1954

No Brasil

Estreia das Variações sobre um tema nordestino, de Camargo Guarnieri, com a pianista Lídia Simões como solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal sob a direção de Nino Stinco, no Rio de Janeiro.

Estreia das Paulistanas No.1 e No.4, de Claudio Santoro, por Felicja Blumental em São Paulo.

Realização do concurso de piano Jovens Talentos, na TV Tupi, com patrocínio das Mamadeiras Eden. 1º lugar: Vicky Adler; 2º lugar: Nelson Freire; 3º lugar: Rosana Martins.

1º, 5, 13, 19, 21, 23 e 26 de abril; 2 de junho. Nove recitais do pianista austríaco Friedrich Gulda no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, incluindo a integral das 32 sonatas de Beethoven. 

8 e 10 de junho. Dois recitais do pianistas Rudolf Firkusny no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

2 de julho. Recital de Jacques Klein no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

12 de novembro. Recital de Arnaldo Estrella no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Programa: Sonata Op.81a (Les Adieux), de Beethoven; Sonata em si menor, de Liszt; Sonata Espanhola, de Oscar Espiá (em primeira audição no Brasil); e 7ª Sonata, de Prokofieff.

No mundo

1 a 12 de setembro. Carmen Vitis Adnet Graf é uma das finalistas, com diploma especial, do Concurso Internacional de Música ARD (Munique, Alemanha), criado em 1952. Ficaram empatados em 1º lugar os pianistas Ingrid Haebler (Áustria) e Fernande Kaeser (Suíça).

20 de setembro a 3 de outubro. Maria Clodes Jaguaribe é uma das finalistas (embora não classificada) e recebe medalha na categoria feminina do Concurso Internacional de Música de Genebra (Suíça), criado em 1939. Lucy Salles também é finalista (não classificada) e recebe diploma especial na mesma categoria. Não houve 1º prêmio neste ano. Ficaram em 2º lugar, empatadas, a austríaca Ruslana Antonowicz e a francesa Cécile Ousset.