1968

No Brasil

Pianistas ganhadores do prêmio APCA 1968 (Associação Paulista de Críticos de Artes): Lydia Alimonda (categoria "Solista"), Caio Pagano (categoria "Recitalista"), Arnaldo Cohen (categoria "Revelação"), Paulo Affonso de Moura Ferreira (dentre outros, na categoria "Prêmio especial"). A obra "Concertino para piano e coro", de Thedoro Nogueira, foi premiada na categoria "Obra de câmara".

É lançada a gravação do ciclo completo das 32 Sonatas de Beethoven na interpretação de Fritz Jank, em 13 LPs (Continental, CMG 5006).

9 de fevereiro. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Beethoven (Sonata No.21), Chopin (10 Prelúdios), Villa-Lobos (Prelúdio-ária das Bachianas brasileiras No.4; Branquinha (A boneca de louça) e Moreninha (A boneca de massa), de A prole do bebê No.1), Auditório Dona Isabel, Petrópolis (RJ). [acesse aqui o programa]

14 de março. Recital de Jorg Demus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

19 de março. Recital de Jorg Demus pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

15 de abril. Recital de Friedrich Gulda. TMRJ.

18 de abril. Recital de Friedrich Gulda com obras de Handel (Suíte em mi menor), Beethoven (duas Sonatas), Gulda (Prelúdio e fuga, Depressão, Variações e Sonatina em 3 movimentos). TMSP.

6 de maio. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

18 de maio. Show "Pixinguinha 70 - concerto comemorativo do 70º aniversário do mestre 'Pizinguin' ". (depois descobriu-se que na verdade Pixinguinha nascera em 1897, e que portanto completava 71 anos). Radamés Gnattali interpretou ao piano solo Uma rosa para Pixinguinha, de sua autoria, e interpretou a dois pianos, com sua esposa Nelly Martins, o choro Carinhoso, de Pixinguinha, em arranjo de Radamés. Também participaram do show o conjunto Os chorões, o conjunto Os boêmios (da Rádio MEC), o conjunto Época de Ouro, Jacob do Bandolim e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal sob regência de Radamés Gnattali. TMRJ. [acesse aqui o programa]

4 de junho. Recital de Roberto Szidon. TMSP.

5 de junho. Recital de Olinda Allessandrini. Auditório do Conservatório de Música de Pelotas (RS).

14 de junho. Recital de Roberto Szidon. TMSP.

16 de junho. Recital de Roberto Szidon. TMSP.

21 de maio. Recital de Zvi Zeitlin (violino) e Fritz Jank (piano). TMSP.

28 de maio. Recital de Natuscia Calza com obras de Schumann (Variações Abegg e Papillons), Feuchtwanger, Margola (Sonata 1965), Casella, Scarlatti (8 Sonatas). Obs. A Sonata No.23 de Beethoven, que estava programada, foi substituída pelas duas peças de Schumann. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

31 de maio. "Música moderna do Brasil". Recital de Isabel Mourão (piano), Luís Carlos de Moura Castro (piano), Odette Ernest Dias (flauta), Bridget Moura Castro (clarineta), Perez Dworecki (viola), com obras de Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Ernest Mahle e Guerra-Peixe. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

8 de julho. Concerto da Hallé Orchestra, sob regência de Sir John Barbirolli tendo como solista Denis Matthews, pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

8 de julho. Recital de Christian Ferras (violino) e Fritz Jank (piano) com obras de Mozart (Sonata em lá maior K. 526), Schumann (Sonata em ré menor Op.121), Saint-Saëns (Sonata) e De Falla (2 peças). TMRJ.

9 de julho. Recital de Christian Ferras (violino) e Fritz Jank (piano). [talvez TMRJ] Rio de Janeiro.

29 de julho. Recital de Natan Schwartzman (violino) e Fritz Jank (piano). Rio de Janeiro.

1º de agosto. Recital de Nelson Freire pela Sociedade de Cultura Artística de São Paulo.

2 de agosto. Recital de Ruggiero Ricci (violino) e Fritz Jank (piano). Curitiba (PR). 

2 de agosto. Lydia Alimonda sola o Concertino para piano e coro, de Theodoro Nogueira, com o Coral Paulistano sob regência de Tullio Colacioppo. TMSP.

8 de agosto. Alonso Aníbal da Fonseca sola o Concerto No.2 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Armando Belardi. Clube Paulistano, São Paulo.

14 de agosto. Recital de Vítor Alexandre. Casa de Goethe, São Paulo.

15 de agosto. Recital de Vítor Alexandre com obras de Chopin. TMSP.

