1996

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1996 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Maria José Carrasqueira (categoria "Recitalista").

6 de fevereiro. “Ernesto Nazareth, revelações”. Recital de Pedro Amorim (bandolim) e Maria Teresa Madeira (piano) com obras de Ernesto Nazareth (Rayon d’or, Saudade, Zizinha, Fon-Fon!, Confidências, Matuto, Nenê, Fidalga, Tupinambá). Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.

21 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica de Berlim sob regência de Isaiah Jackson tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.

25 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira tendo como solista Mikhail Rudy. TMRJ.

30 de março. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Arnaldo Cohen. TMRJ.

31 de março. Recital de Luli Oswald com obras de Mozart (Sonata No.11), Schumann (Fantasia), Debussy, Prokofieff (Sonata No.3), Liszt. Auditório do DEF, Universidade Federal de Viçosa (MG). [acesse aqui o programa]

27 de abril. Recital de Aloysio Fagerlande (fagote) e Maria Teresa Madeira (piano). Petrópolis (RJ).

7 de maio (às 12:30 e depois às 18:30, o mesmo programa). Recital de José Carlos Cocarelli com 10 obras de Liszt, como parte do Ciclo Liszt. CCBB, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa do ciclo completo]

14 de maio (às 12:30 e depois às 18:30, o mesmo programa). Recital de Tamás Ungár com 6 obras de Liszt (incluindo a Sonata Dante), como parte do Ciclo Liszt. CCBB, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa do ciclo completo]

21 de maio (às 12:30 e depois às 18:30, o mesmo programa). Recital de Mikhail Rudy com 9 obras de Liszt, como parte do Ciclo Liszt. CCBB, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa do ciclo completo]

27 de maio. Recital de Ivo Pogorelich. TMRJ.

28 de maio (às 12:30 e depois às 18:30, o mesmo programa). Recital de Leonid Kusmin com 4 obras de Liszt (incluindo a Sonata), como parte do Ciclo Liszt. CCBB, Teatro II, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa do ciclo completo]

31 de maio. Recital do duo formado por Harold Emert (oboé) e Irany Leme (piano) com obras de José Siqueira (Sonatina para oboé e piano), Fructuoso Vianna (Seis canções trovadorescas, com a parte do canto arranjada para oboé por Harold Emert) e Poulenc (Sonata para oboé e piano). Irany Leme interpretou ao piano solo a Suíte sul-americana, de Aloysio de Alencar Pinto. Harold Emert interpretou Dois poemas para narrador e oboé, com participação de Claudio Portela (narrador). Auditório Guiomar Novaes, da Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

1º de junho. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Chopin, e outros. Teatro Municipal de Niterói (RJ). [acesse aqui o panfleto de divulgação]

3 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Duarte tendo como solista Linda Bustani, no Ciclo Villa-Lobos. TMRJ.

14 de junho. Recital de Lena Verani (clarineta) e Jeaninne Renó (piano) com obras de Villa-Lobos, Schumann, Radamés Gnattali, e outros. Teatro Municipal de Niterói (RJ). [acesse aqui o panfleto de divulgação]

24 de junho. Recital de Nelson Goerner pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

25 de junho. Recital de Nelson Goerner pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.  

26 de junho. Recital de Nelson Goerner pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

29 de junho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Yureham Scharovsky tendo como solista Arthur Moreira Lima. TMRJ.

Julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Rachael Worby tendo como solistas Luis Fernando Benedini, Bernardo Bessler (violino) e Cláudio Jaffé (violoncelo). TMRJ.

2 de julho. "Música das Nações”. Recital de Maria Teresa Madeira. Participaram deste recital outros músicos. FINEP, Rio de Janeiro.

13 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista José Feghali. TMRJ.

20 de julho. “Villa-Lobos em Paris”. Obras de câmara de Villa-Lobos. Maria Teresa Madeira (piano) foi um dos músicos participantes deste recital. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.

21 de julho. “Villa-Lobos em Paris”. Obras de câmara de Villa-Lobos. Maria Teresa Madeira (piano) foi um dos músicos participantes deste recital. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.

26 de julho. Recital de Antonio Augusto (trompa) e Maria Teresa Madeira (piano). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

27 de julho. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Arnaldo Cohen. TMRJ.

20 de agosto. Recital "Berio-Bartok - Duo Diálogos", com Carlos Tarcha (percussão), Joaquim Abreu (percussão), Rosana Civile (piano) e Paulo Alvares (piano), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Fábio Mechetti tendo como solista Bruno Gelber. TMRJ.

25 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Wagner Tiso, no encerramento do Ciclo Villa-Lobos. TMRJ.

2 de setembro. Concerto da Orquestra Nacional da França sob regência de Charles Dutoit, tendo como solista Pascal Rogé, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

3 de setembro. Concerto da Orquestra Nacional da França sob regência de Charles Dutoit, tendo como solista Pascal Rogé, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

4 de setembro. Concerto da Orquestra Nacional da França sob regência de Charles Dutoit, tendo como solista Pascal Rogé, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.  

18 de setembro. Recital de Música Latino-Americana com Antonio Carlos Carrasqueira (flauta), Maria José Carrasqueira (piano), Marco Pereira (violão), Watson Clis (violoncelo) e Sergio Gonçalves (fagote), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

21 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira tendo como solista Nelson Freire. TMRJ.

5 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá tendo como solista Cristina Ortiz. TMRJ.

8 de outubro. Joel Bello Soares sola o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Ligia Amadio. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

19 de novembro. Recital "O Grupo dos Seis", com Marcelo Bratke, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. 

22 de novembro. Silvia Cápová-Vizvaryová sola o Concertino de Ján Cikker com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Lígia Amadio. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

13 de dezembro. Neusa França e Alexandre Romariz solam o Concerto BWV 1061 para dois pianos, de J. S. Bach, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, sob regência de Elena Herrera. Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Claudio Santoro, Brasília. 

No mundo

Centenário do falecimento de Clara Schumann.