1941

No Brasil

20 de janeiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 1º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de janeiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 2º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

3 de fevereiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 3º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

12 de fevereiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 4º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de fevereiro. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 5º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

5 de março. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 6º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

12 de março. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 7º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

26 de março. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 8º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

1º de abril. Fritiz Jank executa pela primeira vez no Brasil a integral das 32 Sonatas de Beethoven, com comentários de João C. Caldeira Filho. 9º recital de um total de 9, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

14 de abril. Recital de Poldi Mildner com obras de Schubert (Fantasia Wanderer), Beethoven, Schumann (Carnaval), Chopin e Brahms (Variações sobre um tema de Paganini). TMRJ.

19 de abril. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Scarlatti, Schubert, Francisco Mignone (Suíte, extraída do bailado Leilão, dedicada à pianista, 1ª audição), Franck, Chopin. TMRJ.

26 de abril. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Bach, Beethoven (Sonata No.26), Chopin, Liszt, d'Hunac, Hahn, Albéniz. TMRJ. 

29 de abril. Recital de Yara Bernette (então chamada de Bernette Epstein) com obras de Vivaldi, Beethoven (Sonata No.31), Debussy, Rachmaninoff, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Camargo Guarnieri (Dança brasileira), Chopin (Sonata No.3). TMRJ.

29 de abril. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

30 de abril. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de A. Wolf. TMRJ.

3 de maio. Recital de Maryla Jonas com obras de Paderewski, Rachmaninoff (Variações sobre um tema de Corelli, 1ª audição no Brasil), Chopin, Itiberê da Cunha (Cançaõ ritual de macumba), Chabrier, Zarembski. TMRJ.

6 de maio. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de maio. Recital de Maryla Jonas com obras de Bach, Schubert, Chopin, Casella, Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Albéniz, J. Strauss, Handel, Rossi. TMRJ.

19 de maio. Recital de Margaret Nosek com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.27), Debussy, Chopin, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Dvorak, Smetana, Suk, Novak. TMRJ.

21 de maio. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de maio. Recital de Alexander Borovsky com obras de Bach, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de maio. Fritz Jank acompanha ao piano o violinista Ricardo Odnoposoff em um recital com obras de Joachim, Bach, Goldmark, Szymanowski, Ysaye, Francisco Mignone (Variações sobre um tema brasileiro, em primeira audição), e Paganini. TMRJ.

2 de junho. Antonietta Rudge sola o Concerto de Grieg com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

10 de junho. Recital de Alexander Borovsky com obras de compositores russos, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

15 de junho. Recital de Maria Guilhermina com obras de Beethoven, Liszt, Castelnuovo-Tedesco, Bartók, Mompou, De Falla, Caba, Fabini, Buchardo, Thiela, Itiberê da Cunha e Francisco Mignone. TMRJ.

16 de junho. Recital de Alexander Borowsky com obras de Bach (incluindo diversos prelúdios, fugas e invenções). TMRJ.

22 de junho. [outro] Recital de Alexander Borowsky com obras de Bach (incluindo diversos prelúdios, fugas e invenções). TMRJ.

28 de julho. Recital de Joseph Battista com obras de Brahms-Persichetti, Bach-Hess, Bach-Busoni, Beethoven (Sonata No.31), Chopin, Octávio Pinto (Cenas infantis), Griffa, Shostakovich, Rachmaninoff, Strauss-Grunfeld. TMRJ.

30 de julho. Recital em homenagem ao pianista e compositor polonês Ignacy Jan Paderewski, que falecera no mês anterior. Participaram do recital Mieczyslaw (Miécio) Horszowski, Wanda Werminska, Oscar Borgerth, Arnaldo Estrella e Maryla Jonas. TMRJ.

2 de agosto. Recital de Aurora Bruzon com obras de Beethoven (Sonata No.32), Couperin, Chopin, João Itiberê da Cunha (Scaramouche, da suíte Ils d'amuset), Lorenzo Fernandez (Acalando da saudade), Bortkiewicz, Scriabin, MacDowell, De Falla, Liszt. TMRJ.

29 de abril. Recital de Joseph Battista pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

30 de agosto. Alceo Bocchino acompanha ao piano o tenor Tito Schipa em um recital com obras de Handel, Schubert, Cesti-Schipa, Massenet, Carlos Gomes (Quando nascesti tu, de O escravo), Cilea, Lacalle, Palacios, Schipa e Tosti. Bochinno solou obras de Chopin, Niemann, e Rachmaninoff. TMRJ.

1º de setembro. Falece o compositor, pianista, pedagogo e regente carioca Joaquim Antonio Barrozo Netto.

5 de setembro. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.23), Szymanowski, Chopin. TMRJ.

9 de setembro. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Chopin pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de setembro. Recital de Witold Malcuzynski pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

22 de setembro. Francisco Mignone sola seu Sexteto para piano e instrumentos de sopro com o quinteto formado por David Van Vector (flauta), Adolph Weiss (fagote), R. Barrows (trompa), Robert McBride (clarineta), Alvir Etter (oboé). TMRJ.

29 de setembro. Recital de Witold Malcuzynski com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.2). TMRJ.

11 de outubro. Mieczyslaw (Miécio) Horszowski sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

18 de outubro. Maryla Jonas sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. TMRJ.

20 de outubro Recital e palestra de Magda Tagliaferro sobre Schumann. A pianista interpretou, dentre outras obras, o Carnaval, e apresentou uma análise interpretativa. TMRJ.

24 de outubro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Souza Lima (piano) com Sonatas de Beethoven para violino e piano, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

26 de outubro. Alceo Bocchino acompanha ao piano o tenor Tito Schipa em um recital com obras de Handel, Schubert, Cesti-Schipa, Massenet, Carlos Gomes (Quando nascesti tu, de O escravo), Cilea, Lacalle, Palacios, Schipa e Tosti. Bochinno solou obras de Chopin, Niemann, e Rachmaninoff. TMRJ.

31 de outubro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Souza Lima (piano) com Sonatas de Beethoven para violino e piano, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

7 de novembro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Souza Lima (piano) com Sonatas de Beethoven para violino e piano, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de novembro. Estreia de peças do 4º, 6º e 10º vols. do Guia Prático, de Villa-Lobos, por José Vieira Brandão, no Salão Leopoldo Miguez (Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro).

14 de novembro. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

20 de novembro. Estreia da Sonata No.1, de Francisco Mignone, por Arnaldo Estrella, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro.

22 de dezembro. Recital de Rolf Telasko (barítono)e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

No mundo

5 de junho. Nasce Martha Argerich em Buenos Aires, Argentina.

29 de junho. Falece o pianista e compositor polonês Ignacy Jan Paderewski.