27 de agosto. Recital do duo pianístico Bauer-Bung com obras de Bach (Concerto em dó maior para dois pianos), Mozart-Busoni, Saint-Saëns (Variações sobre um tema de Beethoven), Chopin, Hoeller (Sonata em si menor), Milhaud (Suite Scaramouche). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o programa]

30 de agosto. Recital de Souza Lima com obras de Bach-Saint-Saëns, Couperin, Liszt (Variações sobre uma tema de Bach - Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen), Debussy (5 peças), Villa-Lobos (Ciranda No.8 "Vamos atrás da serra, Calunga"), Chopin (2 peças). Local não-identificado, Campinas, SP. [acesse aqui o programa]

3 de setembro. Recital de Almerindo D'Amato com obras de Martucci, Busoni, Respighi, Casella, Dallapiccola (Sonatina canônica). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse o programa aqui]

7 de setembro. Sergei Dorensky sola o Concerto No.2 de Liszt e a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de Alceo Bocchino. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

10 de setembro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms e o Concerto No.2 de Liszt com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMRJ.

10 de setembro. Recital de Eunice Katunda com obras de Stravinsky (Sonata), Villa-Lobos (Rudepoema), e Chopin (os 24 Estudos). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

10 de setembro. Recital de Belkiss Carneiro de Mendonça e Wanda Fleury Amorim, a dois pianos, com obras de Mozart (Adagio e Fuga), Chopin, Brahms (5 Valsas), Camargo Guarnieri (Dança negra, em versão para dois pianos), Rachmaninoff (Suíte No.2 para dois pianos). Salão Carlos Gomes, Mesbla, Rio de Janeiro.

12 de setembro. Recital de João Carlos Martins com os 24 Prelúdios e Fugas de O cravo bem temperado Vol.2, de J. S. Bach, correspondente ao 6º Concerto do II Ciclo Bach do Rio de Janeiro. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

16 de setembro. Recital de Paul Badura-Skoda com Sonatas de Beethoven. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

17 de setembro. Malcolm Frager sola o Concerto No.2 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob a Eleazar de Carvalho. TMRJ. [acesse aqui o programa]

18 de setembro. Recital de Paul Badura-Skoda com Sonatas de Beethoven. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

19 de setembro. Recital do trio Luís de Moura Castro (piano), Paolo Nardi (clarineta) e Guerra Vicente (violoncelo). Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

1º de outubro. Gyorgy Sandor sola o Concerto No.3 de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência de Pablo Komlós. TMRJ.

4 de outubro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 e o Concerto No.3 de Rachmaninoff com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Isaac Karabtchewsky. TMRJ.

10 de outubro. Arnaldo Cohen sola o Concerto No.17 de Mozart com a Orquestra de Câmara do Brasil sob regência de José Siqueira. Sala Cecília Meireles, RJ.

11 de outubro. Jacques Klein sola o Concerto No.5 'Imperador' de Beethoven com o a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Hans Swarowsky. TMRJ.

13 de outubro. Recital de Luiz Fernando Benedini. MASP, São Paulo.

15 de outubro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikowsky com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. TMRJ.

16 de outubro. Recital de Belkiss Carneiro de Mendonça e Wanda Fleury Amorim, a dois pianos, com obras de Mozart, Brahms, Chopin, Camargo Guarnieri (Dança negra, em versão para dois pianos), Rachmaninoff (2º suíte para dois pianos), durante o II Festival de Musica Erudita - Goiânia, realizado pelo Conservatório de Música e Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO.

18 a 29 de outubro. 1º Concurso Nacional de Piano da Guanabara. Júri: Miécio Horszowski (presidente), Ayres de Andrade, Ciro Monteiro Brizola, Eurico Nogueira França, Francisco Mignone, João Carlos Martins. Ganhadores: 1º lugar (empatados): Arnaldo Cohen e Linda Bustani; (não houve 2º lugar); 3º lugar: Edson Elias; 4º lugar: Luís Fernando Benedini; 5º lugar: Maria Aparecida de Oliveira. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro. [acesse aqui o livro de candidatos]

18 de outubro. Concerto de abertura do 1º Concurso Nacional de Piano da Guanabara (ver acima). Miécio Horszowski sola o Concerto No.27 de Mozart e o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

25 de outubro. Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo sob regência de Simon Blech tendo Fritz Jank como solista. TMSP.

29 de outubro. Concerto de encerramento do 1º Concurso Nacional de Piano da Guanabara (ver acima), com os ganhadores (empatados em 1º lugar). Linda Bustani sola o Concerto No.1 de Prokofieff, e Arnaldo Cohen sola o Concerto No.4 de Rachmaninoff, ambos com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Isaac Karabtchevsky. Sala Cecilia Meireles, Rio de Janeiro.

