1956

No Brasil

Francisco Mignone grava seu Sexteto para piano, juntamente com Malamud, A. Ferreira, H. Breitinger, J. Ribeiro, e N. Devos, para o disco “Música Brasileira No.3”, lançado pelo Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Rádio MEC.

É publicado o livro "150 Anos de Música no Brasil (1800-1950)", de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.

28 de março. Heitor Alimonda sola o Concerto No.1 para piano e orquestra de Claudio Santoro, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência do autor (1ª audição mundial). Também foram apresentadas, em primeira audição mundial, a Brasiliana e a Sinfonia No.5, de Claudio Santoro. TMRJ.

29 de março. Recital com canções de Babi de Oliveira. Hermelindo Castelo Branco (canto) e Babi de Oliveira (piano) interpretam Os teus olhos... Os meus olhos, Cachimbo do sertão, Invernia, Seresta da ilusão, A palavra que eu não disse, Madrigal, Atavismo. Tarquínio Lopes (canto) e Babi de Oliveira (piano) interpretam Singela canção de Maria, Trovas, Cabocla, Toada das águas verdes, La vie, Seresta do desalento, Festa de Ogum. Associação Cristão Feminina do Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

13 de abril. Recital de Jacques Klein e Friedrich Gulda, a 2 pianos, com obras de Mozart (Introdução e fuga em Dó menor, K.426; e Sonata para 2 pianos), Schubert (Fantasia em Fá menor), Camargo Guarnieri (Dança negra, em versão para 2 pianos), Ravel (Ma mère l'oye) e Brahms (Variações sobre um tema de Haydn) . TMRJ.

16 de abril. Recital de música de câmara com obras de Claudio Santoro. Renzo Brancaleon (violoncelo) e Heitor Alimonda (piano) interpretaram a Sonata para violoncelo e piano. Francisco Corujo (violino) e Heitor Alimonda (piano) interpretaram a Sonata No.4 para violino e piano. Francisco Corujo (violino), Henrique Morelenbaum. Lionello Forzanti e R. Brancaleon (violoncelo) interpretaram o Quarteto No.3. Foyer do TMRJ.

16 de abril. Início das provas do Concurso Rádio Ministério da Educação, para piano, canto, violino e violoncelo, com a participação de 35 candidatos pianistas, que incluíram: Eudóxia de Barros, Dirce Bauer Knijnik (referida apenas como Dirce Bauer), Norma Bojunga, Edda Fiore, Irany Leme, Arthur Moreira Lima, Suzana Bandeira de Melo, Caio Pagano, Gerardo Parente, Ney Salgado, Ellyana Caldas, Gilberto Tinetti. Guiomar Novaes foi a presidente do júri. Auditório do Ministério da Educação, Rio de Janeiro.

17 de abril. Recital de Friedrich Gulda e Jacques Klein a dois pianos com obras de Mozart (Sonata K. 448 e Introdução e fuga em dó menor), Schubert (Fantasia em fá menor), Camargo Guarnieri (Dança negra, em versão para dois pianos), Ravel (Ma mère l'oye), Brahms (Variações sobre um tema de Haydn). TMRJ.

21 de abril. Provas semifinais do Concurso Rádio Ministério da Educação. Os seguintes pianistas participaram desta etapa: Dirce Bauer Knijnik (referida apenas como Dirce Bauer), Norma Bojunga, Maria A. Campos, Consuelo Leite Fernandes, Arthur Moreira Lima, Nara de Oliveira, Caio Pagano, Gerardo Parente, Ney Salgado, Ellyana Caldas, Gilberto Tinetti e Rosinha Spivak. Auditório do Ministério da Educação, Rio de Janeiro.

21 de abril. Friedrich Gulda sola os Concertos No.26 e No.14 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

22 de abril. Rachel Couto Fernandes sola o Concerto em ré maior de Haydn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

23 de abril. Provas finais do Concurso Rádio Ministério da Educação. Os premiados foram: 1º lugar: Arthur Moreira Lima; 2º lugar, empatadas: Elyanna Caldas, Dirce Bauer Knijnik (referida apenas como Dirce Bauer) e Norma Bojunga; 3º lugar, empatados: Gilberto Tinetti e Gerardo Parente. Auditório do Ministério da Educação, Rio de Janeiro.

