1992

No Brasil

7 de abril. Recital do Beaux Arts Trio (tendo ao piano Menahem Pressler), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

8 de abril. Recital do Beaux Arts Trio (tendo ao piano Menahem Pressler), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

11 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Reinhard Peters tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.

27 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Reinhard Peters tendo como solista Arnaldo Cohen. TMRJ.

5 de maio. Recital de Marcos Câmara com obras de sua autoria (Movimento eterno, Poema del cuarto elemento, Batucada, Scherzo, "Seis por quatro, simples...", Misteriosa forma del tiempo, Dança popular da Lemúria, E por si muove, Quatro peças, Lo stregatto, Três vazios (I. Portas e janelas são atravessadas, II. Modela-se a argila, III. Trinta raios convergem para o cubo). Faculdade de Música Carlos Gomes, São Paulo. [acesse aqui o programa]

9 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Reinhard Peters tendo como solista Eduardo Monteiro. TMRJ.

13 de maio. Recital de Alexis Weissenberg pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

16 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Reinhard Peters tendo como solista o pianista búlgaro, naturalizado francês, Alexis Weissenberg. TMRJ.

18 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Reinhard Peters tendo como solista Nina Beilina. TMRJ.

18 de maio. Cynthia Priolli sola o Concertino de Camargo Guarnieri com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência do compositor, como parte do VI Encontro Sinfônico de Outono, e I Festival Panamericano de Música Contemporânea (I Concerto). Memorial da América Latina, São Paulo.

25 de maio. Amaral Vieira sola O alvorecer do Século da Humanidade Op.259, de sua autoria, em 1ª audição no Brasil, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência de Roberto Tibiriçá, como parte do VI Encontro Sinfônico de Outono, e I Festival Panamericano de Música Contemporânea (II Concerto). Memorial da América Latina, São Paulo. [acesse aqui o programa]

1º de junho. É apresentada a obra Galáxias, de Rodolfo Coelho de Souza, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência de John Boulder, para piano e orquestra. Alessandro Santoro era o solista programado, porém não pôde tocar. A parte do solista foi apresentada por um sistema midi controlado pelo compositor. Willy Corrêa de Oliveira sola O homem do fogo, de sua autoria, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob sua regência. Concerto parte do VI Encontro Sinfônico de Outono, e I Festival Panamericano de Música Contemporânea (III Concerto). Memorial da América Latina, São Paulo.

8 de junho. Ruth Serrão sola as Variações rítmicas para piano e orquestra, de Guilherme Bauer, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo talvez sob regência de Dante Anzolini, como parte do VI Encontro Sinfônico de Outono, e I Festival Panamericano de Música Contemporânea (IV Concerto). Memorial da América Latina, São Paulo.

22 de junho. Dartiu Xavier da Silveira sola o Concerto No.1 para piano e orquestra, de José Briamonte, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho, como parte do VI Encontro Sinfônico de Outono, e I Festival Panamericano de Música Contemporânea (VI Concerto). Memorial da América Latina, São Paulo.

22 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de David Machado tendo como solista Nelson Freire. TMRJ.

29 de junho. Maria Luiza Corker-Nobre (piano), Sonia Muniz (piano), Elizabeth Del Grand (percussão) e Richard Fraser dos Santos (percussão) solam Sonâncias III, de Marlos Nobre, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência do compositor. Sonia Muniz sola Aurora para piano e orquestra, de Almeida Prado, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho. Concerto parte do VI Encontro Sinfônico de Outono, e I Festival Panamericano de Música Contemporânea (VII Concerto). Memorial da América Latina, São Paulo.

17 de julho. José Eduardo Martins sola o Concerto de Gilberto Mendes com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Julio Medaglia. Festival de Inverno de Campos do Jordão. Auditório Claudio Santoro. Campos do Jordão (SP).

18 de julho. José Eduardo Martins sola o Concerto de Gilberto Mendes com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Julio Medaglia. Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo.

