1971

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1971 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Pietro Maranca (categoria "Solista"), Roberto Szidon (categoria "Recitalista"), Quarteto da Guanabara (Arnaldo Estrella, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; e lberê Gomes Grosso, violoncelo) (na categoria "Conjunto de câmara"), Denis Akel (categoria "Revelação"), José Eduardo Martins (dentre outros, na categoria "Prêmio especial"), Gilberto Tinetti e Nelson Freire (dentre outros, na categoria "Prêmios hors concours").

Inauguração do Palácio das Artes em Belo Horizonte (MG).

É lançado o LP "Música erudita do Brasil" (Chantecler CMG-1050), em que Fritz Jank interpreta obras de Claudio Santoro (1ª gravação mundial do ciclo completo das 7 Paulistanas), Fructuoso Vianna (7 Miniaturas), Ernani Braga (Xangô) e Paulo Florence (Noturno). 

Janeiro.  2º Festival de Verão de Petrópolis, com 13 recitais e concertos, e 4 cursos e palestras. (RJ).

11 de março. Recital do Quarteto da Guanabara (Arnaldo Estrela, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; Iberê Gomes Grosso, violoncelo): com obras de Schumann (Quarteto Op.47 em Mi bemol maior), Claudio Carneyro (Dança Popular da Primeira Partita para violino, viola e violoncelo), Radamés Gnatalli (Gaita, da Série Brasiliana, para piano, violino, viola e violoncelo) e Brahms (Quarteto Op.25 em sol menor).

1º de abril. Guiomar Novaes sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

4 de abril. Guiomar Novaes sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa] [acesse aqui outro exemplar do programa]

15 de abril. João Carlos Martins sola o Concerto No.1 em Ré menor para piano e orquestra de Bach, e o Concerto Breve para piano e orquestra de Marlos Nobre, com a Orquestra Sinfônica Nacional sob a regência de Mário Tavares. TMRJ.

Maio. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Beethoven (1º mov. da Sonata No.14), Glück-Sgambati, Glück-Saint-Saëns, Chopin (11 Prelúdios - Nos.1, 3, 4, 7, 10, 17, 18, 20, 22, 23, 24), Villa-Lobos (Prelúdio-Ária das Bachianas brasileiras No.4), Octavio Pinto (Cenas infantis), Gottschalk (Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro). São João da Boa Vista (SP). [acesse aqui o programa]

8 de maio. Recital de Julio Braga com obras de Bach-Busoni, Chopin (Sonata No.3), Luiz Levy (1ª Rapsódia brasileira), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Julio Braga (Toccatina), Gottschalk (Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro). Participação do Coral de São Pedro Mártir, em homenagem ao recitalista. Salão de Reuniões do Colégio Imaculado Coração de Maria, Olinda (PE). [acesse aqui o programa]

12 de maio. Miguel Proença sola o Concerto No. 3 de Bartók com a Orquestra Sinfônica Nacional sob a regência de Simon Blech. TMRJ

16 de maio. Recital do Jacques Loussier Trio. TMRJ.

17 de maio. Recital do Jacques Loussier Trio. TMRJ.

21 de maio. Recital de Shura Cherkassky pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de junho. Ivette Magdaleno sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

20 de junho. O Concerto sobre formas brasileiras, de Hekel Tavares é apresentado com o corpo de baile do TMRJ - solista não-especificado. TMRJ.

26 de junho. Recital de Belkiss Carneiro de Mendonça com obras de Mozart, Schubert, Brahms, Francisco Mignone (Valsa elegante), Villa-Lobos (Ciranda No.11 "Nesta rua, nesta rua..."), Camargo Guarnieri (Dança negra), Kabalevsky (Sonata No.3), durante a VIII Conferência Nacional de Jornalistas Profissionais. Anápolis, GO.

30 de junho. Recital a dois pianos com Nelson Freire e Antonio Guedes Barbosa. TMRJ.

3 de julho. Nelson Freire sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Gika Zdravkovitch. TMRJ.

13 de julho. Nicole Wickihalder sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Carlos Eduardo Prates. TMRJ.

10 de julho. Roberto Szidon sola o Concerto No. 3 de Beethoven e o Concerto para piano e orquestra de Stravinsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Simon Blech. TMRJ.

