1963

No Brasil

Centenário de nascimento de Ernesto Nazareth

É realizada na Biblioteca Nacional uma exposição comemorativa do centenário de Ernesto Nazareth. Sob a direção de Adonias Filho (diretor geral da BN) e a coordenação de Mercedes Reis Pequeno (chefe da Divisão de Música da BN), com colaboração da Academia Brasileira de Música e do Serviço Nacional de Teatro, esta foi a primeira vez em que se viu um volume grande de itens e informações sobre Ernesto Nazareth reunidos em um só lugar. O catálogo da exposição, de 66 páginas, fornecia a listagem dos 381 itens que foram expostos, dentre partituras, fotos, recortes de jornal e documentos, e também constituiu a primeira listagem completa da obra de Nazareth, sendo uma pedra fundamental para todas as pesquisas subsequentes sobre sua obra.

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1963 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Fritz Jank (categoria "Solista"), Gilberto Tinetti (categoria "Recitalista"), José Antônio de Almeida Prado (categoria "Revelação"). A obra "Concertino para piano e orquestra", de Camargo Guarnieri, foi premiada na categoria "Obra sinfônica", e o LP "Recital de peças brasileiras" (Natan Schwartzman, violino; Fritz Jank, piano) foi premiado na categoria "Disco de música brasileira".

9 de abril. Recital de Yvette Magdaleno com obras de M. Albéniz, Soler, Haydn (Sonata em ré maior), Rachmaninoff (Variações sobre um tema de Corelli), Debussy (4 Prelúdios), Walmy Ferreira (Toccata), Lorenzo Fernandez (2ª Suíte brasileira), I. Albéniz (Triana). TMRJ.

25 de abril. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Edoardo di Guarnieri, tendo como solista Jacques Klein, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

25 de abril. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência do próprio Arnaldo Estrella. TMRJ.

27 de abril. Homero de Magalhães sola o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

29 de abril. Recital do Quarteto de Sopro de São Paulo, formado por Leonardo Righi (clarineta), Sílvio Oliani (trompa), Walter Bianchi (oboé), Gustav Busch (fagote), juntamente com Gilberto Tinetti (piano) e Perez Dworecki (viola), com obras de Mozart (Quinteto em mi bemol maior K.452 para piano e sopros, e o Trio em mi bemol maior K. 498 para piano, clarineta e viola), Villa-Lobos (O canto do cisne negro, para viola e piano), e Poulenc (Trio para piano, oboé e fagote). TMRJ.

7 de maio. Recital de Sebastian Benda pela Associação Baiana de Arte. Salvador (BA).

11 de maio. Anna Stella Schic sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pedro Ignácio Calderón. TMRJ.

13 de maio. Recital de Michel Block com obras de Beethoven (Sonata No.13), Schumann (3 peças), Liszt, Chopin (os 4 Improvisos), Stravinsky (Petrushka). De bis, foram interpretadas peças de Bach (talvez em transcrição de Busoni), e Schumann. TMRJ.

17 de maio. Recital de Daniel Pollack com obras de Scarlatti (2 Sonatas), Brahms (4 peças), Menoti, Chopin (5 peças), Scriabin, Liszt, Szymanowski, Barber (Sonata Op.26). TMRJ.

20 de maio. Recital do trio formado por Fritz Jank (piano), Gino Alfonsi (violino) e Calixto Corazza (violoncelo) com os Trios de Beethoven (primeiro de três recitais). TMSP.

27 de maio. Recital do trio formado por Fritz Jank (piano), Gino Alfonsi (violino) e Calixto Corazza (violoncelo) com os Trios de Beethoven (segundo de três recitais). TMSP.

29 de maio. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Bach (Partita No.1), Beethoven (Sonata No.23), Barber (Excursions Op.20 completo), Liszt, Villa-Lobos (Festa no sertão). (provavelmente Auditório da reitoria da Universidade do Paraná), Curitiba (PR). [acesse aqui o pograma]

5 de junho. "Evocação de Ernesto Nazareth". Palestra musical de Arnaldo Rebello, com participação dos seguintes artistas: Maria Helena Rebello Brandão (ballet), Alfredo Mello (canto), Mario de Azevedo e Arnaldo Rebello (duo pianístico), Roberto Miranda (canto), Virgílio Arraes (violino) e Arnaldo Rebello (piano). Museu Nacional de Belas Artes, Departamento de Música, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

8 de junho. Jacques Klein sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

11 de junho. Recital do trio formado por Fritz Jank (piano), Gino Alfonsi (violino) e Calixto Corazza (violoncelo) com os Trios de Beethoven (terceiro de três recitais). TMSP.