31 de outubro. Jacques Klein sola o Concerto No.27 de Mozart com a Orquestra Sinfônica Municipal sob regência de Roberto Schnorrenberg. TMSP.

3 de novembro. Recital de Perez Dworecki (viola) e Fritz Jank (piano). Rio de Janeiro.

9 de novembro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de John Neschling. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

10 de novembro. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfônica Nacional sob regência de John Neschling. Teatro não-especificado, provavelmente TMRJ.

18 de novembro. Recital de Berenice Menegale com 9 Cirandas de Villa-Lobos. Maria de Lourdes Cruz Lopes (soprano) e Berenice Menegale (piano) interpretaram as 14 Serestas de Villa-Lobos. Palácio da Cultura, Rio de Janeiro.

19 de novembro. Ivy Imprompta (piano), José Cardoso Botelho (clarineta) e Noel Devos (fagote) interpretam, em 1ª audição mundial, a Fantasia concertante, de Villa-Lobos. Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

20 de novembro. Recital de Eudóxia de Barros com obras de Bach-Siloti, Beethoven (Sonata No.26), Schumann (Carnaval), Najla Jabôr, Brenno Blauth, Camargo Guarnieri (Estudo No.10) e Prokofieff (Sonata No.7. TMSP.

20 de novembro. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Villa-Lobos (Tristorosa, em 1ª audição mundial; 6 Cirandas, A pobrezinha, de A prole do bebê No.1; O gatinho de papelão e O boizinho de chumbo, de A prole do bebê No.2), Guia prático No.3, completo, A gaita de um precoce fantasiado, de O carnaval das crianças, Ária-cantiga das Bachianas brasileiras No.4, e Dança do índio branco). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

21 de novembro. É lançado o LP "12 Cirandinhas", de Villa-Lobos, com a pianista Estelinha Epstein, durante o Festival Villa-Lobos. Essa foi a primeira gravação mundial do ciclo completo das 12 Cirandinhas. Museu Villa-Lobos, Palácio da Cultura. Rio de Janeiro.

22 de novembro. Recital de Vítor Alexandre. TMSP.

23 de novembro. Recital de Arnaldo Estrella com obras de Villa-Lobos (4 Cirandas, 2 peças de A Prole do Bebê No.2, Valsa da Dor, Choros No.5 'Alma brasileira'). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

25 de novembro. Jacques Klein sola o Concerto No.5 de Villa-Lobos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal sob regência de Eleazar de Carvalho. No programa impresso consta a data 22/11, porém há uma anotação a caneta indicando que a data foi alterada para 25/11. TMRJ.

4 de dezembro. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a Orquestra Sinfônica Brasileira sob regência de Eleazar de Carvalho. TMSP. [acesse aqui o programa]

8 de dezembro. Jacques Klein sola a Rapsódia sobre um tema de Paganini, de Rachmaninoff, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de Henrique Morelenbaum. TMRJ.

21 de dezembro. Recital de Jacques Klein com obras de Beethoven (6 Bagatelas Op.126, Sonata No.31, Sonata No.9 e Variações Eroica). Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

No mundo

Arthur Moreira Lima fica em 9º lugar no Concurso Internacional de Música de Montreal, Canadá. O 1º lugar foi do americano Garrick Ohlsson.

24 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Tonkünstlerorchester sob regência de Günther Theuring. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

25 de fevereiro. Jacques Klein sola o Concerto No.2 de Rachmaninoff com a Tonkünstlerorchester sob regência de Günther Theuring. Musikverein (sala grande), Viena, Áustria.

28 de fevereiro. João Carlos Martins sola o Concerto de Ginastera com a Boston Symphony sob regência de Erich Leinsdorf. Philharmonic Hall, Nova York, EUA.

10 de março. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a American Symphony Orchestra sob regência de André Previn. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

11 de março. Guiomar Novaes sola o Concerto No.4 de Beethoven com a American Symphony Orchestra sob regência de André Previn. Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA. [Obs. Esta foi a última vez que Guiomar Novaes tocou no Carnegie Hall]

24 de março. Recital de Guiomar Novaes com obras de Bach-Siloti, Beethoven (Sonata No.21), Chopin (Sonata No.2 e Improviso No.2), Villa-Lobos (Prelúdio-ária das Bachianas brasileiras No.4; A Branquinha, A Pobrezinha, A Moreninha, de A prole do bebê No.1). De bis, foram executadas obras de Villa-Lobos (O polichinelo, de A prole do bebê No.1), Debussy, e Gottschalk. Philharmonic Hall, Nova York, EUA.

3 de maio. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Nacional [da Espanha] sob regência de Frühbeck de Burgos. Teatro Real, Madrid.

