1931

No Brasil

Estreia da Caixinha de música quebrada, de Villa-Lobos, por Souza Lima, em São Paulo. 

Estreia da versão para violoncelo e piano de O Trenzinho do caipira, de Villa-Lobos, pelo autor ao violoncelo e Souza Lima ao piano, em Matão, SP.

É criada a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, pelo pianista e regente Walter Burle-Marx.

20 de abril. Recital de Iso Elinson pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de abril. Recital de Souza Lima com obras de Liszt (Sonata), Chopin, Ravel-Ericourt, Debussy, Fructuoso Vianna (Dança de negros), Nin, Kreisler-Rachmaninoff. TMRJ.

25 de abril. Recital de Max Pauer com obras de Bach-Liszt, Schubert, Mendelssohn, Beethoven, Liszt, Schubert-Liszt. TMRJ.

29 de abril. Recital de Max Pauer com obras de Beethoven, Schumann (Estudos sinfônicos), Debussy, Bizet-Rachmaninoff, Liszt. TMRJ. 

2 de maio. Max Pauer sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven, com orquestra sob regência de Joanídia Sodré. TMRJ.

6 de maio. Recital de Max Pauer com obras de Scarlatti, Schubert (Fantasia Wanderer), Beethoven, Chopin-Liszt, Schumann, Moszkowski. TMRJ.

7 de maio. Recital de Max Pauer pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

9 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Bach-Busoni, Brahms, Chopin, Debussy, Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

12 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Chopin, Ravel, Tajcevic (Seis peças balcânicas, em primeira audição na América do Sul), Prokofieff, Albéniz. TMRJ.

14 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Bach-D'Albert, Franck, Schumann, Granados, Mompou, Albéniz, Liszt. TMRJ.

17 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Schubert, Beethoven, Villa-Lobos (4 peças de A prole do bebê No.1), Gradstein (três mazurcas, em primeira audição na América do Sul), Albéniz, Chopin. TMRJ.

18 de maio. Izo Elinson sola o Andante com variações para piano e orquestra, de Henrique Oswald, e o Concerto No.1 de Chopin, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

20 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Bach-Tausig, Brahms (Variações sobre um tema de Handel), Ravel, Debussy, De Falla, Chopin, Liszt, Schubert. TMRJ.

24 de maio. Recital de Arthur Rubinstein com obras de Beethoven, Chopin, Prokofieff, Scriabin, Szymanowski e Albéniz. TMRJ.

25 de maio. Souza Lima sola um dos concertos de Saint-Saëns com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

26 de maio. Maria Amélia de Rezende Martins interpreta o Quinteto Op.18 de Henrique Oswald  com o quarteto formado por Paulina D'Ambrósio e Zoé Monteiro (violinos), Arthur Strutt (viola) e Alfredo Gomes (violoncelo). Participaram do recital outros músicos, como Mário de Azevedo. TMRJ.

27 de maio. (17h) Recital de Arthur Rubinstein com obras de Chopin, Liszt (Sonata), Debussy, Lazar, De Falla, Albéniz. TMRJ.

27 de maio. Recital de Leonor Botelho de Macedo Costa com obras de Bach-Busoni, Liszt, Henrique Oswald, Liapunov, Friedman e Chopin. TMRJ.

29 de maio. Recital de Max Pauer com obras de Beethoven, Schumann, Debussy, Liszt, Rachmaninoff. TMRJ. 

2 de junho. Recital de Arthur Rubinstein pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

3 de junho. Recital de Herold Henry com obras de Bach, Scarlatti, Brahms, Beethoven, Chopin, MacDowell, Debussy, Henry, Schubert-Liszt, Wagner-Liszt. TMRJ.

4 de junho. Recital de Souza Lima com obras de Liszt (Fantasia e Fuga sobre o nome B-A-C-H), Debussy, Milhaud, Villa-Lobos (Alegria na horta), e Chopin. TMRJ. 

8 de junho. Tomás Terán sola o Concerto No.1 de Bortkiewicz com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

9 de junho. Falece o compositor, pianista e professor carioca Henrique Oswald.

15 de junho. Arthur Rubinstein sola o Concerto de Tchaikovsky com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

20 de junho. Maria Beatriz Carvalhal sola a Fantasia húngara de Liszt com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

20 de junho. Recital de Alexander Uninsky pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de junho. Antonietta Rudge sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

25 de junho. Recital de Alexander Uninsky com obras de Bach-Busoni, Scarlatti, Chopin, Albéniz, Liszt. TMRJ.

