1932

No Brasil

5 de janeiro. Recital de Ernesto Nazareth interpretando obras de sua autoria: Êxtase, Improviso, Polonesa, Expansiva, Elegantíssima, Brejeiro, Tenebroso, Labirinto, Nenê, Gaúcho e Carioca. Salão Essenfelder (Studio Nicolas), Rio de Janeiro.

11 de janeiro. Recital do Trio Brasileiro, formado por Maria Amélia Rezende Martins (piano), Paulina D'Ambrosio (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

28 de janeiro. Recital de Ernesto Nazareth com obras suas: Êxtase, Improviso (estudo de concerto), Polonesa, Expansiva, Pássaros em festa, Elegantíssima, Brejeiro, Escovado, Favorito, Nenê, Turuna e Gaúcho. Sala Beethoven, Porto Alegre (RS). [acesse aqui o programa]

29 de janeiro. Recital de Nair Duarte Nunes (canto) e Camargo Guarnieri (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

13 de janeiro. Recital do Trio Brasileiro, formado por Maria Amélia Rezende Martins (piano), Paulina D'Ambrosio (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

7 de março. Estreia mundial dos Seis estudos transcendentais (I. Velho tema; II. A morte de Anhanguera; III. A voz da floresta; IV. No coqueiral; V. A menina dos cabelos cor de graúna; VI. Saci) de Francisco Mignone, por Maria José Simões Moraes Barros. Salão Nobre do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

17 de março. Recital de Alonso Annibal da Fonseca pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

18 de abril. Recital de Claudio Arrau pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

11 de maio (data provável). Recital de Guiomar Novaes com obras de Glück-Saint-Saëns, Bach (Partida de um irmão querido), Scarlatti (4 Sonatas), Chopin (5 Estudos e Balada No.4), Carlos Gomes (Mormorio), Octavio Pinto (Marcha do pequeno Polegar), Camargo Guarnieri (Toccata), Albéniz. Talvez Teatro da Paz, Limeira (SP). [acesse aqui o programa]

24 de maio. Recital de Souza Lima com obras de Beethoven (Sonata No.23), Chopin (4 peças), Mendelssohn, Francisco Mignone (Valsa elegante), Paganini-Liszt. Salão de Festas do Conservatório Musical de Araraquara, SP. [acesse aqui o programa]

25 de maio. Recital de Mieczyslaw Münz com obras de Schumann (Fantasia Op.17), Debussy, Albéniz, Chasins, Dohnanyi, Chopin, Liszt. TMRJ.

28 de maio. Recital de Mieczyslaw Münz com obras de Hofmann, Haydn, Scarlatti, Bach, Beethoven, Schubert-Liszt, Schubert-Godowsky, Rachmaninoff, Liadov, Tchaikovsky. TMRJ.

29 de maio. Honorina Silva sola o Tema e variações para piano e orquestra e o Concerto, ambas de Henrique Oswald, com orquestra sob regência de Francisco Braga. Também interpreta ao piano solo diversas peças de Oswald, incluindo os Três estudos. TMRJ.

2 de junho. Recital de Mieczyslaw Münz com obras de Liszt, Chopin (24 Prelúdios e outras peças). TMRJ.

4 de junho. Recital de Sylvia de Figueiredo Mafra com obras de Rameau, Franck, Chopin, Debussy, Friedman-Gartner (dança vienense, dedicada à pianista), Henrique Oswald, e Strauss-Dohnányi. TMRJ.

5 de junho. Concerto em benefício da Cruz Vermelha, com participação de Olga Praguer (canto), turma do Ofeão Português, Luiza Torres Paranhos (canto), Oscar Gonçalves (canto), Mariuccia Jaconvino (violino), e Arnaldo Estrella (piano), realizou os acompanhamentos. TMRJ.

9 de junho. Recital de Mieczyslaw Münz com obras de Beethoven, Brahms (Variações sobre um tema de Paganini), Debussy, Ravel, Infante, Tausig. TMRJ. 

