1931

No Brasil

É criada a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, pelo pianista e regente Walter Burle-Marx.

Estreia mundial da Caixinha de música quebrada, de Villa-Lobos, por Souza Lima, em São Paulo. 

Estreia mundial da versão para violoncelo e piano de O Trenzinho do caipira, de Villa-Lobos, pelo autor ao violoncelo e Souza Lima ao piano, em Matão, SP.

20 de fevereiro. Souza Lima sola a Fantasia brasileira No.1 de Francisco Mignone, em 1ª audição mundial, com Orquestra da Sociedade de Concertos Sinfônicos de São Paulo sob regência do autor. [provavelmente TMSP], São Paulo.

Março. Souza Lima sola a Fantasia brasileira No.2 de Francisco Mignone, em 1ª audição mundial, com orquestra sob regência de Villa-Lobos. Teatro João Caetano, Rio de Janeiro.

20 de março. Souza Lima sola uma da Fantasias brasileiras [referida como "Concerto fantazia") de Francisco Mignone em 1ª audição em São Paulo e talvez no Brasil (provavelmente a No.2) com orquestra não-especificada sob regência de Lamberti Baldi. TMSP. [acesse aqui o programa]

20 de abril. Recital de Iso Elinson pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. [provavelmente TMSP]

22 de abril. Recital de Souza Lima com obras de Liszt (Sonata), Chopin (4 peças), Ravel-Ericourt, Debussy, Fructuoso Vianna (Dança de negros), Nin, Kreisler-Rachmaninoff. Foram tocados vários bis. TMRJ. [acesse aqui o programa]

25 de abril. Recital de Max Pauer com obras de Bach-Liszt, Schubert, Mendelssohn, Beethoven, Liszt, Schubert-Liszt. TMRJ.

29 de abril. Recital de Max Pauer com obras de Beethoven, Schumann (Estudos sinfônicos), Debussy, Bizet-Rachmaninoff, Liszt. TMRJ. 

2 de maio. Max Pauer sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven, com orquestra sob regência de Joanídia Sodré. TMRJ.

6 de maio. Recital de Max Pauer com obras de Scarlatti, Schubert (Fantasia Wanderer), Beethoven, Chopin-Liszt, Schumann, Moszkowski. TMRJ.

7 de maio. Recital de Max Pauer pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. [provavelmente TMSP]

9 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Bach-Busoni (Toccata não-especificada), Brahms (2 peças), Chopin (6 peças), Debussy (2 peças), Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

12 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Chopin (Sonata No.3), Ravel (Alborada del gracioso), Tajcevic (Seis peças balcânicas, em primeira audição na América do Sul), Prokofieff (2 peças), Albéniz (4 peças). TMRJ.

14 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Bach-D'Albert (Toccata em fá maior), Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Schumann (Carnaval), Granados, Mompou, Albéniz, Liszt (2 peças). TMRJ.

17 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Schubert (2 peças), Beethoven (Sonata No.23), Villa-Lobos (Mulatinha, Negrinha, Pobrezinha e O polichinelo, de A prole do bebê No.1), Gradstein (três mazurcas, em primeira audição na América do Sul), Albéniz, Chopin (4 peças). TMRJ.

18 de maio. Izo Elinson sola o Andante com variações para piano e orquestra, de Henrique Oswald, e o Concerto No.1 de Chopin, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

21 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Bach-Tausig (Toccata e fuga em ré menor), Brahms (Variações sobre um tema de Handel), Ravel, Debussy (3 peças), De Falla (3 peças), Chopin (2 peças), Liszt, Schubert (talvez em transcrição de Tausig). TMRJ.

24 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Beethoven (Sonata No.18), Chopin (4 peças), Prokofieff (2 peças), Scriabin, Szymanowski e Albéniz (2 peças). TMRJ.

25 de maio. Souza Lima sola o Concerto No.4 de Saint-Saëns com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ. [acesse aqui o programa]

26 de maio. Concerto com obras de Henrique Oswald. Maria Amélia de Rezende Martins e o quarteto formado por Paulina D'Ambrósio e Zoé Monteiro (violinos), Arthur Strutt (viola) e Alfredo Gomes (violoncelo) interpretam o Quinteto Op.18. Antonietta de Souza (contralto) e Mario Azevedo (piano) interpretaram 5 árias do poemeto lírico Ofélia. Souza Lima interpretou ao piano solo Rêverie, Estudo No.2, Sur la plage, Idylle, Pierrot e Tarantella. TMRJ. [acesse aqui o programa]

27 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Chopin (2 peças + número não-especificado de prelúdios), Liszt (Sonata), Debussy (2 peças), Lazar (1ª Suíte), De Falla, Albéniz. TMRJ.