16 de julho. Magda Tagliaferro sola a Balada de Fauré e o Concerto de Ravel com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa] [acesse aqui outro exemplar do programa]

18 de julho. Magda Tagliaferro sola a Balada de Fauré e o Concerto de Ravel com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

24 de julho (talvez). Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Chopin (12 prelúdios), Schumann (Carnaval), durante o (2º) Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) (talvez Palácio Boa Vista). [acesse aqui o programa]

30 de julho. Magda Tagliaferro sola o Concerto em Sol maior para piano e orquestra de Ravel com a Orquestra e Coro do TMRJ sob a regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

31 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Brasil sob regência de Kurt Masur. Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

2 de agosto. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Coral da Cantata 144), Beethoven (Sonata No.23 "Appassionata"), Chopin (Berceuse, Scherzo No.3), Debussy (Réflets dans l'eau), Villa-Lobos (A Pobrezinha e Branquinha), Liszt (Valsa Mefisto). TMRJ.

7 de agosto. João Carlos Martins sola o Concerto No.27 K.595 de Mozart com a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Carlos Eduardo Prates. TMRJ.

16 de agosto. Recital de Myriam Ramos [Miriam Ramos] com obras de Mozart (Sonata No.16), Beethoven (Sonata No.17), Francisco Mignone (Congada), Chopin, Schumann (Estudos sinfônicos). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

21 de agosto. Yara Bernette sola o Concerto No. 2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Kurt Masur no Festival Brahms. TMRJ.

31 de agosto. Recital a dois pianos com Roberto Szidon e Richard Metzler. MASP, São Paulo.

1º de setembro. Recital de Arthur Moreira Lima. Pró-Arte Brasil, São Paulo.

1º de setembro. Claudio Arrau sola o Concerto No.1 de Chopin, o Concerto No.2 de Liszt e o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaak Karabtchevsky. TMRJ.

3 de setembro. Recital de Paul Badura-Skoda pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de setembro. Recital de Fany Solter. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

13 de setembro. Recital do Quarteto da Guanabara (Arnaldo Estrela, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; Iberê Gomes Grosso, violoncelo) com obras de Milhaud (Quarteto), Debussy (Sonata em Ré menor para violoncelo e piano) e Fauré (2º Quarteto em Sol menor Op.45).Foyer do TMRJ.

16 de setembro. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

16 de setembro. Jacques Klein sola trechos do Concerto em fá de Gershwin, do Concerto No.2 de Rachmaninoff e do Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. O show foi dirigido por Manoel Carlos, e participaram também Chico Buarque, o conjunto vocal MPB4 e a bateria da Escola de Samba Unidos de Padre Miguel, sob o comando de seu ensaiador, Mestre André. Canecão, Rio de Janeiro.

27 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff e a Rapsódia nordestina de Hekel Tavares (em 1ª audição mundial) com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Também foi apresentada a 1ª audição brasileira de Les noces, de Stravinsky, com os pianistas Miguel Proença, Murillo Santos, Eduardo Hazan e Fany Solter; e soprano Gwenyth Anner, meio-soprano Delia Wallis, tenor Duncan Robertson, baixo Richard Angas; juntamente com o Grupo de Percussionistas da OSB e Coro do Instituto Israelita Brasileiro. Preparador: Maestro Henrique Morelenbaum. TMRJ.

29 de setembro. Recital de Fany Solter com obras de Beethoven (Sonata No.28), Chopin (Sonata No.2), Villa-Lobos (Caboclinha e Bruxa, de A prole do bebê No.1), Debussy, Brahms (Variações e fuga sobre um tema de Handel). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

Outubro. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Ernesto Nazareth (Espalhafatoso), Sérgio Vasconcellos-Corrêa (Seresta), Clarisse Leite (Aboiado), Souza Lima (Prelúdio No.3), Camargo Guarnieri (Dança brasileira), Dinorá de Carvalho (Caiapó), Nilson Lombardi (Ponteio No.3), Almeida Prado (Estudo No.1), Theodoro Nogueira (Valsa-choro No.12), Beethoven (Sonata No.31), Schumann (Estudos sinfônicos), Kabalevsky (Sonata No.3). De bis, foi interpretada a valsa Elegantíssima, de Ernesto Nazareth. Museu de Arte de São Paulo (MASP).

2 de outubro. Recital de Belkiss Carneiro de Mendonça com obras de Mozart, Brahms, Chopin, Henrique Oswald (Estudo No.1), Alberto Nepomuceno (Noturno), Villa-Lobos (Alegria na horta), Camargo Guarnieri (Estudo No.14, em primeira audição mundial), Marlos Nobre (Toccatina, Ponteio e Final), Kabalevsky (Sonata No.3). Sala Martins Pena, Teatro Nacional de Brasília (atual Teatro Nacional Claudio Santoro), Brasília.

