1959

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1959 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Anna Stella Schic (categoria "Recitalista"), Yara Bernette (categoria "Pianista"), João Carlos da Silva Martins (categoria "Revelação"), Souza Lima e Dinorá de Carvalho (dentre outros, na categoria "Prêmio especial").

22 de abril. Recital de Magdalena Tagliaferro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
21 de maio, 10 de junho e 3 de agosto. Três recitais de Jacques Klein no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

18 de junho. Recital de Arthur Moreira Lima no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
20 de junho. Recital de Nelson Freire no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
25 de junho. Recital de Arnaldo Estrella no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
16 a 30 de agosto. II Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, em 15 dias de provas e apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Classificação: 1° lugar: Peter Frankl (Hungria); 2° lugar: Sérgio Varella Cíd (Portugal); 3º lugar: Dieter Weber (Alemanha); 4° lugar: Domnique Merlet (França); 5° lugar: Ruslana Antonowícz (Áustria); 6º lugar: James Mathis (Estados Unidos). Na abertura do concurso, foi apresentado em 1ª audição mundial o Concerto para piano de Francisco Mignone, com a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência do autor, e solo de Arnaldo Estrella.
 
31 de agosto. Recital de Frantisek Rauch no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

17 de novembro. Falece o compositor Heitor Villa-Lobos.

No mundo

Berenice Menegale é uma das semifinalistas, com diploma, no Concurso Internacional Busoni, em Bolzano, Itália. Neste ano não foi concedido o 1º prêmio. Ficaram empatados em 2º lugar a francesa Cécile Ousset e o americano John Perry.

24 de novembro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.20 de Mozart e o Momoprecoce, de Villa-Lobos. Carnegie Hall, Nova York, EUA.