1962

No Brasil

É lançado o LP "Ouro sobre azul" (Chantecler CMG 1017) com obras de Ernesto Nazareth interpretadas por Eudóxia de Barros, e que teve um papel decisivo no revival das obras deste compositor.

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1962 (Associação Paulista de Críticos de Artes): lris Bianchi (categoria "Solista"), Trio Fritz Jank (Fritz Jank, piano; Gino Alfonsi, violino; e Calixto Corazza, violoncelo) (na categoria "Conjunto de câmara"), Dinorá de Carvalho (na categoria "Prêmio especial"), Eudóxia de Barros (dentre outros, na categoria "Menção honrosa"). A obra "Concerto para piano e órgão" de compositor não informado, foi premiada na categoria "Obra sinfônica".

8 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte da integral do Ciclo das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

12 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte da integral do Ciclo das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

15 de fevereiro. Recital de Fritz Jank como parte da integral do Ciclo das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

23 de fevereiro. O Quarteto de Cordas Municipal, formado por Alfonsi, Schaffman, Oelsner e Corazzar, Lothar Gebhardt (violino) e Fritz Jank (piano) solam o Concerto Op.21 para piano, violino e quarteto de cordas, de Chausson. TMSP. 

1º de março. Recital de Fritz Jank como parte da integral do Ciclo das 32 Sonatas de Beethoven (último recital do ciclo), com as sonatas No.19, No.6, No.11, No.15 e No.32. TMSP.

4 de março. Recital do Quarteto de Cordas Municipal, Lothar Gebhardt (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

15 de março. Recital de Aida Stephany Hovnanian (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

2 de abril. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

Abril (talvez dia 6). Eudóxia de Barros sola o Concerto No.1 [talvez tenha sido o Concerto No.2] de Camargo Guarnieri com orquestra e regente não-identificados. São Paulo.

24 de abril. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

28 de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

30 de abril. Recital de Friedrich GuIda com obras de Bach. TMSP.

2 de maio. Recital de Friedrich GuIda com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga, e 5 Prelúdios e fugas de O cravo bem temperado Vol.2), Haydn (Fantasia em dó maior e Sonata em mi bemol maior), Camargo Guarnieri (Dança negra), Debussy (5 Prelúdios e Suite pour le piano). TMRJ. 

5 de maio. Jacques Klein sola o Concerto em mi maior (referenciado como "No.11") de Bach e o Concerto No.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

7 de maio. Recital de Hans Richter-Haaser com obras de Beethoven (Sonatas No.12, No.6, No.17, e No.30). TMRJ. 

17 de maio. Recital de Pierre Fournier (violoncelo) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

21 de maio. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano) com obras de Brahms (Quarteto de cordas No.3) e Henrique Oswald (Quinteto Op.18 para piano e quarteto de cordas). TMSP.

26 de maio. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

27 de maio. Maria Francisca de Albuquerque Gonçalves de Pinho sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

29 de maio. Recital de Anna Stella Schic. TMSP.

1º a 17 de junho. É realizado o III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro (que não deve ser confundido com o  III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil, realizado no mesmo ano). Entre as peças das eliminatórias, estavam incluídas as obras dos seguintes compositores brasileiros: Camargo Guarnieri (Lundu), Claudio Santoro (Sonata No.3), Francisco Mignone (Dança do botocudo), Fructuoso Vianna (Corta-jaca), Henrique Oswald (Estudo No.1), Lorenzo Fernandez (Três Estudos em forma de sonatina), Souza Lima (Prelúdio No.5), e Villa-Lobos (Festa no sertão). Entre os concertos para piano e orquestra das provas finais, estavam incluídos os seguintes compositores brasileiros: Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Claudio Santoro e Francisco Mignone. Juri: Alexander Sienkiewicz (presidente), Anna Stella Schic, Arnaldo Estrella, Eurico Nogueira França, Souza Lima, Grace Ward Lankford, Pantscho Wladigeroff, Jacques Février, József Gát, Joseph Weingarten, Rodolfo Caporalli, Zbigniew Drzewiecki, Josef Palenicek, e Yakov Zah. 1º lugar: Bernard Ringeissen; 2º lugar: Czilla Szabó e David Wilde (empatados); 3º lugar: Arthur Moreira Lima, Alberto Gimenez e Thérèse Castaing (os 3 empatados); 4º lugar: Anton Dikov; 5º lugar: Alberto Colombo; 6º lugar: Martha Sosinska; 7º lugar: Dale Bartlett; 8º lugar: Eugenia Hyman; 9º lugar: Remo Remoli. TMRJ

1º de junho. Concerto inaugural do  III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro (que não deve ser confundido com o  III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil, realizado no mesmo ano). Jacques Février sola o Concerto para a mão esquerda, de Ravel, com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Eleazar de Carvalho

3 de junho. Lina Maria de Castro Lôbo sola o Concerto para a mão esquerda, de Ravel, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

9 de junho. Maria Regina de Vasconcellos sola o Concerto em ré maior de Haydn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de junho. Clotilde Mafalda Pereira Carneiro sola o Concerto No.21 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

13 de junho. Anna Stella Schic sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Roberto Schnorrenberg. TMRJ.

