1966

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1966 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Arnaldo Estrella (categoria "Solista"), Arthur Moreira Lima (categoria "Recitalista"), Jocy de Oliveira (dentre outros músicos, na categoria "Prêmio especial"). 

José Miguel Wisnik sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP.

2 de janeiro. Recital de Gino Alfonsi (violino), Alexandre Schaffmann (violino), Johannes Oelsner (viola), Flábio Russo (violoncelo), Marco Antônio Bruccoli (contrabaixo) e Fritz Jank (piano). TMSP.

20 de março. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

23 de março. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Santo André (SP).

26 de março. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Curitiba (PR). 

28 de março. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Curitiba (PR). 

29 de março. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Santos (SP).

15 de abril. Recital de Friedrich Gulda com obras de Beethoven (Sonatas No.8, No.17 (talvez), No.26, e No.29). TMRJ.

18 de abril. Recital de Friedrich Gulda com obras de Bach (uma das Suítes inglesas), Mozart (Sonata No.16), Beethoven (Sonata No.32), Gulda (Prelúdio e Fuga), Schubert, Chopin (Sonata No.3). De bis, foram interpretadas obras de Bach e Beethoven. TMRJ.

20 de abril. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Beethoven (32 Variações em dó menor), Liszt (Sonata), Debussy (6 Prelúdios), Chopin (4 peças). TMRJ.

21 de abril. Inauguração do Teatro Nacional de Brasília, depois renomeado para Teatro Nacional Claudio Santoro, em 1989.

22 de abril. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Prokofieff (Sonata No.7), Chopin (7 peças). TMRJ.

23 de abril. Recital de Fritz Jank. Sala de concertos "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP). 

3 de maio. Recital de Byron Janis pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

4 de maio. Recital de Julian von Karólyi com obras de Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Chopin (3 peças), Schumann (Carnaval), Egk (Sonata), Debussy, Kodaly. TMRJ.

10 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica de Amadores de São Paulo sob regência de Leon Kaniefsky tendo Fritz Jank como solista. TMSP.

15 de maio. Concerto da Orquestra Clássica da UFMG sob regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca tendo Fritz Jank como solista, como parte do ciclo integral dos Concertos de Beethoven para piano e orquestra. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

22 de maio. Concerto da Orquestra Clássica da UFMG sob regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca tendo Fritz Jank como solista, como parte do ciclo integral dos Concertos de Beethoven para piano e orquestra. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

25 de maio. Jacques Klein sola o Concerto em fá, de Gershwin, e o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

29 de maio. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

3 de junho. Heitor Alimonda sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Pablo Komlós. TMRJ.

5 de junho. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

6 de junho. Recital de Christine Walevska (violoncelo) e Fanny Solter (piano) com obras de Couperin, Beethoven (Sonata Op.5 No.5), Bach, Sancan, Villa-Lobos (Sonhar, Fugato all'antica e Harmonias soltas), Chopin. De bis, foram interpretadas obras de Porinini, Chopin e Ravel. TMRJ.

10 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.4 e o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

11 de junho. "Noite de música polonesa". Robert Fuchs interpreta 9 peças de Chopin. Também participaram do recital o Quarteto Oficial da ENM, a cantora Graciema Félix de Souza (soprano) e o pianista Roberto Schlaepfer. TMRJ.

12 de junho. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

13 de junho. Daisy de Luca (piano), Moacyr Liserra (flauta) e Alberto Jaffé (violino) solam o Concerto de Brandenburgo No.5 de Bach com Os solistas do Rio de Janeiro sob regência de Nelson Nilo Hack. TMRJ.

16 de junho. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Brasília.

19 de junho. Concerto da Orquestra Clássica da UFMG sob regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca tendo Fritz Jank como solista, como parte do ciclo integral dos Concertos de Beethoven para piano e orquestra. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

20 de junho. Recital de Magdalena Lébeis (soprano) e Fritz Jank (piano) e conferência. Auditório do Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro.

23 de junho. Recital de Magdalena Lébeis (soprano) e Fritz Jank (piano) e conferência. Auditório do Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro.

24 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Liszt e o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

26 de junho. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

1º de julho. Recital de Jacques Klein com obras de Mozart (Sonatas No.16 e No.12, e Fantasia em ré menor), Beethoven (Sonatas No.31 e No.23). De bis, foram interpretadas obras de Mussorgsky e Mozart. TMRJ.

2 de julho. Recital de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

3 de julho. Concerto da Orquestra Clássica da UFMG sob regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca tendo Fritz Jank como solista, como parte do ciclo integral dos Concertos de Beethoven para piano e orquestra. Auditório do Instituto de Educação da UFMG, Belo Horizonte (MG).