9 de junho. Recital de Ignaz Friedman pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

11 de junho. Recital de Ignaz Friedman pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

16 de junho. Recital de Ignaz Friedman com obras de Mozart, Hummel, Beethoven (Sonata No.32), Chopin e Schumann. TMRJ.

16 de junho. Recital de Mieczyslaw Münz pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

18 de junho. Recital de Ignaz Friedman com obras de Bach-Busoni, Chopin, Schumann (Estudos sinfônicos), Scriabin, Albéniz, Poldini, Schubert-Friedman. TMRJ.

25 de junho. Recital de Guiomar Novaes com obras de Schubert-Tausig, Chopin (4 peças), Albéniz (3 peças). Teatro Guarany, Salvador (BA). [acesse aqui o programa]

28 de junho. Ophelia do Nascimento sola o Concerto No.2 de MacDowell (em primeira audição no Rio de Janeiro), com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

29 de junho. Recital de Yolanda Ferreira com obras de Liszt. TMRJ. 

9 de julho. Recital de Guiomar Novaes com obras de Rameau-Godowsky, Beethoven (1º mov. da Sonata No.14), Beethoven-Rubinstein, Chopin (4 peças), Octavio Pinto (Cenas infantis), Liszt, Albéniz (2 peças). Teatro Glória, Vitória (ES). [acesse aqui o programa]

12 de julho. Recital de Ophelia do Nascimento com obras de C. P. E. Bach, Scarlatti, Bach-Tausig, Chopin, Debussy, Albéniz, Barrozo Netto (A galhofeira, em primeira audição mundial), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Mondino (Estudo, em primeira audição mundial). TMRJ. 

23 de julho. Honorina Silva interpreta a Toccata Op.7 de Schumann, e obras de Henrique Oswald. Também participam do recital outros músicos, acompanhados pelos pianistas Walter Burle-Marx e Arnaldo Estrella. TMRJ.

4 de agosto. Walter Burle-Marx sola a Chacona de Bach-Busoni, em adaptação para piano e orquestra de Walter Burle-Marx (1ª audição no Rio de Janeiro), com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência do pianista. TMRJ.

17 de agosto. Recital de Roberto Tavares com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Chopin, Casella (Toccata, em primeira audição no Rio de Janeiro), Lorenzo Fernandez (Três estudos em forma de sonatina) e Albéniz. TMRJ. 

18 de agosto. Tomás Terán sola o Concerto de Schumann, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

20 de agosto. Arnaldo Rebello sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

27 de agosto. Marguerite Long sola o Concerto No.3 de Beethoven e o Concerto No.2 de Chopin, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

31 de agosto. Recital de Dyla Josetti com obras de Séeboeck, Bach-Siloti, Chopin, Chopin-Liszt, Bialkiewicz, Lecuona, Gooessens, Liszt. TMRJ. 

3 de setembro. Sylvia de Figueiredo Mafra sola o Concerto No.3 de Scharwenka com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

5 de setembro. Nicolai Orloff sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

9 de setembro. Marguerite Long sola a Balada para piano e orquestra, de Fauré, e o Concerto de Ravel (em primeira audição no Rio de Janeiro), com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

10 de setembro. Recital de Nicolai Orloff com obras de Scarlatti, Schumann (Estudos sinfônicos), Chopin, Prokofieff, Debussy, Liszt. TMRJ. 

12 de setembro. Marguerite Long sola o Concerto de Ravel, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

14 de setembro. Recital de Nicolai Orloff com obras de Bach, Brahms (Variações e fuga sobre um tema de Handel), Chopin, Rachmaninoff, Scriabin, Stravinsky (Petrushka). TMRJ. 

17 de setembro. Recital de Nicolai Orloff com obras de Chopin. TMRJ. 