24 de abril. Entrega solene dos prêmios aos ganhadores do Concurso Rádio Ministério da Educação (1º lugar: Arthur Moreira Lima; 2º lugar, empatadas: Elyanna Caldas, Dirce Bauer Knijnik (referida apenas como Dirce Bauer) e Norma Bojunga; 3º lugar, empatados: Gilberto Tinetti e Gerardo Parente), com a presença do ministro da educação e dos representantes diplomáticos dos países que conferiram bolsas de estudos. Durante a solenidade, os pianistas laureados se apresentaram ao piano. Auditório do Ministério da Educação, Rio de Janeiro.

23 de abril. Friedrich Gulda e Jacques Klein solam o Concerto No.9 de Mozart, o Concerto de Schumann e o Concerto para dois pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. É provável que o primeiro concerto tenha sido solado por Gulda, e o segundo por Klein. TMRJ.

28 de abril. Recital de Friedrich Gulda com obras de Bach (Suíte inglesa No.2), Beethoven (32 Variações em dó menor e 6 Bagatelas Op.126), Francisco Mignone (Congada), Chopin (as 4 Baladas). TMRJ.

5 de maio. Jacques Klein sola o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

6 de maio. Bernard Ringeissen sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. Em 1962, este pianista venceria o III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. TMRJ.

13 de maio. Cecília Itiberê, Sônia Muniz e Caio Pagano solam o Concerto para 3 pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

13 de maio (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de Oscar Borgerth (violino) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Mondonville (Sonata em fá maior), Mozart (Sonata K.378), Ysaye, Hindemith (Sonata Op.11 No.1), Khachaturian, Paganini, Villa-Lobos (Contentamento). TMRJ. [acesse aqui o programa]

20 de maio. Lina Maria de Castro Lobo sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Helmuth Thierfelder. TMRJ.

20 de maio (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de Lillian Steuber com obras de Soler, Bach (Toccata em dó menor), Mozart (Sonata No.10), Brahms (Variações e Fuga sobre um tema de Handel), Chopin, Piston, Villa-Lobos (A lenda do caboclo e Kankikis), Ravel. TMRJ.

22 de maio. Recital de Lilian Steuber pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

26 de maio. Regina Beiguelman sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Helmuth Thierfelder. TMRJ.

2 de junho. Jaime Ingram sola o Concerto No.2 de Camargo Guarnieri com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência do compositor. TMRJ.

5 de junho. Recital de Wanda Luzzato (violino) e Lidia Alimonda (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

5 de junho. Recital de Jacques Klein. Auditório "Milton de Lemos" do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

6 de junho. Recital de Souza Lima com obras de Mozart (Fantasia em dó menor), Schumann (Estudos sinfônicos), Cassado, Ginastera, Camargo Guarnieri (Choro torturado, dedicado a Souza Lima), Aladiéss-Liszt e Liszt. Clube Coronel Barbosa, Piracicaba, SP. [acesse aqui o programa]

8 de junho. Recital de Maria da Penha com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.23), Chopin (Sonata No.2), Liszt (Estudo transcendental No.5), José Siqueira (Chorinho), Lorenzo Fernandez (Pirilampo), Villa-Lobos (A fiandeira), e Ravel (Scarbo). Foyer do TMRJ. [acesse aqui o programa]

9 de junho. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de junho. Manoel Vicente Ribeiro Veiga Jr. sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

14 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach (Toccata em dó menor), Schubert, Chopin (Sonata No.3), Bartok (Sonata), Camargo Guarnieri (Dança negra), Smetana. TMRJ.

16 de junho. Hugo Balzo sola o Concerto de Khachaturian com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de junho. Fernando Lopes sola o Concerto de Schumann, e Maria Mercedes Luna sola Tema e quatro variações (os quatro temperamentos), de Hindemith, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

22 de junho. Recital de Laís de Souza Brasil com obras de Mozart (Sonata No.5), Brahms (Sonata No.5), Chopin, Camargo Guarnieri (Dança negra), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira" e Festa no sertão), Prokofeff (Sonata No.3). TMRJ.

24 de junho. Edda Fiare sola a Balada de Fauré com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

26 de junho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Haydn (Sonata em dó menor), Beethoven (Sonata No.30), Schumann (Estudos sinfônicos), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Smetana, Chopin, Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

10 de julho. Recital de Leonor de Macedo Costa com obras de Mozart (Fantasia em dó menor, Sonata No.14 e Sonata No.18), Schumann (Sonata No.2 e Estudos sinfônicos). TMRJ.

