1949

No Brasil

7 de março. Recital de Julio Braga com obras de Bach, Mozart, Beethoven (Sonata No.30), Schumann (Carnaval de Viena), Debussy (2 Prelúdios), Villa-Lobos (Na corda da viola, do Guia prático), Lyapunov. Teatro Santa Isabel, Recife (PE). [acesse aqui o programa]

15 de março. 1ª audição mundial do Concerto No.2 de Camargo Guarnieri, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência do compositor, tendo como solista Lídia Simões. TMRJ.

18 de março. Concerto com a Orquestra Sinfônica de São Paulo sob a regência de Edoardo di Guarnieri, tendo como solista Souza Lima, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de março. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

31 de março. Noemi Bittencourt sola um dos Concertos de Mozart em dó maior (provavelmente o No.21), com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Vicente Fittipaldi. TMRJ.

1º de abril. Recital de Gyorgy Sándor com obras de Chopin, Liszt (Sonata, dentre outras peças). TMRJ.

3 de abril. Recital de Leonor de Macedo Costa com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.17), Debussy, Albéniz, Camargo Guarnieri (Dança brasileira), Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Chopin. TMRJ.

3 de abril. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

4 de abril. Recital de Gyorgy Sándor com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.15), Chopin, Mendelssohn, Brahms (Variações sobre um tema de Paganini), Rachmaninoff, Villa-Lobos (Ciranda No.6 "Passa, passa, gavião..."), De Falla e Prokofieff. TMRJ.

7 de abril. Recital de Gyorgy Sándor com obras de Bach (Toccata, ária e fuga), Haydn (Sonata em mi menor), Brahms, Schumann (Fantasia, Toccata e O pássaro profeta), Albéniz, Francisco Mignone (uma das Lendas sertanejas), Scriabin, Bartok, Schubert-Liszt. TMRJ.

10 de abril. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

18 de abril. Concerto com a Orquestra de Câmara (de São Paulo) sob a regência de Edoardo di Guarnieri, tendo como solistas Estelinha Epstein (piano) e Alferio Mignone (flauta), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de abril. 1ª audição na América do Sul do 3º Concerto para piano e orquestra de Bela Bártok, solado por Gyorgy Sandor, com orquestra regida por Francisco Mignone. Na mesma noite, Sandor também solou o Concerto No.1 de Tchaikovsky. TMRJ.

22 de abril. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.23), Schumann (Novelettes No.2 e 8), Villa-Lobos (Festa no sertão), Poulenc, Debussy, Hahn, Ravel. TMRJ.

24 de abril. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

24 de abril. Recital de Fructuoso Vianna com obras de sua autoria: Variações sobre um tema popular, As três irmãs (Beatriz, Pérola, Rubia), O pequeno Robinson, Jogos pueris, Capricho, Prelúdio em dó menor, Valsa No.1, Toada gaúcha (No.5), Toada No.6, Corta-jaca, Berceuse do sabiá, Sete miniaturas (Canto Infantil, Dança de negros, Canto de negros, Canto de trabalho, Dança caipira, O pregão, Tanguinho), Valsa No.4, e Dança de negros. TMRJ.

26 de abril. Recital de Adrian Aeschbacher com obras de Beethoven (Sonatas No.3, No.12, No.23, No.26). TMRJ.

27 de abril. "Inauguração oficial no Brasil das festividades internacionais comemorativas do Centenário [da morte] de Chopin". Recital de Magda Tagliaferro com obras de Chopin (Sonata No.2, Baladas No.3 e No.4, dentre outras peças). TMRJ.

29 de abril. Recital de Adrian Aeschbacher. TMRJ.

30 de abril. Recital de Graziela de Salerno (canto) com canções de Babi de Oliveira, tendo provavelmente a autora ao piano, com as músicas (D. Ventura, Belém do Pará, Recado, Pedra de Yemanjá (em 1ª audição mundial), Arrufos, O rio (em 1ª audição mundial), Cantiga brasileira, Quando te vinha buscar, Águas paradas, Minha baiana, Seresta da saudade, Lundu de Iaiá (em 1ª audição mundial), Diálogo galante (em 1ª audição mundial), Polquinha brejeira (em 1ª audição mundial), A dô não drome nhonhô (em 1ª audição mundial), Trem de ferro (em 1ª audição mundial), Vagamente (em 1ª audição mundial), e, de bis, Ranchinho na lua, Baianinho e Deixe estar) Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (A. B. I.), Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

2 de maio. Esther Naiberger sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini TMRJ.

