1945

No Brasil

10 de janeiro. Recital de Souza Lima com obras de Bach-Saint-Saëns, Mozart (Sonata No.9), Chopin (3 peças), Villa-Lobos (Poema singelo), De Falla e Délibes-Dohnayi. Local não-identificado, Piracicaba, SP. [acesse aqui o programa]

23 de janeiro. Primeiro de oito recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

27 de janeiro. Concerto Inaugural da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê. Inez Colle Munhoz interpretou obras de Brasílio Itiberê (A sertaneja), Liszt, Verdi-Liszt. O Trio Paranaense, formado por Renée Devrainne (piano), Bianca Bianchi (violino), e Charlotte Franck (violoncelo), interpretou obras de Beethoven, Tchaikovsky, Renée Devrainne e Bento Mossurunga (Serenata), Renée Devrainne (Céu azul), e Smetana. Ernani Braga interpretou ao piano solo duas obras de sua autoria: Tanguinho e Embolada. Maria Kareska (soprano) e Ernani Braga (piano) interpretaram obras de Alabieff, Rossini, Ernani Braga (São João da-ra-rão e Engenho novo). O recital foi precedido por uma palestra de João Itiberê da Cunha, sobre seu irmão, o compositor Brasílio Itiberê. Curitiba (PR). [acesse aqui o programa]

8 de fevereiro. Segundo de oito recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

21 de fevereiro. Terceiro de oito recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

6 de março. Quarto de oito recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

8 de março. Fritz Jank interpreta peças solo entre bailados de Madeleine Rosay. TMSP.

11 de março. Fritz Jank interpreta peças solo entre bailados de Madeleine Rosay. TMSP.

14 de março. Falece o compositor e maestro carioca Francisco Braga.

14 de março. Recital de Alice Ribeiro (soprano) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

21 de março. Quinto de oito recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

4 de abril. Sexto de oito recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

18 de abril. Sétimo de oito recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

20 de abril. Recital de Daniel Ericourt com obras de Bach-Tausig, Ravel, Chopin (Sonata No.2), Fauré, Debussy, Prokofieff, Francisco Mignone (Miudinho), Albéniz. TMRJ.

2 de maio. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

3 de maio. Oitavo de oito recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

5 de maio. Recital de Lydia Kindermann (canto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

6 de maio. Yolanda Ferreira sola a Fantasia húngara de Liszt com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

12 de maio. Comemoração do centenário de nascimento de Gabriel Fauré, com palestra de Magda Tagliaferro intitulada "Recordações pessoais da vida de meu eminente mestre Gabriel Fauré". Tagliaferro solou a Balada para piano e orquestra, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Francisco Mignone. Tagliaferro também interpretou o Quarteto No.1 para piano (com Borgerth, Corujo e Gomes Grosso), canções com Violetta Coelho Netto de Freitas, e interpretou obras ao piano solo (incluindo o Tema e variações). TMRJ.

14 de maio. Francisco Mignone acompanha ao piano a cantora Lyda Kindermann em um recital com obras de Handel, Purcell, Cherubini, Schubert, Debussy, Ernani Braga (Ó Kinimbá e Capim di pranta), Chopin, Rozycki, Rimsky-Korsakoff, Mussorgsky. TMRJ.

14 de maio. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

15 de maio. Recital de Eunice de Conte (violino), Calixto Corazza (violoncelo), Anita G. Caccuri (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

17 de maio. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

19 de maio. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Schubert, Schumann (Sonata No.2), Chopin, Mompou, Poulenc, Villa-Lobos (Festa no sertão), Granados, Albéniz. TMRJ.

21 de maio. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

23 de maio. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

26 de maio. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

3 de junho. Lourdinha de Castro sola Três peças para piano e orquestra de cordas, de João Octaviano, com orquestra de cordas sob regência de A. Martinez Grau. TMRJ.

5 de junho. Festival Fauré, comemorando seu centenário de nascimento, organizado por Magda Tagliaferro. Foram interpretadas obras de câmara (Quarteto para piano No.1, com Tagliaferro, Borgerth, Corujo, e Gomes Grosso; e a Sonata No.1 para violino e piano, com Borgerth e Tagliaferro), canções (com Violetta Coelho Netto de Freitas e Tagliaferro), e solos de piano por Tagliaferro. TMRJ. [acesse aqui o programa]

7 de junho. Francisco Mignone acompanha ao piano o violinista Ricardo Odnoposoff em um recital com obras de Franck (Sonata em lá maior), Paganini (Concerto em ré maior), Sarasate, Mompou, Francisco Mignone (Variações sobre um tema brasileiro), Glinka, Szymanowski. TMRJ.

10 de junho. Recital diversos músicos, dentre os quais Anna Carolina, que interpretou ao piano solo obras de Debussy, Chopin, Fructuoso Vianna (Dança de negros), Albéniz, e Strauss-Grünfeld. TMRJ.

