1965

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1965 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Agnes Klein (categoria "Solista"), Nelson Freire (categoria "Recitalista"), Amaral Vieira (categoria "Revelação"). A obra "Seresta", para piano e orquestra câmara, de Camargo Guarnieri, foi premiada na categoria "Obra de câmara", e o LP "Antologia de autores nacionais" (Eny da Rocha, piano), foi premiado na categoria "Disco de música brasileira".

É realizado o VI Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil. Juri para as provas de habilitação e semi-final: José Siqueira (presidente), Jacques Klein, Homero de Magalhães, Luli Oswald, Milton de Lemos, Alda Caminha. Juri para as provas finais: Manoel Augusto dos Santos (presidente de honra), José Siqueira (presidente), Valdemar de Almeida, Milton de Lemos, Edson Bandeira de Melo, Fernando Lopes, Arnaldo Rebello, Eliana Caldas da Silveira, Aloysio de Alencar Pinto, José Alberto Kaplan. Para a prova final, foi peça de confronto a suíte Nhô Chico, de Luciano Gallet, além de um concerto para piano e orquestra. Teatro Santa Isabel, Recife (PE). [acesse aqui o livro de candidatos] [acesse aqui o regulamento]

2 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

9 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

16 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

23 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

28 de fevereiro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

11 de março. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

18 de março. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

25 de março. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

30 de março. Radamés Gnattali (piano) e José Menezes (violão elétrico) solam o Concerto Carioca No.1 de Radamés Gnattali com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

2 de abril. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

7 de abril. Recital de Sequeira Costa pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

7 de abril. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Toccata em dó menor), Schumann (Fantasia), Chopin (Sonata No.3), Villa-Lobos (2 Cirandas), Prokofieff (Sonata No.7). TMRJ.

19 de abril. Nelson Freire sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

23 de abril. Recital de Caio Pagano pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de abril. Recital de Sequeira Costa com obras de Souza Carvalho, Beethoven (Sonata No.8), Schumann (Cenas da floresta), Chopin (12 Estudos Op.25). TMRJ.

3 de maio. Recital de György Sándor com obras de Bach-Bartok, Haydn (Sonata em mi menor), Brahms (incluindo as Variações sobre um tema de Paganini), Chopin, Liszt, Kodaly, Debussy, Francisco Mignone (uma das Lendas sertanejas), Stravinsky (Dança russa). TMRJ.

6 de maio. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (6 Bagatelas Op.126 e Sonatas No.14, No.31, No.30 e No.23). TMRJ.

8 de maio. Roberto Szidon sola o Concertino para piano e orquestra de câmara, de Camargo Guarnieri, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

8 de maio (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Roberto Szidon sola o Concerto No.1 e o Concerto No.2 de Bartok (em 1ª audição no Brasil) com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

15 de maio. Jacques Klein sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, o Concerto No.2 e o Concerto No.3, todos de autoria de Rachmaninoff, com a  Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

20 de maio. Recital de Pierre Fournier (violoncelo) e Fritz Jank (piano). TMSP.

23 de maio. Recital de Pierre Fournier (violoncelo) e Fritz Jank (piano) com obras de Locatelli, Bach, Brahms (Sonata Op.99), Stavinsky, Souza Lima (Improviso), Chopin. TMRJ.

27 de maio. Concerto da Orquestra Pró-Música de São Paulo sob regência de Diogo Pacheco, tendo como solista Sebastian Benda, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

8 de junho. Recital de Louise Parker (contralto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

8 de junho. Recital de Carmela Saghy (violino) e Murilo Santos (piano) com obras de Pergolesi, Bach, Camargo Guarnieri (Sonata No.6 para violino e piano, em 1ª audição mundial, acompanhada ao piano pelo compositor), Dvorak, Bloch, Szymanowski. TMRJ.

9 de junho. Recital de Hans Richter-Haaser com obras de Beethoven (Variações Eroica, Sonatas No.28, No.30, No.31, e Polonaise Op.89). TMRJ.

13 de junho. Recital de Muriel Smith (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

27 de junho. Altamiro de Almeida Reis (3º sargento) sola o 1º mov. do Concerto de Grieg (em transcrição para piano e banda de D. F. Bain) com a Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara sob regência do Capitão Othonio Benvenuto da Silva. TMRJ.

