123
  • Cartas de Guiomar Novaes (Parte 3)
    Neste post publicamos a terceira parte das transcrições das cartas de Guiomar Novaes enviadas a seu ex-professor Luigi Chiaffarelli.
  • PROMOÇÃO IPB!
    PROMOÇÃO IPB! Assine o IPB com qualquer valor mensal e receba imediatamente um álbum de partituras de sua escolha, além do álbum deste mês!
  • IPB é vencedor do Prêmio Concerto, na categoria "Grande prêmio"!
    É com imenso orgulho que comunicamos que o Instituto Piano Brasileiro ganhou o Prêmio Concerto, na categoria "Grande prêmio", pelo do júri! Este é um dos prêmios mais importantes do país, escolhido espontaneamente (não há candidatura), e votado por um time de críticos com amplo conhecimento da música no Brasil. Nossos agradecimentos à Revista Concerto por este reconhecimento do trabalho que temos realizado desde 2015 com muita dedicação pela cultura brasileira. E nossos agradecimentos especiais a cada um dos mais de 200 assinantes que compactuam com nossa missão de resgate e divulgação do piano brasileiro!
  • ACERVO DE FRANK JUSTO ACKER
    Há cerca de um ano começamos a trabalhar em um dos maiores acervos da música brasileira e agora iniciamos sua divulgação! Trata-se do acervo de Frank Justo Acker (1921-1999), um profissional de gravação da mais alta importância na história do Brasil, que registrou inúmeros concertos entre as décadas de 1960 e 1990, e que também gravou LPs de diversos músicos. Seu acervo consiste de mais de 1.400 fitas-rolo, mantidas por sua filha Clara Acker, que aceitou que o IPB iniciasse uma digitalização sistemática de todo o material. Leia mais a respeito de Frank neste verbete publicado recentemente na enciclopédia do IPB.
  • Acervo de Sylvio Deolindo Fróes - Partituras III
    Acervo de Sylvio Deolindo Fróes - Partituras III
  • Acervo de Sylvio Deolindo Fróes - Partituras II
    Acervo de Sylvio Deolindo Fróes - Partituras II
  • Acervo de Sylvio Deolindo Fróes - Partituras I
    É com imensa alegria que comunicamos a disponibilização do acervo de partituras do compositor baiano Sylvio Deolindo Fróes!
  • Músicas de Propaganda (Acervo Aloysio de Alencar Pinto)
    Em 2017, Georges Mirault, filho do grande pianista e musicólogo Aloysio de Alencar Pinto, escreveu ao IPB afirmando que seu pai tinha reunido uma grande coleção de partituras com músicas de propaganda, que forneciam um excelente vislumbre sobre este nicho do mercado musicográfico do início do século XX, abordando as mais diversas marcas. Georges então nos enviou mais de 100 partituras raríssima, muito bem preservadas, juntamente com uma listagem. A ideia original do prof. Aloysio era realizar uma exposição com este material, por volta de 1991, porém não obteve êxito com nenhum espaço no Rio de Janeiro.
  • O IPB traz Nelson Freire a Brasília!
    É com muita honra que anunciamos o primeiro recital produzido pelo IPB, que será com ninguém menos que o grande pianista Nelson Freire! Os ingressos já estão à venda no site da Eventim e no ponto de vendas da Eventim no Brasília Shopping
  • Acervo de Guiomar Novaes é encontrado em Piracaia (SP), e é enviado ao IPB
    "Uma das maiores pianistas do Brasil e com destaque internacional, GUIOMAR NOVAES, foi amiga da também pianista NEY ÁVILA BLANCO, cujo laço de amizade fez com que esta última guardasse, com muito carinho, recortes de jornais, revistas, fotografias e cartazes de apresentações realizadas no Brasil e no exterior sobre sua ilustre amiga. Moradora da cidade de São Paulo por muitas décadas, Ney Ávila, já com certa idade, optou pelo sossego do interior paulista, fixando residência na pequena cidade de Piracaia, para onde transferiu seu rico acervo. Em decorrência de seu falecimento, ocorrido no ano passado, o casarão pertencente à Ney Ávila, localizado numa das principais ruas da cidade interiorana, foi colocado à venda por sua família.
  • Nova obra de Villa-Lobos descoberta!