27 de maio (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Recital de Leonor Botelho de Macedo Costa com obras de Bach-Busoni, Liszt, Henrique Oswald, Lyapunov, Friedman e Chopin. TMRJ.

29 de maio. Recital de Max Pauer com obras de Beethoven, Schumann, Debussy, Liszt, Rachmaninoff. TMRJ. 

30 de maio. Recital de Max Pauer. TMRJ. 

2 de junho. Recital de Arthur Rubinstein pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. [provavelmente TMSP]

3 de junho. Recital de Herold Henry com obras de Bach, Scarlatti, Brahms, Beethoven, Chopin, MacDowell, Debussy, Henry, Schubert-Liszt, Wagner-Liszt. TMRJ.

4 de junho. Recital de Souza Lima com obras de Liszt (Variações sobre um tema de Bach - Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen), Debussy (2 peças), Milhaud, Villa-Lobos (Alegria na horta), e Chopin (4 peças). TMRJ. [acesse aqui o programa]

8 de junho. Tomás Terán sola o Concerto No.1 de Bortkiewicz com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

9 de junho. Falece o compositor, pianista e professor carioca Henrique Oswald.

14 de junho. Recital de Souza Lima com obras de Liszt (2 peças, incluindo a Fantasia sobre B-A-C-H), Chopin (5 peças), Mompou, Debussy, Francisco Mignone (Congada, em transcrição para piano solo de Souza Lima) e Paganini-Liszt-Busoni. De bis, foram executadas obras de Chopin (2 Valsas), Paderewski (Minueto) e Alexandre Levy (Tango brasileiro). Theatro Municipal de Araraquara, SP. [acesse aqui o programa]

15 de junho. Arthur Rubinstein sola o Concerto de Tchaikovsky com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

20 de junho. Maria Beatriz Carvalhal sola a Fantasia húngara de Liszt com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

20 de junho. Recital de Alexander Uninsky pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. [provavelmente TMSP]

22 de junho. Antonietta Rudge sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

25 de junho. Recital de Alexander Uninsky com obras de Bach-Busoni (Prelúdio e fuga em ré menor), Scarlatti (3 Sonatas), Chopin (5 peças), Albéniz (2 peças), Liszt (Rapsódia espanhola). TMRJ.

27 de junho. Maria Antonietta sola o Concerto No.1 de Chopin com orquestra sob regência de Joanídia Sodré. TMRJ.

29 de junho. Xenia Prochorowa sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

1º de julho. Recital de Alexander Uninsky com obras de Beethoven (Sonata No.23), Chopin (4 peças), Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

4 de julho. Iso Elinson sola o Concerto No.21 de Mozart (em primeira audição no Rio de Janeiro), o Concerto No.2 de Chopin, e o Concerto No.1 de Liszt, todos com orquestra sob regência de Lorenzo Fernandez. TMRJ. 

8 de julho. Iso Elinson sola o Concerto No.5 "Imperador, de Beethoven, o Concerto de Schumann, e o Concerto de Tchaikovsky, todos com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

9 de junho. Apresentação de dança de Chinita Ullman e Carletto Thieben. O pianista Leo Kok interpretou, como acompanhamento, obras de Debussy, anônimo, Scott, Kool, Debussy, Juon, Berlin, Albéniz, J. Strauss, Casella, Marcello Tupynambá (Dança brasileira), Sacchini, Rameau, Scarlatti e Mangiagalli. TMRJ.

11 de julho. Recital de Alexander Uninsky com obras de Liszt (Sonata), Chopin (5 peças), Stravinsky, Debussy, Infante TMRJ.

12 de julho. Tomás Terán sola o Concerto No.1 de Bortkiewicz com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

15 de julho. Recital de Aurora Bruzon com obras de Bach-Busoni (Prelúdio e fuga em ré maior), Beethoven (Sonata No.32), Chopin (6 peças), Niemann (Antiga China, em 5 movimentos), Pick-Mangiagalli, Liszt (Rapsódia espanhola). TMRJ.

