1995

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1995 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Nahin Marum (categoria "Solista"), Marco Antonio de Almeida (dentre outros instrumentistas, na categoria "Recitalista").

1º de abrl. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. TMRJ. [acesse aqui o programa da temporada completa da orquestra]

4 de abril. Concerto da Orquestra de Câmara de Praga sob regência de Christian Benda, tendo como solista Michel Beroff, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

5 de abril. Concerto da Orquestra de Câmara de Praga sob regência de Christian Benda, tendo como solista Michel Beroff, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

6 de abril. Concerto da Orquestra de Câmara de Praga sob regência de Christian Benda, tendo como solista Michel Beroff, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

7 de abril. Recital de Maria Teresa Madeira. Cultura Inglesa Musical de Campos, Campos dos Goytacazes (RJ).

15 de abril. Recital de Harold Emert (oboé) e Irany Leme (piano) com obras de Harold Emert (Pergunta com a resposta), Fructuoso Vianna (Canções trovadorescas I. Relíquia apócrifa; II. Partir e ficar; III. Bailia; IV. Vilancete; V. Cantar galego - em arranjo de Harold Emert para oboé e piano), Saint-Saëns (Sonata para oboé e piano). Lu Medeiros (canto) e Harold Emert (oboé) interpretaram canções de Harold Emert (Radical chiclete - duas canções sobre os desenhos de Miguel Paiva - I. Beaujolais; II. Gostei de você porque..., ambas em 1ª audição mundial). Irany Leme interpretou ao piano solo obras de Albéniz e Aloysio de Alencar Pinto (2 movimentos da Suíte Sul-Americana: El San Pedro (Venezuela) e Tirana (Rio Grande do Sul). Livraria Bookmakers, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

18 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Nelson Freire, em homenagem aos cinquenta anos de morte do compositor húngaro Béla Bartók e do compositor brasileiro Francisco Braga. TMRJ. 

24 de abril. Nelson Freire  sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. TMRJ. [acesse aqui o programa da temporada completa da orquestra]

28 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal tendo como solista Laís de Souza Brasil, em homenagem ao centenário de Paul Hindemith. TMRJ.

30 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal tendo como solista Laís de Souza Brasil, em homenagem ao centenário de Paul Hindemith. TMRJ.

2 de maio. Ciclo de Música Francesa - Uma homenagem a Fauré e Ravel. Programa I. Recital de Luiz Carlos Justi (oboé), Aloysio Fagerlande (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Lully: Suíte em mi menor, Fauré, Saint-Saëns (Sonata para oboe e piano, Ravel (Peça em forma de habanera), Pierné (Peça de concerto para fagote e piano), Bozza, Poulenc (Trio para oboé, fagote e piano). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro.

3 de maio. Recital de Daniel Guedes (violino) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Grieg (Sonata No.3 em dó menor para violino e piano, Op.45), Kreisler, Paganini, Sarasate. Auditório Lorenzo Fernandez, Rio de Janeiro.

6 de maio. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.22 de Mozart, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Reinhard Peters. TMRJ. [acesse aqui o programa da temporada completa da orquestra]

9 de maio. Recital de Daniel Guedes (violino) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Grieg (Sonata No.3 em dó menor para violino e piano, Op.45), Kreisler, Paganini, Sarasate. FINEP, Rio de Janeiro.

30 de maio. Recital de Pedro Amorim (bandolim) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Scott Joplin e Ernesto Nazareth (Nenê, Confidências, Matuto, Fon-Fon!, Fidalga, Tenebroso, Não caio noutra!!!, Brejeiro, Apanhei-te cavaquinho). Museu do Telefone, Rio de Janeiro.

3 de junho. Artur Pizarro sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Hubert Soudant. TMRJ. [acesse aqui o programa da temporada completa da orquestra]

20 de junho. Lilya Zilberstein sola o Concerto em ré maior de Haydn e o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Carlos Giraudo. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.  

30 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Alceo Bocchino tendo como solista Sônia Maria Vieira. TMRJ.

31 de julho. Nicolas de Souza Barros (violão) e Maria Teresa Madeira (piano) interpretam o Concerto para violão e orquestra (redução para piano feita pelo próprio autor), de Francisco Mignone. Espaço Sérgio Porto, Rio de Janeiro.

15 de agosto. Recital "Carinhoso", com Paulo Moura (saxofone) e Clara Sverner (piano), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Nelson Freire. TMRJ.

