2018
Centenário de nascimento de Alceo Bocchino, Julio F. S. Braga, e Lina Pires de Campos.
150 anos de nascimento de Francisco Braga e Costa Junior.
É lançado o livro História Concisa da Música Clássica Brasileira, de Irineu Franco Perpetuo.
3 de março. Eduardo Monteiro sola o Concerto No.19 de Mozart com a Orquestra Sinfônica da USP sob regência de Roberto Tibiriçá. Sala São Paulo, São Paulo.
15 de abril. Laura Umbelino sola o Concerto para piano e orquestra de Ronaldo Miranda com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás sob regência de Thiago Santos. Teatro Basileu França, Goiânia (GO).
17 de abril. Philipp Kopachevsky sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Estatal Russa "Evgeny Svetlanov", sob regência de Terje Mikkelsen. Sala São Paulo, São Paulo.
24 de abril. Festival Júlio Braga (1º de 2 dias). Houve depoimentos de Clara Braga e Zilma Cavalcanti, recital camerístico com Dayse Gomes {piano), Elizete Felix (soprano), Flávio Santana {trompete), Gedeane Costa (piano) e um recital de piano com Fernando Müller, tendo participação de Marco Antônio Barcellos (flauta doce). Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), (PE). [acesse aqui o cartaz de divulgação]
26 de abril. Recital do Duo Gisbranco, formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, com obras de Villa-Lobos e Egberto Gismonti, em arranjos para dois pianos. Sala São Paulo, São Paulo.
27 de abril. Recital de Leandro Braga e Cristóvão Bastos com obras de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Radamés Gnattali, Altamiro Carrilho, Elton Medeiros/Cartola, Leandro Braga e Cristóvão Bastos. Sala São Paulo, São Paulo.
27 de abril. Após 38 anos ininterruptos no ar, é transmitido o último programa ao vivo "Um piano ao cair da noite" com os pianistas Edson Sauguelis, Ricardo Pimentel e Toninho Pereira De Paula, pela Brasília Super Rádio FM (poucos dias depois, a frequência 89,9 FM passou a se chamar Alpha FM, e a rádio antiga continuou apenas online). Palco-auditório Mario Garófalo, Conjunto Nacional, Brasília.
28 de abril. Recital de André Mehmari com obras de Ernesto Nazareth, Tia Amélia, Guinga e André Mehmari (1ª audição mundial de seus Estudos intervalares brasileiros para pianistas). Sala São Paulo, São Paulo.
30 de abril. "Filigranas musicais". Recital de Sonia Maria Vieira com obras de Misael Domingues. Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro.
Maio. O pianista Cristian Budu é capa da edição de maio da Revista Concerto.
2 de maio. Recital de Atalla Ayan (tenor) e Priscila Bonfim (piano) com obras de Beethoven, Handel, Mozart, Tosti, Bellini, Villa-Lobos (Lundu da Marquesa de Santos) e Waldemar Henrique (Exaltação e Minha terra). TMRJ.
14 de maio. Nelson Goerner sola o Concerto de Ravel com a Orchestre de la Suisse Romande sob regência de Jonathan Nott. Sala São Paulo, São Paulo.
29 de maio. Festival Júlio Braga (2º de 2 dias). Audição de alunos e professores do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) e recital de piano com Tamara Ujakova. Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), (PE). [acesse aqui o cartaz de divulgação]
5 de junho. Luiz Guilherme Pozzi e Mariô Rebouças solam o concerto para dois pianos de Mozart com a orquestra de Câmara da cidade de São Paulo sob a regência de Sonia di Morais. Teatro Laura Abrão, Faculdade Santa Marcelina, São Paulo.
11 de junho. Inauguração da sala do Instituto Piano Brasileiro (IPB) em Brasília.
15 de junho. Recital de Luiz Carlos de Moura Castro com obras de Debussy. Casa Thomas Jefferson (CTJ Hall), Brasília.
23 de junho. Fabio Martino sola a Fantasia Brasileira No.4, de Francisco Mignone, e a Peça de Concerto (Konzertstück), de Weber, com a OSESP sob regência de Neil Thomson. Sala São Paulo, São Paulo.
4 de julho. Recital de Sergio Monteiro com obras de Scarlatti, Poulenc, Mendelssohn e Chopin (10 peças). De bis foram interpretadas obras de Villa-Lobos (O polichinelo, de A prole do bebê No.1, e Poema singelo), e uma peça de Rachmaninoff a 4 mãos com Ligia Moreno. CTJ Hall, Casa Thomas Jefferson, Brasília.
4 de julho. Lançamento dos CDs "Piano" e "Leva no piano", de Chico Adnet. Casa do Choro, Rio de Janeiro.
8 de julho. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro sob regência de Evandro Matté. Theatro São Pedro, Porto Alegre.
9 de julho. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro sob regência de Evandro Matté. Theatro São Pedro, Porto Alegre.
22 de setembro. Valentina Lisitsa sola o Concerto No.2 e o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
23 de setembro. Elina Sarkisian sola o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Roberto Tibiriçá. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.
