1938

No Brasil

Estreia de Impressões seresteiras e Dança do índio branco (peças do Ciclo Brasileiro) de Villa-Lobos, por Julita Neves d’Almeida, Rio de Janeiro.

19 de janeiro. Recital de Hermann Frischler (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

28 de janeiro. Recital "A valsa", nas palavras de Guilherme de Almeida e na exeução de Souza Lima pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de maio. Recital de Vitalina Brazil com obras de Bach-Busoni, Scarlatti, Beethoven (Sonata No.12), Chopin, Debussy, Alexandre Levy (Tango brasileiro), Lorenzo Fernandez (Acalanto da saudade e A fada do bosque), João Itiberê da Cunha (Dança alegre e sentimental), Villa-Lobos (Saudades das selvas brasileiras No.2), Alberto Williams, José Navarro, e Ernesto Lecuona. TMRJ.

13 de junho. Recital de José Iturbi com obras de Handel, Mozart, Schumann (Estudos sinfônicos), Chopin, Ravel, Albéniz e De Falla. TMRJ.

14 de junho. Recital de Alexandre Vilalta com obras de Albéniz, Mompou, De Falla. No restante do recital, o pianista acompanhou a cantora Conchita Badía em diversas canções. TMRJ.

18 de junho. Recital de Alexandre Vilalta com obras de Chopin, De Falla, Villa-Lobos (Saudades das selvas brasileiras), Pittaluga. No restante do recital, o pianista acompanhou a cantora Conchita Badía em diversas canções. TMRJ.

20 de junho. Recital de Alexandre Vilalta com obras de Albéniz, Milhaud, Pahissa, e De Falla. No restante do recital, o pianista acompanhou a cantora Conchita Badía em diversas canções. TMRJ.

27 de junho. Recital de Tomás Terán com obras de Bach (Fantasia cromática e fuga), Beethoven (Sonata No.15), Schumann (Estudos sinfônicos), Debussy, Albéniz, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Granados. TMRJ. [acesse aqui o programa]

8 de julho. Recital de Stanislas Niedzielski com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.3 e diversas outras peças). TMRJ.

9 de julho. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach, Beethoven (Sonata No.13), Chopin (Sonata No.3), Debussy, Strauss-Godowsky (metaformose sinfônica sobre "O morcego"). TMRJ.

12 de julho. Recital de Stanislas Niedzielski. TMRJ.

16 de julho. Recital de Guiomar Novaes com obras de Handel, Scarlatti, Chopin, Borodin, e Scriabin. TMRJ.

22 de julho. Arnaldo Estrella sola a 1ª Fantasia brasileira, de Francisco Mignone, com orquestra sob regência do autor. TMRJ.

23 de julho. Recital de Guiomar Novaes com obras de Beethoven, Chopin, Schumann (Carnaval), Octavio Pinto (Cenas infantis), Mendelssohn-Rachmaninoff, e Albéniz. TMRJ.

29 de julho. Recital de Maria Luiza Vaz com obras de Handel, Bach (Fantasia cromática e Fuga), Mozart, Beethoven (Sonata No.17), Schumann (Cenas infantis), Debussy. TMRJ.

3 de agosto. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Edoardo di Guarnieri. TMRJ. [acesse aqui o programa]

17 de agosto. Recital de Fritz Jank. TMSP.

26 de agosto. Recital de Lubska Kolessa pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

29 de agosto. Recital de Lubska Kolessa pela Sociedade de Cultura Artística do Rio de Janeiro. 

2 de setembro. Recital de Lubska Kolessa pela Sociedade de Cultura Artística do Rio de Janeiro. 

10 de setembro. Francisco Mignone acompanha ao piano a cantora Lucienne Tragin, juntamente com o flautista Moacyr Liserra, em um recital com obras de Caccini, Scarlatti, Durante, Pergolesi, Mozart, Ravel. TMRJ.