28 de junho. Recital de Gilberto Tinetti com obras de Beethoven (Sonata No.15), Brahms, Mendelssohn (Variações sérias), Chopin, Debussy (Sute pour le piano), Camargo Guarnieri (Estudo No.9, em 1ª audição no Rio de Janeiro, e provavelmente mundial). TMRJ.

3 de julho. É apresentado o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Jan Krenz, e solista não-identificado. TMRJ.

5 de julho. Recital de Maria Lucia Godoy (soprano) e Murillo Santos (piano) com obras de Mison, Milan, Vasquez, Rosales, Dowland, Morley, Purcell, Debussy, Lorenzo Fernandez (Dentro da noite e Toada para você), Villa-Lobos (Cantilena, 1ª mov. das Bachianas brasileiras No.5, na versão para piano e canto do autor), De Falla, Rachmaninoff.  TMRJ.

10 de julho. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Jan Krenz. TMRJ.

10 de julho (mesmo dia do concerto acima, porém em outro horário). Hans Graf sola o Concerto No.0, sem opus (em 1ª audição no Brasil), de Beethoven, e o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

12 de julho. Recital de Dominique Merlet com obras de Mendelssohn, Brahms (3 peças), Schumann (Sonata No.2), Villa-Lobos (O boizinho de chumbo, de A prole do bebê No.2), Ravel, Prokofieff (Sonata No.2). TMRJ.

17 de julho. Sérgio Varella Cid sola o Concerto No.1 e o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

17 de julho (mesmo dia do concerto acima, porém em outro horário). Recital de José Kahan com obras de Soler, (2 Sonatas), Haydn, Brahms (Sonata No.3), Chopin, Ponce, Chavez (3 peças), Bloch (Poemas do mar), Ginastera. TMRJ.

18 de julho. Dayse de Luca e Dina Gombarg solam o Concerto para dois pianos e orquestra em mi maior com a Sinfonieta do Rio de Janeiro sob regência de Nelson Nilo Hack. TMRJ.

25 de julho. Recital do Trio Trieste, formado por Dario Rosa (piano), Renato Zanettovich (violino) e Amadeo Baldovino (violoncelo), com obras de Brahms (Trio Op.87), Mozart (Trio K. 502), Schubert (Trio Op.100). TMRJ.

31 de julho. Recital de Laís de Souza Brasil com obras de Bach, Schumann (Fantasia), Camargo Guarnieri (Sonatina No.3),Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Scriabin (6 Estudos). TMRJ.

2 de agosto. Recital de Wanda Wilkomirska (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Tartini (Sonata em sol maior), Beethoven (Sonata No.7), Bartok (Sonata para violino solo), Syzymanowski. TMRJ. [acesse aqui o programa]

7 de agosto. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Schubert, Brahms (Sonata No.5), Chopin (6 peças), Prokofieff (Sonata No.3). TMRJ.

9 de agosto. Recital de Magdalena Tagliaferro com obras de Chopin (Sonata No.3 + 6 peças), Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Debussy (4 peças). TMRJ.

11 de agosto. Recital de Hans Graf com obras de Mozart, Chopin, Ravel, Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

12 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Busoni, Beethoevn (Sonata No.17 e Andante favori), Chopin (3 peças), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Debussy. TMRJ.

12 de agosto. Recital de Ruggero Ricci (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de agosto. Seymour Bernstein (piano) e The Claremont Quartet interpretam o Quinteto de Schumann. Também participou deste recital o clarinetista Robert Listokin. TMRJ.

14 de agosto. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

14 de agosto (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (Sonata No.2 + 10 peças). TMRJ.

15 de agosto. The Claremont Quartet e pianista não-identificado (provavelmente Seymour Bernstein) interpretam o Quarteto para cordas e piano de Fauré, e o Quarteto para clarineta, piano e cordas, de Bartok, com clarinetista não-identificado (provavelmente Robert Listokin). TMRJ.

20 de agosto. Recital de Guiomar Novaes pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de agosto. Recital de Carmen Vitis Adnet com obras de Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Alban Berg (Sonata Op.1), Debussy (Suite pour le piano), Chopin (as 4 Baladas + 4 mazurcas). TMRJ.