6 de julho. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Beethoven (Sonata No.26), Schumann (Carnaval), Ravel (Jeux d'eau e Alborada del gracioso), Camargo Guarnieri (Dança negra), Scriabin, Prokofieff (Sonata No.3). TMRJ.

17 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Armando Belardi tendo Fritz Jank como solista. TMSP.

19 de julho. Recital de André Tchaikovsky com obras de Bach (Toccata em dó menor), Beethoven (Sonata No.27), Prokofieff (Sonata No.6), Schumann (Danças das legiões de David). De bis, foram interpretadas 2 peças de Chopin. TMRJ.

20 de julho. Magda Tagliaferro sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMSP.

22 de julho. Recital de Jacques Dumont (violino) e Magda Tagliaferro (piano) com obras de Beethoven (Sonatas No.5 e No.9), e Brahms (Sonata No.2). TMRJ.

23 de julho. Guiomar Novaes sola Noites nos jardins de Espanha, de De Falla, com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Simon Blech. TMSP. [acesse aqui o programa] 

26 de julho. Recital de Jacques Dumont (violino) e Magda Tagliaferro (piano) com obras de Fauré (Sonata Op.13 para violino e piano), Debussy (Sonata para violino e piano), Franck (Sonata para violino e piano). TMRJ.

27 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

2 de agosto. Gänter Ludwig sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Vicente Fittipaldi. TMRJ.

3 de agosto. Recital do Trio São Paulo, formado por Gino Alfonsi (violino), Calixto Corazza (violoncelo) e Fritz Jank (piano). Sala "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP).

3 de agosto. Eudóxia de Barros sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Edoardo di Guarnieri. Provavelmente TMSP.

9 de agosto. Recital de Paul Badura-Skoda pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

14 de agosto. Recital de Leonardo Righi (clarineta), Johannes Oelsner (viola) e Fritz Jank (piano). TMSP.

16 de agosto. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Schumann (Fantasia), Prokofieff (Sonata No.6), Ernesto Nazareth (Coração que sente e Batuque), Chopin (Os 24 Prelúdios). Consta que foi a primeira vez que uma obra de Nazareth foi tocada em recital de piano no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. TMRJ.

20 de agosto. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica de Brasília sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

Agosto (talvez dia 20). Eudóxia de barros sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Edoardo di Guarnieri. Consta que houve outra récita com o mesmo programa. TMSP.

24 de agosto. Guiomar Novaes sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Howard Mitchell. TMSP.

25 de agosto. Recital de Arthur Moreira Lima pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de agosto. Recital do Quarteto Viotti, formado por Virgilio Brun (violino), Luciano Giarbella (piano), Giuseppe Petrini (viola) e Carlo Pozzi (violoncelo), com obras de Beethoven (Quarteto Op.16), Ferrari (Sonata a quattro), Brahms (Quarteto Op.25). TMRJ.

27 de agosto (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Arnaldo Estrella sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Edgard Doneux. TMRJ.

31 de agosto e 1º de setembro. Provas da final do VII Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil. Júri: José Siqueira (presidente), Anna Stella Schic, Belkiss Carneiro de Mendonça, Maria da Penha, Glória Maria da Fonseca Costa, Hermínia Roubaud, Mordehay Simoni, Honorina Silva e Ivy Improta. 1º lugar: Romelita Ferreira Leita; 2º lugar: Guyta Rozen; 3º lugar: Fani Levenkron; 4º lugar: Maria Júlia Farias. TMRJ.

12 de setembro. Recital de Jacques Klein com obras de Chopin (os 24 Prelúdios e mais 5 peças). TMRJ.

13 de setembro. Heitor Alimonda sola o Concerto No.1 de Claudio Santoro com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Claudio Santoro. TMRJ.

17 de setembro. Guiomar Novaes sola Noites nos jardins de Espanha, de De Falla, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

18 de setembro. Primeiro de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

21 de setembro. Recital de Alicia de Larrocha pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de setembro. Recital de Jacques Klein com obras de Villa-Lobos (Prelúdio, 1º mov. das Bachianas brasileiras No.4), Beethoven (Sonata No.14 e Variações Eróica), Brahms (16 Valsas Op.39), Prokofieff (Sonata No.7). De bis foram interpretadas peças de Debussy e Chopin. TMRJ.

24 de setembro. Jocy de Oliveira sola o Capriccio para piano e orquestra, de Stravinsky, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

25 de setembro. Segundo de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

30 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

1º de outubro. Jacques Klein sola o Concerto No.27 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

2 de outubro. Terceiro de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

8 de outubro. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

9 de outubro. Quarto de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

12 de outubro. Recital de Roberto Miranda (tenor) e Waldemar Navarro (piano) com obras de Bassani, Bononcini, anônimo do século XVI, Davico, Nin, Bourgault-Ducourdray (arr.), Ibert, Villa-Lobos (Serestas No.4 "Saudades da minha vida", No.12 "Realejo", No.11 "Redondilha", No.13 "Serenata"). TMRJ.