16 de junho. Concerto de encerramento do  III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro (que não deve ser confundido com o  III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil, realizado no mesmo ano). Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann com Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de junho. Recital de Bernard Ringeissen, vencedor do  III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro (que não deve ser confundido com o  III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil, realizado no mesmo ano), com obras de Bach-Liszt, Chopin, Ravel (Gaspard de la nuit). De bis, foram interpretadas obras de Villa-Lobos (Festa no sertão), Rameau e Chopin. TMRJ.

20 de junho. Recital de João Carlos Martins. TMSP.

22 de junho. Recital de Therèse Castaing ("laureada no 3º Concurso Internacional de Virtuosidade") com obras de Bach (Toccata em ré maior), Brahms (Variações sobre um tema de Paganini, 2º caderno), Bartok (Suíte Op.14), Liszt (Sonata). Auditório do Palácio da Cultura, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

23 de junho. Rodolfo Caporali sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

25 de junho. Recital de Jacques Février com obras de Debussy (12 Prelúdios so 1º caderno, Estampes completas, Images completas, 2 Estudos, e L'Isle joyeuse). De bis, foram interpretadas peças de Debussy, e Milhaud (Corcovado, de Saudades do Brasil). TMRJ.

27 de junho. Recital de Rodolfo Caporalli com obras de Cimarosa, Platti, Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.18), Casella (11 peças infantis), Chopin. De bis, foram interpretadas obras de Beethoven, Chopin e Schubert. TMRJ.

30 de junho. Iris Bianchi sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

4 de julho. Recital de Maria Clodes Jaguaribe Dhority. TMSP.

7 de julho. Odette de Faria sola o Concerto de Rimsky-Korsakoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

9 de julho (ou junho). Alberto Gimenez sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

13 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima, tendo como solista Fritz Jank. TMSP.

14 de julho. É apresentado o Concerto No.1 de Tchaikovsky com solista não-identificado, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

15 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima, tendo como solista Fritz Jank. TMSP.

15 de julho. Jacques Klein sola o Concerto em ré maior de Haydn com a Orquestra de Câmara da Rádio MEC sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

16 e 17 de julho. Provas finais do III Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil (Piano, Violino e Canto) (que não deve ser confundido com o III Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, realizado no mesmo ano). Juri do concurso de piano: José Siqueira (presidente), Arnaldo Estrella, Francisco Mignone, Aloysio de Alencar Pinto, Oriano de Almeida, João de Souza Lima, Arnaldo Rebello, Ilara Gomes Grosso, Arthur Kauffman. 1º lugar: Sonia Goulart; 2º lugar: Miriam Ciarline Marinho de Souza; 3º lugar: Sônia Maria Vieira. TMRJ. [acesse aqui o livro de candidatos]

22 de julho. Souza Lima sola a 1ª Fantasia brasileira de Francisco Mignone com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência do compositor. TMSP.

26 de julho. Recital de Alberto Jaffé (violino) e Daisy de Luca (piano). Auditório do Conservatório de Música de Pelotas (RS).

29 de julho. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

31 de julho. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Liszt (Sonata), Beethoven (Sonata No.23), Chopin (Sonata No.2). TMRJ.

1º de agosto. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.1 de Brahms; Noites nos jardins de Espanha, de De Falla; e Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

2 de agosto. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Beethoven (32 Variações em dó menor), Brahms, Prokofieff (Sonata No.7), Debussy, Rachmaninoff, Chopin (4 peças). TMRJ.

5 de agosto. Leila Regina Kfouri sola a Fantasia húngara de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

13 de agosto. Witold Malcuzynski sola o Concerto No.2 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

14 de agosto. Recital de Sergei Dorensky com obras de Beethoven (Sonatas No.20 e No.32), Chedrine, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Chopin (8 peças). TMRJ.

16 de agosto. Recital de Maria Clodes com obras de Beethoven (Sonata No.30), Schumann, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Haydn (Sonata em lá bemol maior), Chopin (Sonata No.2). TMRJ.

17 de agosto. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Daniel Sternefel. TMRJ.

18 de agosto. Rosana Martins sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de H. J. Koellreuter. TMRJ.

