1975

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1975 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Cláudio Richerme de Oliveira Azevedo (categoria "Recitalista"), Maria Olinta Sena Rebouças (dentre outros, na categoria "Revelação"). A obra "Sonata para piano", de Dinorá de Carvalho, foi premiada na categoria "Obra para instrumento solista".

Janeiro. 4º Festival de Verão de Petrópolis (RJ), com 12 recitais, concertos e espetáculo de teatro, 1 curso.

8 de março.  Recital de Cleyde Paszkowski. MASP, SP.

7 a 14 de abril. Realização do I Concurso Nacional de Piano Lúcia Branco. Júri: Esther Scliar, Aleida Schweitzer, Eurico Nogueira França, Fernando Lopes, Homero de Magalhães, Maria da Penha. 1º lugar: Eliane Rodrigues; 2º lugar: Alda de Mattos; 3º lugar: José Carlos Cocarelli; 4º lugar: Joaquim Paulo do Espírito Santo; 5º lugar: Alcione Accarino. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o livro de candidatos]

14 de abril. Concerto de encerramento do I Concurso de Piano Lúcia Branco. Eliane Rodrigues (1º lugar) interpretou obras de Villa-Lobos (Festa no sertão) e Chopin (Balada No.2). Alda de Mattos (2º lugar) interpretou obras de Camargo Guarnieri (Valsa No.10) e Ravel. José Carlos Cocarelli (3º lugar) interpretou obras de Francisco Mignone (Sonatina No.3) e Prokofieff. Joaquim Paulo do Espírito Santo (4º lugar) interpretou obras de Lorenzo Fernandez (Jongo, 3º mov. da Suíte brasileira No.3) e Chopin. Alcione Accarino (5º lugar} interpretou obras de Marlos Nobre (Homenagem a Rubinstein) e Liszt. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

28 de abril. Recital do Quarteto da Guanabara (Arnaldo Estrella, piano; Mariuccia Iacovino, violino; Frederick Stephany, viola; e Iberê Gomes Grosso, violoncelo) com obras de Ravel (Sonata para violino e violoncelo, e o Trio em lá menor para piano, violino e cello). Foyer do TMRJ.

2 de maio. Nelson Freire sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. [TMSP ou Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Brasileira], São Paulo.

4 de maio. Nelson Freire sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Brasileira, São Paulo. [acesse aqui o programa] [acesse aqui outro exemplar do programa]

5 de maio. Recital de Nelson Freire com obras de Haydn (Sonata em Ré maior), Schumann (Estudos Sinfônicos), Marios Nobre (Homenagem a Rubinstein), Scriabin (Sonata No.4), Albéniz (Triana e Navarra). TMRJ.

7 de maio. Recital de Maria Luiza Machado Gonçalves com obras de Mozart (Fantasia em ré menor e Sonata No.3), Takács, Schubert, Chopin (3 peças), Debussy e Villa-Lobos (Dança do índio branco). Clube Pontagrossense, Ponta Grossa, PR.

16 de maio. Maria da Penha sola o Concerto e o Concerto para mão esquerda de Ravel com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Diogo Pacheco. TMSP.

18 de maio. Maria da Penha sola o Concerto e o Concerto para mão esquerda de Ravel com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Diogo Pacheco. TMSP.

24 de maio. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Juan P. Izquierdo.TMRJ.

24 de maio (mesmo dia do evento acima, mas em outro horário). Maria Josephina sola as 3ª e 4ª Fantasias Brasileiras de Francisco Mignone com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência do próprio compositor. TMRJ.

30 de maio. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP.

1º de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP.

14 de junho. Rudolf Firkusny sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pédro Ignácio Calderon. TMRJ.

3 de junho. Recital de Lubov Timofeyeva (1º lugar do Concurso Marguerite Long - Jacques Thibaud) com obras de Haydn (Sonata em lá bemol maior), Schumann (Carnaval e Variações Abegg), Liszt, Ravel, Albéniz, Prokofieff (Sonata No.3 e Três peças breves Op.22). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse o programa aqui]

14 de junho. Rudolf Firkusny sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Pedro Ignácio Calderon. TMRJ.