20 de junho. Recital de Jarbas Braga (barítono) e Fritz Jank (piano). TMSP.

21 de junho. Ivy Improta sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

24 de junho. Recital do Trio Trieste, formado por Dario de Rosa (piano), Renato Zanetovich (violino) e Amedeo Baldovino (violoncelo), com obras de Haydn (Trio em mi maior), Ravel (Trio), Beethoven (Trio Op.97 "Arquiduque"). TMRJ.

27 de junho. Recital de Jacques Klein pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

1º de julho. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

5 e 6 de julho. São realizadas as provas finais do IV Concurso Nacional da União dos Músicos do Brasil (Piano, Violino e Canto). Juri: José Siqueira (presidente), Belmira Frazão, Arnaldo Rebello, Artur Kauffman, Francisco Mignone, Lidia Alimonda,  Eurico Nogueira França, Valdemar de Almeida, Aloysio de Alencar Pinto, Pedro de Castro. Na prova final, além de um concerto para piano e orquestra, os candidatos tiveram que interpretar o Batuque, de Ernesto Nazareth, em homenagem ao seus 100 anos de nascimento. 1º lugar: José Mauro Dias Leal. 2º lugar: Edda Fiore; 3º lugar: Luiz Carlos de Moura Castro. TMRJ. [acesse aqui o livro de candidatos]

9 de julho. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Toccata em dó menor), Beethoven (Sonata No.21), Villa-Lobos (Ciranda No.1 "Terezinha de Jesus"), Brahms (Sonata No.2, dentre outras peças). TMRJ.

13 de julho. Yvette Magdaleno sola o Concerto No.12 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

20 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven e o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

22 de junho. Recital de Yara Bernette com obras de Mozart (Sonata No.10), Beethoven (Sonata No.26), Schumann (Sonata No.2), Brahms (Sonata No.3). TMRJ.

27 de julho. Rodolfo Caporalli sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

28 de julho. Lygia Livramento Leite sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

29 de julho. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonatas No.9 No.23), Chopin (10 Prelúdios), Prokofieff (Sonata No.7), Francisco Mignone (Lenda sertaneja No.8). TMRJ.

3 de agosto. Vicky Adler sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Nino Stinco. TMRJ.

4 de agosto. Nilton Lewenthal sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Nino Stinco. TMRJ.

5 de agosto. Recital do Duo Kontarsky (Aloys e Alfons Kontarsky) (dois pianos) com obras de Bach (Concerto em dó maior para dois pianos), Schumann (Andante e variações em si bemol maior Op.46), Brahms (Variações sobre um tema de Haydn), Stravinsky (Concerto a dois pianos), Milhaud (Suite Scaramouche). TMRJ.

10 de agosto. Rosana Martins sola o Concerto No.24 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

11 de agosto. Jacob Herzog sola o Concerto No.24 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

16 de agosto. Recital de Yara Bernette pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

24 de agosto. Recital de Léa Vinacour (canto) e Fritz Jank (piano). TMSP.

26 de agosto. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Carlos Chavez. TMRJ.

27 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Armando Bellardi, tendo como solista Bernardo Segall, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

28 de agosto. Recital de Claudio Arrau com obras de Beethoven (Sonatas No.13, No.14, No.32, No.26, e No.23). TMRJ.

29 de agosto. Geneviève Joy e Cesarina Riso solam o Concerto para dois pianos e orquestra de Poulenc com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Maurice Le Roux. TMRJ.

30 de agosto. Recital do Quinteto Chigiano, formado por Sergio Lorenzi (piano), Harry Zaratzian (viola), Ricardo Brengola (violino), Lino Filippini (violoncelo) e Arnaldo Apostoli (violino) com obras de Boccherini (Quinteto em ré menor), Ginastera (Quinteto), e Schumann (Quinteto Op.44). De bis, foram interpretadas obras de Shostakovich e Boccherini. TMRJ.