11 de junho. Recital de Claudio Arrau com obras de Mozart, Beethoven (Variações Eróica), Chopin, Liszt, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Debussy, Granados. TMRJ.

12 de junho. Festival comemorativo do centenário de nascimento de Gabriel Fauré, com a pianista Magda Tagliaferro, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de junho. Francisco Mignone acompanha ao piano o violinista Ricardo Odnoposoff em um recital com obras de Beethoven (Sonata No.8, No.30 No.3), Reger (Sonata Op.42 No.2), Mendelssohn (Concerto Op.64), Szymanowski, Sarasate, Villa-Lobos (O canto do cisne negro), Paganini. TMRJ. 

14 de junho. Recital de Claudio Arrau com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.23), Schumann (Carnaval), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Debussy, Ravel. TMRJ.

16 de junho. Francisco Mignone acompanha ao piano o violinista Ricardo Odnoposoff em um recital com obras de Corelli-Kreisler, Bach, Bruch (Concerto Op.26), Mozart-Kreisler, Wieniawski, Flausino Valle-Heifetz (Ao pé da fogueira), Achron-Zimbalist, Prokofieff-Growes, Paganini-Auer. TMRJ.

16 de junho. Recital de Claudio Arrau pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de junho. Recital de Claudio Arrau pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de junho. Recital com diversos músicos, dentre os quais Maria Luisa Vaz, que interpretou ao piano solo obras de Bach, Schubert, Albéniz, João Nunes (Cainha de música), Villa-Lobos (O polichinelo), Debussy. Dentre os pianistas, também participaram A. Martinez Grau, acompanhando a cantora Lília Nunes, e o pianista Homero de Magalhães acompanhando o barítono Roberto Galeno. TMRJ.

21 de junho. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de junho. Recital com diversos músicos, dentre os quais Homero de Magalhães, que interpretou ao piano solo obras de Rachmaninoff, Barrozo Netto (Serenata diabólica), e Chopin. TMRJ.

2 de julho. Recital de Catherine Reiner (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

19 de julho. Recital de Monique de La Bruchollerie com obras de Vivaldi, Liszt (Sonata), Schumann (Carnaval). TMRJ.

21 de julho. S. Bate sola o Concertante para piano e orquestra de cordas, de sua autoria, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar (1ª audição na América do Sul). TMRJ.

21 de julho [mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente]. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach, Haydn (Sonata em dó menor), Schumann (Fantasia), Debussy (5 Prelúdios), Camargo Guarnieri (Canção sertaneja), Barrozo Netto (Minha terra), Smetana. TMRJ.

22 de julho. Marguerite Long sola o Concerto No.2 de Chopin, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Erich Kleiber. Long também interpretou peças solo obras de Cui, Balakirev (Islamey), e Rimsky-Korsakoff. TMRJ.

23 de julho. Recital a dois pianos de Joana e Louise Leschin com obras de Bach-Godowsky, Zipoti-Simon, Mozart-Busoni (Fantasia), Rachmaninoff (Fantasia Op.5), Bloch, Stravinsky, Saint-Saëns, Milhaud (Le boeuf sur le toit), Infante, Liszt (Reminiscências de Don Juan). TMRJ. [acesse aqui o programa]

24 de julho. S. Bate sola o Concertante para piano e orquestra de cordas, de sua autoria, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar (1ª audição na América do Sul). TMRJ.

25 de julho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach-Busoni, Scarlatti, Mozart, Beethoven (Sonata No.21), Martinu, Francisco Mignone (Miudinho), Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

27 de julho. Recital de Alice Ribeiro (soprano) e Francisco Mignone (piano) com obras de Stradella, Campra, Mozart, Fauré, Ravel, Granados, Turina, Francisco Braga (Virgens mortas), José Siqueira (Reminiscência), Jayme Ovalle (Modinha), Ernani Braga (São João da-ra-rão), Francisco Mignone (Berimbau e Dona Janaína). TMRJ. [acesse aqui o programa]

28 de julho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.3). TMRJ.

31 de julho. Concerto da Orquestra Brasileira de Câmara sob regência de Leon Kaniefsky tendo como solista Fritz Jank. TMSP.

3 de agosto. Rudolf Firkusny sola o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

29 de agosto. Recital de Monique de La Bruchollerie pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

5 de setembro. Recital de Aloysio de Alencar Pinto com obras de Scarlatti (6 Sonatas), Bach-Tausig, Chopin, Debussy, Ravel, Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Lyapunov. Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa] [outro programa]

13 de setembro. Fritz Jank acompanha ao piano o violinista Albert Spalding em um recital com obras de Handel, Bach, Chausson, Villa-Lobos (1ª Sonata-fantasia), Debussy, Ravel, Saint-Saëns. TMRJ. 

