1967

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1967 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Laís de Souza Brasil (categoria "Solista"), Maria Regina Luponi (categoria "Recitalista"). 

É realizado o II Concurso Nacional de Piano Villa-Lobos. O júri foi presidido por Souza Lima. Santa Maria, RS.

8 de janeiro. Sexto de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

15 de janeiro. Sétimo de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

22 de janeiro. Oitavo de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

29 de janeiro. Nono de nove recitais de Fritz Jank como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. TMSP.

4 de março. Inauguração do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA).

12 de março. Recital de Leonardo Righi (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

28 de março. Jacques Klein sola o Concerto No.27 de Mozart e o Concerto No.5 "Imperador", de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

31 de março. Recital de Leonardo Righi (clarineta), Perez Dworecki (viola) e Fritz Jank (piano). TMSP.

Abril. É ralizado o I Concurso Nacional de Piano promovido pela Folha de S. Paulo e Semp Rádio TV, com participação de dezenas de candidatos de diversas partes do Brasil. O júri era formado por Arthur Kaufmann (presidente do júri), Simon Blech, Camargo Guarnieri, e outros. Os finalistas foram: Breno Lucena de Sá, Fernando Pacheco Chaves, Luis Thomaszeck, Vanya Elias, Vicky Adler e Vítor de Lemos Alexandre. Na final, as provas foram realizadas com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Simon Blech. Classificação: 1º: Luis Thomaszeck; 2º: Vítor de Lemos Alexandre; 3º: Breno Lucena de Sá; 4º: Vicky Adler; 5º: Vanya Elias; 6º: Fernando Pacheco Chaves. Teatro TUCA - Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo..

1º de abril. Jacques Klein sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

4 de abril. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Vivaldi, Brahms (Sonata No.3 para violino e piano), Chausson, Paganini, Camargo Guarnieri (Encantamento), Villa-Lobos (1ª Sonata-fantasia). De bis, foram interpretadas peças de Smetana e Francisco Mignone (Valsa de esquina No.2). TMRJ.

6 de abril. Ney Salgado sola o Concerto No.5 "Imperador" de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Vicente Fittipaldi. TMRJ.

8 de abril. Vera Astrachan sola o Concerto No.24 de Mozart com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

14 de abril. Heitor Alimonda sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

16 de abril. Recital de Leonardo Righi (clarineta) e Fritz Jank (piano). TMSP.

17 de abril. "Noite de Goiás". Glacy Antunes de Oliveira interpreta a Sonata No.2 de Schumann. Norina Barra (meio-soprano) e Heloísa Barra Jardim (piano) interpretam obras de Donizetti e Waldemar Henrique (Senhora Dona Sancha). Wanda Fleury Amorim interpreta o Scherzo No.2 de Chopin. Vânia Marise Pereira de Campos interpreta obras de Camargo Guarnieri (Dança brasileira, Dança negra e Dança selvagem). Graciema Félix de Sousa (soprano) e Roberto Schlaepfer (piano) interpretam obras de Verdi, Geraldo Vale (Araguaia), Joaquim Edson Camargo (Lembrança de Goiás). Belkiss Carneiro de Mendonça interpreta a Sonata No.3 de Kabalevsky. TMRJ.

21 de abril. Maria Cristina Zucchi sola a Seresta, de Camargo Guarnieri, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

22 de abril. Maria da Penha sola o Concerto para a mão esquerda, de Ravel, com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Simon Blech. TMRJ.

24 de abril. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonatas No.17 'Tempestade', No.21 'Waldstein', No.31 e No.23 'Appassionata'; e Rondó Op.51, como extra-programa). De bis, foram interpretadas obas de Beethoven e Brahms. TMRJ.

24 de abril. Recital de Leonardo Righi (clarineta) e Fritz Jank (piano). Santos (SP).

26 de abril. 1ª parte da Final do I Concurso Nacional de Piano promovido pela Folha de S. Paulo e Semp Rádio TV. Tocaram os pianistas Breno Lucena de Sá, Fernando Pacheco Chaves e Vicky Adler, com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Simon Blech. Teatro TUCA - Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo..