20 de agosto. Recital de Sergei Dorensky com obras de Beethoven (Sonatas No.12 e No.31), Shostakovch (5 Prelúdios), Camargo Guarnieri (Dança negra), Liszt (3 peças), Debussy (3 peças). TMRJ.

25 de agosto. Heitor Alimonda sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Carlos Chavez. TMRJ.

27 de agosto. Alberto Jaffé (violino) e Daisy de Luca (piano) interpretam a Sonata para violino e piano, de Debussy. O trio formado por Daisy de Luca (piano), Alberto Jaffé (violino) e Sílvio Oliani (trompa) interpreta o Trio Op.40 de Brahms. Daisy de Luca e Gilberto Tinetti (dois pianos) interpretam a Dança de negra, de Camargo Guarnieri. Daisy de Luca e Gilberto Tinetti (dois pianos) e Ernesto de Luca (percussão) interpretam a Sonata para dois pianos e percussão de Bartok. TMRJ.

29 de agosto. Recital de Sergei Dorensky com obras de Beethoven (Sonata No.12), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Camargo Guarnieri (Dança negra), Shostakovich (3 Prelúdios), Chedrine, Liszt (3 peças), Chopin (7 peças) . Este recital foi transmitido pela Rádio MEC. TMRJ.

31 de agosto. Recital de Fou Ts'Ong. TMSP.

4 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Diogo Pacheco tendo como solista Jocy de Oliveira. TMSP.

4 a 14 de setembro. Realização do 3º Concurso Internacional de Piano na Bahia, organizado pela Associação Baiana de Arte. Juri: Norma Appel Bojunga, Aloysio de Alencar Pinto, Oriano de Almeida, Margarida Valente, Cyro Brizzola, Henry Jolles, Herminia Roubaud. Auditório da Reitoria da Universidade da Bahia, Salvador (BA). [acesse aqui o livro de candidatos]

4 de setembro. Concerto inaugural do 3º Concurso Internacional de Piano na Bahia (ver acima). Norma Appel Bojunga solou o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica da Reitoria da Universidade da Bahia, sob regência de H. J. Koellreutter. Auditório da Reitoria da Universidade da Bahia, Salvador (BA). 

7 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Daniel Sternefel. TMRJ.

12 de setembro. Apresentação do The Modern Jazz Quartet. TMRJ.

13 de setembro. Recital de Cannela Saghy (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

20 de setembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.14), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Chopin (12 Prelúdios e Scherzo No.3). Teatro Municipal de Campinas (SP). [acesse aqui o programa]

26 de setembro. Recital de Magda Tagliaferro, em homenagem ao 50º aniversário da Cultura Artística de São Paulo. TMSP.

27 de setembro. Comemoração do 50º aniversário da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Armando Bellardi tendo como solista Fritz Jank. TMSP.

28 de setembro. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Debussy (Suite pour de piano), Chopin (Sonata No.2, dentre outras peças), Debussy (3 Prelúdios, dentre outras peças). Este recital foi transmitido pela Rádio MEC. TMRJ.

29 de setembro. Vera Astrachan, Luiz Medalha Filho e Luiz Carlos de Moura Castro solam o Concerto para 3 pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ. [acesse aqui o programa]

30 de setembro. Sônia Goulart sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

Outubro. Primeira audição mundial da Sonata para oboé e piano, de Breno Blauth, com os músicos Walter Bianchi (oboé) e Estela Schwartz (piano). São Paulo

1º de outubro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.14), Brahms (2 peças), Villa-Lobos (O ginete do pierrozinho, de O carnaval das crianças), Debussy (2 peças), Chopin (3 peças). Teatro Coliseu, Santos (SP). [acesse aqui o programa]

2 de outubro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

Outubro (talvez dia 5). Recital de Eudóxia de Barros. Rio de Janeiro.

10 de outubro. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

10 de outubro. João Carlos Martins sola o Concerto de Ginastera com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Diogo Pacheco. TMRJ.

14 de outubro. Eliane Cardoso sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de outubro. Berenice Menegale sola o Concerto No.24 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

17 de outubro. Recital de Bettina Rivero. Auditório do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

19 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade da Bahia sob regência de Eleazar de Carvalho tendo Jacques Klein como solista. Salvador (BA). 

20 de outubro. João Carlos Assis Brasil sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

21 de outubro. Myriam Ciarlini Marinho de Souza sola o Concerto No.1 de autor não-identificado com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

22 de outubro. Recital de Homero de Magalhães com obras de Bach (Toccata em dó menor), Haydn (Sonata em dó maior), Villa-Lobos (6 Cirandas: Terezinha de Jesus; Pobre cega; Xô, xô, passarinho; O pintor de Cannahy; Nesta rua, nesta rua; e Que lindos olhos), Liszt (Sonata Dante). De bis, foi interpretado Debussy. TMRJ.

