2012

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 2012 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Eudóxia de Barros (categoria "Conjunto da carreira").

O álbum "Liszt: Harmonies du Soir", de Nelson Freire, vence a 23ª Edição do Prêmio da Música Brasileira na categoria "Álbum Clássico".

11 de março. Primeiro de quatro recitais de Alberto Andrés Heller como parte do ciclo integral das 18 Sonatas de Mozart. Foram interpretadas as Sonatas No.1, No.2, No.3, No.4 e No.5. Auditório Jurerê, Florianópolis (SC). [acesse aqui o programa de todo o ciclo]

18 de março. Luiz Guilherme Pozzi e Clenice Ortigara solam o Carnaval dos Animais de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência de Osvaldo Ferreira. Teatro Guaira, Curitiba.

20 de março. Entra no ar o site www.ernestonazareth150anos.com.br, referência na vida e obra de Ernesto Nazareth, produzido pelo Instituto Moreira Salles (IMS).  

20 de março. Show de lançamento do site "Ernesto Nazareth 150 Anos" com Alexandre Dias (piano), Marcelo Bernardes (flauta), Marcílio Lopes (bandolim), Luciana Rabello (cavaquinho), Maurício Carrilho (violão) e Paulo Aragão (violão). Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro.

25 de maio. Barry Douglas sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Petrobrás Sinfônica sob regência de Roberto Tibiriçá. TMRJ.

10 de agosto. Luiz Guilherme Pozzi sola o Concerto No.14 de Mozart com a Orquestra de Câmara de Curitiba. Capela Santa Maria. Curitiba.

25 de agosto. Segundo de quatro recitais de Alberto Andrés Heller como parte do ciclo integral das 18 Sonatas de Mozart. Foram interpretadas as Sonatas No.6, No.7, No.8 e No.9. Auditório Jurerê, Florianópolis (SC). [acesse aqui o programa de todo o ciclo]

13 de setembro. Luiz Guilherme Pozzi sola o Concerto No.1 de Shostakovich com a Orquestra Sinfônica da Unicamp sob a regência de Carlos Fiorini. Casa do Lago. Campinas.

24 de setembro. Sonia Rubinsky sola a Suíte para piano e orquestra (completa) de Villa-Lobos com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sob regência de Fabio Mechetti. Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG.

6 de outubro. Terceiro de quatro recitais de Alberto Andrés Heller como parte do ciclo integral das 18 Sonatas de Mozart. Foram interpretadas as Sonatas No.10, No.11, No.12 e No.13. Auditório Jurerê, Florianópolis (SC). [acesse aqui o programa de todo o ciclo]

24 de novembro. Quarto de quatro recitais de Alberto Andrés Heller como parte do ciclo integral das 18 Sonatas de Mozart. Foram interpretadas as Sonatas No.14, No.15, No.16, No.17 e No.18. Auditório Jurerê, Florianópolis (SC). [acesse aqui o programa de todo o ciclo]

24 de novembro. Sonia Rubinsky sola a Suíte para piano e orquestra (completa) de Villa-Lobos com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sob regência de Fabio Mechetti, como parte do 50º Festival Villa-Lobos. Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG.

25 de novembro a 8 de dezembro. Realização do III Concurso Internacional BNDES de Piano. Vencedores: 1º lugar – Tamila Salimdjanova (Uzbequistão); 2º lugar – Mikhail Berestnev (Rússia); 3º lugar – Nino Bakradze (Georgia). Rio de Janeiro.

No mundo

13 de fevereiro. Nelson Freire interpreta obras de Schumann (Arabeske e Fantasia Op.17), Prokofieff (8 peças das Visões fugitivas Op.22), Granados, Liszt (Un sospiro, Rapsódia húngara No.3, Valse oubliée e Balada No.2). De bis, interpretou peças de Debussy, Gluck-Sgambati e Villa-Lobos (uma peça do Carnaval das crianças, provavelmente O ginete do pierrozinho). Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

26 de fevereiro. "Alexander and Buono Piano Master Class Recital". Ben Rosenbaum interpreta Atrevidinha, de Ernesto Nazareth. Também participaram deste recital 15 outros pianistas. Carnegie Hall (Weill Recital Hall), Nova York, EUA.

20 de março. Simone Leitão, Daniel Guedes (violin) e Hugo Pilger (violoncelo) interpretam as seguintes obras, em diferentes formações: Trio para piano, de Guerra-Peixe; Modinha para violoncelo e piano, de Francisco Mignone; Sonata-fantasia No.1 para violino e piano, de Villa-Lobos; e Trio para piano No.2 de Brahms. Carnegie Hall (Weill Recital Hall), Nova York, EUA.

18 de outubro. Nelson Freire sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de David Zinman. De bis, Nelson tocou uma peça de Gluck-Sgambati. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

19 de outubro. Nelson Freire sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de David Zinman. De bis, Nelson tocou uma peça de Gluck-Sgambati. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

26 de novembro. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Filarmônica de São Petesburgo sob regência de Yuri Temirkanov. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

4 de dezembro. Egberto Gismonti, Danilo Pérez, Gonzalo Rubalcaba e Chucho Valdés apresentam-se em combinações de 4 pianos, 2 pianos e 1 piano. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.