27 de abril. 2ª parte da Final do I Concurso Nacional de Piano promovido pela Folha de S. Paulo e Semp Rádio TV. Tocaram os pianistas Luis Thomaszeck, Vanya Elias e Vítor de Lemos Alexandre com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Simon Blech. Teatro TUCA - Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo..

30 de abril. Eudéa Corrêa Ramos sola o Concerto em formas brasileiras de Hekel Tavares com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

3 de maio. Recital de Martha Argerich com obras de Bach (Partita No.2), Schumann (Sonata No.2), Liszt, Chopin (4 peças), Prokofieff (Sonata No.7 ou Sonata No.3). De bis, foram interpretadas obras de Chopin e Prokofieff. TMRJ. [acesse aqui o programa]

4 de maio. Recital de Christian Ferras (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

7 de maio. Marília Mangabeira Albernaz sola a Fantasia brasileira No.1 de Francisco Mignone com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

8 de maio. Recital de Christian Ferras (violino) e Fritz Jank (piano). Curitiba (PR).

18 de maio. Frank Pelleg sola o Concerto No.4 de Beethoven e o Concerto do próprio Frank Pelleg com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

19 de maio. Jacques Klein sola o Concerto No.2, o Concerto no.3 e a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

20 de maio. Ivy Improta sola o Concerto No.3 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Mário Tavares. TMRJ.

21 de maio. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

22 de maio. Frank Pelleg sola Diáspora, rapsódia hebraica de R. Hoff, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

27 de maio. Frank Pelleg sola o Concerto de Ben Haim com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

29 de maio. Recital de Jarbas Braga (canto) e Fritz Jank (piano). Casa de Goethe, São Paulo.

31 de maio. Recital de Nelson Freire com obras de Villa-Lobos (Ária, 3º mov. das Bachianas brasileiras No.4), Brahms (Sonata No.3), Rachmaninoff, Chopin, Schumann (Carnaval). De bis, foram interpretadas obras de Chopin, Rachmaninoff e Liszt. TMRJ.

2 de junho. Recital de Jacques Klein com obras de Chopin (as 4 Baladas, Barcarola, 2 Noturnos, Polonaise Op.26 No.1 e Polonaise Op.53 'Heroica). De bis, foram interpretadas obras de Chopin, Moszkowski, Rachmaninoff e Liszt. TMRJ.

4 de junho. Glória Maria Machado sola as Bachianas brasileiras No.3 de Villa-Lobos, e Elisabeth R. Barthelson sola o Concerto No.4 de Villa-Lobos, ambas com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

5 de junho. Recital de Fritz Jank (piano) com obras de Beethoven (Fantasia Op.77), Schumann (Sonata No.1), Fructuoso Vianna (7 Miniaturas), Ernani Braga (Xangô), Claudio Santoro (as 7 Paulistanas). Casa de Goethe, São Paulo.

9 de junho. Recital de Laís de Souza Brasil com obras de Beethoven (Sonata No.8), Franck (Prelúdio, ária e final), Villa-Lobos (Ciclo brasileiro completo: Plantio do caboclo, Impressões seresteiras, Festa no sertão e Dança do índio branco), Camargo Guarnieri (2 Estudos), Debussy (Suite pour de piano). TMRJ.

9 de junho. Sylvio Coghi sola o Concertino para piano e orquestra de Guerra-Peixe com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

10 de junho. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Charles Dutoit. TMRJ.

11 de junho. Paulina Spiewak sola o Concerto No.20 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]

12 de junho. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). TMSP.

13 de junho. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Piracicaba (SP).