3 de maio. Recital de Nikita Magaloff com obras de Haydn (Sonata em fá maior), Schubert, Beethoven (Sonata No.23), Chopin, Villa-Lobos (As três Marias), Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

6 de maio. Recital de Nikita Magaloff com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Scarlatti, Chopin (Sonata No.2, dentre outras peças), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ.

6 de maio (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Recital de Marisa Regules com obras de Bach, Scarlatti, Chopin e Mussorgsky. TMRJ.

8 de maio. Provas finais do Grande Concurso Internacional de Piano Chopin. Os candidatos deveriam tocar um dos dois concertos de Chopin (provavelmente apenas um trecho). Candidatos inscritos: Rio de Janeiro: Elza Beatriz de Freitas, Julinha Wagner Cohin, Vera Cruz Pietznauer, Carmen Vitis Adnet, Glória Maria e Oriano de Almeida; São Paulo: Emília de Benedictis de Nuca, Iris Bianchi, Rudolf Arnold Frisch e Hélio Silva. Vencedor: Oriano de Almeida. TMRJ.

8 de maio. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

9 de maio. Recital de Marisa Regules pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de maio. Recital de Magda Tagliaferro. TMSP.

13 de maio. Recital de Marisa Regules com obras de Mozart, Bach, Schubert, Brahms (Variações sobre um tema de Paganini - 2º Caderno), Juan José Castro, Camargo Guarnieri (Toccata), Debussy, De Falla, Albéniz. TMRJ.

14 de maio. Friedrich Gulda sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

15 de maio. Recital do Trio Bandeirante, formado por Iracema Barbosa, piano; Hertha Kahn, violino e Cecília Zwarg, violoncelo, com obras de Beethoven (Trio Op.2 No.1), Lorenzo Fernandez (Trio brasileiro Op.32), Brahms (Trio Op.8). TMRJ.

16 de maio. Friedrich Gulda sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

17 de maio. Recital de Friedrich Gulda com obras de Bach (Toccata em dó menor), Beethoven (Sonata No.32), Prokofieff (Sonata No.7), Debussy. TMRJ.

19 de maio. Friedrich Gulda sola o Concerto No.23 de Mozart e o Concerto No.4 e Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. Gulda também apresentou ao piano solo obras de Francisco Mignone (Congada), Bach (três Prelúdios e fugas do Cravo bem temperado Vol.1), e Chopin (dois Estudos). TMRJ. [acesse aqui o programa]

24 de maio. Recital de Friedrich Gulda pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de maio. Recital de Claudio Arrau com obras de Mozart (Sonata No.5), Beethoven (Sonata No.26), Schumann (Carnaval), Liszt (Vallée d'Obermann), Debussy, Ravel (Alborada del gracioso). TMRJ.

29 de maio. Recital de Wanda Oiticica (soprano) e Alceo Bocchino (piano) com obras de Scarlatti, Bach, Hahn, Merini, Ravel, Debussy, Cimaglia, Turina, Villa-Lobos (Vida formosa), Ernani Braga (São João-da-ra-rão e Engenho novo), Francisco Mignone (Si vous saviez). TMRJ.

6 de junho. Recital de Altea Alimonda (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

7 de junho. Recital de Friedrich Gulda com obras de Bach (Três Prelúdios e fugas do Cravo), Mozart (Sonata No.18), Schubert, Beethoven (Variações Eróica), Debussy, Francisco Mignone (Congada). TMRJ.

11 de junho. Recital de Friedrich Gulda com obras de Chopin (Sonata No.2, 24 Prelúdios, dentre outras peças). TMRJ.

12 de junho. Dina Gombarg sola o Concerto No.1 de Chopin, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. TMRJ.

12 de junho. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

14 de junho. Recital de Friedrich Gulda com obras de Haydn (Sonata em ré maior), Beethoven (Sonatas No.14 e No.28), Camargo Guarnieri (Dança negra), Ravel (Valses nobles et sentimentales), Debussy. TMRJ.

18 de junho. Esther Naiberger interpreta a Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Gottschalk, em um concerto do qual participaram diversos músicos, incluindo a Orquestra e Coro do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini, Darcila Barros, Nylza Drummond, Nadir de Mello Couto, Antônio Minafra, Roberto Miranda e Diva Pieranti. TMRJ.