28 de outubro. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.1 de Mendelssohn com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

7 de novembro. Recital de Jacques Klein com obras de Bach-Siloti, Haydn (Sonata em dó maior), Beethoven (Sonata No.23), Liszt, Rachmaninoff (3 Prelúdios), Claudio Santoro (Sonata-fantasia No.4). De bis, foram interpretadas obras de Debussy, Moszkowski e Prokofieff. TMRJ.

10 de novembro. José Vieira Brandão sola as Bachianas Brasileiras No.3 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

16 de novembro. Recital de Madalena Lebeis (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

17 de novembro. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

17 de novembro (mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente). Sônia Maria Strutt sola o Concerto No.1 de Villa-Lobos; Arnaldo Estrella sola o Concerto No.3 de Villa-Lobos, ambos com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Souza Lima. TMRJ.

18 de novembro. Ana Maria Basilone Lyra de Arruda sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

18 de novembro. Recital de Oscar Borgerth (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Villa-Lobos. TMSP.

19 de novembro. Recital de Dina Gombarg com obras de Bach (Suíte inglesa No.3), Beethoven (Sonata No.3), Chopin, Ravel, Alberto Nepomuceno (Galhofeira), Liszt, como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

20 de novembro. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Scarlatti (4 Sonatas), Beethoven (6 Variações Op.34), Chopin, Villa-Lobos (A prole do bebê No.1 completa), Camargo Guarnieri (Estudo No.4, Ponteios No.45 e No.49), como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

20 de novembro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

21 de novembro. Recital de Lucile Boy-Sendra (canto), Souza Lima (piano) e Fritz Jank (piano), com obras francesas. TMSP.

21 de novembro. Recital de Gilberto Tinetti com obras de Mozart (Sonata No.17), Beethoven (Sonata No.23), Schumann (Sonata No.2), Ravel (Sonatina), Camargo Guarnieri (Estudo No.9 em 1ª audição no Paraná e talvez no Brasil), como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

22 de novembro. Recital de Estelinha Epstein com obras de Mozart, Dandrieu, Carlos Seixas, Soler, Galuppi, Schumann (Variações ABEGG), Chopin, Debussy, Villa-Lobos (As três Marias), Dohnányi, como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

23 de novembro. Recital de Fernando Lopes com obras de Mozart, Schubert (Sonata em lá menor Op.164), José Vieira Brandão (Estudo No.1), Bartok (6 Danças em ritmo búlgaro), Brahms (Sonata No.1), como parte do Festival de Piano, que ocorreu entre 19 e 23 de novembro. Auditório do Colégio Estadual do Paraná, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa da série completa]

24 de novembro. Ivy Improta sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Irwin Hoffman. TMRJ.

29 de novembro. Ivy Improta sola as Variações sinfônicas de Franck com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Camargo Guarnieri. TMRJ.

1º de dezembro. Recital de Fernando Lopes com obras de Chopin (8 peças). TMRJ.

4 de dezembro. Recital de Roberto Miranda (tenor) e Waldemar Navarro (piano) com obras de Scarlatti, Mozart, Duparc, Debussy, Messiaen, Caturla, Sandi, Baptista Siqueira (Cantiga e Cantiga tapuia), Aloysio de Alencar Pinto (Canto do peregrino; Cantos rituais; Ofulú lorêrê-ê; e O Kinimbá). TMRJ.

18 de dezembro. Recital de Fernando Lopes com obras de Chopin (9 peças). TMRJ.

No mundo

Centenário de nascimento de Claude Debussy.

Primeira audição mundial do Estudo No.2, de Claudio Santoro, por Fanny Solter, em Freiburg, Alemanha (RFA).

11 de março. João Carlos Martins sola o Concerto de Ginastera com a National Symphony Orchestra (regente não-identificado). Carnegie Hall, Nova York, EUA.

Abril e maio. II Concurso Internacional Tchaikovsky. Vladimir Ashkenazy e John Ogdon ficaram empatados em 1º lugar; Susan Starr e Yin Chengzong ficaram empatados em 2º lugar; 3º lugar: Eliso Virsaladze. Magda Tagliaferro foi uma das juradas. Moscou, Rússia. [acesse aqui o programa]

15 de junho. Falece o pianista, pedagogo e maestro Alfred Cortot.

3 de julho. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann (orquestra e regente não-identificado). Lewisohn Stadium, Nova York, EUA.

20 de outubro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.14), Brahms (2 peças), Chopin (4 peças). Hunter College, Assembly Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa]

15 de novembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Busoni, Mozart (Sonata No.11), Beethoven (Sonata No.14), Chopin (4 peças), Debussy (4 peças). John M. Greene Hall, Northampton, Massachusetts, EUA. [acesse aqui o programa]