15 de junho. Recital de Jacques Klein com obras de Villa-Lobos (Prelúdio das 'Bachianas Brasileiras' No.4), Mozart (Sonata K.332), Beethoven (32 variações em Dó menor), Prokofieff (Sonata No.7) e Mussorgsky (Quadros de uma exposição). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

19 de junho. Recital do duo pianístico Alfons e Aloys Kontarsky com obras de W. F. Bach, Brahms (Valsas Op.39), Hindemith (Sonata Glokenspiel), Debussy, Stravinsky (Sonata (1940)), Boulez (Estruturas - 1º capítulo do 2º livro), Milhaud (La libertadora). De bis, foram interpretadas obras de Ravel, Grieg, Debussy e Bizet. TMRJ.

24 de junho. Nelson Freire sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Donald Johanos. TMRJ.

26 de junho. Fernando Lopes sola o Concerto de José Siqueira (em 1ª audição mundial) com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de José Siqueira. TMRJ.

4 de julho. João Carlos Martins sola o Concerto No.27 de Mozart com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Donald Johanos. TMSP.

5 de julho. Recital de Jacques Klein. TMRJ.

8 de julho. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de julho. Recital de Claudio Arrau pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

13 de julho. Recital de Jacques Klein (piano) e João Jerônimo Menezes (trompa) com obras de Beethoven (Sonata em Fá maior Op.17). Jacques Klein (piano) e Iberê Gomes Grosso (violoncelo) interpretam a Grande Sonata em Lá maior Op.69 para violoncelo e piano. Jacques Klein interpreta ao piano solo as Variações Eroica. Jacques Klein (piano), Oscar Borgerth (violino) e Iberê Gomes Grosso (violoncelo) interpretam o Trio em Dó menor Op.1 No.3. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

17 de julho. Heitor Alimonda (piano), Paulo Nardi (oboé), José Botelho (clarineta), João Jerônimo Menezes (trompa) e Noel Devos (fagote) interpretam o Quinteto Op.16 de Beethoven. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

20 de julho. Recital de Miecio Horszowski com obras de Beethoven (Sonata No.31 e Variações Diabelli). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

22 de julho. Recital de Arnaldo Estrella (piano) e Mariuccia Iacovino (violino) com obras de Beethoven (Sonata No.10 para violino e piano). Arnaldo Estrella (piano), Mariuccia Iacovino (violino) e Peter Dauelsberg (violoncelo) interpretaram o Trio Op.97 "Arquiduque". Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

24 de julho. Recital de Miecio Horszowski (piano) e Alexander Schneider (violino) com obras de Beethoven (Sonatas No.5 'Primavera' e No.7 para violino e piano). Miecio Horszowski (piano), Alexander Schneider (violino) e Iberê Gomes Grosso (violoncelo) interpretam o Trio Op.70 No.2. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

27 de julho. Miecio Horszowski sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Walter Burle Marx. Miecio Horszowski (piano), Alexander Schneider (violino) e Iberê Gomes Grosso (violoncelo) solam o Concerto Triplice de Beethoven, com a mesma orquestra e regente. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

10 de agosto. Recital de Jacques Klein com obras de Bach-Siloti (Prelúdio para órgão em Sol Menor), Mozart (Sonata K.545), Beethoven (Sonata No.23 'Appassionata'), Camargo Guarnieri (Dança Negra), Brahms (4 peças Op.119), Chopin (Balada No.1 em Sol Menor, 1 Noturno, Scherzo No.1). Auditório do Palácio da Cultura, Rio de Janeiro.

11 de agosto. Recital de João Carlos Martins com obras de Bach (10 Prelúdios e Fugas de O cravo bem temperado), Debussy (Estampes, completas), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Ginastera (Sonata No.1). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

12 de agosto. Yara Bernette sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

22 de agosto. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Franck (Prelúdio, coral e fuga), Villa-Lobos (Festa no sertão), Chabrier, Debussy, Chopin (as 4 Baladas). De bis, foram interpretadas obras de Chopin. TMRJ.

26 de agosto. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica Basileira sob regência de Lukas Foss. TMRJ.

