1915

No Brasil

2 de janeiro. Alfredo Oswald sola o Concerto para piano de Henique Oswald, seu pai, com orquestra sob regência de maestro não-identificado. TMRJ.

17 de janeiro. É fundada no Rio de Janeiro a Sociedade Glauco Velásquez com a finalidade de cultuar a memória, divulgar e principalmente imprimir a obra inédita do compositor ítalo-brasileiro Glauco Velásquez, que falecera no ano anterior.

19 de janeiro. Estreia das Danças características africanas, de Villa-Lobos, por Lucilia Villa-Lobos, no Teatro D. Eugenia, em Nova Friburgo (RJ). 

14 de março. Nasce Eunice Katunda no Rio de Janeiro (RJ).

29 de junho. Rubens de Figueiredo sola o Concerto para piano e orquestra de Rimsky-Korsakoff, em primeira audição no Brasil, com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

30 de junho. Recital de Luiz Figueiras (violoncelo) e Agostino Cantù pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de julho. Antonietta Rudge sola o Concerto de Grieg com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

18 de julho. Antonietta Rudge (piano), Paulina D'Ambrosio (violino) e Brasilina Bormann (violoncelo) interpretam o Trio Op.15 de Smetana. Também participam do recital Rudge interpretando obras de Liszt, e Wagner-Liszt, o escritor Carlos de Vasconcelos declamando, o violinista Mischa Violin, o pianista Ernani Braga, a cantora Candida Kendall e os poetas Coelho Netto e Olavo Bilac, declamando obras de sua autoria. TMRJ.

19 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin (incluindo os 24 Prelúdios). TMRJ.

29 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Beethoven, Schumann, Henrique Oswald, Saint-Saëns, Dubois, e Schubert. TMRJ.

8 de outubro. Recital de Antonietta Rudge pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. No mesmo recital, Olavo Bilac declamou alguns de seus versos.

22 de outubro. Recital do trio formado por Antonietta Rudge (piano), Paulina d'Ambrosio (violino) e Brasilina Bormann (violoncelo) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

25 de outubro. Recital do trio formado por Antonietta Rudge (piano), Paulina d'Ambrosio (violino) e Brasilina Bormann (violoncelo) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

8 de novembro. Recital do Quarteto da Sociedade de Cultura Artística com participação do pianista Alfredo Oswald pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de novembro. Estreia da Valsa-scherzo, de Villa-Lobos, por Sylvia Figueiredo, no Salão Nobre do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro.

No mundo

11 de novembro. Guiomar Novaes faz sua estreia em Nova York (EUA), com um recital no Aeolian Hall.