1915

No Brasil

2 de janeiro. Alfredo Oswald sola o Concerto para piano de Henique Oswald, seu pai, com orquestra sob regência de maestro não-identificado. TMRJ.

17 de janeiro. É fundada no Rio de Janeiro a Sociedade Glauco Velásquez com a finalidade de cultuar a memória, divulgar e principalmente imprimir a obra inédita do compositor ítalo-brasileiro Glauco Velásquez, que falecera no ano anterior.

19 de janeiro. Estreia das Danças características africanas, de Villa-Lobos, por Lucilia Villa-Lobos, no Teatro D. Eugenia, em Nova Friburgo (RJ). 

29 de janeiro. O trio formado por Lucilia Villa-Lobos (piano), Agenor Bens (flauta) e Heitor Villa-Lobos (violoncelo) interpreta o Trio Op.25 de Villa-Lobos. Villa-Lobos (violoncelo) e Lucilia Villa-Lobos (piano) interpretam Sonhar, Cappriccio, e a Pequena sonata para violoncelo e piano, todas de Villa-Lobos, a Fantasia ibérica, de Ratez, e a Tarantella de Popper. Agenor Bens sola o Concerto Fantasia, de Popper (provavelmente acompanhado por Lucilia). Lucilia Villa-Lobos interpreta ao piano solo o Estudo Op.10 No.12 de Chopin, Farrapos (em 1ª audição mundial) e a Canção Ibérica, estas últimas de Villa-Lobos. Theatro D. Eugenia, Nova Friburgo (RJ). [acesse aqui o programa]

11 de fevereiro. Recital de Guiomar Novaes. Salão do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

14 de março. Nasce Eunice Katunda no Rio de Janeiro (RJ).

15 de maio. Recital de João Octaviano Gonçalves com obras de sua autoria. Rio de Janeiro.

29 de junho. Rubens de Figueiredo sola o Concerto para piano e orquestra de Rimsky-Korsakoff, em primeira audição no Brasil, com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

30 de junho. Recital de Luiz Figueiras (violoncelo) e Agostino Cantù pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de julho. Antonietta Rudge sola o Concerto de Grieg com orquestra sob regência de Francisco Braga. TMRJ.

18 de julho. Antonietta Rudge (piano), Paulina D'Ambrosio (violino) e Brasilina Bormann (violoncelo) interpretam o Trio Op.15 de Smetana. Também participam do recital Rudge interpretando obras de Liszt, e Wagner-Liszt, o escritor Carlos de Vasconcelos declamando, o violinista Mischa Violin, o pianista Ernani Braga, a cantora Candida Kendall e os poetas Coelho Netto e Olavo Bilac, declamando obras de sua autoria. TMRJ.

14 de agosto. Recital de Mischa Violin (violino) e Ernani Braga (piano) com obras de Hauser (Concerto), Wieniawski, Rameau, Fauré, Mendelssohn (Concerto), Paganini-Auer. TMRJ.

19 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.2 e os 24 Prelúdios). Consta que esta foi a primeira vez que os 24 Prelúdios de Chopin foram interpretados no Rio de Janeiro, e a 2ª vez no Brasil (sendo a primeira o recital de Vianna da Motta em São Paulo em 1907). TMRJ.

29 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Beethoven (Sonata No.17), Schumann (Carnaval), Henrique Oswald (Il neige!...), Saint-Saëns, Dubois, e Schubert-Tausig. TMRJ.

24 de setembro. "Grande festival pró flagelados, organizado pela Faculdade de Medicina e Escola Politécnica". O trio formado por Aracy Werneck (piano), Judith Barcellos (violino) e Newton Padua (violoncelo) interpreta o Trio de Saint-Saëns. Werneck solou um scherzo de Chopin, e A. Carneiro de Campos solou uma obra de Chopin e uma de Liszt. Também participaram do recital Virgilio de Castilho (talvez piano), Judith Barcellos (violino), Deserbelles Wagner (canto), Bernhard Wagner (piano), A. Fernandes Costa (violino), José Valim (canto), Margarida Simões (canto), Newton Padua (violoncelo), Maria de Lourdes Valim (canto), e Luciano Gallet (piano), que realizou os acompanhamentos. TMRJ

8 de outubro. Recital de Antonietta Rudge pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. No mesmo recital, Olavo Bilac declamou alguns de seus versos.