22 de agosto. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

28 de agosto. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência Mitchell. TMRJ.

28 de agosto (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de João Carlos Assis Brasil com obras de Beethoven (Sonatas No.2, No.31, No.30 e No.21). TMRJ.

29 de agosto. Ney Salgado sola o Concerto de Schumann com orquestra não-identificada sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

31 de agosto. Recital de MaIcolm Frager pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

4 de setembro. Judith Jaimes sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Rios Reyna. TMRJ.

4 de setembro (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de Sérgio Varella Cid com obras de Chopin (Sonata No.3 + 6 peças). TMRJ.

4 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri, tendo como solista Fritz Jank com obras de Beethoven. TMSP.

15 de setembro. Recital de Peter Frankl com obras de Handel (Suíte em fá# menor), Haydn (Sonata em sol maior No.40), Schumann (Peças fantásticas Op.12), Chopin, Francisco Mignone (Congada), Bartok (Suíte de danças, transcrição para piano pelo autor, em 1ª audição no Rio de Janeiro). TMRJ.

16 de setembro. Conferência ilustrada do prof. Baptista Siqueira com o título "A música no Rio de Janeiro antes e depois da polca", como parte da exposição "Modinhas, lundus, polca e maxixes dos séculos XVIII, XIX e XX, organizada pela bibliotecária Mary H. B. Pinto Coelho. Arnaldo Rebello interpretou ao piano algumas "peças brasileiras características". Salão da Biblioteca Alberto Nepomuceno, Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse o programa aqui]

21 de setembro Concerto da Orquestra Pró-Música de São Paulo sob regência de Diogo Pacheco, tendo como solista Yara Bernette, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

23 de setembro. Cristina Ortiz sola um concerto não-identificado com a Banda de Música da Guarda Nacional Republicana de Portugal sob regência do tenente Silva Dionísio. TMRJ.

25 de setembro. Yara Bernette sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

27 de setembro. Recital de Alexandre Trik (baixo) e Fritz Jank (piano) com obras de Bach, Handel, Brahms, Wolf, Poulenc (Chansons gaillardes), Rodrigo, negro spirituals, Waldemar Henrique (Senhora Dona Sancha e Trem de Alagoas). TMRJ.

28 de setembro. Recital de Yara Bernette com obras de Brahms, Beethoven (Sonata No.23), Camargo Guarnieri (Sonatina No.3), Schumann (Carnaval). TMRJ.

30 de setembro. Recital de Sérgio Varella Cid com obras de Beethoven (Sonata No.8, No.21, No.17 e No.23). TMRJ.

2 de outubro. Sérgio Varella Cid sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, e o Concerto No.1 de Tchaikovsky, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

4 de outubro. Recital de Rudolf Buchbinder com obras de Haydn (Sonata No.52), Mozart, Beethoven (Sonata No.6), Camargo Guarnieri (Dança negra), Schumann (Fantasia), Chopin. TMRJ.

5 de outubro. Laís de Souza Brasil sola o Concertino, de Camargo Guarnieri, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

6 de outubro. Recital de Nelson Freire com obras de Brahms (Sonata No.3), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Chopin (Sonata No.3 + 3 mazurcas). TMRJ.

14 de outubro. Recital de Homero de Magalhães com obras de Mozart (Sonata No.18), Villa-Lobos (Saudades das selvas brasileiras No.1 e No.2, Ciranda No.15 "Que lindos olhos..."), Liszt (Sonata Dante), Schubert (Sonata Op.78). TMRJ.

17 de outubro. Henrique Loureiro Netto sola o Concerto No.26 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Hans-Jocehm Reeps. TMRJ.

30 de outubro. Fernando Lopes sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

4 de novembro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff, o Concerto de Ravel e um dos Concertos de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

5 de novembro. Estreia mundial da Seresta para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, com Anna Stella Schic como solista da Orquestra Pró-Música de São Paulo sob regência de Roberto Schnorremberg. TMSP.

6 de novembro. Vera Astrachan sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasielira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

6 de novembro (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Recital de Rocco Filippini (violoncelo) e Fritz Jank (piano) com obras de Bach, Schumann, Faure, Brahms (Sonata Op.38), De Fall. TMRJ.