6 de outubro. Radamés Gnattali sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

16 de outubro. Waldemar Navarro sola o Concerto No.2 de Mendelssohn com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

20 de outubro. Arnaldo Rebello e Roberto Tavares solam o Concerto para dois pianos de Mozart, com orquestra sob regência de Lorenzo Fernandez. TMRJ.

26 de outubro. Dyla Josetti sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

29 de outubro. Recital de Maria das Mercês Mourão Calazans com obras de Mozart, Bach-Busoni, Chopin, Rimsky-Korsakoff, Frey, Albéniz, Leschetizky. TMRJ. 

5 de novembro. Honorina Silva sola o Andante com variações, para piano e orquestra, de Henrique Oswald, e o Concerto No.1 de Liszt, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

9 de novembro. Noemi Coelho Bittencourt sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com orquestra sob regência de Lorenzo Fernandez. TMRJ.

10 de novembro. Odile Kammerer sola as Variações sinfônicas, de César Franck, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

15 de novembro. Roberto Tavares sola as Variações sinfônicas de César Franck com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

23 de novembro. Recital de William Primrose (viola/violino) e Souza Lima (piano) com obras de Bach (Sonata em sol menor para viola e piano), Beethoven (Sonata No.8 para violino e piano), Franck (Sonata para violino e piano). Instituto Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

26 de novembro. Dyla Josetti sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

29 de novembro. Recital de Raul Laranjeira (violino) e Souza Lima (piano) com obras de Mozart (Sonata em dó maior para violino e piano), Debussy (Sonata para violino e piano), Beethoven (Sonata No.5 para violino e piano). Theatro Sant'Anna, São Paulo. [acesse aqui o programa]

6 de dezembro. Recital de Marcel Klass (canto) e Francisco Mignone (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo [provavelmente TMSP].

7 de dezembro. Audição de alunas de Lúcia Branco. Participaram do recital Jacyra Bandeira Müller, Sylvia Tavares de Queiroz, Nadyr Porto, Altamira Ribeiro Boamrt, Jacy Guimarães, Aurea Rodrigues. Salão Leopoldo Miguez, Instituto Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

8 de dezembro. Maria Helena Castello Branco sola o 1º mov. do Concerto No.1 de Beethoven, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

13 de dezembro. Recital de William Primrose (violinista do Quarteto de Cordas de Londres) e Souza Lima (piano) com obras de Bach (Sonata em sol menor para viola e piano), Beethoven (Sonata No.8 para violino e piano), Franck (Sonata para violino e piano). TMSP. [acesse aqui o programa]

No mundo

3 de março. Falece o pianista Eugen d'Albert, um dos alunos favoritos de Liszt. 

25 de setembro. Nasce o pianista canadense Glenn Gould.

19 de outubro. Falece o pianista Arthur Friedheim, um dos grandes alunos de Liszt.

11 de novembro. Vladimir Horowitz grava a Sonata de Liszt em Londres, Inglaterra. Esta foi a segunda gravação que esta obra recebeu na história, sendo a primeira a de Alfred Cortot em 1929.

12 de novembro. Recital de Guiomar Novaes. Town Hall, Nova York, EUA.

14 de novembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Bach (Toccata em ré maior), Schubert-Tausig, Chopin (3 peças), (Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho e O chicote do diabinho, de O carnaval das crianças), Mompou (3 peças), Albéniz (2 peças). Cecilian Auditorium, Saint Mary-of-the-Woods College, Indiana, EUA, [acesse aqui o programa]

3 de dezembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Scarlatti (2 Sonatas), Mozart (Sonata No.11), Schumann (Carnaval), Octavio Pinto (Cenas infantis), Debussy (4 peças). De bis, foi interpretado Minstrels, de Debussy. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa]

5 de dezembro. Guiomar Novaes sola as Variações sinfônicas, de Franck, com a New Jersey Orchestra sob regência de Rene Pollain. Orange High School Auditorium, New Jersey, EUA. [acesse aqui o programa]