13 de outubro. O trio formado por Sylvia de Figueiredo (piano), Francisco Chiaffitelli (violino) e Emile Simon (violoncelo) interpreta o Trio Op.1 No.1 de Franck. Sylvia de Figueiredo interpreta ao piano solo obras de Brahms, Scriabin e Moszkowski. Também participaram do recital Emile Simon (violoncelo), Francisco Chiaffitelli (violino), Jane Marny (canto), e o casal de dançarinos Duque e Gaby dançando "fantasias sobre o tango argentino e o maxixe brasileiro, e a valse des baisers". TMRJ.

22 de outubro. Recital do trio formado por Antonietta Rudge (piano), Paulina d'Ambrosio (violino) e Brasilina Bormann (violoncelo) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

25 de outubro. Recital do trio formado por Antonietta Rudge (piano), Paulina d'Ambrosio (violino) e Brasilina Bormann (violoncelo) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

31 de outubro. Walter Burle-Marx, aos 12 anos, interpreta a Sonata No.18 de Beethoven. Nize Baptista (violoncelo) e Eurico Costa (piano) interpretam a Sonata Op.6 para piano e violoncelo de Richard Strauss. Também participaram do concerto Hermann Gtusch (talvez violino), Gertrudes Driesler (piano) e a orquestra "União orquestral", formada por 40 professores (regente não-identificado). TMRJ.

31 de outubro [mesmo dia do recital acima, porém em horádio diferente]. Mario Pennaforte sola quatro obras de sua autoria: Petit prelude "Incertitude", Prelude "Crepuscole", Intermede "Nuit profonde" e Valzer brillante "Cuore agitato". Luiz Provesi sola duas peças de sua autoria: Petit pasquin e Saudades. Também participaram do recital os cantores Marietta Bezerra, Roberto Mario, Frederico do Nascimento, Enéas Ramos, e o violinista Marcello Eward, acompanhados por Luiz Provesi (piano). TMRJ

4 de novembro. O Trio Barrozo-Milano-Gomes, formado por Barrozo Netto (piano), Humberto Milano (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), interpreta o Trio Op.66 de Mendelssohn e o Trio No.2 Op.92 de Saint-Saëns. Humberto Milano (violino) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Sonata Op.27 de Sinding. Frederico Nascimento Filho (canto) interpreta canções de Cui, Borodin e Rimsky-Korsakoff, provavelmente com acompanhamento de Barrozo Netto ao piano. Salão do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

8 de novembro. Recital do Quarteto da Sociedade de Cultura Artística com participação do pianista Alfredo Oswald pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

11 de novembro. O Trio Barrozo-Milano-Gomes, formado por Barrozo Netto (piano), Humberto Milano (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), interpreta o Trio Op.17 de Agostini e o Trio Op.28 de D'Indy. Alfredo Gomes (violoncelo) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Sonata Op.36 de Grieg. Frederico Nascimento Filho (canto) interpreta canções de Rhené-Baton, Chausson, Franck e Debussy, provavelmente com acompanhamento de Barrozo Netto ao piano. Salão do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

13 de novembro. Estreia mundial da Valsa-scherzo, de Villa-Lobos, por Sylvia Figueiredo. Salão Nobre do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro.

18 de novembro. O Trio Barrozo-Milano-Gomes, formado por Barrozo Netto (piano), Humberto Milano (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), interpreta o Trio Op.110 de Schumann e o Trio No.3 Op.26 de Lalo. Humberto Milano (violino) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Sonata Op.59 de D'Indy. Frederico Nascimento Filho (canto) interpreta 4 canções de Grieg, provavelmente com acompanhamento de Barrozo Netto ao piano. Salão do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

25 de novembro. O Trio Barrozo-Milano-Gomes, formado por Barrozo Netto (piano), Humberto Milano (violino) e Alfredo Gomes (violoncelo), interpreta o Trio Op.62 de Martucci. Alfredo Gomes (violoncelo) e Barrozo Netto (piano) interpretam a Sonata Op.19 de Rachmaninoff. Frederico Nascimento Filho (canto) interpreta canções de Francisco Braga (O vizir), Glauco Velasquez (Soledades), Barrozo Netto (Chanson e Jesus) e Alberto Nepomuceno (Numa concha), provavelmente com acompanhamento de Barrozo Netto ao piano. Salão do Jornal do Commercio, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

No mundo

11 de novembro. Recital de estreia nos EUA de Guiomar Novaes com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.17), Brahms, Schumann (Carnaval), Chopin e Moszkowski. Aeolian Hall, Nova York, EUA.