21 de julho. Ivy Improta sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

7 de agosto. Recital de Zara Nelsova (violoncelo) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

11 de agosto. Olívia Nicolau sola Les Djinks, de Franck, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

12 de agosto. Nelson Freire, aos 11 anos, sola o Concerto No.9 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

12 de agosto (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Recital de Jaime Ingram com obras de Mozart (Sonata No.10), Franck (Prelúdio, coral e fuga), Albéniz, Camargo Guarnieri (Ponteios No.34, 21, 22), Chopin. TMRJ.

14 de agosto. Recital de Jaime lngram pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

18 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Beethoven, Bach (A partida de um irmão querido), Schumann (Estudos sinfônicos), Debussy, Chopin (seleção de Prelúdios). Teatro Municipal de Niterói (RJ). [acesse aqui o programa]

19 de agosto. Recital de Zara Nelsova (violoncelo) e Fritz Jank (piano) com obras de Boccherini, Beethoven (Sonata Op.69), Kodaly, Scriabin, Prokofieff, Tchaikovsky. TMRJ.

25 de agosto. Leon Fleisher sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

26 de agosto. Recital de Louis Kentner com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.30), Chopin (4 Scherzi), Villa-Lobos (Cirandas No.11 "Nesta rua, nesta rua..." e No.6 "Passa, passa, gavião..."), Kodaly, Bartok (Sonatina), Balakirev (Islamey). TMRJ.

1º de setembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Filatti, Beethoven (Sonata No.26), Schumann (Estudos sinfônicos), Debussy, Villa-Lobos (O polichinelo, de A prole do bebê No.1), Chopin (seleção de Prelúdios). TMRJ.

2 de setembro. Vicky Adler ola o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

8 de setembro. Concerto em comemoração dos 20 anos da Rádio Nacional. Aída e Radamés Gnattali interpretaram a dois pianos as músicas de Ernesto Nazareth (em arranjos de Radamés para dois pianos e orquestra) Sarambeque, Improviso e Batuque. Radamés interpretou sua Fantasia brasileira No.1 (para piano e orquestra), e interpretou sua música Bate-papo a três vozes com Pedro Vidal (contrabaixo) e Luciano Perrone (bateria). A Orquestra da Rádio Nacional apresentou diversas peças regidas por Radamés Gnattali e Romeu Ghipsman. O concerto foi gravado e transmitido pela Rádio Nacional no dia 12 de setembro. TMRJ.

9 de setembro. Claudio Fernando Stresser sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

15 de setembro. Alam Bernheim sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

16 de setembro. Concerto em homenagem ao centenário de Luigi Chiaffarelli. Souza Lima, Antonietta Rudge e Guiomar Novaes (3 pianos) solaram o Concerto para 3 pianos de Bach e o Concerto para 3 pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Edoardo di Guarnieri. O concerto foi precedido por palavras do poeta Menotti del Picchia, que leu um elogio a Chiaffarelli. No intervalo, foi inaugurado o busto de bronze de Chiaffarelli no hall do teatro. TMSP.

24 de setembro. Recital de Ivy Improta pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

1º de outubro. Recital de Heitor Alimonda. Teatro Bela Vista, São Paulo.

15 de outubro. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Schumann (Carnaval), Prokofieff (Sonata No.7), Chopin (Sonata no.3), Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Teatro Copacabana, Copacabana Palace Hotel, Rio de Janeiro.

20 de outubro. Maria da Penha sola o Concerto No.1 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Edouard van Remoortel. TMRJ.

22 de outubro. Recital de Yara Bernette pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

6 de novembro. Recital de Maria de Lourdes Cruz Lopes (canto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

11 de novembro. Renata Kielgast sola a Fantasia húngara de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Francisco Mignone TMRJ.

17 de novembro. Laís de Souza Brasil sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Leo Peracchi TMRJ.

22 de novembro. Recital de Nelson Freire, aos 12 anos, com obras de Bach (Toccata em dó menor), Beethoven (Sonata No.3), Chopin, Rachmaninoff, Camargo Guarnieri (Sonatina No.3), Villa-Lobos (Dança do índio branco). Foyer do TMRJ. [acesse aqui o programa]

28 de novembro. Recital de Oscar Borgerth (violino) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Vitali, Mozart, Ysaye (Sonata No.3 para violino solo), José Siqueira (1ª Sonata), Francisco Mignone (2ª Valsa de esquina, em versão para violino e piano), Szymanowski, Nin, Paganini. TMRJ.

