1945

No Brasil

14 de março. Falece o compositor e maestro carioca Francisco Braga.

14 de março. Recital de Alice Ribeiro (soprano) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

20 de abril. Recital de Daniel Ericourt com obras de Bach-Tausig, Ravel, Chopin (Sonata No.2), Fauré, Debussy, Prokofieff, Francisco Mignone (Miudinho), Albéniz. TMRJ.

2 de maio. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

5 de maio. Recital de Lydia Kindermann (canto) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

6 de maio. Yolanda Ferreira sola a Fantasia húngara de Liszt com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Francisco Mignone. TMRJ.

12 de maio. Comemoração do centenário de nascimento de Gabriel Fauré, com palestra de Magda Tagliaferro intitulada "Recordações pessoais da vida de meu eminente mestre Gabriel Fauré". Tagliaferro solou a Balada para piano e orquestra, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Francisco Mignone. Tagliaferro também interpretou o Quarteto No.1 para piano (com Borgerth, Corujo e Gomes Grosso), canções com Violetta Coelho Netto de Freitas, e interpretou obras ao piano solo (incluindo o Tema e variações). TMRJ.

14 de maio. Francisco Mignone acompanha ao piano a cantora Lyda Kindermann em um recital com obras de Handel, Purcell, Cherubini, Schubert, Debussy, Ernani Braga (Ó Kininbá e Capim di pranta), Chopin, Rozycki, Rimsky-Korsakoff, Mussorgsky. TMRJ.

17 de maio. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de maio. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Schubert, Schumann (Sonata No.2), Chopin, Mompou, Poulenc, Villa-Lobos (Festa no sertão), Granados, Albéniz. TMRJ.

21 de maio. Recital de Ricardo Odnoposoff (violino) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

3 de junho. Lourdinha de Castro sola Três peças para piano e orquestra de cordas, de João Octaviano, com orquestra de cordas sob regência de A. Martinez Grau. TMRJ.

5 de junho. Festival Fauré, comemorando seu centenário de nascimento, organizado por Magda Tagliaferro. Foram interpretadas obras de câmara (Quarteto para piano No.1, com Tagliaferro, Borgerth, Corujo, e Gomes Grosso; e a Sonata No.1 para violino e piano, com Borgerth e Tagliaferro), canções (com Violetta Coelho Netto de Freitas e Tagliaferro), e solos de piano por Tagliaferro. TMRJ.

7 de junho. Francisco Mignone acompanha ao piano o violinista RIcardo Odnopossoff em um recital com obras de Franck (Sonata em lá maior), Paganini (Concerto em ré mamior), Sarasate, Mompou, Francisco Mignone (Variações sobre um tema brasileiro), Glinka, Szymanowski. TMRJ.

10 de junho. Recital diversos músicos, dentre os quais Anna Carolina, que interpretou ao piano solo obras de Debussy, Chopin, Fructuoso Vianna (Dança de negros), Albéniz, e Strauss-Grünfeld. TMRJ.

11 de junho. Recital de Claudio Arrau com obras de Mozart, Beethoven (Variações Eróica), Chopin, Liszt, Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Debussy, Granados. TMRJ.

12 de junho. Festival comemorativo do centenário de nascimento de Gabriel Fauré, com a pianista Magda Tagliaferro, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de junho. Francisco Mignone acompanha ao piano o violinista Rocardo Odnopossoff em um recital com obras de Beethoven (Sonata No.8, No.30 No.3), Reger (Sonata Op.42 No.2), Mendelssohn (Concerto Op.64), Szymanowski, Sarasate, Villa-Lobos (O canto do cisne negro), Paganini. TMRJ. 

14 de junho. Recital de Claudio Arrau com obras de Bach (Fantasia cromática e Fuga), Beethoven (Sonata No.23), Schumann (Carnaval), Villa-Lobos (Choros No.5 "Alma brasileira"), Debussy, Ravel. TMRJ.

16 de junho. Francisco Mignone acompanha ao piano o violinista RIcardo Odnopossoff em um recital com obras de Corelli-Kreisler, Bach, Bruch (Concerto Op.26), Mozart-Kreisler, Wieniawski, Flausino Valle-Heifetz (Ao pé da fogueira), Achron-Zimbalist, Prokofieff-Growes, Paganini-Auer. TMRJ.

16 de junho. Recital de Claudio Arrau pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de junho. Recital de Claudio Arrau pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

17 de junho. Recital com diversos músicos, dentre os quais Maria Luisa Vaz, que interpretou ao piano solo obras de Bach, Schubert, Albéniz, João Nunes (Cainha de música), Villa-Lobos (O polichinelo), Debussy. Dentre os pianistas, também participaram A. Martinez Grau, acompanhando a cantora Lília Nunes, e o pianista Homero de Magalhães acompanhando o barítono Roberto Galeno. TMRJ.