7 de novembro. Guyta Rozen sola o Andante spianato e Grande polonaise Op.22 de Chopin com orquestra não-identificada sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

10 a 30 de novembro. É realizado o IV Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Juri: Alexander Sienkewicz (presidente), Albert Ferber, Anna Stella Schic, Arnaldo Estrella, Edoardo de Guarnieri, Eurico Nogueira França, Frederick Grinke, Margerita Trombine Kazura, Michel Chauveton, Ondina Ribeiro Dantas, Orazio Frugoni, Patrício Pizarro, Peter Solymos, Vicente Fittipaldi, Yakov Zak. Nas provas eliminatórias, foram intepretadas obras dos seguintes compositores brasileiros: Fructuoso Vianna, Villa-Lobos, Camargo Guarnieri. 1º lugar: Oksana Yablonskaya e Alexey Lubinov (empatados); 2º lugar (aparentemente não houve); 3º lugar: Lois Carole Pachicki; 4º lugar: Raymond Jackson. TMRJ.

10 de novembro. Concerto de abertura do IV Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Homero de Magalhães interpreta o Divertimento para piano e orquestra de Marlos Nobre (em 1ª audição mundial) com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Tauno Hanninkainen. TMRJ.

13 de novembro. Iris Bianchi sola o Concerto No.1 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Tauno Hannikainen. TMRJ.

20 de novembro. Ivy Improta sola o Concerto No.5 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

21 de novembro. Eli Maria Santos Rocha sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

23 de novembro. Bernardo Segall sola o Concerto 4 (em 1ª audição no Rio de Janeiro) de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Souza Lima. TMRJ.

27 de novembro. Sônia Maria Strutt sola o Concerto de Ravl com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Vicente Fittipaldi. TMRJ.

1º de dezembro. Inauguração da Sala Cecília Meireles (RJ). Nelson Freire toca o Concerto nº 2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Mário Tavares.

5 de dezembro. Linda Bustani sola o Concerto No.1 de Prokofieff; Nilton Lewenthal sola o Concerto No.1 de Brahms; ambos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

5 de dezembro. Rosana Martins sola o Concerto No.1 de Bach e o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Frederico Egger. TMRJ.

8 de dezembro. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

29 de dezembro. Recital de Marcelo Guerchfeld (violino), Alexandre Schaffmann (violino), Johannes Oelsner (viola), Flábio Russo (violoncelo) e Fritz Jank (piano). TMSP.

No mundo

Estreia da Paulistana No.3, de Claudio Santoro, por Anna Stella Schic em Helsinki, Finlândia.

Arthur Moreira Lima fica em 2º lugar no Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, Polônia, criado em 1927. O 1º prêmio foi da argentina Martha Argerich.

João Carlos de Assis Brasil fica em 3º lugar no Concurso Internacional Beethoven, em Viena, Áustria. O 1º prêmio foi da americana Lois Carole Pachucki.

10 de fevereiro. Recital de Nelson Freire com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.3). Teatro Rivoli, Porto, Portugal. [acesse aqui o programa]

23 de março. Luli Oswald (referida como Luli de Freitas) sola o Concerto No.2 de Liszt com a Fort Worth Symphony Orchestra sob regência de A. Clyde Roller. Will Rogers Memorial Auditorium, Fort Worth, Texas, EUA. [acesse aqui o programa]

9 de maio. Vladimir Horowitz retorna aos palcos com um recital histórico no Carnegie Hall, em Nova York, após 12 anos sem se apresentar em público. No repertório, obras de Bach-Busoni, Schumann (Fantasia Op.17), Scriabin (Sonata No.9), Chopin, Debussy, e Moszkowski.

31 de maio. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Toccata em dó menor), Schumann (Sonata No.2), Chopin, Prokofieff (6 Visões fugitivas), Rachmaninoff (3 Momentos musicais). Sociedad Filarmónica de Valencia, Espanha. [acesse aqui o programa]

15 de outubro. Recital de Guiomar Novaes. Grace Rainey Auditorium, Metropolitan Museum of Art, Nova York, EUA.

17 de outubro. Recital de Heitor Alimonda. Town Hall, Nova York, EUA.