1º de agosto. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.1, o Concerto No.2 e a Totentanz, de Liszt, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Na primeira parte, Cohen interpretou ao piano solo a Fantasia de Schumann. TMRJ. [acesse aqui o programa]

3 de agosto. Recital de Antonio Meneses (violoncelo) e Cecile Licad (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

4 de agosto. Recital de Maria Teresa Madeira. Auditório do IBAM, Rio de Janeiro.

5 de agosto. Recital de Antonio Meneses (violoncelo) e Cecile Licad (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

15 de agosto. Nelson Freire sola Noites nos jardins de Espanha, de De Falla, e o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Na primeira parte, Freire interpretou ao piano solo o Carnaval de Schumann. TMRJ. [acesse aqui o programa]

24 de agosto. Concerto da Orquestra de Câmara de Viena, tendo como regente e solista Philippe Entremont, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

30 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Silvio Barbato tendo como solista Luiz Medalha. TMRJ.

8 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Fábio Mechetti tendo como solista Jean-Louis Steuerman. TMRJ.

21 de setembro. Luiz Medalha sola a Rapsódia in blue, de Gershwin, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Silvio Barbato. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.   

4 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Leon Halegua tendo como solista a pianista carioca Satoshi Hori, aos 13 anos. TMRJ.

7 de outubro. Saudades du Brésil - Homenagem ao Centenário de Darius Milhaud. O Duo Pianístico da UFRJ, formado por Maria Helena de Andrade e Sonia Maria Vieira, interpreta obras de Debussy (Petit suite), Fauré (Suite Dolly), Darius Milhaud (4 peças das Saudades do Brasil e a Suíte Scaramouche). Após o concerto, foi inaugurada a exposição "Saudades du Brésil", no Foyer do Salão Leopoldo Miguez. Salão Leopoldo Miguez, UFRJ. [acesse aqui o programa]

17 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência Norton Morozowicz tendo como solista Antonio Guedes Barbosa. TMRJ.

24 de outubro. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.2 de Chopin e o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Duarte. Na primeira parte, Moreira Lima interpretou ao piano solo a Sonata de Liszt. TMRJ. [acesse aqui o programa]

31 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum tendo como solista José Carlos Cocarelli. TMRJ.

5 de novembro. Recital do Quarteto Bessler-Reis, formado por Bernardo Bessler (violino I), Michel Bessler (violino II), Marie-Christine Springuel (viola) e Alceu Reis (violoncelo), e José Carlos Cocarelli (piano) com obras de Schubert (Quarteto Op.125 No.1) e Dvorak (Quinteto com piano Op.81). Teatro Municipal de Niteroi (RJ). [acesse aqui o programa] [programa geral]

8 de dezembro. Vânia Pimentel sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Rodolfo Bonucci. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.

No mundo

23 de fevereiro. Recital de Michael Maztko (trombone) e Maria Teresa Madeira (piano). Grinnel College, Iowa, EUA.

3 de março. Recital de Michael Maztko (trombone) e Maria Teresa Madeira (piano). University of Iowa, EUA.

17 de março. Recital de Aníbal Rojas (saxofone) e Maria Teresa Madeira (piano). University of Iowa, EUA.

11 de abril. Recital de Randolph Susevich (saxofone) e Maria Teresa Madeira (piano). University of Iowa, EUA.

28 de abril. Maria Teresa Madeira sola o Concerto No.1 de Liszt. com a Orquestra de Câmera da Universidade de Iowa sob regência de Andréa Dagené. University of Iowa, EUA.

8 de maio. Recital de Laura Hoffman (violino) e Maria Teresa Madeira (piano). University of Iowa, EUA.

20 de maio. Recital de Maria Teresa Madeira com música brasileira dentro da série “Hospitals and Clinics”. John Colloton Atrium, University of Iowa, EUA.

1º de julho. Recital de Maria Teresa Madeira. University of Iowa, EUA.

3 de dezembro. Recital de Hsien-Liang Lien (violoncelo) e Maria Teresa Madeira (piano). University of Iowa, EUA.

9 de dezembro. Inauguração do espaço cultural do First National Bank. Recital de Luiz Paulo Castro Santos (violão) e Maria Teresa Madeira (piano). Iowa City, Iowa, EUA.