1955

No Brasil

Abril. Fritz Jank apresenta um ciclo de recitais com as 32 Sonatas de Beethoven. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

14 de abril Recital de Philippa Duke Schuyler pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

15 de abril Recital de Philippa Duke Schuyler pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

16 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Edoardo de Guarnieri tendo Fritz Jank como solista. TMSP.

16 de abril. Recital de Philippa Duke Schuyler com obras de Bach-Von Bülow (Fantasia cromática e Fuga), Gallés, Soler-Schuyer, Casanovas, Albéniz-Schuyer, Chopin, Ravel, Griffes, Schuyler, Villa-Lobos (Festa no sertão), Debussy. TMRJ.

21 de abril. Recital de Jacques Klein com obras de Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4), Mozart (Sonata No.8 e Rondó em ré menor), Schumann (Fantasia), Chopin. TMRJ.

30 de abril. Recital de Alfredo Mello (canto) e Fritz Jank (piano). Clube Coronel Barbosa, Piracicaba (SP).

5 de maio. Recital de Wilfrid Maggiar com obras de Schumann (Estudos sinfônicos), Brahms (Sonata No.3), Chopin, Liszt.  TMRJ.

8 de maio. Dulcemar Lafaille Silva sola o Concerto No.22 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

9 de maio. Recital de Wilfred Maggiar pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

10 de maio. Recital de Wilfred Maggiar pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

19 de maio. Recital de Ruben Varga (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

20 de maio. Recital de Ruben Varga (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

21 de maio. Melita Lorkovic sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

22 de maio. Herberto Drechsel sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

26 de maio. Recital de Fritz Jank em comemoração ao 30º aniversário da Sociedade de Cultura Artística Clube Coronel Barbosa, Piracicaba (SP).

30 de maio. Recital de Jorge Bolet com obras de Haydn, Beethoven (Sonata No.26), Liszt (Sonata), Debussy (4 Prelúdios), Rachmaninoff, Prokofieff. TMRJ.

31 de maio. Recital de Jorge Bolet pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

1º de junho. Recital de Jorge Bolet pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

5 de junho. Eduardo Hazan sola um dos Concertos de Weber com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

11 de junho. Oriano de Almeida sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

14 de junho. Recital de Madalena Lebeis (soprano) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

14 de junho (mesmo dia do recital acima, porém em horário diferente). Recital de Lawrence Winters (barítono) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

15 de junho. Recital de Lawrence Winters (barítono) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

16 de junho. Recital de Madalena Lebeis (soprano) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

19 de junho. Vicky Adler sola o Concerto No.26 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

21 de junho. Recital de Pierre Sancan com obras de Mozart (Sonata No.5), Schumann (Papillons), Beethoven (Sonata No.23), Chopin, Debussy (3 Prelúdios), Ravel (Sonatina). TMRJ.

25 de junho. Recital de Jacques Klein com obras de Mozart (Sonata No.16), Beethoven (Sonata No.25), Brahms, Chopin, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ.

2 de julho. Hans Graf sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Hugo Balzer. TMRJ.

13 de julho. Recital de Christian Ferras (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Franck (Sonata), Bach (Sonata No.3 para violino solo), Flausino Valle-Heifetz (Ao pé da fogueira), Lalo (Sinfoni espanhola). TMRJ.

28 de julho. Recital de Abbey Simon com obras de Bach-Busoni (Toccata, adagio e fuga em dó maior), Schumann (Variações Abbeg), Chopin (Sonata No.3), Ravel (Gaspard de la nuit), Rachmaninoff, Francisco Mignone (Miudinho), Prokofieff. TMRJ.

31 de julho. Recital com canções de Babi de Oliveira. Tarquínio Lopes (canto) e Hermelindo Castelo Branco (piano) interpretaram Mapinguary, Areia do mar, Seja o que quiser (em 1ª audição mundial), Zombador, Canção (em 1ª audição mundial), Festa de Ogum, La vie. Hermelindo Castelo branco (canto e piano simultaneamente) interpretou Vagamente, Há sempre uma palavra, Seresta do desalento, Caboclo do rio. Babi de Oliveira e Hermelindo Castelo Branco interpretaram a dois pianos: Tu, Sereia do mar, Reisados, Maracatus (Fantasia sobre maracatusde Recife e Lagoa Nova), Valsa, Choro (Chorinho). Auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

3 de agosto. Recital de Pierre Sancan pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

4 de agosto. Recital de Pierre Sancan pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

10 de agosto. Recital de Wilhelm Backhaus com obras de Beethoven (Sonatas No.8, No.25, No.26, No.27, e No.32). TMRJ.