4 de outubro. Recital de Jacques Klein pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

12 de outubro. Recital de Jerome Lowenthal. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

13 de outubro. Recital de Luiz Medalha com obras de Schumann, Brahms (Sonata No.3), Chopin, Debussy, Rachmaninoff, Paganini-Liszt. Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, Rio de Janeiro. [acesse o programa aqui]

23 de outubro. Maria Josephina Mignone e Francisco Mignone interpretam, a dois pianos, a 2ª Fantasia brasileira, a 1ª Fantasia brasileira, Valsas-choro No.10, No.11 e No.12, Sai sai e Congada, todas da autoria de Mignone. Gloria Queiroz (meio soprano) e Francisco Mignone (piano) interpretam as canções Cantiga do ai, Dois amô (1ª versão), Dois amô (2ª versão), Pousa a mão na minha testa, Soláu do desamado, Dona Janaína, Quizomba, também todas de autoria de Mignone. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

25 de outubro. Recital de Laís de Souza Brasil. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

26 de outubro. Recital de Eduardo Hazan com obras de Mozart (Fantasia em dó menor), Brahms, Liszt, Scriabin (Sonata No.4), Fructuoso Vianna (7 Miniaturas), Prokofieff (Sonata No.2). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

28 de outubro. Recital de Vitalina Vital Brasil. (talvez Sala Cecilia Meireles), Rio de Janeiro.

28 de outubro. Recital de Gilberto Tinetti. MASP, São Paulo.

3 a 21 de novembro. Festival Villa-Lobos. Diversas salas de concerto do Rio de Janeiro (ver abaixo). [acesse aqui o programa completo]

4 de novembro. Recital de Gilberto Tinetti. MASP, São Paulo.

13 de novembro. Gilberto Tinetti interpreta o Concerto No.4 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal sob regência de Mario Tavares, como parte do Festival Villa-Lobos. TMRJ. [acesse aqui o programa completo do festival]

13 de novembro. 1º aniversário do MALB (Movimento Artístico Lúcia Branco). Dulcemar Lafaille Silva interpreta obras de J. S. Bach. José Carlos Cocarelli interpreta a Sonata No.2 de Schumann. Lia Gualda de Sá interpreta obras de Villa-Lobos (Festa no sertão) e Liszt. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

15 de novembro. "Os choros de Villa-Lobos". Heitor Alimonda interpreta o Choros No.5 "Alma brasileira" e o Choros No.2 na versão pianística. Também foram interpretados os Choros No.1, 2 (na versão original), 4, 7, e o Choros BIS, com diversos músicos, sendo o No.7 sob regência de Mario Tavares, como parte do Festival Villa-Lobos. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]

20 de novembro. Sonia Maria Strutt interpreta o Momoprecoce com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky, como parte do Festival Villa-Lobos. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]

29 de novembro. Recital de Estelinha Epstein. (talvez Sala Cecilia Meireles), Rio de Janeiro.

No mundo

Estreia dos Prelúdios No.10, No.11 e No.22, e do Estudo No.1, de Claudio Santoro, por Alex Blin, em Mannheim, Alemanha (RFA).

13 de fevereiro. Yara Bernette interpreta obras de Chopin (as 4 Baladas) e Rachmaninoff (7 Prelúdios Op.32 e 4 Prelúdios Op.23). Musikverein (Brahms-Saal), Viena, Áustria.

5 de março. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonatas Nos.10, 11, 31 e 32). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA. [acesse aqui o programa]

28 de abril. Edson Elias é um dos finalistas do Concurso de Piano Elena Rombro-Stepanov [Elena Rombro-Stepanow Klavierwettbewerb] e interpreta provavelmente a Sonata No.23 de Beethoven e Gaspard de la nuit, de Ravel. Musikverein (Brahms-Saal), Viena, Áustria.

6 de maio. Recital de Cristina Ortiz com obras de Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Brahms (Sonata No.3), Villa-Lobos (A prole do bebê No.1, provavelmente completa), Ravel (Gaspard de la nuit). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

9 de janeiro. Recital de Nelson Freire (primeiro recital solo em Nova York, após ter feito apresentações com orquestra), com obras de Bach (Toccata em dó menor), Chopin (Sonata No.3), Liszt, Debussy, e talvez Schumann (Carnaval). Hunter College Assembly Hall, Nova York, EUA. 

6 de maio. Recital de Cristina Ortiz com obras de Franck (Prelúdio, coral e fuga), Ravel (Gaspard de la nuit), Villa-Lobos (A prole do bebê No.1 completa), Brahms (Sonata No.3). Como bis, foi tocada a Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Gottschalk. Carnegie Hall, Nova York, EUA. 

26 de outubro. Recital de Velma Richter com obras de Bach (15 Invenções a 2 vozes), Beethoven (Sonata No.3), Prokofieff (Sonata No.3), Schumann (Carnaval Op.9), Chopin (Balada No.1 e 1 Noturno) e Liszt (Valsa Mephisto). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.