31 de agosto. Recital de Magda Tagliaferro com obras de Beethoven (Sonata No.26), Chopin (Polonaise-fantaisie Op.61, 2 Mazurcas, Grande polonaise brilliante Op.22), Villa-Lobos (Impressões seresteiras e talvez Festa no sertão), Chabrier (ldylle e Scherzo-Valse), Hahn, Debussy (L’lsle joyeuse). Auditório TUCA, São Paulo.

1º de setembro. Recital de Jacques Klein e Arnaldo Cohen a quatro mãos com obras de Mozart (Sonata K.381), Schubert (Fantasia em Fá menor Op.103, e 2 Marchas militares), Debussy (Trois épigraphes antiques e Petit suite) e Brahms (4 Danças Húngaras, provavelmente No.1, No.2, No.4 e No.5). Sociedade Cultural Fluminense Brasil-Alemanha, Niterói (RJ).

2 de setembro. Recital de Jacques Klein e Arnaldo Cohen, a 4 mãos, com obras de Mozart (Sonata K. 381 em Ré maior), Schubert (Fantasia em Fá menor), Debussy (3 Épigraphes antiques, Petite suite (completa)), e Brahms (4 Danças húngaras, provavelmente No.1, No.2, No.4 e No.5). Auditório do Colégio Bennett, Rio de Janeiro.

5 de setembro. Nelson Freire sola Noites nos jardins de Espanha, de De Falla, com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Juan Emilio Martini. TMRJ.

6 a 17 de setembro. Realização do I Festival de Música Erudita do Estado de Goiás. Goiânia, GO.

9 de setembro. Recital de Arnaldo Estrella durante o I Festival de Música Erudita do Estado de Goiás. Goiânia, GO.

8 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto de Schumann; Arnaldo Cohen e Jacques Klein solam o Concerto para dois pianos de Poulenc; e Jacques Klein sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff; todos com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

9 de setembro. Lukas Foss sola Masque para piano e orquestra, de Leonard Bernstein, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de setembro. Falece o compositor, musicólogo e folclorista Brasílio Itiberê II (Brasílio Ferreira da Cunha Luz). 

11 de setembro. Recital de Mariuccia Iacovino (violino) e Arnaldo Estrella (piano) durante o I Festival de Música Erudita do Estado de Goiás. Goiânia, GO.

14 de setembro. É realizado o VIII Concurso Nacional de Piano da União dos Músicos do Brasil. Júri: José Siqueira, Milton de Lemos, Dirce Bauer Knijnik (referida apenas como Dirce Bauer), Norma Bojunga, Aloysio de Alencar Pinto, Homero de Magalhães, Sebastian Benda, Fernando Lopes, Dayse de Luca. Para a final, os candidatos tiveram que interpretar a Fantasia Op.49 de Chopin, e um concerto para piano e orquestra. No concerto de encerramento, Fernando Lopes foi solista frente a orquestra regida por José Siqueira. Porto Alegre (RS). [acesse aqui o livro de candidatos]

16 de setembro. Eliane Rodrigues sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Juvenil do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Chleo Goulart. TMRJ.

17 de setembro. Recital de Arnaldo Estrella e Belkiss Carneiro de Mendonça, a dois pianos, como encerramento do I Festival de Música Erudita do Estado de Goiás. Goiânia, GO.

17 de setembro. Nelson Freire sola o Concerto de Grieg com orquestra e regente não-identificados. Teatro Cultura Artística, São Paulo.

21 de setembro. Magda Tagliaferro sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Filarmônica de São Paulo sob regência de Simon Blech. TUCA, São Paulo.

