123
  • Acervo de Guiomar Novaes é encontrado em Piracaia (SP), e é enviado ao IPB
    "Uma das maiores pianistas do Brasil e com destaque internacional, GUIOMAR NOVAES, foi amiga da também pianista NEY ÁVILA BLANCO, cujo laço de amizade fez com que esta última guardasse, com muito carinho, recortes de jornais, revistas, fotografias e cartazes de apresentações realizadas no Brasil e no exterior sobre sua ilustre amiga. Moradora da cidade de São Paulo por muitas décadas, Ney Ávila, já com certa idade, optou pelo sossego do interior paulista, fixando residência na pequena cidade de Piracaia, para onde transferiu seu rico acervo. Em decorrência de seu falecimento, ocorrido no ano passado, o casarão pertencente à Ney Ávila, localizado numa das principais ruas da cidade interiorana, foi colocado à venda por sua família.
  • Nova obra de Villa-Lobos descoberta!
    Em 1934, Villa-Lobos estreou uma obra chamada “Concerto brasileiro para dois pianos e coro”, com José Vieira Brandão no piano I, o próprio Villa no piano II, e o Orfeão de professores do Distrito Federal (Rio de Janeiro) regido por Orlando Frederico. A obra é uma homenagem a seu grande amigo e colega, Ernesto Nazareth, que falecera em fevereiro daquele ano. Porém há um detalhe importante: a partitura estava desaparecida.
  • Curso: Técnicas de Oratória para Músicos
    Curso de Oratória para Músicos: 5 encontros de 3h, onde serão passadas técnicas de oratória de forma prática para você se conectar com seu público não apenas através da música, mas também da comunicação falada, tão importante para aproximar a plateia e gerar uma vivência musical mais completa.
  • Rubinstein, Villa-Lobos e Nazareth
    No acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault, apareceu um programa de recital no Hotel dos Estrangeiros em 28/06/1918, que já seria extraordinário pelos músicos que participaram: os pianistas Ernani Braga, Barrozo Netto e Sylvia de Figueiredo, dentre outros músicos. Porém há uma grande curiosidade que torna este documento único.
  • Promoção IPB - todos os álbuns de partituras compilados até o momento
    ATENÇÃO PIANISTAS! Estamos fazendo uma nova super promoção neste mês.
  • Inauguração da sala do IPB em Brasília!
    Dia 11/06 será a inauguração da sala do IPB, em Brasília, um espaço dedicado ao piano brasileiro, em suas diversas vertentes. Nela, pretendemos realizar cursos, masterclasses, audições comentadas, investigação de repertório pianístico, e exposição de documentos raros de nosso vasto acervo.
  • Fotos raras de pianistas brasileiros na seção de imagens do IPB
    O site do IPB já disponibiliza mais de 800 fotos de pianistas brasileiros! Muitas destas imagens são raríssimas, e estão sendo disponibilizadas na internet pela primeira vez. Confiram em: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/imagens No moisaico abaixo há 14 fotos de grandes pianistas brasileiras que estão em nosso acervo digital. Você consegue identificar todas?
  • Um sarau histórico com chorões pernambucanos e cariocas na residência de Neusa França, 1959
    Digitalizamos recentemente a gravação de um sarau histórico que ocorreu em 06/11/1959 na residência do casal Neusa e Oswaldo França, quando ainda moravam em Ipanema, Rio de Janeiro, pouco antes de se mudarem para Brasília. O áudio captura um momento histórico, em que vários chorões pernambucanos estavam presentes na então capital federal, e participaram de vários saraus, acolhidos por Jacob do Bandolim. Podemos ouvir os grandes violonistas Canhoto da Paraíba (então chamado de Sacristão, ou apenas Chico Soares), Zé do Carmo, Dona Ceça (Conceição Dias), Alfredo Medeiros, os bandolinista Rossini Ferreira e Jacob, o citarista Avena de Castro, e as pianistas Tia Amélia, Neusa França, Maria Alice Saraiva.
  • Uma carta de Camille Saint-Saëns a Barrozo Netto
    Se você vivesse em 1916 e tivesse a oportunidade de escrever a Camille Saint-Saëns, um dos maiores mitos do piano, você pediria que ele escrevesse uma peça dedicada a você? O pianista carioca Barrozo Netto fez isso, e recebeu uma resposta com delicada ironia francesa, confira abaixo.