10 de agosto. Recital de Déa Orcioli com obras de Bach-Rummell, Beethoven (Sonata No.21), Chopin, Paulo Florence (Serenata de Mefisto, em 1ª audição em Curitiba e talvez mundial, Debussy, Liszt. Club Concórdia, Curitiba (PR). [acesse aqui o programa]

13 de agosto. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.1 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Lamberto Baldi. TMRJ.

14 de agosto. Recital de Guiomar Novaes. Programa provável: Bach (Fantasia cromática e Fuga e Capricho em si bemol "A partida de seu querido irmão"), Schumann (Cenas infantis), Chopin (3 peças), Debussy (2 peças), Shostakovich (3 Danças fantásticas), Camargo Guarnieri (Toccata). Franca (SP).

16 de agosto. Recital de Wilhelm Backhaus com obras de Beethoven (Sonatas No.6, No.24, No.23 e Variações Diabelli). TMRJ.

20 de agosto. Maxim Schapiro sola o Concerto No.2 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho TMRJ.

21 de agosto. Fernão George Avelino sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

29 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Bach (Fantasia cromática e Fuga), Schumann (Cenas infantis), Chopin (3 peças), Shostakovich (3 Danças fantásticas), Debussy, (2 peças) Villa-Lobos (Moreninha, de A prole do bebê No.1). TMRJ. [acesse aqui o programa]

4 de setembro. Gilberto Tinetti sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

9 de setembro. Falece o compositor paraense Jayme Ovalle.

10 de setembro. Jacques Klein sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

11 de setembro. Berenice Menegale sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Bernardo Federowski. TMRJ.

12 de setembro. Recital de Christian Ferras (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Brahms (Sonata para violino e piano No.3), Bach (Sonata No.2 para violino solo), Beethoven, Darius Milhaud (Le boeuf sur le toit, em transcrição para violino e piano), Camargo Guarnieri (Canção brasileira), Paganini. TMRJ.

13 de setembro. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Schubert (Sonata em lá maior Op.120), Mendelssohn, Weber, Brahms (Sonata No.3), Liszt, Chopin. TMRJ.

16 de setembro. Recital de Sergio Varela Cid. TMRJ.

17 de setembro. Giuliano Montini sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

18 de setembro. Laís de Castro Kauffmann sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

25 de setembro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal de São Paulo, formado por Gino Alfonsi (violino), Alexandre Schaffman (violino), Johann Oelsner (viola) e Calixto Corazza (violoncelo), com o pianista Leo Peracchi, o narrador Ivan Meira, e a bailarina Glória Futuro Marcos Dias, que interpretaram Novena à Senhora da Graça, poema bailado para quarteto de cordas, piano e narrador, de Luís Cosme. O quarteto também interpretou obras de Malipiero, e Villa-Lobos. TMRJ.

28 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho com obras russas, tendo como solista Anna Stella Schic, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

29 de setembro. Recital de Fabienne Jacquinot com obras de Couperin, Daquin, De Falla (Fantasia baética), Debussy (2 Prelúdios), Villa-Lobos (O polichinelo, de "A prolet do bebê No.1"), Granados. TMRJ.

2 de outubro. Alida Oriol Garrone sola as Variações sinfônicas de Franck com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

7 de outubro. Jacques Klein sola o Concerto de Schumann e o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

8 de outubro. Maria Augusta Menezes de Oliva sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pablo Komlós. TMRJ.

9 de outubro. Humberto de Figueiredo Cordovil sola o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pablo Komlóso. TMRJ.

10 de outubro. Festival Francisco Mignone, com palestra de Manuel Bandeira. Sérgio Varella Cid interpreta os Seis prelúdios para piano (em 1ª audição mundial) e a Sonata No.1. Ary Ferreira (flauta), José Malagutti (clarineta), Noel Devos (fagote), H. Breitinger (oboé), Jair Ribeiro (trompa) e Francisco Mignone (piano) interpretam o Sexteto de Mignone. TMRJ.

