1941

No Brasil

20 de janeiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 1º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de janeiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 2º recital de um total de 9 (contendo as Sonatas No.20, No.4, No.5 e No.6), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

2 ou 3 de fevereiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 3º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

12 de fevereiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 4º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de fevereiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 5º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

5 de março. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 6º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

12 de março. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 7º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

21 de março. Recital de Aloysio de Alencar Pinto com obras de Scarlatti (6 Sonatas), Bach-Tausig, Chopin, Debussy, Ravel, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Lyapunov. Theatro José de Alencar, Fortaleza (CE). [acesse o programa aqui]

26 de março. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 8º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

1º de abril. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 9º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

14 de abril. Recital de Poldi Mildner com obras de Schubert (Fantasia Wanderer), Beethoven, Schumann (Carnaval), Chopin e Brahms (Variações sobre um tema de Paganini). TMRJ.

19 de abril. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Scarlatti, Schubert, Francisco Mignone (Suíte, extraída do bailado Leilão, dedicada à pianista, 1ª audição), Franck, Chopin. TMRJ.

26 de abril. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Bach, Beethoven (Sonata No.26), Chopin, Liszt, d'Hunac, Hahn, Albéniz. TMRJ. 

29 de abril. Recital de Yara Bernette (então chamada de Bernette Epstein) com obras de Vivaldi, Beethoven (Sonata No.31), Debussy, Rachmaninoff, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Camargo Guarnieri (Dança brasileira), Chopin (Sonata No.3). TMRJ.

29 de abril. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

30 de abril. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de A. Wolf. TMRJ.

3 de maio. Recital de Maryla Jonas com obras de Paderewski, Rachmaninoff (Variações sobre um tema de Corelli, 1ª audição no Brasil), Chopin, Itiberê da Cunha (Cançaõ ritual de macumba), Chabrier, Zarembski. TMRJ.

6 de maio. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de maio. Recital de Maryla Jonas com obras de Bach, Schubert, Chopin, Casella, Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Albéniz, J. Strauss, Handel, Rossi. TMRJ.

19 de maio. Recital de Margaret Nosek com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.27), Debussy, Chopin, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Dvorak, Smetana, Suk, Novak. TMRJ.

21 de maio. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de maio. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de maio. Fritz Jank acompanha ao piano o violinista Ricardo Odnoposoff em um recital com obras de Joachim, Bach, Goldmark, Szymanowski, Ysaye, Francisco Mignone (Variações sobre um tema brasileiro, em primeira audição), e Paganini. TMRJ.

2 de junho. Antonietta Rudge sola o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

10 de junho. Recital de Alexander Borovsky com obras de compositores russos, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

15 de junho. Recital de Maria Guilhermina com obras de Beethoven, Liszt, Castelnuovo-Tedesco, Bartók, Mompou, De Falla, Caba, Fabini, Buchardo, Thiela, Itiberê da Cunha e Francisco Mignone. TMRJ.

16 de junho. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach (incluindo diversos prelúdios, fugas e invenções), Bach-Busoni e Bach-Liszt. TMRJ. [acesse aqui o programa]

22 de junho. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach (incluindo diversos prelúdios, fugas e invenções) e Bach-Busoni. TMRJ. [acesse aqui o programa]

23 de junho. Recital de Sylvia Eisenstein. Salão Nobre do Conservatório de Música de Pelotas (RS).

28 de julho. Recital de Joseph Battista com obras de Brahms-Persichetti, Bach-Hess, Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.31), Chopin, Octávio Pinto (Cenas infantis), Griffa, Shostakovich, Rachmaninoff, Strauss-Grunfeld. TMRJ.

29 de julho. Recital de Aloysio de Alencar Pinto com obras de Scarlatti (6 Sonatas), Bach-Tausig, Chopin, Debussy, Ravel, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Lyapunov. Salão do Ideal Club, Manaus (AM). [acesse o programa aqui]

30 de julho. Recital em homenagem ao pianista e compositor polonês Ignacy Jan Paderewski, que falecera no mês anterior. Participaram do recital Mieczyslaw (Miécio) Horszowski, Wanda Werminska, Oscar Borgerth, Arnaldo Estrella e Maryla Jonas. TMRJ.

2 de agosto. Recital de Aurora Bruzon com obras de Beethoven (Sonata No.32), Couperin, Chopin, João Itiberê da Cunha (Scaramouche, da suíte Ils d'amuset), Lorenzo Fernandez (Acalando da saudade), Bortkiewicz, Scriabin, MacDowell, De Falla, Liszt. TMRJ.