27 de junho. Maria Antonietta sola o Concerto No.1 de Chopin com orquestra sob regência de Joanídia Sodré. TMRJ.

29 de junho. Xenia Prochorowa sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

1º de julho. Recital de Alexander Uninsky com obras de Beethoven, Chopin, Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

4 de julho. Iso Elinson sola o Concerto No.21 de Mozart (em primeira audição no Rio de Janeiro), o Concerto No.2 de Chopin, e o Concerto No.1 de Liszt, todos com orquestra sob regência de Lorenzo Fernandez. TMRJ. 

8 de julho. Iso Elinson sola o Concerto No.5 "Imperador, de Beethoven, o Concerto de Schumann, e o Concerto de Tchaikovsky, todos com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

11 de julho. Recital de Alexander Uninsky com obras de Liszt (Sonata), Chopin, Stravinsky, Debussy, Infante TMRJ.

12 de julho. Tomás Terán sola o Concerto No.1 de Bortkiewicz com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

15 de julho. Recital de Aurora Bruzon com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata Op.111), Chopin, Niemann, Pick-Mangiagalli, Liszt. TMRJ.

23 de julho. Recital de Yolanda de Vilhena Ferreira com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Beethoven, Henrique Oswald, Chopin. TMRJ.

27 de julho. Guiomar Novaes sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

5 de agosto. Recital de Roberto Tavares com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Schumann (Fantasia Op.17), Henrique Oswald, Debussy, Pick-Mangiagalli, Chopin. TMRJ.

5 de agosto. Recital de Robert Casadesus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

7 de agosto. Recital de Robert Casadesus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

8 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Mozart, Chopin, Barrozo Netto (Minha terra), Lorenzo Fernandez (A fada do bosque), Francisco Mignone (Suíte, dedicada a Guiomar Novaes), Liszt. TMRJ.

9 de agosto. Recital a dois pianos de Robert Casadesus e Gaby Casadesus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de agosto. Recital de Robert Casadesus com obras de Bach, Beethoven, Schumann, Chopin, Séverac, Debussy e Ravel. TMRJ.

15 de agosto. Recital de Robert Casadesus com obras de Scarlatti, Chopin (as quatro Baladas), e Ravel. TMRJ.

19 de agosto. Recital de Robert Casadesus com obras de Rameau, Beethoven, Chopin, e Debussy. TMRJ.

21 de agosto. Recital de Ophelia Nascimento com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Albéniz e Chopin. TMRJ. 

22 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin. TMRJ. 

23 de agosto. João Octaviano Gonçalves sola o Concerto Op.10 de Henrique Oswald com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ. 

2 de outubro. Souza Lima sola Fantasia brasileira No.1, de Francisco Mignone, com a Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Walter Burle-Marx. TMRJ.

6 de outubro. Concerto organizado pelo maestro Villa-Lobos, com Lucilia Villa-Lobos (piano), Nair Duarte (canto), Souza Lima (piano), e o próprio compositor (violoncelo), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

15 de outubro. Recital de Xenia Prochorowa com obras de Bach-Liszt, Beethoven (32 variações), Chopin, Rachmaninoff, Kreisler-Rachmaninoff, e Scriabin (incluindo a 1ª audição no Rio de Janeiro dos dois Poemas Op.32). TMRJ. 

27 de outubro. Recital de Dulce de Saules com obras de Gluck-Friedmann, Bach-Busoni, Chopin, Debussy, Henrique Oswald, De Falla. TMRJ.

28 de outubro. Tomás Terán sola a Fantasia para piano e orquestra de Claude Debussy, em primeira audição no Rio de Janeiro, com as orquestras do TMRJ e da Sociedade de Concertos Sinfônico, sob a regência de Francisco Braga. TMRJ.

29 de outubro. Falece o pianista, compositor e folclorista carioca Luciano Gallet.

29 de outubro. Recital de Leonidas Autuori (violino) e Francisco Mignone (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

31 de outubro. Iza de Queiroz Santos e Ivonnette Ávila Garcez (laureada pela Instituto Nacional de Música) solam o Concerto grosso No.12 para dois pianos e cordas, de Handel; Iza de Queiroz Santos sola o Concerto Op.59 de Moszkowski, ambos com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ. 

28 de novembro. Nasce Breno Blauth em Porto Alegre (RS).

9 de dezembro. Recital de Souza Lima pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

No mundo

5 de janeiro. Nasce Alfred Brendel.

8 de janeiro. Recital do pianista russo Vladimir Horowitz na Casa Branca, para o então presidente dos EUA, Herbert Hoover.