1936

No Brasil

17 de janeiro. Recital do Trio São Paulo, formando por Souza Lima (piano), Alselmo Zlatopolsky (violino) e C. Corazza (violoncelo), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de março. Recital dos pianistas Hans Bruch e Lene Weiller-Bruch pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

11 de abril. Dyla Josetti sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob regência de Werner Singer. TMRJ.

11 de abril. Nasce Jocy de Oliveira em Curitiba (PR).

15 de abril. Recital da cantora Christina Maristany e do Trio São Paulo, formando por Souza Lima (piano), Alselmo Zlatopolsky (violino) e C. Corazza (violoncelo), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo., pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de abril. Antonietta Rudge sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob regência de Werner Singer. TMRJ.

27 de abril. Recital de Alexander Brailowsky pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

2 de maio. Recital de Alfred Cortot com obras de Vivaldi, Chopin (24 Prelúdios, dentre outras peças), e Schumann (Carnaval). TMRJ.

6 de maio. Recital de Alfred Cortot com obras de Schumann (Estudos sinfônicos), Chopin (Sonata No.2) e Debussy (Prelúdios - 1º Caderno). TMRJ.

8 de maio. Recital de Alfred Cortot pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

9 de maio. Anna Carolina Pereira da Silva sola o Concerto No.1 de Bortkiewicz com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob regência de Werner Singer. TMRJ.

10 de maio. Recital de Alfred Cortot com obras de Beethoven (Sonata No.23), Schumann (Kreisleriana), e Chopin. TMRJ.

11 de maio. Recital de Alfred Cortot com obras de Chopin (Sonata No.3 e 10 Estudos), Schumann, Franck. TMRJ.

13 de maio. Alfred Cortot sola o Concerto de Schumann, o Concerto No.2 de Chopin, e as Variações sinfônicas de Franck (em 1ª audição no Rio de Janeiro) com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob regência de Werner Singer. TMRJ.

14 de maio. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Bach-Busoni, Scarlatti, Schumann (Estudos sinfônicos), Debussy, Ravel, Rachmaninoff, Balakirev, e Chopin (12 Estudos dos Op.10 e Op.25). TMRJ.

16 de maio. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Chopin (Sonata No.3, dentre outras peças) e Liszt. TMRJ.

19 de maio. Recital de Alexander Brailowsky com obras de Schumann (Fantasia Op.17), Chopin, Debussy, De Falla, Mendelssohn e Schubert-Tausig. TMRJ.

22 de maio. Alexander Brailowsky sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven, o Concerto No.2 de Liszt (em 1ª audição no Rio de Janeiro), e o Cocerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob regência de Francisco Mignone. TMRJ. 

6 de junho. Soulima Stravinsky sola o Capricho para piano e orquestra, de autoria de seu pai, Igor Stravinsky. Orquestra do Theatro Municipal sob regência do autor. TMRJ.

8 de junho. Igor Stravinsky e seu filho Soulima Stravinsky solam o Concerto para dois pianos solistas (sem orquestra), de Igor Stravinsky. TMRJ. Soulima Stravinsky também toca peças de Haydn (Sonata em ré maior), Bach (Partita No.2, em dó menor), e Debussy (Children's Corner).

10 de junho. Soulima Stravinsky sola o Concerto para piano e orquestra, de autoria de seu pai, Igor Stravinsky. Orquestra do Theatro Municipal sob regência do autor. TMRJ.

16 de junho. Recital de Josef Hofmann com obras de Bach-D'Albert, Glück-Sgambatti, Beethoven-Saint-Saëns, Beethoven (Sonata Op.110), Chopin (Sonata No.3, dentre outras peças), Debussy, Prokofiev, Liadov, e Liszt. TMRJ.

18 de junho. Recital de Josef Hofmann com obras de Handel (Tema e variações em ré menor), Mendelssohn, Schumann (Fantasia Op.17), Chopin (24 Prelúdios), Hofman (sob o pseudônimo de Dvorsky), Anton Rubinstein, e Strauss-Godowsky. TMRJ.

20 de junho. Recital de Dyla Josetti com obras de Bach-Tausig, Glück-Saint-Saëns, Chopin, Saint-Saëns, Schubert-Liszt, Albéniz-Godowsky, Debussy e Verdi-Liszt. TMRJ.

21 de junho. Recital de Josef Hofmann com obras de Mendelssohn, Scarlatti, Beethoven (Sonata No.23), Chopin (Sonata No.3, dentre outras peças), e Liszt. TMRJ.

