1990

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1990 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Giuliano Montini (categoria "Solista"), Yukie Nishikawa (categoria "Recitalista"), Laís Figueiró (categoria "Revelação"). 

4 de março. Recital de José Luiz do Nascimento (tenor) e Maria Teresa Madeira (piano). Museu da República, Rio de Janeiro.

6 de março. Recital em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a pianista Maria Teresa Madeira. Provavelmente outros músicos participaram deste recital. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

17 de março. Nelson Freire sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Silvio Barbato, na reinauguração do Teatro Amazonas, em Manaus (AM).

16 de abril. Concerto da Orquestra Filarmônica de Moscou sob regência do maestro Dmitri Kitayenko, tendo como solista Vladimir Krainev, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

18 de abril. Concerto da Orquestra Filarmônica de Moscou sob regência do maestro Dmitri Kitayenko, tendo como solista Vladimir Krainev, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

25 de abril. Recital de Helder Teixeira (flauta) e Maria Teresa Madeira (piano). Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro.

8 de maio. Recital de Giulio Gianelli Viscardi (flauta) e Maria Teresa Madeira (piano). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro.

10 de maio. Recital de Giulio Gianelli Viscardi (flauta) e Maria Teresa Madeira (piano). Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.

14 de maio. Recital de Giulio Gianelli Viscardi (flauta) e Maria Teresa Madeira (piano). Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro.

5 de junho. Recital de Antonio Del Claro (violoncelo) e Maria Teresa Madeira (piano). Auditório do IBAM, Rio de Janeiro.

17 de junho. 1ª audição mundial da Sonatina No.7 de Camargo Guarnieri, pela pianista Belkiss Carneiro de Mendonça, em Goiânia.

10, 11 e 13 de julho. Semana Jacques Klein (uma homenagm póstuma aos 60 anos de nascimento dopianista). Ver abaixo a programa de cada dia. Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]

10 de julho. Mesa redonda sobre o piansita Jacques Klein, coordenada por Sérgio Menge de Freitas. Participaram da mesa Aloysio de Alencar Pinto, Cesarina Riso, Cláudio Vettori, Daniela Klein, Heitor Alimonda, Homero de Magalhães, Isaac Karabtchevsky, Jacqueline Klein, Lilian Barreto, Luiz Paulo Sampaio, Mordehay Simoni e Robert Fuchs, como parte da Semana Jacques Klein. Neste dia, também ocorreu a abertura da exposição sobre Jacques Klein, com roteiro e programação visual de Arlete Monck (MIS), pesquisa de Marluce Barucki (Escola de Música da UFRJ), e assistente de produção Paulo Eleutério de Albuquerque (Escola de Música da UFRJ). A mesa redonda foi na Sala da Congregação e a exposição no Foyer do Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]

11 de julho. Recital com Sonatas de Beethoven, como parte da Semana Jacques Klein. Sérgio Tavares interpretou a Sonata No.32, Sérgio André interpretou a Sonata No.13 e Guilherme Quintaes interpretou a Sonata No.23. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]

12 de julho. Recital de Maria Teresa Madeira com músicas brasileiras. Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro.

13 de julho. Recital como parte da Semana Jacques Klein. Heitor Alimonda e Homero de Magalhães interpretaram a 4 mãos a Fantasia em fá menor Op.103 e a Marcha característica Op.121 de Schubert. O duo formado por Michael Bessler e Sônia Goulart (piano) interpretou a Sonata em si bemol maior de Mozart para violino e piano e a Sonata No.3 de Brahms para violino e piano. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]

16 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Miguel Proença. TMRJ.

22 de julho. Recital de Lulu Pereira (trombone baixo) e Maria Teresa Madeira (piano). Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro.

29 de julho. Recital de Margarita Schack (mezzo-soprano), Myrna Herzog (violoncelo) e Maria Teresa Madeira (piano). Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

30 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Nelson Freire. TMRJ.

3 de agosto. Falece a pianista e compositora carioca Eunice Katunda.

4 de agosto e 23 de setembro. Dois concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Arnaldo Cohen, em homenagem a Jacques Klein (seu ex-professor). TMRJ.