20 de julho. Recital de Delvair da Silva com obras de Bach, Beethoven (Sonata No.23), Sibelius (2 peças), Henrique Oswald (Valsa lenta), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças; e Farrapos), Rachmaninoff, Chopin, Liszt (2 peças). Conservatório de Música de Pelotas, RS. [acesse aqui o programa, presente no Centro de Documentação Musical da UFPel]

23 de julho. Recital de Yolanda de Vilhena Ferreira com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Beethoven, Henrique Oswald, Chopin. TMRJ.

27 de julho. Guiomar Novaes sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

Setembro (provavelmente dia 29). Concerto em comemoração ao 80º aniversário da Casa Carlos Wehrs. Nicia Roubaud interpreta obras de Alberto Nepomuceno (Variações sobre um tema original; e Melodia), Barrozo Netto (Valsa-capricho). Também participaram do recital Lambert Ribeiro (violino) e Carmen Borda (canto), acompanhados ao piano por Arnaldo Estrella. Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

5 de agosto. Recital de Roberto Tavares com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Schumann (Fantasia Op.17), Henrique Oswald, Debussy, Pick-Mangiagalli, Chopin. TMRJ.

5 de agosto. Recital de Robert Casadesus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. [provavelmente TMSP]

7 de agosto. Recital de Robert Casadesus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. [provavelmente TMSP]

8 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Mozart (Sonata No.11), Chopin (Sonata No.2), Barrozo Netto (Minha terra), Lorenzo Fernandez (A fada do bosque), Francisco Mignone (Suíte, dedicada a Guiomar Novaes - I. Velho tema (Estudo transcendental No.1), II. A morte do Anhanguera (Estudo transcendental No.2), III. Guiomar - mãos virtuosas), Liszt. TMRJ. [acesse aqui o programa]

9 de agosto. Recital a dois pianos de Robert Casadesus e Gaby Casadesus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. [provavelmente TMSP]

11 de agosto. Recital de Robert Casadesus. TMRJ.

13 de agosto. Recital de Robert Casadesus com obras de Bach, Beethoven, Schumann, Chopin, Séverac, Debussy e Ravel. TMRJ.

14 de agosto. Recital de Yolanda de Vilhena Ferreira. TMRJ.

15 de agosto. Recital de Robert Casadesus com obras de Scarlatti, Chopin (as quatro Baladas), e Ravel. TMRJ.

19 de agosto. Recital de Robert Casadesus com obras de Rameau, Beethoven, Chopin, e Debussy. TMRJ.

21 de agosto. Recital de Ophelia Nascimento com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Albéniz e Chopin. TMRJ. 

22 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin. TMRJ. 

23 de agosto. João Octaviano Gonçalves sola o Concerto Op.10 de Henrique Oswald com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ. 

19 de setembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Glück-Saint-Saëns, Chopin (Sonata No.2), Barrozo Netto (Minha terra), Lorenzo Fernandez (A fada do bosque, No.7 das Historietas maravilhosas), Octavio Pinto (Cenas infantis), Liszt. Theatro Trianon, Campos dos Goytacazes (RJ). [acesse aqui o programa]

28 de setembro. Recital de Noemi Coelho Bittencourt. TMRJ.

2 de outubro. Souza Lima sola Fantasia brasileira No.1, de Francisco Mignone, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ. [acesse aqui o programa]

6 de outubro. Concerto organizado pelo maestro Villa-Lobos. Souza Lima interpretou obras de Grieg, Henrique Oswald (Rêverie), Debussy, Villa-Lobos (Caixinha de música quebrada, talvez em sua 1ª audição mundial) e Liszt (Rapsódia húngara No.12). Heitor Villa-Lobos (violoncelo) e Lucilia Villa-Lobos (piano) interpretaram obras de Bach (2 Prelúdios e 1 Fuga, transcritas para esta formação por Villa-Lobos, em 1ª audição mundial), e Villa-Lobos (O canto da nossa terra, O trenzinho do capira (em 1ª audição mundial), Capricho No.2 (em 1ª audição mundial)). Nair Duarte (canto) e Lucilia Villa-Lobos (piano) interpretaram obras de Beethoven, Mozart, Fauré, Nin, Fructuoso Vianna (Trovas No.3), Villa-Lobos (Amor y perfidia (provavelmente em 1ª audição mundial), e Caisinha pequenina (harmonização)). Theatro Sant'Anna, São Paulo. [acesse aqui o programa]

15 de outubro. Recital de Xenia Prochorowa com obras de Bach-Liszt, Beethoven (32 variações), Chopin, Rachmaninoff, Kreisler-Rachmaninoff, e Scriabin (incluindo a 1ª audição no Rio de Janeiro dos dois Poemas Op.32). TMRJ. 