13 de outubro. Sérgio Varella Cid sola o Concerto de Schumann e a Rapsódia sobre um tema de Paganini com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

26 de outubro. Festival Francisco Mignone. Arnaldo Estrella sola a 1ª Fantasia brasileira de Francisco Mignone com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência do autor. Sérgio Varella Cid interpreta os Seis prelúdios para piano (em 1ª audição mundial) e a Sonata No.1. Ary Ferreira (flauta), José Malagutti (clarineta), Noel Devos (fagote), H. Breitinger (oboé), Jair Ribeiro (trompa) e Francisco Mignone (piano) interpretam o Sexteto de Mignone. TMRJ.

30 de outubro. Sérgio Varella Cid sola o Concerto de Schumann e o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

11 de novembro. Audição dos alunos de Sofia Papautsky. Sala Schwartzmann,, São Paulo. [acesse aqui o programa] 

28 de novembro. Recital de Maria Augusta Menezes de Oliva com obras de Mozart (Sonata No.18), Beethoven (32 Variações em dó menor), Schumann (Carnaval), Villa-Lobos (Prelúdio e Ária, das Bachianas brasileiras No.4), Bartok (6 Danças romenas), Albéniz. TMRJ. [acesse aqui o programa]

No mundo

Maria da Penha fica em 3º lugar empatada com o alemão Günter Ludwig no Concurso Internacional Busoni, em Bolzano, Itália. Neste ano não foi concedido o 1º prêmio. A francesa Germaine Devéze ficou em 2º lugar.

7 de janeiro. Recital de Bernardo Segall. Carnegie Hall, Nova York, EUA.

10 de janeiro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonata No.21, 32 Variações em dó menor, 7 Bagatelas Op.33, 6 Bagatelas Op.126). 7º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

17 de janeiro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.2, No.22, No.30, 5 Variações sobre "Rule Britannia", 8 Variações sobre a ária "Une fiêvre brûlante, Für Elise). 8º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

24 de janeiro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.13, No.10, No.8, No.26, 6 Variações Op.76). 9º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

31 de janeiro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.12, No.14, No.31, 12 Variações sobre o minueto à la Vigano). 10º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

7 de fevereiro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonatas No.11, No.27, No.3, Polonaise Op.89, 8 Variações sobre o trio "Tändeln und scherzen"). 11º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

14 de fevereiro. Recital de Mieczyslaw Horszowski com obras de Beethoven (Sonata No.7, Prelúdio Op.39 No.1 em todos os tons maiores, Andante em fá maior, Variações Diabelli). 12º recital de uma série de 12 recitais do pianista dedicados a Beethoven, que incluiu a integral das 32 Sonatas, além de várias outras composições. Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa de toda a série de recitais]

18 de fevereiro. Recital de Arthur Rubinstein. Music Hall, Cincinnati, Ohio, EUA.

19 de fevereiro. Recital de Arthur Rubinstein. Music Hall, Cincinnati, Ohio, EUA.

27 de fevereiro. Gerson Yessin sola o Concerto No.2 (1ª audição nos EUA) de Villa-Lobos com a City Symphony Orchestra sob regência de Franz Bibo. American Museum of Natural History, Nova York, EUA.

25 de março. Recital de Walter Gieseking. Music Hall, Cincinnati, Ohio, EUA.

26 de março. Recital de Walter Gieseking. Music Hall, Cincinnati, Ohio, EUA.

8 de maio. Felicja Blumental sola o Concerto No.5 de Villa-Lobos (em 1ª audição mundial) com a Orquestra Filarmônica de Londres sob regência de Jean Martinon. Royal Festival Hall, Londres, Inglaterra.

20 de maio. Felicja Blumental sola o Concerto No.5 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de Heitor Villa-Lobos. Grosser Musikvereinssaal, Viena, Áustria.

30 de agosto e 13 de setembro. IV Concours Musical International des Instituitions Radiophoniques de la République Fédérale Allemande. Munique, Alemanha. [acesse aqui o programa]

Setembro. Yvette Magdaleno é uma das finalistas (embora não classificada) e recebe medalha na categoria feminina do Concurso Internacional de Música de Genebra (Suíça), criado em 1939. Dayse de Luca e Dina Gombarg também são finalistas (não classificadas) e recebem diploma especial na mesma categoria. Não houve 1º prêmio neste ano. Ficou em 2º lugar a austríaca Ruslana Antonowicz. Na categoria masculina, também não houve 1º prêmio. Ficaram em 2º lugar, empatados, o americano Malcolm Fragner e o francês Gabriel Tacchino.

24 a 29 de outubro. Realização do (1º?) Concurso Musical Internacional Vianna da Motta. Lisboa, Portugal. [acesse aqui o programa geral]