23 de setembro. Jocy de Oliveira sola o Concerto No.3 de Bartok; o Duo Redintg-Piette interpreta o Concerto para dois pianos e orquestra de Bartok; ambos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

25 de setembro. Estreia da Sonata No.4, de Francisco Mignone, por Vera Astrachan, na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

26 de setembro. Jacques Klein (piano), Oscar Borgerth (1º violino), Oscar Lafer (2º violino), Henrique Morelenbaum (viola) e Iberê Gomes Grosso (violoncelo) interpretam o Quinteto de Schumann. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

28 de setembro. Jacques Klein interpreta a Sonata-Fantasia No.4 de Claudio Santoro, a ele dedicada. Participaram do evento diversos outros músicos como Guerra-Peixe (arranjos e regência), Darcy Villa Verde (violão), Quarteto em Cy, MPB4, Quinteto Luiz Loy, Elis Regina, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Som-3, corpo de balé de Nina Verchinina, balé folclórico de Gilberto de Assis e Mercedes Batista, Jonas Moura e dançarinos, além da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, com desfile das fantasias premiadas. Orquestra não-especificada. Produção de Geraldo Queiroz. TMRJ.

Recital de Jacques Klein com o Quarteto Oficial da Escola Nacional de Música no Quinteto Op.44 de Schumann. Sala Cecília Meireles.

4 de outubro. Recital de Yara Bernette com obras de Mozart (Sonata No.10), Brahms (Fantasias Op.116), Camargo Guarnieri (Ponteios No.24 e No.30), Chopin (3 peças), Schumann (Estudos sinfônicos). De bis, foram interpretadas obras de Debussy, Chopin, e Mendelssohn. TMRJ.

15 de outubro. Guyta Rozen sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Daniel Sternefeld. TMRJ.

18 de outubro. Recital de Yara Bernette com obras de Mozart (Sonata No.10), Brahms (Fantasias Op.116), Bach (Suíte inglesa No.3), Beethoven (Sonata No.31). TUCA, São Paulo. 

21 de outubro. Glória Maria da Fonseca Costa sola as Variações sinfônicas de Franck com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Daniel Sternefeld. TMRJ.

25 de outubro. Recital de Rudolf Constam (violoncelo) e Irany Leme (piano) com obras de Beethoven, Prokofieff (Sonata Op.119), Villa-Lobos (O trenzinho do caipira, 4º mov. das Bachianas brasileiras No.2), Brahms (Sonata Op.99). Salão Social das Indústrias Químicas Resenda S. A. (talvez Rio de Janeiro) [acesse aqui o programa]

28 de outubro. Jan Wijn sola o Concerto No.2 de Saint-Saëns com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

11 de novembro. Arnaldo Estrella sola o Concerto No.2 de Chopin; Mariuccia Iacovino (violino) e Arnaldo Estrella (piano) solam o Concerto para violino, piano e 32 instrumentos solistas, de Francisco Mignone (em 1ª audição mundial) com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

11 de novembro. Palestra de Souza Lima intitulada "O meu convívio com Villa-Lobos", como parte do Festival Villa-Lobos Auditório do Palácio da Cultura, Rio de Janeiro. [acesse aqui parte do programa geral]

13 de novembro. Recital de Adelmana Torreão com obras de Scarlatti, Mendelssohn (Variações sérias), Ravel (Sonatina), Debussy, Chopin (5 peças), Villa-Lobos (Impressões seresteiras, A maré encheu e Na corda da viola), Albéniz. Foyer do TMRJ.

14 de novembro. Palestra de Eurico Nogueira França intitulada "Villa-Lobos - Figura e obra", com ilustrações ao piano de Ivy Improta, como parte do Festival Villa-Lobos Auditório do Palácio da Cultura, Rio de Janeiro. [acesse aqui parte do programa geral]

19 de novembro. Jacques Klein sola a Fantasia coral de Beethoven com o Coro do Instituto Israelita-Brasileiro de Educação e Cultura + orquestra sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

21 de novembro. Recital de Aline van Barentzen com obras de Villa-Lobos (A prole do bebê No.1 completa, A prole do bebê No.2 completa, Hommag a Chopin, Choros No.5 "Alma brasileira", e Amazonas, esta última em 1ª audição no Brasil). De bis, foram interpretadas obras de Villa-Lobos (Saudades das selvas brasileiras e A lenda do caboclo) TMRJ.

