1989

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1989 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Miguel Proença (categoria "Recitalista").

O álbum "Heitor Villa-Lobos – Antologia para piano", de Arthur Moreira Lima, vence a 1ª Edição do Prêmio da Música Brasileira na categoria "Álbum Clássico".

25 de janeiro. Recital de Nicolas de Souza Barros (violão) e Maria Teresa Madeira (piano). Auditório do Centro de Tecnologia, UFRJ, Rio de Janeiro.

27 de março. Falece do compositor amazonense Claudio Santoro durante um ensaio do Concerto No.2 de Saint-Saëns tendo como solista o pianista Giuliano Montini, no Teatro Nacional de Brasília (depois renomeado para Teatro Nacional Claudio Santoro), Brasília.

28 de março. Giuliano Montini sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Sílvio Barbato. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

26 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Nelson Freire. TMRJ.

29 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Nelson Freire. TMRJ.

2 de maio. Recital de Nelson Freire. TMRJ.

16 de maio. Recital de Paul Redman (trombone) e Maria Teresa Madeira (piano).IBEU de Copacabana, Rio de Janeiro.

20 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Leonid Nikolaiev tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.

30 de maio. Recital com obras de Ives e Bernstein, com participação da pianista Maria Teresa Madeira. IBEU de Copacabana, Rio de Janeiro.

2 de junho. Antonio Guedes Barbosa sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Mario Tavares. Sala Cecilia Meireles (concerto de reabertura), Rio de Janeiro.

3 de junho. Antonio Guedes Barbosa sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Mario Tavares. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

23 de junho. 3ª Semana Nacional de Música Brasileira. Recital de Eduardo Morelembaum (clarineta) e Maria Teresa Madeira (piano). Centro Musical Villa-Lobos, Vitória (ES).

24 de junho. Luis Medalha Filho sola a Rhapsody in blue de George Gershwin com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Silvio Barbato. Concha Acústica de Brasília.

26 de junho. Recital de Nelson Freire pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

28 de junho. Recital de Nelson Freire pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

14 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solistas Nelson Freire e Antonio Menezes (violoncelo). TMRJ.

23 de julho. Recital de Nelson Freire. TMRJ.

14 de agosto. Recital de José Luiz Nascimento (tenor) e Maria Teresa Madeira (piano). Sala Alberto Nepomuceno, Unirio, Rio de Janeiro.

19 de agosto. Estreia da Sonata No.5, de Claudio Santoro, por Ney Salgado, na Abertura do Festival de Música Nova, MASP, São Paulo.

2 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Arnaldo Cohen. TMRJ.

7 de setembro. Alessandro Santoro sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Silvio Barbato. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

10 de setembro. Série Concertos para a juventude da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Isaac Karabtchevsky, tendo como solista Carol Murta Ribeiro.

5 de outubro. Recital de Cristina Nascimento com obras de Schumann (Kreisleriana), Liszt, Chopin, Ravel (Alborada del gracioso). Auditório do BNDES, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

11 de outubro. Recital do Trio Oriental, formado por Felicia Wang (piano), Eduardo Camenietzki (violão) e Harold Emert (oboé), com participação de Lulu Pereira (trombone baixo), com obras de Harold Emert (Piri e Seis discursos sobre um tema japonês), Chung, Quan, folclore das Filipinas, folclore da Coreia do Sul, Ilin e Zhiewi, Camenietzki. Auditório do BNDES, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

12 de outubro. É inaugurado o Centro Cultural Banco do Brasil, em um prédio histórico de 17 mil m² construído em 1906 e que havia abrigado a sede do Banco do Brasil a partir da década de 1920. Rio de Janeiro.

12 de setembro. Recital de Vladimir Viardo pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

14 de setembro. Recital de Vladimir Viardo pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

16 de outubro. Recital do Quarteto da Guanabara, formado por Mariuccia Iacovino (violino), Frederick Stephany (viola), Marcio Mallard (violoncelo) e Luiz Medalha (piano) com obras de Fauré, Radamés Gnattali (Toada e Gaita) e Brahms (Quarteto Op.25). Auditório Guiomar Novaes (concerto de reabertura), Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

18 de outubro. Recital do Quarteto da Guanabara, formado por Mariuccia Iacovino (violino), Frederick Stephany (viola), Marcio Mallard (violoncelo) e Luiz Medalha (piano) com obras de Fauré, Radamés Gnattali (Toada e Gaita) e Brahms (Quarteto Op.25). Auditório Guiomar Novaes, Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

19 de outubro. Recital de Paulo Sérgio Santos (clarineta) e Maria Teresa Madeira (piano). Maksoud Plaza, São Paulo.

25 de outubro. Recital com obras de Paulo Libânio, com participação da pianista Maria Teresa Madeira. Museu do Ingá, Niterói (RJ).

25 de outubro. Recital de Aloydio Fagerlande (fagote), Elione Medeiros (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano). Sala Villa-Lobos, Unirio, Rio de Janeiro.

27 de outubro. Recital de Lulu Pereira (trombone baixo) e Maria Teresa Madeira (piano). Sala Guiomar Novaes, Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

31 de outubro. Lílian Barreto e Linda Bustani solam o Concerto para dois pianos e orquestra, de Poulenc, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Roberto Duarte. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

29 de novembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Fábio Mecchetti tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.

3 de dezembro. Recital de Helder Teixeira (flauta) e Maria Teresa Madeira (piano). Pró-Arte de Teresópolis (RJ).

16 de dezembro. Concerto da Orquestra Filarmônica Brasileira sob regência Maximiano Cobra tendo como solista Nelson Freire. TMRJ.

19 de dezembro. Recital de Edson Martins (baixo-barítono) e Maria Teresa Madeira (piano). Uberlândia (MG).

No mundo

José Carlos Cocarelli fica em 2º lugar na 8º edição do Concurso Internacional de Piano Van Cliburn, em Fort Worth, Texas, EUA.

Clelia Iruzun fica em 3º lugar no Concurso Internacional de Piano Pilar Bayona, Saragoça (Zaragoza), Espanha.

Douglas Iuri é um dos semi-finalistas, com diploma especial, do Concurso Internacional de Piano de Epinal, França. Ficaram empatados em 1º lugar o inglês Christopher Oakden e a japonesa Kyoko Tabe.

20 de outubro. Recital de Luli Oswald. Concertgebouw - Kleine saal, Amsterdã, Holanda. [acesse aqui o programa da temporada do mês]

5 de novembro. Falece o pianista russo Vladimir Horowitz.