16 de outubro. Recital das alunas de canto de Hilda Brizi com acompanhamentos ao piano por Souza Lima. TMRJ.

21 de outubro. Souza Lima sola o Momoprecoce, de Villa-Lobos, na versão para piano e banda, em 1ª audição mundial, com banda não-especificada (provavelmente Banda da Força Pública) sob regência do compositor. TMSP. [acesse aqui o programa]

27 de outubro. Recital de Dulce de Saules com obras de Gluck-Friedmann, Bach-Busoni, Chopin, Debussy, Henrique Oswald, De Falla. TMRJ.

28 de outubro. Tomás Terán sola a Fantasia para piano e orquestra de Claude Debussy, em primeira audição no Rio de Janeiro, com as orquestras do TMRJ e da Sociedade de Concertos Sinfônico, sob a regência de Francisco Braga. TMRJ.

29 de outubro. Falece o pianista, compositor e folclorista carioca Luciano Gallet.

29 de outubro. Recital de Leonidas Autuori (violino) e Francisco Mignone (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. [provavelmente TMSP]

31 de outubro. Iza de Queiroz Santos e Ivonnette Ávila Garcez (laureada pela Instituto Nacional de Música) solam o Concerto grosso No.12 para dois pianos e cordas, de Handel; Iza de Queiroz Santos sola o Concerto Op.59 de Moszkowski, ambos com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ. 

7 de novembro. Recital de Anna Candida de Moraes Gomide com obras de Handel (Chacona com variações), Bach-Tausig (Toccata e fuga em ré menor), Chopin (Sonata No.3), Turina, Agostino Cantù (Kermesse), Lorenzo Fernandez (A boneca sonhadora, e um dos estudos do 3 Estudos em forma de sonatina), Albéniz e Kreisler-Rachmaninoff. TMRJ.

28 de novembro. Nasce Breno Blauth em Porto Alegre (RS).

9 de dezembro. Recital de Souza Lima com obras de Scarlatti, Vivaldi-Bach (Concerto Op.6), Weber-Ganz, Chopin (4 peças, incluindo a Fantasia Op.49), Debussy, Ravel ("Valse noble et sentimentale", provavelmente apenas uma das valsas da série), Vuillemin, Schubert-Tausig. De bis, foram executadas obras de Debussy (Prelúdio não-especificado), Ravel, Vuillemin e Schubert-Tausig (Marcha militar), TMSP. [acesse aqui o programa]

16 de dezembro. Conferência de Andrade Muricy intitulada "Música brasileira moderna", abordando a obra de compositores como Alexandre Levy, Ernesto Nazareth, Alberto Nepomuceno, Mario de Andrade, Luciano Gallet, Lorenzo Fernandez, Heitor Villa-Lobos. Arnaldo Estrella interpretou Favorito e Turuna, de Ernesto Nazareth. Sylvia Marquez interpretou Nhô Chico, de Luciano Gallet. Adacto Filho (canto) interpretou Fotorototó e Acorda, donzela, de Luciano Gallet, Toada para você e Serenata, de Lorenzo Fernandez, e Estrela é lua nova e Canção do carreiro, de Villa-Lobos. Os acompanhamentos ao piano provavelmente foram feitos por Sylvia Marquez ou Arnaldo Estrella. Esta palestra foi publicada na Revista da Associação Brasileira de Música No.1, no 2º trimestre de 1932. Palestra parte de uma série promovida pela Associação Brasileira de Música. Salão Essenfelder (Studio Nicolas), Rio de Janeiro. [acesse aqui o texto da palestra]

29 de dezembro. Souza Lima sola o Momoprecoce, de Villa-Lobos, na versão para piano e banda (provavelmente em 1ª audição no Rio de Janeiro), com banda não-especificada sob regência do compositor. Teatro João Caetano, Rio de Janeiro. [acesse aqui parte do programa]

No mundo

5 de janeiro. Nasce Alfred Brendel na Tchecoslováquia.

8 de janeiro. Recital do pianista russo Vladimir Horowitz na Casa Branca, para o então presidente dos EUA, Herbert Hoover.