1914

No Brasil

18 de março. Nasce César Guerra Peixe em Petrópolis (RJ).

13 de abril. Recital de Antonietta Rudge pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de maio. Recital de Arthur Napoleão e Antonietta Rudge pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de junho. Recital de Antonietta Rudge, com peças de Bach-Busoni, Dandrieu, Schubert-Liszt, Chopin, Schumann-Liszt, Wagner-Liszt, Alkan, Henrique Oswald, e Saint-Saëns-Liszt, TMRJ.

21 de junho. Falece o compositor ítalo-brasileiro Glauco Velásquez.

25 de junho. Guiomar Novaes faz sua estreia carioca, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em um recital com obras de Bach-Busoni, Chopin, Brahms, Moszkowski, e Liszt.

29 de agosto. Manoel Augusto dos Santos sola um dos concertos de Liszt com orquestra regida por Francisco Braga, TMRJ.

30 de outubro. Festival-concerto organizado por Arthur Napoleão para a apresentação do menino prodígio pianista Walter Burle Marx, que interpretou obras de Schumann, Mahler, Ravel, Zanella, e Henrique Oswald. A pianista Antonietta Rudge interpretou uma obra de Wagner-Liszt; Arthur Napoleão interpretou três de suas composições, e, por fim, o Rudge e Napoleão apresentaram-se a dois pianos, interpretando, dentrou outras peças, nove estudos de Cramer em arranjos para dois pianos por A. Napoleão. Também participou do recital a cantora Nícia Silva. TMRJ.

12 de dezembro. Grande concerto-festival organizado pelos pianistas Antonietta Rudge e Arthur Napoleão. Rudge interpretou obras de Bach-Busoni, Chopin, Saint-Saëns-Liszt, Ravel, e Alkan. Napoleão interpretou Liszt, Pauer, e obra de sua autoria. Os dois apresentaram a dois pianos a Fantasia húngara de Liszt. Também participaram do recital a cantora Candida Kendall e o declamador Goulart de Andrade. TMRJ.

No mundo