6 de agosto. Recital de Alicia de Larrocha pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

8 de agosto. Recital de Alicia de Larrocha pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

7 de agosto. Ney Salgado (piano), Michael Bessler (violino), e Alceu Reis (violoncelo) solam o Concerto Tríplice de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Silvio Barbato. Sala Martins Penna, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

14 de agosto. Alessandro Santoro sola o Concerto No.4 em lá maior de Bach com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Gerald Kegelmann. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.

16 de agosto. Recital do Duo Pianístico da UFRJ, formado por Sonia Maria Vieira e Maria Helena de Andrade, com obras de Aloysio de Alencar Pinto (Sarau de Sinhá), Osvaldo Lacerda (Brasiliana No.4), Aylton Escobar (Seresta), Francisco Mignone (Lundu e Congada), como parte do 142º aniversário da Escola de Música da UFRJ. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo de todo o ciclo de concertos]

18 de agosto. Recital do Trio da Escola de Música da UFRJ, formado por Heitor Alimonda (piano), Renato Axelrud (flauta) e Jorge Armando Nunes (violoncelo) com obras de Weber (Trio Oop.63), J. S. Bach (Sonata No.5 para flauta), Martinu (Trio), como parte do 142º aniversário da Escola de Música da UFRJ. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo de todo o ciclo de concertos]

20 de agosto. Recital do Duo Pianístico Francisco Mignone, formado por Maria Josephina Mignone e Miriam Ramos, com obras de Ernesto Nazareth (7 peças, com 2º piano composto por Francisco Mignone), Zequinha de Abreu (2 peças, com 2º piano composto por Francisco Mignone), Lorenzo Fernandez (Jongo), Francisco Mignone (Valsa elegante, Sai sai e Congada, em versões do autor para dois pianos), como parte do 142º aniversário da Escola de Música da UFRJ. Salão Leopoldo Miguez, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo de todo o ciclo de concertos]

20 de agosto. Concerto da Orquestra de Câmara de Viena sob regência de Philippe Entremont, que também atuou como pianista solista, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

12 de setembro. Victor Monteiro Duarte sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Silvio Barbato. Sala Martins Penna, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.  

15 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Fabio Mechetti tendo como solista João Carlos Martins. TMRJ.

12 de outubro. Lílian Barreto e Linda Bustani atuam como solistas provavelmente no Concerto para 2 pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.

15 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Luthero Rodrigues tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.

9 de novembro. Concerto do 20º aniversário do MALB (Movimento Artístico Lúcia Branco). André Dias de Amorim interpretou obras de Chopin e Villa-Lobos (Valsa da dor e Impressões seresteiras). Na primeira parte, Lucia Regina de Lucena declamou 5 poemas de diversos autores. Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

10 de novembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky tendo como solista Arthur Moreira Lima (em homenagem a Jacques Klein). TMRJ.

1º de dezembro. Recital de Cristiano Jacques Miosso Rodrigues Mendes (aluno de Neusa França) com obras de Bach, Beethoven (Sonata No.1), Ernesto Nazareth (Sarambeque), Claudio Santoro (2 Prelúdios), Chopin, Debussy, Scriabin. Sala de concertos do Memorial JK, Brasília. [acesse aqui o programa]

1º de dezembro. Falecimento do pianista, maestro e compositor paulista Walter Burle-Marx.

15 de dezembro. Giulio Draghi sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Julio Medaglia. Sala Martins Penna, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.  

20 de dezembro. Alda de Mattos sola a Rhapsody in Blue, de Gerhswin, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Silvio Barbato. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília.  

No mundo

9 de março. Cláudia Tolipan interpreta a Lembrança do sertão, na versão original para piano solo (em 1ª audição mundial), de Villa-Lobos. Canning House, Consulado Brasileiro, Londres, Inglaterra.

30 de setembro. “Composers Workshop Concert”. Maria Teresa Madeira interpreta a Toccata para piano, de John Ross. Outros músicos participaram deste recital. Clapp Recital Hall, University of Iowa, EUA

16 de novembro. Recital de Catherine Anne Seaton (flauta) e Maria Teresa Madeira (piano).  University of Iowa, EUA.

19 de novembro. Recital de Janis Brown (clarineta) e Maria Teresa Madeira (piano). University of Iowa, EUA.

7 de dezembro. Recital de Gláucia de A. Borges (violino) e Maria Teresa Madeira (piano). University of Iowa, EUA.