15 de setembro. Monique de La Bruchollerie sola o Concerto No.20 de Mozart, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

20 de setembro. Recital de Monique de La Bruchollerie com obras de Bach, Mozart, Chopin (Sonata No.2), Balbastre, Fauré, Barrozo Netto (A ronda que passa), Ravel, Debussy, Saint-Saëns. TMRJ.

26 de setembro. Recital de Nair Rotman (violino) e Júlio Braga (piano) com obras de Franck (Sonata), Bach, Paganini. Teatro Santa Isabel, Recife (PE). [acesse aqui o programa]

30 de setembro. Audição de piano dos alunos de Arthur E. Kauffmann e Clymene de Castro Kauffmann. Salão da Pianos Brasil S. A., São Paulo. [acesse aqui o programa]

 

25 de outubro. Recital de Aloysio de Alencar Pinto com obras de Scarlatti (4 Sonatas), Bach (provavelmente em transcrição de Busoni), Bach-Tausig, Scriabin, Bortkiewicz, Lyapunov, Ernesto Nazareth ("valsa triste"), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Alexandre Levy (Tango brasileiro). Teatro José de Alencar, Fortaleza (CE). [acesse o programa aqui]

29 de outubro. Recital de Yara Bernette com obras de Mozart, Bach-Busoni, Chopin (Sonata No.3), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ. [acesse aqui o programa]

6 de novembro. Recital de Lia Cimaglia Espinosa pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

14 de novembro. Recital de Lia Cimaglia Espinosa com obras de Schumann (Carnaval), Debussy (8 Prelúdios), Infante, Hallfter, Camargo Guarnieri (Dança brasileira), Espinosa, Williams, Guastavino. TMRJ. 

29 de novembro. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Bach-Szantó, Brahms (5 peças), Liszt (Sonata), Debussy, Rachmaninoff, Prokofieff, Villa-Lobos (Peças do Guia prático: A maré encheu, Samba-lelê, e Na corda da viola), Chopin (3 peças). TMRJ.

8 de dezembro. Yara Bernette sola o Concerto No.4 de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

13 de dezembro. Recital de Illara Gomes Grosso pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

23 de dezembro. Yolanda Ferreira sola a Fantasia húngara de Liszt, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. TMRJ.

28 de dezembro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.2 de Chopin com orquestra não-identificada sob regência de Lamberto Baldi. TMSP. [acesse aqui o programa]

30 de dezembro. Luli Oswald atua como solista em programa desconhecido, com a Orquestra do Theatro Municipal. Também atuaram como solistas Leônidas Autuori (violino) e Ângela Adele (canto). TMRJ.

30 de dezembro. Recital das diplomandas de piano e de canto da Escola Nacional de Música de 1945, das classes dos professores Guilherme Fontainha, Elzira Amabile, Elza Barroso Murtinho, Dulce de Saules, Custódio Góes, Antonieta de Souza e Paulino Chaves. Participaram os alunos Alcidia Perez Pia (que interpretou o Concerto Italiano, de Bach), Neuza Henriques Fonseca (Chacona de Bach, provavelmente em transcrição de Busoni), Maria de Lourdes Campelo Ribeiro (canto) (obras de Dufriche e Carlos Gomes (Come serenamente, da ópera Lo schiavo)), Maria de Lourdes B. Azevedo Marques (obras de Debussy e Scriabin), Yvonne Zita Esteves Lima (canto) (obras de Francisco Mignone (Quando uma flor desabrocha), e Verdi), Menna Gottlieb (Rapsódia húngara No.12 de Liszt), Annita Storino (uma Polonaise de Chopin), Norma Tereza Marques Velloso (2 Estudos de Chopin), Nilza Ferreira Xavier (obras de Mozart e Offenbach) e Belkiss Carneiro de Mendonça (referida como Belkiss Orsini Spenziere) (Balada No.1 de Chopin). Salão Leopoldo Miguez, Escola Nacional de Música, Rio de Janeiro.

No mundo

Centenário de nascimento do compositor, pianista e professor francês Gabriel Fauré.

8 de fevereiro. Raul Spivak e Ignace Strasfogel tocam a parte solista dos dois pianos no Choros No.8, de Villa-Lobos, com a New York Philharmonic sob regência de Artur Rodzinski. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

9 de fevereiro. Raul Spivak e Ignace Strasfogel tocam a parte solista dos dois pianos no Choros No.8, de Villa-Lobos, com a New York Philharmonic sob regência de Artur Rodzinski. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

26 de setembro. Falece o pianista e compositor húngaro Béla Bartók.

16 de novembro. Recital de Bernardo Segall com obras de Bach-Siloti (Toccata e fuga BWV 565), Mozart (Variações sobre "Ah vous dirai-je, maman"), Beethoven (Sonata No.23), Chopin (Balada No.4, Scherzo No.3 e 1 Mazurca), Villa-Lobos (As três Marias), Stravinsky (Estudo Op.7 No.4), Prokofieff (Suggestion diabolique) e Stanley Freedman (Night letter from Mars, em 1ª audição mundial). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.