21 de agosto. Concerto da Orquestra Saint Martin-in-the-fields sob regência de Neville Marriner tendo como solista Till Fellner, em programa dedicado a Beethoven. TMRJ.

27 de agosto. Recital de Luli Oswald com obras de Bach-Rachmaninoff, Brahms (Sonata No.3), Henrique Oswald (Estudo (talvez o No.1), e Pierrot), Chopin (4 peças), Scriabin (Estudo não-identificado e Sonata No.4). Auditório do DEF, Universidade Federal de Viçosa (MG). [acesse aqui o programa]

30 de agosto. Série “O Som do Arquivo”. Recital de Pedro Amorim (bandolim) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Scott Joplin e Ernesto Nazareth (Nenê, Confidências, Matuto, Fon-Fon!, Fidalga, Tenebroso, Não caio noutra!!!, Brejeiro, Apanhei-te cavaquinho). Arquivo da Cidade, Rio de Janeiro.

12 de setembro. Festival Mignone. Maria Teresa Madeira interpreta a 8ª Valsa de esquina e o Tango, de Francisco Mignone. Nicolas de Souza Barros (violão) e Maria Teresa Madeira (piano) interpretam o Concerto para violão e orquestra (redução para piano feita pelo próprio autor). Provavelmente outros músicos participaram deste recital. FINEP, Rio de Janeiro.

20 de setembro. Recital "O Piano de Villa-Lobos, Nazareth e Jobim", com Marcelo Bratke, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

20 de setembro. Lais de Souza Brasil sola Tema e Quatro Variações – Os Quatro Temperamentos para piano e
cordas, de Hindemith, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Elena Herrera. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.

27 de setembro. Recital de Alain Marion (flauta) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Fauré (Fantasie), Ganne, Enesco, Jolivet (Chant de Linos), Gaubert, Dutilleux (Sonatine), Bizet-Borne (Fantasie sur Carmen). Auditório do Conservatório Pernambucano de Música, Recife.

5 de outubro. Recital de Giancarlo Pareschi (violino) e Ilze Trindade (piano) com obras de Beethoven (Sonata para violino e piano No.1), Francisco Mignone (Minueto para violino e piano da ópera O contratador de diamantes; Noturno sertanejo para violino e piano), Fauré (Sonata Op.13). Ilze Trindade interpretou ao piano solo as Valsas de esquina No.2 e No.3. Recital parte da série Mignone na Casa de Rui. Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo da série]

9 de outubro. Recital de Antonio Meneses (violoncelo) e Ricarelo Castro (piano), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

10 de outubro. Recital de Antonio Meneses (violoncelo) e Ricarelo Castro (piano), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

11 de outubro. Recital de Antonio Meneses (violoncelo) e Ricarelo Castro (piano), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

11 de outubro. Recital de André Rangel com obras de Turina, Francisco Mignone (Valsas de esquina No.2 e No.10), Ernesto Nazareth (Feitiço, Confidências e Fon-fon!), Guastavino (Sonatina em sol menor). Recital parte da série Mignone na Casa de Rui. Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo da série]

19 de outubro. Recital do Duo Toccata, formado pelas pianistas Alda Leonor e Hilza Rocha, que interpretaram obras de Francisco Mignone (No fundo do meu quintal e Lundu), Debussy, Brahms, Aloysio de Alencar Pinto (Sarau de sinhá). Recital parte da série Mignone na Casa de Rui. Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo da série]

23 de outubro. Recital das irmãs Kátia e Marielle Labèque no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

26 de outubro. Recital de Maria Josephina Mignone com obras de Chopin, Ernesto Nazareth (Faceira e Pássaros em festa), Francisco Mignone (Serenata humorística, Tango, Valsas brasileiras No.12, 10 e 6, Valsas de esquina No.1, 5, 7 e 12). Recital parte da série Mignone na Casa de Rui. Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo da série]

1º de novembro. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Silvio Barbato. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

10 de novembro. Recital de Paulo Sérgio Santos (clarineta) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Weber (Grande duo concertante), Hindemith (Sonata para clarineta e piano), Gershwin (Um americano em Paris),  Debussy (Première rhapsodie), Ronaldo Miranda (Lúdica I),  Bernstein (Sonata), Ernesto Nazareth (Batuque). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

27 de novembro. Recital "Poema tirado de uma notícia de jornal", com Celine Imbert (soprano), Maria José Canasqueira (piano), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

No mundo

12 de junho. Falece o pianista italiano Arturo Benedetti Michelangeli.