1944

No Brasil

É inaugurada a Rádio Tamoio, fundada pelos Diários Associados, e adquirida nos anos 80 pelo Sistema Verdes Mares. Tornou-se conhecida pelos seus programas voltados a comunidade nordestina no Rio de Janeiro, especialmente os cearenses. Rio de Janeiro.

13 de janeiro. Recital do trio formado por Fritz Jank (piano), Anselmo Zlatopolsky (violino) e Mario Camerini (violoncelo) com a primeira de quatro partes com a integral dos Trios e das Sonatas para violoncelo e piano de Beethoven. TMSP.

15 de janeiro. Recital de Frederick Fuller (tenor), Sonia Marcowna (canto), Hertha Kahn (violino), e Fritz Jank (piano). TMSP.

18 de janeiro. Recital do trio formado por Fritz Jank (piano), Anselmo Zlatopolsky (violino) e Mario Camerini (violoncelo) com a segunda de quatro partes com a integral dos Trios e das Sonatas para violoncelo e piano de Beethoven. TMSP.

20 de janeiro. Recital do trio formado por Fritz Jank (piano), Anselmo Zlatopolsky (violino) e Mario Camerini (violoncelo) com a terceira de quatro partes com a integral dos Trios e das Sonatas para violoncelo e piano de Beethoven. TMSP.

27 de janeiro. Recital do trio formado por Fritz Jank (piano), Anselmo Zlatopolsky (violino) e Mario Camerini (violoncelo) com a quarta de quatro partes com a integral dos Trios e das Sonatas para violoncelo e piano de Beethoven. TMSP.

8 de fevereiro. Recital de Maria Antonia pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

3 de abril. Edith Bulhões sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

18 de abril. Maria Guilhermina sola o Concerto de Schumann com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de maio. Recital de Maria Augusta Menezes de Oliva com obras de Bach-Busoni, Beethoven (32 Variações em dó menor), Chopin, Eduardo Dutra (Valsa vienense, dedicada à pianista), Ibert, Sienkiewicz. TMRJ.

20 de maio. Mário Neves sola o Concerto No.1 e o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. O pianista também interpretou ao piano solo outras obras de Liszt. TMRJ.

30 de maio. Yolanda Ferreira sola o Concerto No.1 de J. S. Bach, o Concerto No.2 de Rachmaninoff e a Fantasia Húngara de Liszt com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. TMRJ.

12 de julho. Recital de Eloísa de Figueiredo Cordovil com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Schumann, Debussy, Mompou, Liadov, Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Kreisler-Rachmaninoff. TMRJ.

12 de julho [mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente]. Recital de Jean Smeterlin com obras de Mozart, Brahms (Variações sobre um tema de Paganini), Chopin, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Albéniz, Debussy, Liszt. TMRJ.

16 de julho. Recital de Jean Smeterlin com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.2 e os 24 Prelúdios) TMRJ.

18 de julho. Noemi Bittencourt sola o Concerto de Schumann com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Bach-Kalberino, Bach-Bauer, Beethoven (Sonata No.22), Villa-Lobos (Poema singelo), Griffes, Stojowsky, Hendriks, Rachmaninoff, Debussy e Glazunov. TMRJ.
 
19 de julho. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Beethoven (Sonata No.27), Bach, Francisco Mignone (Três prelúdios sobre temas canadenses), Aguirre, Williams, Hahn, Fauré, Chopin (12 Estudos dos Op.10 e Op.25). TMRJ.

22 de julho. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Ravel (Sonatina, dentre outras peças), Debussy (12 Prelúdios), Sévérac, Fauré, Chabrier. TMRJ.

25 de julho. Leonor de Macedo Costa interpretou o Quarteto em sol maior de Henrique Oswald juntamente com Francisco Chiaffitelli (violino), Affonso Henriques (viola), e Mário Camerini (violoncelo). E Yolanda Ferreira interpretou o Trio em fá# menor de Franck com os mesmos integrantes. Yolanda Ferreira também interpretou a Sonata em dó menor, de Grieg, para violino e piano, com Francisco Chiaffitelli. TMRJ.

29 de julho. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga, dentre outras peças), Scriabin (Sonata-fantasia No.2), Prokofieff (Sonata No.3), Rachmaninoff, Villa-Lobos (Ciranda No.10 "O pintor de Canahy"), Chopin, Liszt. TMRJ.

1º de agosto. Recital de Alexander Borovsky pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

5 de agosto. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, Beethoven (Sonata No.23), Alberto Nepomuceno/Barrozo Netto (Prece), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ.

8 de agosto. Recital de Alexander Borovsky pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

12 de agosto. Recital de Alexander Borovsky com obras de Schumann (Sonata No.1), Villa-Lobos (As três Marias), Prokofieff, Stravinsky (Petrushka). O pianista também solou o Concerto No.1 de Bach, com conjunto de cordas não identificado. TMRJ.

14 de agosto. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach (incluindo as Variações Goldberg - Ária e 15 variações). TMRJ.

19 de agosto. Alexander Borovsky sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ. 

20 de agosto. [mesmo programa do concerto acima]. Alexander Borovsky sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ. 

25 de agosto. Francisco Mignone acompanha ao piano a cantora Jennie Tourel em um recital com obras de Stradella, Pergolesi, Mozart, Duparc, Debussy, Canteloube, Rossini, Gretchaninoff, Rachmaninoff, Nin, Barber, Camargo Guarnieri (Sai arué), Villa-Lobos (Modinha), Francisco Mignone (Dona Janaína) TMRJ.