15 de outubro. Recital de Sonia Rubinsky com obras de Mendelssohn (Variações sérias), Bach (3 peças) e Villa-Lobos (Ciclo brasileiro completo), para um público de alunos. Palácio Itamaraty, Brasília. [acesse aqui o programa]
16 de outubro. Recital de Sonia Rubinsky com obras de Mendelssohn (Variações sérias), Bach (3 peças) e Villa-Lobos (Ciclo brasileiro completo). O recital foi transmitido ao vivo pela Rádio MEC FM, e gravado para a TV Brasil. Palácio Itamaraty, Brasília. [acesse aqui o programa]
31 de outubro. Recital de Achille Picchi com obras de Benjamin Silva Araújo: 6 Sernatejas (Capengando, Maginando, Na igreja, Trem dos retirantes, Porquinha (corruptela de 'Polquinha'), No forró do Severino), Inverno, Noturno (talvez "Solitude", Op.7), e Sonata Popular No.2. Recital parte do II Seminario de Música Brasileira, organizado pelo prof. Paulo Castagna. Teatro Maria de Lourdes Sekeff, UNESP, São Paulo.
Centenário de falecimento de Claude Debussy.
26 de janeiro. Recital de Nelson Freire com obras de Mozart (Sonata No.11), Schumann (Fantasia Op. 17), Brahms (4 peças do Op.119), Debussy (La plus que lente, Golliwogg's cakewalk) e Albéniz (Evocação e Navarra). Salle Molière, Lyon, França.
1º de fevereiro. Recital de Cristian Budu com obras de Carl Philipp Emanuel Bach (Fantasia em Dó maior H 284), Ludwig van Beethoven (Sonata No.21 'Waldstein'), e Frédéric Chopin (24 Prelúdios Op.28). Aula Wetzikon, Wetzikon, Suíça.
2 de fevereiro. Recital de Nelson Freire com obras de Bach-Siloti, Bach-Busoni, Bach-Hess, Schumann (Fantasia Op.17), Brahms (4 Peças Op.119) e Debussy (La plus que lente e Golliwogg's cakewalk) e Albéniz (Evocación e Navarra). Église de Saanen, Saanen, Suíça.
3 de fevereiro. Recital de Nelson Freire com obras de Bach-Siloti, Bach-Busoni, Bach-Hess, Schumann (Fantasia Op.17), Brahms (4 Peças Op.119) e Debussy (La plus que lente e Golliwogg's cakewalk) e Albéniz (Evocación e Navarra). Aula Wetizikon, Wetizikon, Suíça.
19 de fevereiro. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Brahms com a Filarmonica della Scala sob regência de Valery Gergiev. Teatro alla Scala, Milão, Itália.
20 de abril. Nelson Freire sola o Momoprecoce, de Villa-Lobos, e Noites nos jardins de Espanha, de De Falla, com a Grand Rapids Symphony sob regência de Marcelo Lehninguer. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.
28 de abril. Recital de Nelson Freire com obras de Mozart, Schumann, Debussy, Albéniz e Brahms. Chenery Auditorium, Kalamazoo, Michigan, EUA.
31 de março. Luiz Guilherme Pozzi sola o Concerto para piano, violino e quarteto de cordas de Harry Crowl com o violinista Egidius Streiff e o Quarteto Segantini. Landhof, Basel, Suiça.
6 de maio. Recital de Cristian Budu com obras de Beethoven e Schubert. Salle de la Loge, Biel, Suíça.
23 de junho. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Filarmônica de Hangzhou sob regência de Kahchun Wong. Hangzhou Grand Theater, Hangzhou, China.
1º de agosto. Recital de Nelson Freire com obras de Beethoven (Sonata No.14 'Ao luar', Sonata No.31), Brahms (4 peças para piano), Debussy (2 peças de Images) e Albéniz (Evocação, Navarra). Triphony Hall, Tóquio, Japão.
1º de novembro.. Nelson Freire sola o Concerto No.2 de Brahms, com a Mariinsky Orchestra sob regência de Valery Gergiev. De bis, Nelson interpretou a Melodia, da ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck-Sgambati. Carnegie Hall (sala grande), Obs. Esta foi a última vez que Nelson Freire se apresentou no Carnegie Hall. Nova York, EUA.
13 de dezembro. "Panorama do piano brasileiro". Recital de Raul Passos com obras de Lorenzo Fernandez (Suíte brasileira No.2 completa), Alexandre Levy (Tango brasileiro), Alberto Nepomuceno (Prece, em transcrição de Barrozo Netto), Ernesto Nazareth (Brejeiro), Camargo Guarnieri (Dança negra), Chiquinha Gonzaga (Gaúcho (Corta-jaca)), Villa-Lobos (A lenda do caboclo), Emílio Terraza (Dança brasileira No.1 e No.2), Claudio Santoro (3 Prelúdios), Fructuoso Vianna (Dança de negros), Brasílio Itiberê (A sertaneja). [acesse aqui o programa]