20 de junho. Recital de Vladimir Ashkenazy pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

21 de junho. Helena J. Hollnagel (cravo) e Sonia Muniz (piano) solam o Concerto em fá menor para cravo, pianoforte e orquestra, de C. P. E. Bach com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Walter Lourenção. TMSP.

21 de junho. Roberto Szidon sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Walter Burle Marx. TMRJ.

26 de junho. Recital de Leonard Rose (violoncelo) e Miguel Proença (piano). pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

27 de junho. Hans Richter-Haaser sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP.

29 de junho. Hans Richter-Haaser sola o Concerto No.2 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP.

Julho. 2º Festival de Inverno de Petrópolis (RJ), com 12 recitais, concertos e espetáculo de teatro, 1 espetáculo de balé.

1º de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Estadual sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP. [acesse aqui o programa]

2 de julho. Recital de Roberto Szidon com obras de Mozart (Sonata No.18), Liszt (Variações "Weinen, Klagen, Sargen, Zogen", de J. S. Bach), Villa-Lobos (Suíte floral), Scriabin (5 Prelúdios Op.16), Mussorgsky (Quadros de uma exposição). TMSP.

4 de julho. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.5 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Estadual sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP.

5 de julho. Recital de Uta Ughi (violino) e M. Isador (piano) com obras de Beethoven (Sonata No.1 para violino e piano), Brahms (Sonata Op.100), Prokofieff (Sonata Op.94), Paganini-Szymanowski (2 Caprichos). TMSP.

5 de julho. Almeida Prado sola seu próprio oratório "Thérèse, l'amour de Dieu" com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Solistas vocais: Lenice Prioli e Victoria Kerbauy. Narração de Sérgio Brito e Helena Pader. TMRJ.

9 de julho. Antonio Guedes Barbosa sola o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven, com a Orquestra Sinfônica Estadual sob regência de Diogo Pacheco. TMSP.

10 de julho. Recital de Witold Malcuzynski. TMSP.

11 de julho. Witold Malcuzynski sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Estadual sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP.

12 de julho. José H. Duprat sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de John Neschling. TMRJ.

16 de julho. É apresentada a Composition No.2 para piano e orquestra de cordas, de Michel Philippot, com solista não-identificado e a Orquestra Sinfônica Estadual sob regência de Setsuo Tsukahara. TMSP.

17 de julho. Recital de Nelson Freire. TMSP.

18 de julho. Isis Moreira sola Exoflora, de Almeida Prado, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Almeida Prado. As demais peças do programa foram regidas por Eleazar de Carvalho. TMSP.

19 de julho. Recital do Quarteto Guanabara, formado por Arnaldo Estrella (piano), Mariuccia Iacovino (violino), Frederick Stephany (viola) e Iberê Gomes Grosso (violoncelo), com obras de Schumann (Quarteto Op.17), Radamés Gnattali (Quarteto Op.2), Mahler (Quarteto em lá menor), e Fauré (Quarteto Op.15). TMSP.

19 de julho. Arthur Moreira Lima sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de John Carew. TMRJ.

22 de julho. Laís de Souza Brasil sola o Concerto No.4 para piano e orquestra (em 1ª audição mundial), de Camargo Guarnieri, com a Orquestra Sinfônica Estadual sob regência de Camargo Guarnieri. TMSP.

24 de julho. Recital de Luigi Bianchi (viola) e L. Wright (piano) com obras de Hummel (Sonata em mi bemol maior), Mendelssohn (Sonata em dó maior), Milhaud (Quatre visages), Brahms (Sonata Op.120 No.2). TMSP.

26 de julho. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonatas No.31 e No.32) e Brahms (Sonata No.3). TMSP.

26 de julho. Eudóxia de Barros sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Eduardo Rahn. TMRJ.

28 de julho. Recital de Gilberto Tinetti e Giuliano Montini (a 4 mãos). TMSP.

29 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

31 de julho. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Estadual sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP.