19 de junho. Recital do pianista cego Arnaldo Marchesotti com obras de Mozart, Beethoven (Sonata No.11), Sylvio Deolindo Fróes (Dança negra), Francisco Mignone (Serenata humorística), Debussy, Stravinsky (Dança infernal de O pássaro de fogo), Chopin, Schumann, Liszt. TMRJ.

22 de junho. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Chopin (Sonata No.2, dentre outras peças). TMRJ.

25 de junho. Marie Antoinette Lévêque de Freitas Branco sola o Concerto de Ravel e a Rapsódia portuguesa, de Ernesto Halffter (em 1ª audição no Rio de Janeiro), com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pedro de Freitas Branco. TMRJ.

27 de junho. Marie Antoinette Lévêque de Freitas Branco sola o Concerto de Ravel e a Rapsódia portuguesa, de Ernesto Halffter, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pedro de Freitas Branco. TMRJ.

29 de junho. Recital do Trio São Paulo, formado por Fritz Jank (piano), Clemente Capella (violino) e Georges Békefi (violoncelo). TMSP.

2 de julho. Recital de Mieczyslaw (Miécio) Horszowski com obras de Chopin (Sonata No.3, dentre outras peças). TMRJ.

4 de julho. Recital de Anna Stella Schic com obras de Haydn (Sonata em sol maior), Mendelssohn (Variações sérias), Prokofieff (Sonata No.2), Villa-Lobos (Ciclo brasileiro - Impressões seresteiras, Festa no sertão, Plantio do caboclo, e Dança do índio branco). TMSP. [acesse o programa aqui]

7 de julho. Recital de Mieczyslaw (Miécio) Horszowski com obras de Chopin (24 Prelúdios, dentre outras peças). TMRJ.

13 de julho. Recital de Anna Stella Schic com obras de Haydn (Sonata em sol maior), Mendelssohn (Variações sérias), Prokofieff (Sonata No.2), Villa-Lobos (Ciclo brasileiro - Impressões seresteiras, Festa no sertão, Plantio do caboclo, e Dança do índio branco). TMRJ. [acesse o programa aqui]

18 de julho. Recital de Mieczyslaw (Miécio) Horszowski com obras de Chopin (em homenagem a seu centenário de morte) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

2 de agosto. Recital de Lawrence Winters (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

4 de agosto. Recital de Lawrence Winters (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

7 de agosto. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

13 de agosto. Mieczyslaw (Miécio) Horszowski sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

27 de agosto. Recital de Altea Alimonda (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

1º de setembro. Recital de Oriano de Almeida com obras de Chopin (Baladas No.1 e No.3, dentre outras peças). TMRJ.

4 de setembro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

5 de setembro. Recital de Madalena Nicol (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

10 de setembro. Recital de Eunice de Conte (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

11 de setembro. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo da obra integral para piano de Beethoven (incluindo as 32 Sonatas). TMSP.

16 de setembro. Recital de Wilhelm Kempff pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

18 de setembro. Recital de Altea Alimonda (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

18 de setembro. Recital de Eurico Thomaz de Lima com obras de sua própria autoria: Algarve (suíte), 3ª. Sonata, Marcha, Barcarola, Pantomima rústica, Dança Negra No.2 (Angola), e obras de Vianna da Motta (Chula), Ruy Coelho (Mazurca), A. Thomaz de Lima (Caminheiro do saudoso lar), Oscar da Silva (Danças portuguesas), Bento Alves de Souza (Prelúdio), Rey Colaço (Vira), Villa-Lobos (Saudades das selvas brasileiras, A lenda do caboclo, e O polichinelo, de "A prole do bebê No.1), Fructuoso Vianna (Dança de negros), Bartok, Debussy, Shostakovich (Três danças fantásticas), e Campi. TMRJ.

19 de setembro. Recital de Wilhelm Kempff com obras de Mozart (Sonata No.3), Beethoven (Sonata No.24), Schubert (Sonata N.16, em lá menor), Liszt (Sonata). TMRJ.

23 de setembro. Falece o compositor paulista Paulo Florence.

25 de setembro. Recital com obras de Dinorah de Carvalho. lberê Gomes Grosso (violoncelo) interpretou a Suíte brasileira. Dinorah de Carvalho interpretou ao piano solo Manhã radiosa, Sonatina No.1, Chora minha terra, Festa do Santo Rei, Alegria dos pássaros, Disputa dos garotos, e Estudo No.2 (Vendaval). Cristina Maristany (soprano) e Alceo Bocchino (piano) interpretaram Pobre cego, Mosaico, Paupiá. Pipoqueiro, Acalanto, Coqueiro-irá, Quibungo-tê-rê-rê, Menino-Mandu, Bango-bango-ê. TMRJ.

