theatro Municipal, sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

19 de outubro. Recital de Maria Burlamaqui Mec com obras de Beethoven (Sonata No.12), Liadov, Scriabin, Chopin, Albéniz, De Falla, Debussy, Henrique Oswald (Pierrots), Liszt-Verdi. TMRJ. 

27 de outubro. Recital de Solange Petit-Renaux (canto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

4 de novembro. Maria Antonia sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

10 de dezembro. Recital de Fanny Ingold com obras de Debussy, Chopin e Liszt. Também participaram do recital Abel Carlevaro (violão) e Guido Santorsola (viola e viola d'amore). TMRJ.

No mundo

28 de março. Falece o compositor, regente e pianista russo Sergei Rachmaninoff.