24 de junho. Recital de Josef Hofmann com obras de Brahms (Variações e fuga sobre um tema de Handel), Beethoven (Sonata No.14), Schumann (Carnaval), e Chopin. TMRJ.

27 de junho. Recital de Josef Hofmann com obras de Bach-Liszt, Haydn, Beethoven (Sonata No.28 e Rondó em sol maior), Chopin, Hofman, Schubert-Liszt e Liszt. TMRJ.

11 de julho. Recital de Alfred Cortot com obras de Mendelssohn (Variações sérias), Schubert, Weber, Chopin (Sonata No.3), Schumann, Liszt (Sonata). TMRJ.

14 de julho. Recital de Alfred Cortot com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.3 e 10 Estudos). TMRJ.

20 de julho. Recital de Ophelia do Nascimento com obras de Liszt (Sonata), Debussy (Suite pour le piano), Albéniz, e De Falla. TMRJ.

28 de setembro. Recital do Trio São Paulo, formando por Souza Lima (piano), Alselmo Zlatopolsky (violino) e C. Corazza (violoncelo), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

6 de outubro. Recital do Trio de São Paulo (Souza Lima, piano; Alselmo Zlatopolsky, violino; C. Corazza, violoncelo) com obras de Beethoven (Trio Op.70 No.1), Brahms (Trio Op.8) e Gretchaninoff (Trio Op.38). TMRJ.

6 de outubro. Concerto com orquestra sob regência de Ernst Mehlich, tendo como solista Guiomar Novaes, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

7 de outubro. Francisco Mignone acompanha ao piano o tenor Alves da Silva. TMRJ.

11 de outubro. Recital de Glória Maria da Fonseca Costa (ainda criança), com obras de Bach, Beethoven, Martini, Schubert, Brahms, Scarlatti, Glória Maria (Prelúdio, Gavota, Improviso, Barcarola, Fadinho e Caixinha de Música), Villa-Lobos (A Lenda do caboclo), Henrique Oswald (Il neige!...), e Chopin. TMRJ.

12 de outubro. Tomás Terán sola o Concerto No.1 de Bortkiewicz com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, sob regência de Heitor Villa-Lobos. Também foi apresentada, em 1ª audição no Rio de Janeiro, a Rapsódia negra de Francisc Poulenc, com participação do barítono Luciano Cavalcanti e do pianista Mário Neves. TMRJ.

21 de outubro. Recital da cravista argentina Lucila Machuca Garcia, que também interpretou ao piano obras de Haydn (Sonata em sol maior), Sgambatti, e Mozart. TMRJ.

31 de outubro. Iza Queiroz Santos sola o Concerto de Haydn em ré maior, o Concerto No.1 de Mendelssohn e o Concerto de Moszkowski com orquestra sob regência de Nicolino Milano. TMRJ.

6 de novembro. Concerto com orquestra sob regência de Ernst Mehlich, tendo como solista Mieczyslaw Münz, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de novembro. Recital de Mieczyslaw Münz pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

21 de novembro. Recital da professora Celma Roxo Eschman. TMRJ.

24 de novembro. Recital de Maria Guilhermina com obras de Beethoven (Sonata No.23), Chopin (12 Estudos Op.10), Fauré, Milhaud, Yves Nat (Pour un petit moujik, em 1ª audição no Rio de Janeiro), Cabrier, e Chabrier-Chevillard (España, em 1ª audição no Rio de Janeiro).TMRJ.

26 de novembro. Recital de Maria Helena Castello Branco com obras de Beethoven (Sonata No.23), Chopin, Villa-Lobos (trechos de A prole do bebê No.1), Ravel e Balakirev. TMRJ. 

7 de dezembro. Estreia da Sonata para piano em dó menor, de Eduardo Dutra (hoje desaparecida), por Mário Neves, no Salão Leopoldo Miguez do Instituto Nacional de Música, Rio de Janeiro.

28 de dezembro. Recital de Frank Smit (violinio) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

No mundo

O pianista russo Vladimir Horowitz retira-se dos palcos pela primeira vez, só retornando dois anos depois, em 1938. Seu último recital neste ano (1936) provavelmente foi em 5 de maio, na Salle Pleyel, em Paris, interpretando obras de Chopin.

23 de fevereiro. Estreia americana do pianista Rudolf Serkin, solando o Concerto No.4 de Beethoven e o Concerto No.27 de Mozart com a Orquestra Filarmônica de Nova York, sob regência de Arturo Toscanini. Carnegie Hall, Nova York, EUA.

14 de setembro. Falece o pianista russo Ossip Gabrilowitsch.