21 de novembro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin (18 Prelúdios e Sonata No.3), Schumann (Carnaval), Villa-Lobos (Branquinha - A boneca de louça, No.1 de A prole do bebê No.1). TMSP. [acesse aqui o programa]

24 de novembro. Recital de Roberto Szidon com obras de Schubert (Sonata No.21), Chopin, Scriabin (Sonata No.4), Villa-Lobos (Rudepoema). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

25 de novembro. Anna Stella Schic sola o Concerto em Fá, de Gershwin, com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

26 de novembro. Recital com obras de José Siqueira e Francisco Mignone, com participação de Carlos Rato (flauta), Braz Limonge (oboé), José Botelho (clarinete), Noel Devos (fagote), Murillo Santos (piano), Francisco Mignone (piano), Alice Ribeiro (soprano). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

27 de novembro. Recital de Nelson Freire com obras de Vivaldi-Bach, Bach (Toccata em dó menor), Liszt (Sonata), Villa-Lobos (Moreninha, Pobrezinha e O polichinelo, de A prole do bebê No.1), Chopin (5 peças). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

28 de novembro. Jacques Klein e Arnaldo Cohen solam o Concerto para dois pianos de Poulenc; Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms; ambos com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

28 de novembro. Recital de Arthur Moreira Lima. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

28 de novembro. Recital do Quarteto de Cordas Municipal e Fritz Jank (piano). Casa de Goethe, São Paulo.

30 de novembro. Recital de Arthur Moreira Lima. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

5 de dezembro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

8 de dezembro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. Informação manuscrita no programa de concerto presente no acervo do pianista, indicando que este concerto foi tocado em substituição ao balé O lago dos cisnes.TMRJ.

8 de dezembro. Recital de Anna Stella Schic. Auditório Itália, São Paulo.

9 de dezembro. Recital de Amilson Godoy com obras de Bach (Partita em dó menor), Mozart, Brahms (4 peças Op.119), Chopin, Camargo Guarnieri (Sonatina No.1), Rachmaninoff (2 Prelúdios), Khachaturian. Sala Magda Tagliaferro, São Paulo.

10 de dezembro. Recital de Anna Stella Schic. TMSP.

12 de dezembro. Recital de Jacques Klein com obras de Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4), Beethoven (Rondó Op.51 No.1, Sonata No.23 'Appassionata'), Chopin (Barcarola Op.60, 6 prelúdios Op.28, Noturno Op.9 No.2, Scherzo No.1). Salão Nobre Altair Gama Filho, Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro.

15 de dezembro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonata No.9, 32 variações em Dó menor, Sonata No.32, Sonata No.23 'Appassionata'). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

15 de dezembro. Recital de Anna Rita Ornellas de Souza (aluna de Lúcia Branco) com obras de Bach, Beethoven (Sonata No.5), Shostakovich, Villa-Lobos (Ciranda No.6 "Passa, passa, gavião..."), Chopin. Auditório da ABI, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

19 de dezembro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (Sonata No.9, 32 variações em Dó menor, Sonata No.32, Sonata No.23 'Appassionata'). Teatro Anchieta, São Paulo.

21 de dezembro. Encerramento do ano letivo do Conservatório Musical Souza Lima. Teatro do Colégio Arquidiocesano, São Paulo. [acesse aqui o programa]

No mundo

Estreia de Intermitências I, de Claudio Santoro, por Jocy de Oliveira nos Estados Unidos.

Cristina Ortiz é uma das finalistas e recebe diploma especial no Concurso Internacional de Música Georges Enescu (International Music Competition Georges Enescu), em Bucareste, Romênia. O 1º lugar deste ano foi de Radu Lupu.

Jean Louis Steuerman fica empatado em 4º lugar com o italiano Franco Medori no Concurso Pianistico Internacional Ettore Pozzoli, em Seregno, Italia. Não houve 1º lugar neste ano. Ficaram empatados em 2º lugar a alemã Sontraud Speidel e a polonesa e Eva Wolak.