29 de novembro. Maria Adelaide Moritz sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Universitária sob a regência de Raphael Baptista. Na primeira parte, Sérgio Napoli (barítono) e Fernando Lopes (piano) interpretaram obras de Valente-Tagliaferro, Gastaldon, Leoncavallo, Verdi, e Rossini. TMRJ.

21 de dezembro. Recital de Dulcemar Martins. Foyer do TMRJ.

21 de dezembro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

22 de dezembro. Recital de Sérgio Pereira da Silva com obras de Brahms, Respighi, Granados, Scott, Francisco Mignone (Prelúdio), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira" e Impressões seresteiras), Scriabin, Chopin, Liszt. Foyer do TMRJ.

No mundo

Centenário de falecimento de Robert Schumann

19 de março. Jacques Klein interpreta obras de Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4), Mozart (Sonata No.8), Chopin (um Noturno e Balada No.1), Liszt (Funérailles) e Mussorgsky (Quadros de uma exposição). Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

20 de março. Vera Astrachan interpreta obras de Bach (Invenções a duas vozes No.1 e No.4), Mozart (Sonata No.16), Schumann (3 peças das Cenas infantis Op.15), Chopin (Polonaise Op.40 No.1 e uma valsa), Lorenzo Fernandez (Suíte brasileira No.1), Debussy, Albéniz, Bartok (Danças folclóricas romenas). Musikverein (Kammersaal), Viena, Áustria.

27 de março. Homero de Magalhães interpreta obras de Couperin (2 peças), Rameau (2 peças), Scarlatti (2 Sonatas), Bach (Toccata em fá sustenido menor, BWV 910), Brahms (Variações sobre um tema original), Villa-Lobos (Ciranda não-especificada), Debussy (Prelúdios não-especificados do Livro II). Musikverein (Brahms-Saal), Viena, Áustria.

21 de outubro. Recital de Julio Braga com obras de W. F. Bach-Stradal (Concerto segundo Vivaldi Op.2 No.11), Sjogren (Sonata Op.35), Alberto Nepomuceno-Barrozo Netto (Prece), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Julio Braga (Allegro appassionato). Biblioteca Nacional, Caracas, Venezuela. [acesse aqui o programa]

30 de outubro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Philadelphia Orchestra sob regência de Eugene Ormandy. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

2 de novembro. Recital de Leon Felisher com obras de Schubert (7 Ländler, Sonata No.20, Fantasia Wanderer), Ravel (Sonatina, Valsas nobres e sentimentais e Alborada del gracioso). Grace Rainey Rogers Auditorium, The Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa da temporada]

7 de novembro. Dina Gombarg interpreta obras de Bach (Partita No.2), Beethoven (Sonata No.3), Brahms (Variações sobre um tema de Paganini, Livro II), Debussy (Images Livro II), Claudio Santoro (Danças brasileiras No.1 e No.2) e Balakirev (Islamey). Musikverein (Brahms-Saal), Viena, Áustria.

8 de novembro. Ellen Ballon sola o Concerto No.1 de Villa-Lobos com a Royal Philharmonic Orchestra sob regência de Thomas Beecham. Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra.

15 de novembro. Recital de Robert Casadesus com obras de Schumann (Novelette No.8, Carnaval, Cenas da floresta, Estudos sinfônicos). Grace Rainey Rogers Auditorium, The Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa da temporada]

16 de novembro. Recital de Glenn Gould com obras de Bach (3 fugas de A Arte da fuga, Partita No.6), Krenek (Sonata No.3), Hindemith (Sonata No.3). Grace Rainey Rogers Auditorium, The Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa da temporada]

29 de novembro. Felicja Blumental sola o Concerto No.5 (1ª audição nos EUA) de Villa-Lobos com a Orquestra de Cleveland sob regência de Heitor Villa-Lobos. Severance Hall, Cleveland, Ohio, EUA.

4 de dezembro. Felicja Blumental sola o Concerto No.5 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica de Atlanta sob regência de Heitor Villa-Lobos. Atlanta, EUA.

13 de dezembro. Recital de Guiomar Novaes. Grace Rainey Rogers Auditorium, The Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa da temporada]