29 de abril. Recital de Joseph Battista pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

29 de agosto. Recital de Aloysio de Alencar Pinto com obras de Scarlatti (6 Sonatas), Bach-Tausig, Chopin, Debussy, Ravel, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Lyapunov. Theatro da Paz, Belém (PA). [acesse aqui o programa]

30 de agosto. Alceo Bocchino acompanha ao piano o tenor Tito Schipa em um recital com obras de Handel, Schubert, Cesti-Schipa, Massenet, Carlos Gomes (Quando nascesti tu, de O escravo), Cilea, Lacalle, Palacios, Schipa e Tosti. Bochinno solou obras de Chopin, Niemann, e Rachmaninoff. TMRJ.

1º de setembro. Falece o compositor, pianista, pedagogo e regente carioca Joaquim Antonio Barrozo Netto.

5 de setembro. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.23), Szymanowski, Chopin. TMRJ.

9 de setembro. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Chopin pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de setembro. Recital de Witold Malcuzynski pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de setembro. Francisco Mignone sola seu Sexteto para piano e instrumentos de sopro com o quinteto formado por David Van Vector (flauta), Adolph Weiss (fagote), R. Barrows (trompa), Robert McBride (clarineta), Alvir Etter (oboé). TMRJ.

29 de setembro. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.2). TMRJ.

7 de outubro. Recital de Witold Malcuzynski. Salão Nobre do Conservatório de Música, Pelotas (RS).

11 de outubro. Mieczyslaw (Miécio) Horszowski sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

18 de outubro. Maryla Jonas sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. TMRJ.

20 de outubro. Recital e palestra de Magda Tagliaferro sobre "Robert Schumann e as expansões de seu gênio". A pianista interpretou, dentre outras obras, o Carnaval, e apresentou uma análise interpretativa. TMRJ. [acesse aqui o programa]

24 de outubro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Souza Lima (piano) com Sonatas de Beethoven para violino e piano, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

26 de outubro. Alceo Bocchino acompanha ao piano o tenor Tito Schipa em um recital com obras de Handel, Schubert, Cesti-Schipa, Massenet, Carlos Gomes (Quando nascesti tu, de O escravo), Cilea, Lacalle, Palacios, Schipa e Tosti. Bochinno solou obras de Chopin, Niemann, e Rachmaninoff. TMRJ.

31 de outubro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Souza Lima (piano) com Sonatas de Beethoven para violino e piano, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

Novembro. É inaugurado na Escola Nacional de Música (Rio de Janeiro) o curso de interpretação e virtuosidade ministrado por Magda Tagliaferro. Neste mesmo mês, Tagliaferro ministrou seu curso no auditório da Gazeta. Alguns dos participantes de destaque foram Iris Bianchi, Heitor Alimonda e Oriano de Almeida.

7 de novembro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Souza Lima (piano) com Sonatas de Beethoven para violino e piano. TMSP.

13 de novembro. José Vieira Brandão interpreta peças do 1º volume ("Manquinha"), 4º volume ("Rosa Amarela", "Olha o Passarinho, Dominé!", "O Gato" e "Ó Sim"), 5º volume ("Os Pombinhos", "Você Diz que Sabe Tudo" e "O Bastão ou Mia Gato"), 6º volume, 7º volume ("Os Pombinhos"), 9º volume ("Pombinha Rolinha" e "Constante") e 10º volume ("Atché") do Guia Prático (todas em 1ª audição mundial), de Villa-Lobos. Salão Leopoldo Miguez, Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro.

14 de novembro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

20 de novembro. Estreia da Sonata No.1, de Francisco Mignone, por Arnaldo Estrella, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro.

