1969
Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1969 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Cláudio Richerme de Oliveira (categoria "Revelação"), Paulo Affonso de Moura Ferreira (dentre outros, na categoria "Prêmio especial").
Inauguração da Fundação Magda Tagliaferro.
Estreia do Prelúdio No.6, de Claudio Santoro, por Norah de Moura, em Brasília.
17 de janeiro. Sonia Maria Strutt interpreta ao piano solo obras de seu tio, Villa-Lobos: Bachianas brasileiras N.4 (completa), Valsa da dor, As três Marias, Poema singelo, 5 Cirandas (Terezinha de Jesus; Pobre cega; Passa, passa, gavião; O pintor de Canahy; O cravo brigou com a rosa), Choros No.5 "Alma brasileira", 3 peças de A prole do bebê No.1 (Pobrezinha, Negrinha e Moreninha), Impressões seresteiras e Festa no sertão. Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Teresópolis. [acesse aqui o programa completo]
24 de janeiro. Iberê Gomes Grosso (violoncelo) e Radamés Gnattali (piano) interpretam obras de Villa-Lobos: a Sonata No.2 para violoncelo e piano, a Fantasia, a Ária das Bachianas brasileiras No.4 (em transcrição de W. Primrose) e o Capricho. Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Teresópolis. [acesse aqui o programa completo]
31 de janeiro. Berenice Menegale interpreta 8 Cirandas de Villa-Lobos (A condessa; Xô, xô passarinho; O pintor de Canahy; Olha o passarinho, Dominé; Nesta rua, nesta rua; A canoa virou; Que lindos olhos; Có, có, có). Maria de Lourdes Cruz Lopes (soprano) e Berenice Menegale (piano) interpretam 13 das 14 serestas. Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Teresópolis. [acesse aqui o programa completo]
29 de março. Recital de Fritz Jank (piano) como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Sala "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP).
11 de abril. Recital de Witold Malcuzynski. TMSP.
12 de abril. Recital de Fritz Jank (piano) como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Sala "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP).
16 de abril. Recital de Witold Malcuzynski. TMRJ.
19 de abril. Recital de Witold Malcuzynski. TMSP..
19 de abril. Recital de Fritz Jank (piano) como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Sala "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP).
25 de abril. Recital (provavelmente particular) de Souza Lima com obras de Liszt (Fantasia e Fuga sobre B-A-C-H), Mozart (Sonata No.9), Cassadó, Villa-Lobos (Alegria na horta), Wiener, Chopin (3 peças). Salão da residência do Dr. Luiz Gastão M. Albernaz, Campinas, SP. [acesse aqui o programa]
26 de abril. Recital de Fritz Jank (piano) como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Sala "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP).
5 de maio. Recital de Byron Janis pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
10 de maio. Recital de Fritz Jank (piano) como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Sala "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP).
17 de maio. Recital de Fritz Jank (piano) como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Sala "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP).
18 de maio. Recital de Fritz Jank (piano) como parte do ciclo integral das 32 Sonatas de Beethoven. Sala "Dr. Ernst Mahle", Piracicaba (SP).
26 de maio. Recital de Nelson Freire. TMSP.
31 de maio. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, tendo Rudolf Firkusny como solista, e Charles Dutoit como regente.
6 de junho. Nelson Freire sola o Concerto de Schumann e um dos Concertos de Chopin com orquestra e regente não-identificados. TMSP.
8 de junho. Nelson Freire sola o Concerto de Schumann e um dos Concertos de Chopin com orquestra e regente não-identificados. TMSP.
12 de junho. Recital de Nelson Freire. Auditório do Conservatório de Música, Pelotas (RS).
15 de junho. Anna Rita Ornellas de Souza sola o Concerto No.23 de Mozart com a Orquestra Juvenil do Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Nelson Nilo Hack. TMRJ. [acesse aqui o programa]
16 de junho Recital de Ezequiel Moreira Jr. Clube Paulistano, São Paulo.
18 de junho. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Beethoven (Sonata No.26), Chopin (6 Prelúdios, Balada No.3 e Polonaise Heroica), Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4, e pelo menos um número de A prole do bebê No.1), Debussy (2 peças). Sala Martins Pena, Teantro Nacional Claudio Santoro, Brasília.