6 de agosto. Recital de Jacques Klein. Clube Atlético Paulistano, São Paulo.

30 de agosto. Ivy Improta sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de M. Budiceanu. TMRJ.

6 de setembro. Jocy de Oliveira sola o Concerto em sol maior de Ravel com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Carlos Alberto Pinto Fonseca. TMRJ.

8 de setembro. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de J. S. Bach (Partita No.2 e Fantasia cromática e fuga), e Ernesto Nazareth (Odeon, Confidências, Labirinto, Floraux, Sarambeque, Mercêdes, Batuque, Turbilhão de beijos, Retumbante e Fon-fon!). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

9 de setembro. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de Chopin (2 Noturnos, Sonata No.2, Polonaise Op.53, 4 Valsas, 1 Polonaise (provavelmente Op.22). TMRJ.

12 de setembro. Cláudio Richerme sola o Concerto No.4 de Villa-Lobos com a OSESP sob regência de Diogo Pacheco. TMSP. [acesse aqui o programa]

18 de setembro. Recital de Arthur Moreira Lima com obras de J. S. Bach (Partita No.2 e Fantasia cromática e fuga), e Ernesto Nazareth (Odeon, Confidências, Labirinto, Floraux, Sarambeque, Mercêdes, Batuque, Turbilhão de beijos, Retumbante e Fon-fon!). Sala Martins Pena, Teatro Nacional, Brasília.

19 de setembro. Jorge Bolet sola as Variações sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a OSESP sob regência de Gerard Devos. TMSP. 

21 de setembro. Jorge Bolet sola as Variações sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a OSESP sob regência de Gerard Devos. TMSP. 

23 de setembro. Magda Tagliaferro recebe a medalha de ouro Honra ao Mérito concedida pelo Legislativo paulistano em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao País no campo da arte. São Paulo.

27 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto em Sol maior de Ravel com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

4 de outubro.  Recital de Jerome Lowenthal. MASP, SP.

7 de outubro. Recital de Nelson Freire com obras de Bach (Toccata em Ré menor), Scarlatti (2 Sonatas), Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Chopin (Improviso No.2 e 2 Mazurcas), Villa-Lobos (As Três Marias), Liszt (Soneto 123 e Rapsódia Húngara 12). TMRJ.

8 a 12 de outubro. I Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. 

16 de outubro. Recital de Jacques Klein. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

19 de outubro. O TMRJ realiza seu último recital antes de fechar para grandes obras, só vindo a reabrir em 15 de março de 1978.

6 de novembro. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Franck (Prelúdio, Coral e Fuga), Schumann (Cenas infantis), Dinorá de Carvalho (Pássaro colorido), Camargo Guarnieri (Fraternidade), Marlos Nobre (Nazarethiana No.1), Sérgio de Vasconcellos-Corrêa (Festa na roça), Ernesto Nazareth (Apanhei-te, cavaquinho), Stravinski (Petrushka). MASP, São Paulo.

No mundo

Diana Kacso fica em 6º lugar no Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, Polônia, criado em 1927. O 1º lugar deste ano foi do polonês Krystian Zimerman.

Edson Elias fica empatado em 1º lugar com o alemão Amulf von Amim no Concurso Internacional de Música e Dança G. B. Viotti (Concorso Internazionale di Musica e Danza G. B. Viotti), Vercelli, Italia.

Edson Elias é um dos semifinalistas e recebe medalha de bronze no Concurso Internacional de Música de Genebra (Suíça), criado em 1939. Não houve 1º lugar neste ano. O 2º lugar foi do americano William Westney.

8 de janeiro. Recital de Mieczyslaw (Miecio) Horszowski com obras de Pistoia, Beethoven, Kokkonen, Schubert (Sonata Op.78). Curtis Hall, Curtis Institute, Philadelphia (PA), EUA. [acesse aqui o programa]

2 de fevereiro. Recital de Caio Pagano com obras de Pousseur (Apostrophe et Six Réfléxions), Beethoven (Variações Diabelli). Hunter College Playhouse, Nova York, EUA.