31 de agosto. Claudio Arrau sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Filarmônica de Londres sob regência de Sir John Barbirolli. TMRJ.

1º de setembro. Recital do Quinteto Chigiano, formado por Sergio Lorenzi (piano), Harry Zaratzian (viola), Ricardo Brengola (violino), Lino Filippini (violoncelo) e Arnaldo Apostoli (violino) com obras de Boccherini (Quinteto em lá menor e Quinteto em dó (rondó)), Shostakovich (Quinteto Op.57), Schubert (Quinteto "A truta"). TMRJ.

10 de setembro. Recital do Quarteto de Lisboa, formado por Katharina Heinz (piano), Antonino David (violino), François Broos (viola) e Mário Camerini (violoncelo), com obras de Beethoven (Quarteto Op.16), Fernando Lopes-Graça (Quarteto), Brahms (Quarteto Op.25). TMRJ.

14 de setembro. Nelson Freire sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

15 de setembro. Jean Louis Steuerman sola um Concerto em ré maior, de autor não-identificado, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

16 de setembro. Apresentação de Ray Charles. TMRJ.

17 de setembro (às 17h e depois às 21h). Duas apresentações de Ray Charles. TMRJ.

21 de setembro. Fritz Jank sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

22 de setembro. Maria Tereza de Loretto de Oliveira Moreira sola o Concerto para a mão esquerda, de Ravel, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

24 de setembro. Recital de Maria Lúcia Godoy (soprano) e Jacques Klein (piano) com obras de Schubert, Brahms, Richard Strauss, Villa-Lobos (Seresta No.10 "Desejo"; e Ária-cantilena, 1º mov. das Bachianas brasileiras No.4, na versão para piano e canto, do próprio compositor), Mussorgsky. TMRJ.

26 de setembro. Recital de Ruth Slenczynska com obras de Scarlatti, Bartok (Sonata 1926), Chopin (5 peças), Rachmaninoff (10 Prelúdios dos Op.23 e 32), Prokofieff. TMRJ.

29 de setembro. Bernardo Segall sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Kurt Pahlen. TMRJ.

30 de setembro. Recital de Maria de Lourdes Cruz Lopes (canto) e Gerardo Parente (piano) com obras de Schuetz, Handel, Schumann, Wagner (5 lieder), Villa-Lobos (Canções típicas brasileiras No.1 "Mokô-cê-maká"; Seresta No.11 "Redondilha", Seresta No.13 "Serenata"), Duparc. TMRJ.

4 de outubro. Jacques Klein sola os Concertos No.2 e No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

7 de outubro. Recital de Fritz Hofer com obras de Hummel (Fantasia em mi bemol maior Op.18), Liszt (Sonata), Villa-Lobos (Impressões seresteiras), Ravel (Gaspard de la nuit). TMRJ.

9 de outubro. Recital de Guiomar Novaes pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

9 de outubro. Recital de Toyoaki Metsura com obras de Mozart (Sonata No.9), Beethoven (Sonata No.26), Schumann (Toccata e Papillons), Ravel, Debussy, Liszt. TMRJ.

10 de outubro. Recital do Trio Tcheco, formado por Josef Palenicek (piano), Alexandre Plocek (violino) e Sasa Vectomov (violoncelo) com obras de Smetana (Trio em sol bemol), Janácek (Sonatina), Dvorak (Dúmky), e Rezác (Trio). TMRJ.

12 de outubro. Josef Palenicek sola o Concerto No.3 de Martinu com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

13 de outubro. Josef Palenicek sola o 1º mov. do Concerto No.3 de Martinu com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

15 de outubro. Jacques Klein sola os Concertos No.2 com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

16 de outubro. Recital de João Carlos Martins, com o ciclo integral de O cravo bem temperado, de J. S. Bach (primeiro de três recitais), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de outubro. Cristina Ortiz sola o Concerto No.2 de Shostakovich com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Nirenberg. TMRJ.

21 de outubro. Recital de Maria da Penha com obras de Francisco Mignone (Sonata No.2, em 1ª audição mundial), Debussy (3 Prelúdios e L'isle joyeuse), Ravel, Copland (Variações), Barber (Sonata Op.26). TMRJ.

22 de outubro. Recital de Roberto Tavares com obras de Scarlatti-Tausig, Bach-Busoni, Liszt (3 peças), Wagner-Liszt, Francisco Mignone (Valsa de esquina No.12), Granados, Scriabin (3 peças). TMRJ.