    Em 1934, Villa-Lobos estreou uma obra chamada “Concerto brasileiro para dois pianos e coro”, com José Vieira Brandão no piano I, o próprio Villa no piano II, e o Orfeão de professores do Distrito Federal (Rio de Janeiro) regido por Orlando Frederico. A obra é uma homenagem a seu grande amigo e colega, Ernesto Nazareth, que falecera em fevereiro daquele ano. Porém há um detalhe importante: a partitura estava desaparecida.
  • Rubinstein, Villa-Lobos e Nazareth
    No acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault, apareceu um programa de recital no Hotel dos Estrangeiros em 28/06/1918, que já seria extraordinário pelos músicos que participaram: os pianistas Ernani Braga, Barrozo Netto e Sylvia de Figueiredo, dentre outros músicos. Porém há uma grande curiosidade que torna este documento único.
  • Inauguração da sala do IPB em Brasília!
    Dia 11/06 será a inauguração da sala do IPB, em Brasília, um espaço dedicado ao piano brasileiro, em suas diversas vertentes. Nela, pretendemos realizar cursos, masterclasses, audições comentadas, investigação de repertório pianístico, e exposição de documentos raros de nosso vasto acervo.
  • Fotos raras de pianistas brasileiros na seção de imagens do IPB
    O site do IPB já disponibiliza mais de 800 fotos de pianistas brasileiros! Muitas destas imagens são raríssimas, e estão sendo disponibilizadas na internet pela primeira vez. Confiram em: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens No moisaico abaixo há 14 fotos de grandes pianistas brasileiras que estão em nosso acervo digital. Você consegue identificar todas?
  • Um sarau histórico com chorões pernambucanos e cariocas na residência de Neusa França, 1959
    Digitalizamos recentemente a gravação de um sarau histórico que ocorreu em 06/11/1959 na residência do casal Neusa e Oswaldo França, quando ainda moravam em Ipanema, Rio de Janeiro, pouco antes de se mudarem para Brasília. O áudio captura um momento histórico, em que vários chorões pernambucanos estavam presentes na então capital federal, e participaram de vários saraus, acolhidos por Jacob do Bandolim. Podemos ouvir os grandes violonistas Canhoto da Paraíba (então chamado de Sacristão, ou apenas Chico Soares), Zé do Carmo, Dona Ceça (Conceição Dias), Alfredo Medeiros, os bandolinista Rossini Ferreira e Jacob, o citarista Avena de Castro, e as pianistas Tia Amélia, Neusa França, Maria Alice Saraiva.
  • Uma carta de Camille Saint-Saëns a Barrozo Netto
    Se você vivesse em 1916 e tivesse a oportunidade de escrever a Camille Saint-Saëns, um dos maiores mitos do piano, você pediria que ele escrevesse uma peça dedicada a você? O pianista carioca Barrozo Netto fez isso, e recebeu uma resposta com delicada ironia francesa, confira abaixo.
  • Resenha do disco-livro "Adoniran em partitura - 12 canções inéditas"
    Recebemos recentemente o primoroso disco-livro "Adoniran em partitura - 12 canções inéditas" do Conjunto João Rubinato, com textos de Tomás Bastian​ e Ayrton Mugnaini Jr.​ (Associação Cultural Cachuera​!, 2017, 96 pp.). Este trabalho resgata as 12 canções de Adoniran Barbosa que ainda permaneciam inéditas em gravação, e para isto foi feita uma rigorosa pesquisa em livros, jornais e revistas, partituras, gravações e até mesmo entrevistas com pessoas que tiveram contato com o sambista - ou seja, todas as fontes possíveis.
  • IPB recebe o prêmio APCA 2017!
    É com grande alegria que comunicamos que o Instituto Piano Brasileiro, fundado em 2015 pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias, acaba de receber o Prêmio APCA 2017 (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria “Projeto musical”. Nestes dois anos de existência do IPB, temos procurado ampliar o entendimento sobre o universo do piano brasileiro, trazendo à tona facetas ainda pouco exploradas das histórias de nossos grandes pianistas e compositores. Temos um longo caminho pela frente, e agradecemos a todos que têm nos acompanhado nesta trajetória, em especial nossos assinantes, que tornam o trabalho possível. Saiba mais aqui.