1986

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1986 (Associação Paulista de Críticos de Artes): José Feghali (categoria "Solista"), Eny da Rocha (categoria "Recitalista"). A obra "Sonata para oboé e piano", de Osvaldo Lacerda, foi premiada na categoria "Obra de câmara".

19 de fevereiro. Falece o compositor, pianista e maestro paulista Francisco Mignone.

8 de março. Arthur Moreira Lima sola o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

12 de abril. Ney Salgado sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de David Machado. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

5 de junho. Recital de Antonio Meneses (violoncelo) e e Gilberto Tinetti (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de junho. Falece a pianista Menininha Lobo.

13 de julho. Alexandre Romariz sola o Concerto No.19 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Silvio Barbato. Sala Martins Penna, Teatro Nacional, Brasília. 

5 de agosto. Recital de Irina Tseitlin (violino) e Lais de Souza Brasil (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

16 de agosto. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.27 de Mozart e o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

19 de agosto. Recital de Michael Faust (flauta) e Gilberto Tinetti (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

6 de setembro. Araceli Chacon sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Armando Krieger. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

9 de setembro. Falece a pianista Magda Tagliaferro.

13 de setembro. Gilberto Tinetti sola o Concerto de Ronaldo Miranda com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Armando Krieger. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

27 de setembro. Fanny Solter sola o Concerto No.21 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Claudio Santoro. Sala Martins Penna, Teatro Nacional, Brasília. 

28 de setembro. Recital do Beaux Arts Trio (tendo ao piano Menahem Pressler pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

9 de setembro. Falece a pianista Magda Tagliaferro, aos 93 anos.

29 de setembro. Recital de Ivo Pogorelich pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

30 de setembro. Recital de Ivo Pogorelich pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

1º de novembro. Roberto Szidon sola o Concerto No.1 e o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Luiz Herbig. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

8 de novembro. Heitor Alimonda sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Luiz Herbig. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

22 de novembro. Mariuga Lisboa Antunes sola a Skryabinia MCMLXXII de Jorge Antunes, para piano solista, orquestra e luzes, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Carlos Galvão. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

6 de dezembro. Douglas Iuri sola o Concerto de Ravel com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (então chamada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília), sob regência de Manuel Ivo Cruz. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional, Brasília. 

No mundo

José Carlos Cocarelli fica empatado em 1º lugar com a japonesa Yukino Fugiwara no Concurso Internacional de Piano e de Violino Marguerite Long - Jacques Thibaud (Concours International de Piano et de Violon Marguerite Long- Jacques Thibaud), em Paris, França.

Douglas Iuri fica em 2º lugar no Concurso Internacional de Música da Cidade do Porto, Portugal. O 1º lugar foi do francês Frédéric Lagarde.

Douglas Iuri fica em 2º lugar no Concurso Internacional de Música Pretória (International Music Competition Pretoria), África do Sul. O 1º lugar foi do italiano Orazio Maione.

20 de abril. Recital de Vladimir Horowitz em Moscou, Rússia, a primeira vez que voltou a tocar em sua terra natal desde 1925. No repertório, obras de Scarlatti, Mozart, Rachmaninoff, Scriabin, Schubert, Liszt, Chopin e Moszkowski. Tchaikovsky Hall, Conservatório de Moscou, Rússia. 

5 de outubro. Recital do pianista russo Vladimir Horowitz na Casa Branca, para o então presidente dos EUA, Ronald Reagan.