123
  • Mario Braz da Cunha, o maior gravador de partituras do Brasil
    Quem já estudou em partituras brasileiras antigas, certamente já se deparou com uma curiosa inscrição abaixo do último compasso de várias delas: "Mário, gravador" Quem seria este gravador sem sobrenome, que aparece assinando centenas de partituras das décadas de 1920 e 1930?
  • Entrevista com Rodrigo Alzuguir
    Em entrevista ao IPB, o multifacetado músico, produtor e escritor Rodrigo Alzuguir, ganhador do Prêmio Jabuti, fala sobre sua carreira, suas pesquisas, peças de teatro, livros, e sobre o álbum "Rio de Janeiro: Álbum pitoresco - musical", que resgatou uma parte importante da história pianística do Império. Confiram!
  • Está inaugurada a editora do IPB!
    É com satisfação que anunciamos a inauguração da editora do Instituto Piano Brasileiro!
  • Coleção Hermelindo Castelo Branco - Parte 1 - Letra A
    Iniciamos aqui a divulgação do catálogo de partituras da coleção de mais de 6.000 canções reunidas pelo tenor e pianista Hermelindo Castelo Branco.
  • Coleção Hermelindo Castelo Branco - o maior acervo de canções brasileiras já reunido!
    Um acervo com mais de 6.000 partituras brasileiras para canto e piano, contendo composições desde o século XIX até obras contemporâneas – este é o legado do pianista e tenor Hermelindo Castelo Branco (1922-1996).
  • 107 partituras de Sinhô (José Barbosa da Silva) agora disponíveis! (Parte 1)
    É com grande alegria que anunciamos a disponibilização de 107 partituras compostas pelo grande sambista Sinhô (1888-1930), cujo nome verdadeiro era José Barbosa da Silva. Esta é a primeira vez que o IPB gera sua própria edição online, com partituras que passaram por uma criteriosa revisão.
  • Entrevista com Hercules Gomes
    Hercules Gomes é um dos grandes nomes da nova geração do piano brasileiro. Misturando influências do piano popular e erudito, ele tem criado um estilo único, trazendo de volta a rica linguagem dos pianistas populares do início do século XX. Acompanhe a entrevista que Hercules concedeu ao IPB, em que ele fala sobre o início de sua carreira, suas várias influências, e projetos atuais e futuros!
  • Villa-Lobos por Aloysio de Alencar Pinto
    No dia 14 de maio de 1994, o pianista, compositor e grande musicólogo Aloysio de Alencar Pinto foi entrevistado por Maria Augusta Machado da Silva e Vasco Mariz, na residência deste último. O tema era um compositor caro a todos: Villa-Lobos, de quem Mariz é biógrafo. Aloysio conheceu Villa em Paris em 1933, tornando-se um grande amigo, e estudioso de sua obra.
  • Entrevista com a pianista Maria Teresa Madeira (parte 2)
    Na segunda parte da entrevista, realizada no Clube do Choro de Brasília em dia 30 de março de 2016, a pianista Maria Teresa Madeira falou em mais detalhes sobre a gravação histórica que realizou da obra integral de Ernesto Nazareth, e também sobre sua admiração por Carolina Cardoso de Menezes, como foi filmar para a minissérie da Chiquinha Gonzaga em 1999, e o que gostaria de gravar no futuro.
  • Villa-Lobos Complete Works Box Set ou Onde estão as integrais brasileiras?
    “OBRA COMPLETA DE VILLA-LOBOS FINALMENTE É GRAVADA”. É o que gostaríamos de ver estampado na primeira página dos cadernos de cultura espalhados pelo Brasil. Para qualquer ouvinte ou colecionador de música clássica, a caixa acima seria um verdadeiro tesouro. Porém, caro leitor, esta caixa de 74 CDs infelizmente não existe, e provavelmente não existirá tão cedo.
  • Entrevista com a pianista Maria Teresa Madeira (parte 1)
    No dia 21 de março, a pianista Maria Teresa Madeira concedeu uma longa entrevista ao IPB, que estamos trazendo a público pela primeira vez agora. A primeira parte da entrevista foi realizada no estúdio da pianista (Laranjeira Records, Rio de Janeiro), e os temas abordados foram o começo de sua carreira, sua época de estudante na UFRJ, os vários professores que teve, o repertório que estudou, seu mestrado nos Estados Unidos, sua dedicação à música brasileira, e seu projeto monumental de gravar a obra integral de Ernesto Nazareth. Confiram!
  • Entrevista com o pianista Miguel Proença
    Em entrevista ao IPB, o pianista Miguel Proença, um dos maiores especialistas em piano brasileiro, falou sobre sobre sua carreira, sua discografia dedicada a compositores como Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Lorenzo Fernandez, e sobre planos futuros. Confiram!
  • Obra da pianista Tia Inah agora disponível para todos
    Conhecer a obra de uma pianista paulista que viveu de 1906 a 2003, e compôs mais de 150 choros, valsas, tangos e mazurcas não tem preço. É o que se torna possível agora com a disponibilização da obra de Inah Machado Sandoval, conhecida como Tia Inah.
  • Entrevista com a pianista Karin Fernandes
    A pianista Karin Fernandes, premiada em diversos concursos e uma das grandes divulgadoras de música contemporânea brasileira, concedeu uma entrevista ao IPB em que ela fala sobre seu início de carreira, suas preferências pianísticas, a relação compositor-intérprete, e planos futuros. Confiram!