2 de outubro. Recital de Wilhelm Kempff. Salão Nobre do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

8 de outubro. Wilhelm Kempff sola os Concertos No.1, No.2 e No.3 de Beethoven, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eugen Szenkar (1º concerto de um total de dois, com o ciclo completo dos Concertos de Beethoven para piano). TMRJ.

10 de outubro. Wilhelm Kempff sola os Concertos No.4 e No.5 de Beethoven, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eugen Szenkar (2º concerto de um total de dois, com o ciclo completo dos Concertos de Beethoven para piano). TMRJ.

11 de outubro. Recital de Walter Gieseking com obras de Beethoven (Sonata No.8), Paradisi, Schumann (Sonata No.1), Henrique Oswald (Il Neige!...), Debussy (Estudos No.1, 8, 10 e 11, e Suite pour le piano). TMRJ.

12 de outubro. Noemi Bittencourt interpreta "Nesta Rua" (vol.10 do Guia prático, em 1ª audição mundial) e o Álbum No.11 completo do Guia prático (em 1ª audição mundial) com as peças "O anel", "Nigue ninhas", "Pobre cega (1ª versão)", "A cotia", "Vida formosa", e "Viva o carnaval", de Villa-Lobos. Rio de Janeiro.

14 de outubro. Recital de Walter Gieseking com obras de Bach (Partita No.6), Mozart, Schumann (Kreisleriana), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Debussy, Ravel (Sonatina). TMRJ.

14 de outubro (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Ivy Improta sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eugen Szenkar. Também se apresentou no mesmo evento o trio formado por Ilara Gomes Grosso (piano), Oscar Borgerth (violino) e Iberê Gomes Grosso (violoncelo), que interpretaram o Trio de Chopin. TMRJ.

16 de outubro. Recital de Gladys Le Bas com obras de Bach, Couperin, Daquin, Beethoven, Mozart, Schumann, Chopin, Mompou, Villa-Lobos (A mão de pierrot). TMRJ.

17 de outubro. Souza Lima sola os Concertos No.1 e No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de outubro. Recital de Wilhelm Kempff com obras de Chopin (em homenagem a seu centenário de morte) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

18 de outubro. Recital de Walter Gieseking com obras de Bach (Suíte inglesa No.6), Beethoven (Sonata No.17), Schubert (6 Momentos musicais Op.94), Fructuoso Vianna (Três miniaturas), Debussy (L'isle joyeuse, dentre outras peças), Ravel (Alborada del gracioso e Oiseaux Tristes). TMRJ.

20 de outubro. Recital de Gladys Le Bas com obras de Handel, Rameau, Bach, Beethoven, Mozart, Grieg, Schubert, Chopin, Villa-Lobos (Pombinha voou), Sévérac, Sofia. TMRJ.

21 de outubro. Recital de Walter Gieseking com obras de Beethoven (Sonata No.12), Scarlatti, Schubert (Sonata No.21), Villa-Lobos (Saudades das selvas brasileiras No.1 e No.2), Debussy (Suíte bergamasque), Ravel. TMRJ.

23 de outubro. Recital de Gladys Le Bas. TMRJ.

3 de novembro. Recital de Francesco Albanesa (tenor), Onelia Fineschi (soprano) e Fritz Jank (piano). TMSP.

4 de novembro. Festival de música de câmara Florent Schmitt. Todas as obras apresentadas são de autoria de Florent Schmitt. O quarteto de flautistas formado por Ary Ferreira, Antônio Faria, Sebastião Vianna e Radamés Nason interpreta o Quarteto de flautas Op.106. Cristina Maristany (soprano) e Alceo Bocchino (piano) interpretam Quatre poèmes de Ronsard Op.98. O próprio Florent Schmitt ao piano, interpreta seu Andante do Quinteto Op.51, com o Quarteto Haydn. José Vieira Brandão interpreta ao piano Trois danses Op.86. E Ermano Soares de Sá e Wanda Soares de Oliveira interpretam, a dois pianos, Trois rapsódies Op.54. Auditório do Ministério da Educação e Saúde, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

6 de novembro. Recital de Francesco Albanesa (tenor), Onelia Fineschi (soprano) e Fritz Jank (piano). TMSP.