29 de setembro. Francisco Mignone acompanha ao piano o violinista Carlo Felice Cillaro (prêmio Niccolò Paganini), em um recital com obras de Nardini, Bach, Szymanowski, Logan-Kreisler, Casella, Pizetti, Sarasate. TMRJ.

20 de outubro. Recital de Wilhelm Backhaus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de outubro. Recital de Wilhelm Backhaus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

26 de outubro. Recital de Hermann Frischler (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

27 de outubro. Recital de Wilhelm Backhaus com obras de Beethoven (Sonatas No.12, 23, 26 e 32). TMRJ.

3 de novembro. Recital de Wilhelm Backhaus com obras de Bach, Schumann, Brahms (Variações sobre um tema de Paganini), Schubert, Chopin. TMRJ.

7 de novembro. Concerto em comemoração do 87º aniversário da Casa Carlos Wehrs. Tomás Terán, Arnaldo Estrella, Barrozo Netto, João Itiberê da Cunha e Francisco Mignone interpretaram 3 músicas de Francisco Mignone em arranjos do autor para 5 pianos (Cucumbizinho, Lenda Sertaneja No.7 e Cateretê). Também participaram o Orfeão dos "Apiacás" regido por Lucilia Guimarães Villa-Lobos, Frei Pedro Sinzig (órgão), Carmen Bartucci (soprano), Francisco Braga (piano), Fritz Barth (órgão), Nanette Cassão de Castro (soprano), João Itiberê da Cunha (piano), Agnello França (regência de coral), Francisco Mignone (piano), Lambert Ribeiro (violino), Barrozo Netto (piano). Andrade Muricy fez um apólogo na segunda parte. Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

9 de novembro. Recital de Anselmo Zlatopolsky (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

12 de novembro. Concerto da Orquestra do Departamento Municipal de Cultura sob regência de Souza Lima tendo como solista Antonietta Rudge pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

16 de novembro. Recital de Anselmo Zlatopolsky (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

17 de novembro. Concerto de Lia Fuldauer (canto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo. TMSP.

23 de novembro. Recital de Anselmo Zlatopolsky (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

3 de dezembro. Recital de Wilma Graça (criança) com obras de Beethoven, Mozart, Daquin, Albéniz, Dandrieu, Chopin, Mendelssohn, Wilma Graça (Prelúdio das notas pretas, Canto do passarinho, Lilian, Minha primeira comunhão, Berceuse, Bom jardim; Velhice, mocidade e infância), Francisco Mignone (Minueto), Villa-Lobos (O polichinelo), Fructuoso Vianna (Negrinha - No.5 das "Peças infantis"), Ole-Olsen. TMRJ.

19 de dezembro. Tomás Terán sola a 3ª Fantasia brasileira, de Francisco Mignone, em 1ª audição no Rio de Janeiro, com orquestra não-identificada (provavelmente a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal) sob regência de Francisco Mignone. TMRJ. [acesse aqui o programa]

No mundo

22 de março. Recital de Noemi Bittencourt com obras de Bach, Beethoven, Chopin, dentre outros. Town Hall, Nova York, EUA.

26 de setembro. O pianista russo Vladimir Horowitz retorna aos palcos após cerca de dois anos, em um recital com obras de Chopin, do qual também participou o Busch Quartet. Zurique, Suíça.

17 de outubro. Falece o pianista polonês Aleksander Michalowski.

30 de outubro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.2 de Chopin com a Philharmonic-Symphony Society of New York sob regência de John Barbiroli. Carnegie Hall, Nova York, EUA.

9 de novembro. Recital de Guiomar Novaes. Town Hall, Nova York, EUA.

13 de novembro. Conferência-concerto de Magda Tagliaferro sob o título ".Un Bouquet d'Auteau Modernes", sobre os compositores Debussy, Ravel, Hahn, Ibert, Milhaud e River. Université des Annales, Paris, França.

21 de novembro. Falece o pianista polonês Leopold Godowsky.