16 de outubro. Recital de Eliane Rodrigues, aos 6 anos, com obras de Bach, Souza Carvalho (Toccata em sol menor), Kuhlau, Eliane Rodrigues (Canção árabe, Fantasia brasileira, Dança espanhola, Canção de ninar e Brinquedo), Antônio Fragoso (Canção e Danças portuguesas), Chopin, Virgínia Salgado Fiúza (Seresteira), Lorenzo Fernandez (Aventuras do Pequeno Polegar). TMRJ.

16 de outubro. Quinto de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

24 de outubro. Recital de Vera Astrachan com obras de Beethoven (Sonatas No.2 e No.31), Schumann (Peças fantásticas Op.12), Camargo Guarnieri (Dança negra), Prokofieff (Sonata No.3). TMRJ.

26 de outubro. Recital de Maria da Penha com obras de Schumann (Carnaval), Chopin, Francisco Mignone (Valsa brasileira No.1, em 1ª audição mundial), Ravel (Miroirs completo), Liszt. De bis, foram interpretadas obras de Scarlatti e Chopin. TMRJ.

29 de outubro. Heitor Alimonda sola o Concerto No.19 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

10 de novembro. Recital de Juliana Wagner (Julia Wagner) com obras de Scarlatti, Beethoven (Sonata No.21), Rosina de Assis Barros (Minueto), Arnaldo Rebello (Tarumã), Fauré, Chopin (5 peças). TMRJ.

11 de novembro. Recital de Manuel Veiga com obras de Haydn (Sonata em mi bemol), Schumann (Fantasia), Villa-Lobos (Rudepoema), Ravel (Le tombeau de Couperin). De bis, foram interpretadas obras de Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira" e Dança do índio branco) e Chopin. TMRJ.

23 de novembro. Sonia Maria Strutt sola o Momoprecoce de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Souza Lima. TMRJ.

25 de novembro. Arnaldo Estrella sola o Concerto de Busoni com a Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

26 de novembro. Sonia Maria Strutt sola o Concerto de Ravel com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Souza Lima. TMRJ.

27 de novembro. Recital de Eliane Rodrigues, aos 6 anos, com obras de Bach, Daquin, Kuhlau, Eliane Rodrigues (Canção triste, Sonho de pianista, Fantasia brasileira, Brinquedo e Aventuras de Juquinha), Chopin, Octavio Maul (Alegria matinal), Virgínia Salgado Fiúza (Serenata sertaneja), Lorenzo Fernandez (Aventuras do Pequeno Polegar). TMRJ.

No mundo

Estreia dos Prelúdio No.18, 19, 20 e 21 de Claudio Santoro, por Jocy de Oliveira, em St. Louis, Estados Unidos.

Edda Fiore foi uma das finalistas (não classificada), com diploma especial, no Concurso Internacional de Música Orense (International Music Competition Orense), na Espanha. Neste ano, não foi concedido o primeiro prêmio.

Cristina Ortiz fica em 1º lugar no Concurso Internacional de Piano Magda Tagliaferro, Paris, França.

3º Concurso Tchaikovsky. 1º lugar: Grigory Sokolov; 2º lugar: Misha Dichter; 3º lugar: Victor Eresko. Moscou, Rússia. [acesse aqui o programa]

19 de janeiro. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Toccata em dó menor), Schumann (Fantasia), Rachmaninoff, Chopin (Sonata No.3). Asociación Cultura Musical, Barcelona, Espanha. [acesse aqui o programa]

27 de fevereiro. Recital de Bernardo Segall. Carnegie Hall, Nova York, EUA.

3 de março. Recital de Ivy Improta. Carnegie Hall, Nova York, EUA.

11 de março. Recital de Mariuccia Iacovino (violino) e Arnaldo Estrella (piano). Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.

20 de março. Concerto de Guiomar Novaes em comemoração ao seu jubileu de ouro. Foram interpretadas obras de Chopin (os 24 Prelúdios e Sonata No.3), Schumann (Carnaval), Philharmonic Hall, Lincoln Center, Nova York, EUA.

12 de maio. Recital de Eudóxia de Barros. Pan American Union, Washington, EUA.

22 de outubro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Beethoven (Sonata No.17), Schumann, Chopin (diversos Prelúdios), Glück-Sgambati, Villa-Lobos (O polichinelo, de A prole do bebê No.1), Octavio Pinto (Marcha, soldadinho, das Cenas infantis), Glück-Saint-Saëns, Debussy. Hunter College, Nova York, EUA.

2 de dezembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Beethoven (Sonata No.17), Schumann, Chopin (Sonata No.3). Ventura High School Auditorium, Ventura, Califórnia, EUA. [acesse aqui o programa]