7 de novembro. Recital de Esmeralda Seslavine (canto) e Fritz Jank (piano) apresentando o Canto a Sevilha, de Joaquin Turina. Fritz Jank também se apresentou com o Quarteto Haydn (formado por Gino Alfonsi, 1º violino; Alexandre Schaffmann, 2º violino; Johannes Oelsner, viola; e Calixto Corazza, violoncelo) o Quinteto de Joaquin Turina. TMRJ.

10 de novembro. Realização do Concurso Chopin de Gravações (por ocasião do centenário do compositor polonês), no Rio de Janeiro, patrocinado pelo Correio da Manhã e promovido pela gravadora Continental. Participaram do concurso 29 pianistas, que realizaram gravações não-comerciais (em 78-RPM) da 4ª Balada de Chopin exclusivamente para a ocasião. 1º lugar: Lucy Salles; 2º lugar: Lidia Simões. Júri: Fructuoso Vianna, Andrade Muricy e Ayres de Andrade. O 1º prêmio consistiu em 30.000 cruzeiros (metade doada pelo Correio da Manhã e metade pela Continental), além da realização de uma nova gravação da 4ª Balada, que foi lançada comercialmente no 78-RPM Continental 30113.

13 de novembro. Recital de Nylza Drummond (canto) e Hermelindo Castelo Branco (piano) com obras de Stradella, Scarlatti, Liszt, Schubert, Brahms, Boussion, Duparc, Tremisot, Respighi, Debussy, Guastavino, Granados, Alberto Nepomuceno (Coração indeciso), Margarida M. Ribeiro (Mamãe preta), José Vieira Brandão (Uyara), Letícia Figueiredo (Presságio). TMRJ.

18 de novembro. Recital de Iberê Gomes Grosso (violoncelo), Cristina Maristany (soprano) e Fritz Jank (piano) com obras de Dinorah de Carvalho. TMSP.

19 de novembro. Recital de Ana Sheila com obras de Bach, Mozart, Beethoven (Sonata No.10), Chopin, Debussy, Schubert. Na segunda parte do recital, o organista Fritz Barth apresentou obras de Handel, Beethoven, Tchaikovsky, Saint-Saëns, Godard, Joubert de Carvalho (Romance), João Pernambuco (Luar do sertão), Hekel Tavares (Guacyra), Fritz Barth (Poema e Carrilhão), Lemaigne. TMRJ.

22 de novembro. Recital do Trio Bandeirante, formado por Iracema Barbosa, piano; Hertha Kahn, violino e Cecília Zwarg, violoncelo, com obras de Beethoven (Trio Op.70 No.1), Lorenzo Fernandez (Trio brasileiro Op.32), Brahms (Trio Op.8). TMRJ.

10 de dezembro. Recital de Carmen Vitis Adnet (laureada no Concurso Chopin de Varsóvia, Polônia) com obras de Chopin (incluindo 6 Estudos, Balada No.4, e outras peças). TMRJ.

18 de dezembro. Lucy Salles sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

20 de dezembro. 1º audição brasileira da Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, pela pianista Noemi Bittencourt, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

No mundo

Centenário da morte do compositor polonês Frédéric Chopin.

Os pianistas brasileiros Oriano de Almeida e Carmen Vitis Adnet são finalistas com diploma de distinção, embora não-classificados, no Concurso Internacional Chopin, em Varsóvia, Polônia. Ficaram empatados em 1º lugar a polonesa Halina Czerny-Stefańska e a russa Bella Dawidowitsch.

29 de agosto. 1ª audição mundial de Hommage à Chopin, de Villa-Lobos, por Arnaldo Estrella. Paris, França.

14 de outubro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin (Sonata No.2 e mais 10 peças). Bronxville Women's Club, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa]

23 de outubro. Guiomar Novaes com obras de Chopin (os 24 Prelúdios, Sonata No.2, e mais 2 peças). Constitution Hall, Washington, EUA. [acesse aqui o programa]

26 de novembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin (os 24 Prelúdios, Fantasia Op.49, e mais 6 peças), Glück-Sgambati, Philipp. Town Hall, Nova York, EUA.

27 de novembro. Recital (estreia em Nova York) de Mercês da Silva Telles com obras de Hindemith (Sonata No.2), Bach (Fantasia cromática e Fuga), Brahms (Sonata No.3), Bartok (Danças folclóricas romenas), Chopin, Liszt. Town Hall, Nova York, EUA.