10 de fevereiro. Recital de Eda Fiore com obras de Haydn (Sonata em mi bemol maior), Beethoven (Sonata No.30), Villa-Lobos (Bachianas brasileiras No.4 completa), Camargo Guarnieri (Sonatina No.3), Kabalevsky (Sonata No.3). Instituto Barcelones de Arte, Barcelona, Espanha.

15 de fevereiro. Recital de Maria Clodes Jaguaribe com obras de Schumann (Kreisleriana e Toccata) e Schubert (Sonata em lá maior D. 959). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

23 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Nacional da França sob regência de Stanislaw Skrowaczewski. Théâtre des Champs-Elysées, Paris, França.

12 de abril. Eudóxia de Barros sola o a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a North Carolina Symphony sob regência de Benjamin Swalin. P. E. Monroe Auditorium, Lenoir Rhyne College, Hickory, North Carolina, EUA.

Abril (talvez dia 18). Eudóxia de Barros sola o a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com orquestra e regente não-identificados (talvez North Carolina Symphony sob regência de Benjamin Swalin). Wilmington, North Carolina, EUA.

Abril (talvez dia 20). Eudóxia de Barros sola o a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com orquestra e regente não-identificados (talvez North Carolina Symphony sob regência de Benjamin Swalin). Fayeteville, North Carolina, EUA.q

25 de abril. Eudóxia de Barros sola o a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com orquestra e regente não-identificados (talvez North Carolina Symphony sob regência de Benjamin Swalin). Asheville, North Carolina, EUA.

30 de abril. A convite da rainha Elizabeth II, Guiomar Novaes faz um recital histórico como parte dos eventos de inauguração do Queen Elizabeth Hall, em Londres, Inglaterra, com obras de Mozart, Beethoven (Sonata No.17), Chopin (Sonata No.3), Debussy (4 peças). De bis, foram executadas obras de Villa-Lobos (O polichinelo, de A prole do bebê No.1 e O ginete do pierrozinho, do Carnaval das crianças), Purcell, e Vuillemin. Queen Elizabeth Hall, Londres, Inglaterra.

25 de maio. Carmen Vitis-Adnet e Hans Graf interpretam as Oito variações sobre um tema original em lá bemol maior D.813 de Schubert. Também participou deste recital a Wiener Schubertbund sob regência de Heinrich Gattermeyer, com a presença de alguns solistas. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (Mozart-Saal), Áustria.

11 de junho. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Giannini, Chopin (Sonata No.3), Ravel (Alborada del gracioso e Oiseaux tristes), Bartok (Sonata). National Gallery of Art, Washington, EUA.

Junho (talvez dia 16). Recital de Eudóxia de Barros com obras de Beethoven (talvez Sonata No.6), Chopin (provavelmente Sonata No.3), Rachmaninoff, Shostakovich. Tegucigalpa, Honduras. 

12 de setembro. Recital de João Carlos Martins interpretando o Cravo bem temperado Vol.1 completo de Bach. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

16 de setembro. Recital de João Carlos Martins interpretando o Cravo bem temperado Vol.2 completo de Bach. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

27 de setembro. Magda Tagliaferro sola a Balada de Fauré e a Fantasia húngara de Liszt com orquestra e regente não-identificados. Teatro Coliseo, Buenos Aires, Argentina.

2 de outubro. Recital de Jacques Klein com obras de Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4), Claudio Santoro (Sonata-fantasia No.4, dedicada ao pianista), e Mussorgsky (Quadros de uma exposição). O concerto foi interrompido (houve apenas a primeira metade) devido a um ataque de bursite no pianista. Para a segunda parte estavam programadas duas Sonatas de Beethoven. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

21 de novembro. Recital (estreia em Nova York) de Eudóxia de Barros com obras de Bartok (Sonata), Ravel (Alborada del gracioso e Oiseaux tristes), Camargo Guarnieri (Dança brasileira, Dança selvagem, Dança brasileira), Beethoven (Sonata No.6). Town Hall, Nova York, EUA.