2 de setembro Francisco Mignone acompanha ao piano a cantora Jennie Tourel em um recital com obras de Stradella, Pergolesi, Moazart, Fauré, Duparc, Vuillermoz, Rossini, Glière, Rachmaninoff, De Falla, Granados, folclore escocês, Ilgenfritz, Camargo Guarnieri (Vai azulão), Villa-Lobos (Nhapopé), Francisco Mignone (Canção das mães pretas e Dona Janaína). TMRJ.

8 de setembro. Francisco Mignone acompanha ao piano a cantora Jennie Tourel em um recital com obras de Fauré, Vuillermoz, Rossini, Glière, Gretchaninoff, Rachmaninoff, De Falla, Granados, folclore escocês, Bowler, Francisco Mignone (Canção das mães pretas), Villa-Lobos (Nhapopé), Camargo Guarnieri (Sai arué). TMRJ.

9 de setembro. Recital de Alexander Siekiewicz com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.17), Chopin, Lorenzo Fernandez (Pirilampos), Liszt. TMRJ.

10 de setembro. Mário Neves sola do Concerto No.1, em fá# menor, de Eduardo Dutra (em 1ª audição mundial) com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alberto Lazzoli. Cine Rex, Rio de Janeiro.

18 de setembro Recital de Jennie Tourel (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

25 de setembro. Recital de Wilma Graça com obras de Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.12), Schumann, Chopin, Henrique Oswald (Il neige!...), Gärtner-Friedman, Scriabin, Shostakovich, Poveigh, Ravel. TMRJ.

30 de setembro. Tomás Terán sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ. 

11 de outubro. Anna Carolina sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Lully-Godowsky, Franck (Prelúdio, coral e fuga), Poldini, Albéniz, Bortkiewicz, Debussy, Henrique Oswald (Tarantella), e Chopin. TMRJ.

13 de outubro. Lídia Simões sola um dos Concertos de Camargo Guarnieri (provavelmente o No.1), com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência do compositor. TMRJ. 

14 de outubro. Lídia Simões sola um dos Concertos de Camargo Guarnieri (provavelmente o No.1), com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência do compositor. TMRJ. 

14 de outubro [mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente]. Estellinha Epstein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Bach-Siloti, Respighi, Mozart, Galuppi, Scriabin, Bortkiewicz, Francisco Mignone (Serenata humorística), Chopin-Liszt, e Liapunov. TMRJ.

17 de outubro. Recital de Yara Bernette com obras de Bach pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

18 de outubro. Nasce Nelson Freire em Boa Esperança (MG).

24 de outubro. Recital de Yara Bernette pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de outubro. Edith Bulhões sola o Concerto No.2 de MacDowell com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Paradies, Weber, Beethoven (Sonata No.21), Chopin, Liszt, Mussorgsky, Fauré, Debussy, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Ravel, Strauss/Schulz-Evler (Arabescos sobre o Danúbio azul). TMRJ.

26 de outubro. Lubélia Brandão sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Beethoven, Bach, Henrique Oswald (Estudo), Brahms, Chopin, Debussy, e Liszt. TMRJ.

26 de outubro. Recital de Felicja Roon. Salão Nobre do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

30 de outubro. Recital de Hermínia Racgani com obras de Scarlatti, Bach-Busoni, Chopin, Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Ravel, Prokofieff, Scriabin. TMRJ.

31 de outubro. Geraldo Rocha Barbosa sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. O pianista também interpretou ao piano solo obras de Liszt (Sonata), Lorenzo Fernandez (Estudo No.2), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ.

3 de novembro. Francisco Mignone acompanha ao piano o violinista Henryk Szeryng em um recital com obras de Vitali, Franck (Sonata), Wieniawski, Dvorak, Rimsky-Korsakoff, Francisco Mignone (Noturno sertanejo, em 1º audição mundial), Saint-Saëns. TMRJ.

4 de novembro. Jeannette Herzog sola o Concerto No.1 de Bach com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho, e, no mesmo concerto, Ivy Improta sola o Concerto de Schumann com mesma orquestra e maestro. TMRJ.

8 de novembro. Maria Alcina sola o Concerto de Grieg com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Bach-Saint-Saëns, Bach, Beethoven (Sonata No.13), Prokofieff, Albéniz, Paradies, Octávio Pinto (Improviso), e Chopin. TMRJ.

14 de novembro. Recital de Henryk Szeryng (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

17 de novembro. Recital de Magda Tagliaferro. Salão Nobre do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

19 de novembro. Wilma Graça sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ. 

20 de novembro. Recital de Felicia Roon com obras de Mozart, D'Albert, Schumann (Estudos sinfônicos), Brahms, Villa-Lobos (Ária-Cantiga, 3º mov. das Bachianas Brasileiras No.4), Chopin. TMRJ.

30 de novembro. Recital de Lubélia Brandão com obras de Debussy, Chopin, e Beethoven (Sonata No.18). Também participaram do recital Lea Bach (harpa), Gabriella Besanzoni Lage (meio soprano) e Santiago Guerra (piano). TMRJ.

Dezembro. Lídia Simões sola o Concerto No.1 de Camargo Guarnieri com orquestra sob regência de Lamberto Baldi. São Paulo.

1º de dezembro. Concerto inaugural da Rádio Globo. Magda Tagliaferro sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. A pianista também interpretou ao piano solo obras de Mozart, Chopin, Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Francisco Mignone (Dança do botocudo), Debussy, e De Falla. TMRJ. 

No mundo

21 de fevereiro. Recital de Bernardo Segall. Carnegie Hall, Nova York, EUA.

2 de dezembro. Falece o pianista russo Josef Lhévinne.