21 de junho. Recital de Magda Tagliaferro pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de junho. Recital com diversos músicos, dentre os quais Homero de Magalhães, que interpretou ao piano solo obras de Rachmaninoff, Barrozo Netto (Serenata diabólica), e Chopin. TMRJ.

19 de julho. Recital de Monique de La Bruchollerie com obras de Vivaldi, Liszt (Sonata), Schumann (Carnaval). TMRJ.

21 de julho. S. Bate sola o Concertante para piano e orquestra de cordas, de sua autoria, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar (1ª audição na América do sul). TMRJ.

21 de julho [mesmo dia do concerto acima, porém em horário diferente]. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach, Haydn (Sonata em dó menor), Schumann (Fantasia), Debussy (5 Prelúdios), Camargo Guarnieri (Canção sertaneja), Barrozo Netto (Minha terra), Smetana. TMRJ.

22 de julho. Marguerite Long sola o Concerto No.2 de Chopin, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Erich Kleiber. Long também interpretou peças solo obras de Cui, Balakirev (Islamey), e Rimsky-Korsakoff. TMRJ.

23 de julho. Recital a dois pianos de Joana e Louise Leschin com obras de Bach-Godowsky, Zipoti-Simon, Mozart-Busoni, Rachmaninoff, Bloch, Stravinsky, Saint-Saëns, Milhaud (Le boeuf sur le toit), Infante, Liszt (Reminiscências de Don Juan). TMRJ.

24 de julho. S. Bate sola o Concertante para piano e orquestra de cordas, de sua autoria, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar (1ª audição na América do sul). TMRJ.

25 de julho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Bach-Busoni, Scarlatti, Mozart, Beethoven (Sonata No.21), Martinu, Francisco Mignone (Miudinho), Stravinsky (Petrushka). TMRJ.

27 de julho. Francisco Mignone acompanha ao piano a cantora Alice Ribeiro em um recital com obras de Stradella, Campra, Mozart, Fauré, Ravel, Granados, Turina, Francisco Braga (Virgens mortas), José Siqueira (Reminiscência), Jayme Ovalle (Modinha), Ernani Braga (São João da-ra-rão), Francisco Mignone (Berimbau e Dona Janaína). TMRJ. 

28 de julho. Recital de Rudolf Firkusny com obras de Chopin (incluindo a Sonata No.3). TMRJ.

3 de agosto. Rudolf Firkusny sola o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

29 de agosto. Recital de Monique de La Bruchollerie pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de setembro. Fritz Jank acompanha ao piano o violinista Albert Spalding em um recital com obras de Handel, Bach, Chausson, Villa-Lobos (1ª Sonata-fantasia), Debussy, Ravel, Saint-Saëns. TMRJ. 

15 de setembro. Monique de La Bruchollerie sola o Concerto No.20 de Mozart, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

20 de setembro. Recital de Monique de La Bruchollerie com obras de Bach, Mozart, Chopin (Sonata No.2), Balbastre, Fauré, Barrozo Netto (A ronda que passa), Ravel, Debussy, Saint-Saëns. TMRJ.

29 de outubro. Recital de Yara Bernette com obras de Mozart, Bach-Busoni, Chopin (Sonata No.3), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMRJ. 

6 de novembro. Recital de Lia Cimaglia Espinosa pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

14 de novembro. Recital de Lia Cimaglia Espinosa com obras de Schumann (Carnaval), Debussy (8 Prelúdios), Infante, Hallfter, Camargo Guarnieri (Dança brasileira), Espinosa, Williams, Guastavino. TMRJ. 

29 de novembro. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Bach-Szantó, Brahms, Liszt (Sonata), Debussy, Rachmaninoff, Prokofieff, Villa-Lobos (Peças do Guia prático: A maré encheu, Samba-lelê, e Na corda da viola), Chopin. TMRJ.

8 de dezembro. Yara Bernette sola o Concerto No.4 de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eugen Szenkar. TMRJ.

13 de dezembro. Recital de Illara Gomes Grosso pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

23 de dezembro. Yolanda Ferreira sola a Fantasia húngara de Liszt, com a Orquestra do Theatro Municipal sob regência de Henrique Spedini. TMRJ.

30 de dezembro. Luli Oswald atua como solista em programa desconhecido, com a Orquestra do Theatro Municipal. Também atuaram como solistas Leônidas Autuori (violino) e Ângela Adele (canto). TMRJ.

No mundo

Centenário de nascimento do compositor, pianista e professor francês Gabriel Fauré.

26 de setembro. Falece o pianista e compositor húngaro Béla Bartók.