23 de novembro. "Homenagem à memória de Barrozo Netto prestada pelos seus últimos alunos". Na primeira parte, foram executadas 15 obras de Barrozo Netto por Homero de Magalhães, Vera Bertucci, Margot Ambrust, Lucy Ramos da Costa, Sulla Jaffe, Nilda de Souza Garcia, Hebe Araujo de Matos, Stella de Sá, Lília Faustino de Figueiredo, Elfrida Person Machado Bastos, Ruth Brafman, Ilka Gili, Oscarlita Fontes Lima, Altair Celina Gomes. Na segunda parte, os mesmos pianistas interpretaram obras de Bach, Beethoven, Henrique Oswald (Noturno Op.6 e Estudo No.2), Weber, Liszt, Chopin, Bortkiewicz, Dvorak, Fauré, Scriabin, Wagner-Liszt, Balakirev, Grieg. Salão Leopoldo Miguéz, Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

27 de novembro. Palestra musical, análise e ilustrações ao piano, de Magda Taglaiferro, sobre o tema "Claude Debussy e a renovação da música moderna". Foram executadas 8 peças de Debussy, incluindo L'isle joyeuse. Salão Leopoldo Miguez, Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

22 de dezembro. Recital de Rolf Telasko (barítono) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

No mundo

17 de janeiro. Recital de Bernardo Segall. Town Hall, Nova York, EUA.

22 de janeiro. Recital de Guiomar Novaes. Town Hall, Nova York, EUA.

26 de janeiro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Saint-Saëns com a Tri-City Symphony Orchestra sob regência de Oscar Anderson. Masonic Temple Auditorium, Davenport, Iowa, EUA. [acesse aqui o programa]

14 de fevereiro. Guiomar Novaes sola o 1º mov. do Concerto em formas brasileiras, de Hekel Tavares (orquestra e regente não-identificados). Grand Rapids, Michigan, EUA.

22 de fevereiro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Glück-Sgambati, Scarlatti (2 Sonatas), Beethoven (Sonata No.17), Chopin (Sonata No.3), Paderewski, Debussy, Villa-Lobos (As três Marias), Albéniz (2 peças). Town Hall, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa] [acesse aqui o cartaz deste recital, anunciando um repertório ligeiramente diferente]

26 de fevereiro. Recital de Egon Petri. Town Hall, Nova York, EUA.

6 de março. Guiomar Novaes sola o Concerto em formas brasileiras (em 1ª audição nos EUA), de Hekel Tavares, com a Kansas City Philharmonic Orchestra sob regência de Karl Krueger. Music Hall, Kansas City, Missouri, EUA. [acesse aqui o programa]

7 de março. Guiomar Novaes sola o Concerto em formas brasileiras, de Hekel Tavares, com a Kansas City Philharmonic Orchestra sob regência de Karl Krueger. Music Hall, Kansas City, Missouri, EUA. [acesse aqui o programa]

10 de março. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart, Scarlatti (2 Sonatas), Schumann, Chopin (Sonata No.3), 6 canções folclóricas brasileiras, Octavio Pinto (Improviso), Villa-Lobos (As três Marias), Albéniz (2 peças). Hoch Auditorium, University of Kansas, Lawrence, Kansas, EUA. [acesse aqui o programa]

16 de março. Guiomar Novaes sola o 2º mov.. do Concerto No.4 de Saint-Saëns com orquestra (talvez Detroit Symphony Orchestra) sob regência de Reginal Steward. Na segunda parte, Guiomar interpretou ao piano solo a Rapsódia húngara No.10, de Liszt. Local não-identificado - talvez Detroit's Masonic Temple Auditorium, Detroit, Michigan, EUA. [acesse aqui o programa]

18 de março. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart, Scarlatti (2 Sonatas), Schumann, Chopin (Sonata No.3), 6 canções folclóricas brasileiras, Octavio Pinto (Improviso), Villa-Lobos (As três Marias), Albéniz (2 peças). Sidney Lanier High School, Montgomery, Alabama, EUA. [acesse aqui o programa]

26 de março. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart, Scarlatti (2 Sonatas), Beethoven (Sonata No.17), Schumann, Chopin, 6 canções folclóricas brasileiras, Octavio Pinto (Improviso), Villa-Lobos (As três Marias), Albéniz (2 peças). Mosque Theatre, Newark, New Jersey, EUA  [acesse aqui o programa]

29 de março. Recital de Guiomar Novaes com obras de Mozart, Scarlatti (2 Sonatas), Schumann, Chopin (Sonata No.3), 6 Canções folclóricas brasileiras, Octavio Pinto (Improviso), Villa-Lobos (As três Marias), Albéniz (2 peças). Washington Irving High School, Nova York, EUA. [acesse aqui o programa]

19 de abril. Recital de Egon Petri. Washington Irving High School, Nova York, EUA.

5 de junho. Nasce Martha Argerich em Buenos Aires, Argentina.

29 de junho. Falece o pianista e compositor polonês Ignacy Jan Paderewski.