  • Promoção IPB
    ATENÇÃO PIANISTAS! Estamos fazendo uma nova super promoção neste mês. Você pode adquirir por R$49,00 um pacote com 90 partituras em arquivos digitais (PDF) que os assinantes do IPB receberam até o momento. São partituras que representam o que o piano brasileiro tem de melhor, cuidadosamente escolhidas de nosso acervo. Basta escolher 9 álbuns da lista abaixo, e enviar um e-mail para institutopianobrasileiro@gmail.com (ou mensagem para nossa página), que enviaremos as instruções de pagamento.
  • Resenha do disco-livro "Adoniran em partitura - 12 canções inéditas"
    Recebemos recentemente o primoroso disco-livro "Adoniran em partitura - 12 canções inéditas" do Conjunto João Rubinato, com textos de Tomás Bastian​ e Ayrton Mugnaini Jr.​ (Associação Cultural Cachuera​!, 2017, 96 pp.). Este trabalho resgata as 12 canções de Adoniran Barbosa que ainda permaneciam inéditas em gravação, e para isto foi feita uma rigorosa pesquisa em livros, jornais e revistas, partituras, gravações e até mesmo entrevistas com pessoas que tiveram contato com o sambista - ou seja, todas as fontes possíveis.
  • IPB recebe o prêmio APCA 2017!
    É com grande alegria que comunicamos que o Instituto Piano Brasileiro, fundado em 2015 pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias, acaba de receber o Prêmio APCA 2017 (Associação Paulista de Críticos de Artes) na categoria “Projeto musical”. Nestes dois anos de existência do IPB, temos procurado ampliar o entendimento sobre o universo do piano brasileiro, trazendo à tona facetas ainda pouco exploradas das histórias de nossos grandes pianistas e compositores. Temos um longo caminho pela frente, e agradecemos a todos que têm nos acompanhado nesta trajetória, em especial nossos assinantes, que tornam o trabalho possível. Saiba mais aqui.
  • Mario Braz da Cunha, o maior gravador de partituras do Brasil
    Quem já estudou em partituras brasileiras antigas, certamente já se deparou com uma curiosa inscrição abaixo do último compasso de várias delas: "Mário, gravador" Quem seria este gravador sem sobrenome, que aparece assinando centenas de partituras das décadas de 1920 e 1930?
  • Entrevista com Rodrigo Alzuguir
    Em entrevista ao IPB, o multifacetado músico, produtor e escritor Rodrigo Alzuguir, ganhador do Prêmio Jabuti, fala sobre sua carreira, suas pesquisas, peças de teatro, livros, e sobre o álbum "Rio de Janeiro: Álbum pitoresco - musical", que resgatou uma parte importante da história pianística do Império. Confiram!
  • Está inaugurada a editora do IPB!
    É com satisfação que anunciamos a inauguração da editora do Instituto Piano Brasileiro!
  • Coleção Hermelindo Castelo Branco - Parte 1 - Letra A
    Iniciamos aqui a divulgação do catálogo de partituras da coleção de mais de 6.000 canções reunidas pelo tenor e pianista Hermelindo Castelo Branco.
  • Coleção Hermelindo Castelo Branco - o maior acervo de canções brasileiras já reunido!
    Um acervo com mais de 6.000 partituras brasileiras para canto e piano, contendo composições desde o século XIX até obras contemporâneas – este é o legado do pianista e tenor Hermelindo Castelo Branco (1922-1996).
  • 107 partituras de Sinhô (José Barbosa da Silva) agora disponíveis! (Parte 1)
    É com grande alegria que anunciamos a disponibilização de 107 partituras compostas pelo grande sambista Sinhô (1888-1930), cujo nome verdadeiro era José Barbosa da Silva. Esta é a primeira vez que o IPB gera sua própria edição online, com partituras que passaram por uma criteriosa revisão.
  • Entrevista com Hercules Gomes
    Hercules Gomes é um dos grandes nomes da nova geração do piano brasileiro. Misturando influências do piano popular e erudito, ele tem criado um estilo único, trazendo de volta a rica linguagem dos pianistas populares do início do século XX. Acompanhe a entrevista que Hercules concedeu ao IPB, em que ele fala sobre o início de sua carreira, suas várias influências, e projetos atuais e futuros!