19 de junho. Concerto com obras do compositor Octavio Maul. Margarida Martins Maia (canto) e o próprio Octavio Maul (piano) interpretaram as canções Dúvida, É assim que eu faço..., Canção da felicidade, Foi apenas um sonho (1ª audição mundial), Epigrama, Três poemas em tupi (I. Cairê; II. Ixê man guirá mirim; III. Rudá! Rudá!). Maria Apparecida Prista Tavares interpretou ao piano solo Xô! Passarinho..., Baião, Festa no arraial, Toccata e Tríptico (I. Choro; II. Canção; III. Dança). Salão Nobre da Escola de Belas Artes da UFRJ, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]
2 de julho. Recital de Yara Bernette pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
26 de julho. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Beethoven (Sonata No.21), Chopin (10 Prelúdios, mais duas peças), Debussy (2 peças), Villa-Lobos (Prelúdio das Bachianas brasileiras No.4; Moreninha (A boneca de massa), e O polichinelo, de A prole do bebê No.1). Itu (SP). [acesse aqui o programa]
6 de agosto. Recital de Antonio Janigro (violoncelo) e Fritz Jank (piano) pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.
8 de agosto. Falece o compositor, pianista e regente alagoano Hekel Tavares.
10 de agosto. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Roberto Schnorrenberg tendo Fritz Jank como solista. TMSP.
12 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Chopin (12 Prelúdios e 3 outras peças). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.
22 de agosto. Recital de Fou Ts'ong com obras de Chopin (6 Estudos Op.10 e 6 Estudos Op.25), Debussy (6 Prelúdios do Livro I e 6 Prelúdios do Livro II), Camargo Guarnieri (Dança negra). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]
29 de agosto. Recital de Vicky Adler. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.
30 de agosto. Recital de Guiomar Novaes com obras de Schumann (Carnaval), Chopin (Sonata No.2 e uma Mazurca), Glück-Sgambati, Vuillemin, Octavio Pinto (Roda-roda e Marcha, soldadinho, das Cenas infantis), Glück-Saint-Saëns, Gottschalk. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.
8 a 18 de setembro. Linda Bustani fica em 4º lugar no Concurso Internacional de Piano da Guanabara, Rio de Janeiro. O 1º lugar deste ano foi da americana Zola Shaulis.
11 de setembro. Recital de Eduardo Villaça. União Cultural Brasil Estados Unidos, São Paulo.
27 de setembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência de Isaac Karabtchevsky, tendo como solista Guiomar Novaes.
Outubro. Vitor Alexandre sola o Concerto No.1 de Prokofieff, em primeira audição em São Paulo, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Pablo Komlos. TMSP.
3 de outubro. Guiomar Novaes sola o Concerto de Schumann com orquestra não-identificada sob regência de Simon Blech. TMSP.
5 de outubro. Recital de Luis Alberto Thomaszek. São Paulo.
18 de outubro. Jacques Klein sola o Concerto No.27 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky (estavam anunciados originalmente os 2 Concertos de Liszt) TMRJ.
21 de outubro. Recital de Norma Appel Bojunga com obras de Bach (Suíte francesa No.5), Mozart (Sonata No.11), Prokofieff (seleção das Visões fugitivas), Camargo Guarnieri (3 Estudos), Chopin. Auditório do Conservatório de Música de Pelotas (RS).
24 de outubro. Dinorah de Carvalho sola a peça Contrastes, para piano, orquestra de cordas e percussão, de sua autoria, com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Armando Belardi (primeira audição em São Paulo e provavelmente mundial). TMSP.
