1954

No Brasil

Estreia das Variações sobre um tema nordestino, de Camargo Guarnieri, com a pianista Lídia Simões como solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal sob a direção de Nino Stinco, no Rio de Janeiro.

Estreia das Paulistanas No.1 e No.4, de Claudio Santoro, por Felicja Blumental em São Paulo.

Realização do concurso de piano Jovens Talentos, na TV Tupi, com patrocínio das Mamadeiras Eden. 1º lugar: Vicky Adler; 2º lugar: Nelson Freire; 3º lugar: Rosana Martins.

1º, 5, 13, 19, 21, 23 e 26 de abril; 2 de junho. Nove recitais do pianista austríaco Friedrich Gulda no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, incluindo a integral das 32 sonatas de Beethoven. 

3 de maio. Recital de Detlef Kraus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

4 de maio. Recital de Detlef Kraus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

7 de junho. Recital de Bronislav Gimpel (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

8 de junho. Recital de Bronislav Gimpel (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

8 e 10 de junho. Dois recitais do pianistas Rudolf Firkusny no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

2 de julho. Recital de Jacques Klein no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

5 de julho. Recital de Luigi Infantino (tenor) e Francisco Mignone (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

7 de julho. Recital de Luigi Infantino (tenor) e Francisco Mignone (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

13 de julho. Recital de Byron Janis pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de julho. Recital de Byron Janis pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

11 de outubro. Recital de Letea Cifarelli pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

12 de outubro. Recital de Letea Cifarelli pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

11 de novembro. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

12 de novembro. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

12 de novembro. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Beethoven (Sonata No.26), Liszt (Sonata), Oscar Espiá (Sonata espanhola, em primeira audição no Brasil), Prokofieff (Sonata No.7). TMRJ.

No mundo

1 a 12 de setembro. Carmen Vitis Adnet Graf é uma das finalistas, com diploma especial, do Concurso Internacional de Música ARD (Munique, Alemanha), criado em 1952. Ficaram empatados em 1º lugar os pianistas Ingrid Haebler (Áustria) e Fernande Kaeser (Suíça).

20 de setembro a 3 de outubro. Maria Clodes Jaguaribe é uma das finalistas (embora não classificada) e recebe medalha na categoria feminina do Concurso Internacional de Música de Genebra (Suíça), criado em 1939. Lucy Salles também é finalista (não classificada) e recebe diploma especial na mesma categoria. Não houve 1º prêmio neste ano. Ficaram em 2º lugar, empatadas, a austríaca Ruslana Antonowicz e a francesa Cécile Ousset.