26 de outubro. Werther Politano (piano), Anselmo Zlatopolsky (violino) e Lucano Germano (viola) solam a Serenata No.4 de Martinu; e Arnaldo Estrella sola o Concerto de Schumann; ambos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

27 de outubro. Eliane Cardoso sola o Concerto No.2 de Shostakovich com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de H. Nirenberg; no mesmo concerto, Myriam Ciarlini de Souza sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

28 de outubro. Recital de João Carlos Martins, com o ciclo integral de O cravo bem temperado, de J. S. Bach (terceiro de três recitais), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

28 de outubro. Recital de Cesarina Riso e Nelson Freire (dois pianos) com obras de Brahms (Sonata Op.34),Francisco Mignone (Sai, sai), Schumann (Andante e variações Op.46), Ravel (La valse). TMRJ.

2 de novembro. Recital de João Carlos Martins, com o ciclo integral de O cravo bem temperado, de J. S. Bach (segundo de três recitais), pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

3 de novembro. Recital de Cesarina Riso e Nelson Freire (dois pianos) com obras de Brahms (Variaições sobre um tema de Haydn), Mozart (Sonata em ré maior), Francisco Mignone (Sai, sai), Rachmaninoff (Romance e valsa), Ravel (La valse). TMRJ.

5 de novembro. Cesarina Riso, Jeanette Herzog e Heitor Alimonda solam o Concerto para três pianos de Mozart com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Roberto Schnorrenberg. TMRJ.

7 de novembro. Recital de Cristina Ortiz, aos 13 anos, com obras de Beethoven (Sonata No.17), Schumann (Cenas infantis), Schumann-Liszt, Chopin (3 peças), Tomas de Lima (Resignação), Antônio Fragoso (Prelúdio), Fructuoso Vianna (Jogos pueris), Francisco Mignone (Congada), Leopoldo Miguez (Noturno Op.10), Lorenzo Fernandez (Três Estudos em forma de sonatina). TMRJ.

9 de novembro. Luiz Carlos de Moura Castro sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff; Eliane Cardoso sola o Concerto No.2 de Shostakovich; e Luiz Medalha Filho sola o Concerto No.3 de Prokofieff; todos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

16 de novembro. Berenice Menegale sola as Bachianas brasileiras No.3 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

17 de novembro. Maria Alice R. Coelho sola Concerto No.1 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

21 de novembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Diogo Pacheco, tendo como solista Gilberto Tinetti, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

28 de novembro. Recital de Carlos Gregório com obras de anônimo (dois fragmentos do Robertsbridge Codex, cerca de 1325), Paumann, Milan, Noermiger, Frescobaldi, Couperin, Froberger, Pachelbel, Beethoven (Sonata No.32), Albéniz, Villa-Lobos (Ciranda No.9 "Fui no tororó..."), Debussy (2 Prelúdios), Liszt (Fantasia e fuga sobre o nome BACH). Teatro Municipal de Niterói (RJ). [acesse aqui o programa]

30 de novembro. Sebastian Benda sola o Concerto No.4 de Beethoven; Violetta Kundert (piano), Santino Parpinelli (violino), e Eugen Ranevsky (violoncelo) solam o Concerto tríplice de Beethoven; ambos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Alceo Bocchino. TMRJ.

1º de dezembro. Maria da Penha sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

1º de dezembro. XII Audição de piano dos alunos da professora Sofia Papautsky. Rua Martins Fontes, São Paulo (SP). [acesse aqui o programa]

5 de dezembro. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.23 de Mozart com a Sinfonieta da Rádio Roquette-Pinto sob regência de Isaac Karabtchevsky. É provável que este concerto tenha sido transmitido pelo rádio. TMRJ.

15 de dezembro. Regina Célia Calmon sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Ercole Vareta. TMRJ.

No mundo

Estreia dos Prelúdios No.19, 20 e 21 (2ª série - "Três prelúdios sobre uma série"), de Claudio Santoro, por Jocy de Oliveira, nos Estados Unidos.

26 de outubro.Guiomar Novaes atua como solista frente a orquestra e regente não-identificados. Grace Rainey Rogers Auditorium, Nova York, EUA.