30 de outubro. Recital de Rudolf Constam (violoncelo) e Irany Leme (piano) com obras de Debussy (Sonata), Constam (Sonatina), José Maurício Nunes Garcia (Andante), Fauré, Mueller, Reger, Saint-Saëns. "A Germânia", Rio de Janeiro [acesse aqui o programa]
17 de novembro. Homenagem a Villa-Lobos, com participação de Lenise Andrade Patirí (Idílio na rede), Lelyta Graziani (Saudades das selvas brasileiras, talvez No.1 e No.2), Maria Cristina Ayres de Lima (Negrinha, de A prole do bebê No.1), Clara Satoko Doho (O gato e o rato), Maria do Carmo Marsillac (O cavalinho de pau, de A prole do bebê No.2), Lucia Olga Chaves (Choros No.5 "Alma brasileira"), Marília Mangabeira Albernaz (Poema singelo), Elisabath Rezze Barthelson (A fiandeira), Mariazinha Gerin (Farrapos). O recital foi precedido de uma palestra de Souza Lima intitulada "Meu convívio com Villa-Lobos". Conservatório Carlos Gomes, Campinas, SP. [acesse aqui o programa]
17 a 22 de novembro. Festival Villa-Lobos, realizado em diversos locais do Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]
19 de novembro. Sonia Maria Strutt sola o Concerto No.2 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Henrique Morelenbaum, como parte do Festival Villa-Lobos. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]
22 de novembro. Recital de José Vieira Brandão interpretando obras de Villa-Lobos: A prole do bebê No.1 completa, A prole do Bebê No.2 completa e os 5 Prelúdios para violão transcritos para piano por José Vieira Brandão (em 1ª audição mundial), como parte do Festival Villa-Lobos. Sala Cecilia Meireles [estava programado para o TMRJ originalmente], Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa completo]
28 de novembro. Yara Bernette sola a Konzertstück de Webern com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Souza Lima. TMSP. [acesse aqui o programa]
3 de dezembro. Concerto da Orquestra Sinfônica Nacional sob a regência de Alceo Bocchino, tendo como solista Cristina Ortiz. Rio de Janeiro.
Centenário de falecimento de Louis Moreau Gottschalk.
Cristina Ortiz fica em 1º lugar na 3ª edição do Concurso Internacional de Piano Van Cliburn, em Fort Worth, Texas, EUA, criado em 1962.
Arthur Moreira Lima fica em 3º lugar no Concurso Internacional de Piano de Leeds (Inglaterra). O 1º lugar deste ano foi do romeno Radu Lupu.
26 de janeiro. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Bach-Siloti, Beethoven (Sonata No.26), Schumann (Carnaval Op.9),Camargo Guarnieri (Ponteios No.45 e No.49), Prokofieff (Sonata No.7). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.
Fevereiro (talvez dia 16). Eudóxia de Barros sola o Concerto No.2 (estreia americana) de Camargo Guarnieri com a Cleveland Philharmonic Orchestra (regente não-identificado). Cleveland, Ohio, EUA.
20 de fevereiro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (6 Bagatelas Op.126, Sonatas No.9, No.31 e 23 'Appassionata' e Variações Eroica). Queen Elizabeth Hall, Londres, Reino Unido.
23 de março. Recital de João Carlos Martins com obras de Bach (9 Prelúdios e fugas do Livro I de O cravo bem-temperado), dentre outros compositores. Philharmonic Hall, Nova York, EUA.
26 de outubro. Recital de Velma Richter com obras de Haydn (Sonata em sol maior, H.XVI:39), Beethoven (Sonata No.23), Chopin (Balada No.1 e Scherzo No.2), Albéniz (2 peças), Lorenzo Fernandez (Suíte brasileira No.2 inteira ou talvez apenas a Moda; e o Jongo da Suíte brasileira No.3). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.
16 de novembro. Recital de Guiomar Novaes. Royce Hall, UCLA, Los Angeles, California, EUA.
13 de dezembro. Recital de Guiomar Novaes. Hunter College, Nova York, EUA.
17 de dezembro. "Gottschalk Concert", em homenagem ao centenário de nascimento do autor, com repertório composto inteiramente por obras do autor. Alan Mandel interpreta Minuit a Seville, The Last Hope e Le Cri de Delivrance (The Cry of Deliverance). John Kirkpatrick interpreta Danza Op. 33, Two Caprices on Rhythms of the Antilles (O, ma Charmante, Espargnez-mois (O, my Charmer, Spare me); e Suis-mois ( Follow me)) e El Cocoyé. Robert Pritchard interpreta Le Banjo, Le Bananier e Souvenir de Puerto Rico. Guiomar Novaes interpreta a Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. Hall of the Americas, Pan American Union, Washington, EUA. [acesse aqui o programa]
31 de dezembro. Estreia de Nelson Freire em Nova York, solando o Concerto No.4 de Rachmaninoff com a New York Philharmonic sob regência de Rafael Frühbeck De Burgos. Nelson estava programado para tocar apenas nos dias 1º e 2 de janeiro, mas substituiu a pianista Jeanne-Marie Darré nos concertos de 31/12, 3/1 e 5/1. Philharmonic Hall [depois renomeado para Avery Fisher Hall, e atualmente David Geffen Hall], Lincoln Center. Nova York, EUA.