4 de maio. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Nacional [da Espanha] sob regência de Frühbeck de Burgos. Teatro Real, Madrid.

5 de maio. Jacques Klein sola o Concerto No.1 de Brahms com a Orquestra Nacional [da Espanha] sob regência de Frühbeck de Burgos. Teatro Real, Madrid.

27 de maio. Recital de Eunice Katunda com obras de Villa-Lobos (Rudepoema), Bach-Busoni (Chacona), Prokofieff (Sonata No.8), Stravinsky (Sonata), e Eunice Katunda (Sonatina, provavelmente em 1ª audição americana). Carnegie Hall (sala menor), Nova York, EUA.

Setembro. Fany Solter é uma das finalistas e recebe diploma especial do Concurso Internacional de Música de Genebra (Suíça), criado em 1939. Não houve 1º lugar neste ano. Ficaram empatados em 2º lugar o americano Louis B. Nagel e o francês Jean-Claude Pennetier. 

16 de setembro a 5 de outubro. É realizado o IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, em homenagem ao centenário de nascimento de José Vianna da Motta. Júri: Sequeira Costa (Portugal) (presidente do júri), Anna Stella Schic (Brasil), Vesseline Stoyanov (Bulgária), Josef Palenick (Tchecoslováquia), Féderico Mompou (Espanha), Walter Hendl (EUA), Pièrre Sancan (França), Jacques Février (França), Yury Boukoff (França), Guido Agosti (Itália), Aldo Ciccolini (Itália), Halina Czerny-Stefanska (Polônia), Helena Moreira de Sá e Costa (Portugal), Filipe de Sousa (Portugal), João de Freitas Branco (Portugal), Nikita Magaloff (Suíça) e Yakov Zak (URSS). De acordo com o livro de candidatos, 86 pianistas foram inscritos. Participaram os seguintes brasileiros: Linda Bustani, Antonio Guedes Barbosa, Jean Louis Steuerman, Cristina Ortiz, Luiz Medalha, Alfredo Cerquinho, Myriam Ciarlini, Sonia Goulart e Attilio Mastrogiovanni. Outros nomes célebres inscritos foram: Jean-Philippe Collard (França) e Eliso Virsaladze (URSS - Geórgia). Linda Bustani foi a única brasileira finalista e ficou em 8º lugar. Ficaram em 1º lugar, empatados: Farhad Badalbeyli (URSS) e Viktoria Postnikova (URSS); o 2º prêmio não foi atribuído; e o 3º prêmio foi de Georges Pludermacher (França). Foram conferidos prêmios até o 12º lugar. Lisboa, Portugal.

16 a 21 de setembro. 1ª prova eliminatória do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta. Linda Bustani interpretou obras de Bach (Prelúdio e fuga No.3 do 1º livro do Cravo bem temperado), Mozart (Sonata K.332). A peça de confronto foi o Noturno Op.48 No.1 de Chopin. Lisboa, Portugal.

22 de setembro. Recital de Aldo Ciccolini, membro do júri do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, no formato de aula magna. Lisboa, Portugal.

23 a 26 de setembro. 2ª prova eliminatória do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta. Linda Bustani interpretou obras de Beethoven (Sonata No.26 "Les adieux"), Chopin (Estudo Op.25 No.11), Liszt (Estudo transcendental No.5 "Feux follets"), Debussy (Estudo No.11 "Pour les arpèges composés") e Rachmaninoff (Estudo Op.39 No.5). Lisboa, Portugal.

26 de setembro. Recital de Yacov Zak, membro do júri do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, no formato de aula magna. Lisboa, Portugal.

27 a 29 de setembro. Prova final solo do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta. Linda Bustani interpretou obras de Bach (Suíte inglesa No.3), Beethoven (Sonata No.21 "Waldstein"), Schumann (Fantasiestücke, Op.12), Villa-Lobos (As três Marias) e Prokofieff (Toccata). Lisboa, Portugal.

30 de setembro. Recital de Halina Czerny-Stefanska, membro do júri do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, no formato de aula magna. Lisboa, Portugal.

1º a 4 de outubro. Prova final com orquestra do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta. Lisboa, Portugal.

3 de outubro. Recital de Yuri Boukoff, membro do júri do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, no formato de aula magna. Lisboa, Portugal.

4 de outubro. Prova final do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta. Linda Bustani sola o 1º mov. do Concerto No.4 de Beethoven e o Concerto No.1 completo de Prokofieff com a Orquestra Sinfônica da Emissora Nacional sob regência de Silva Pereira. Universidade de Lisboa, Portugal. [ouça aqui]

5 de outubro. Recital dos vencedores com a distribuição dos prêmios do IV Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta. Lisboa, Portugal.

30 de setembro. Recital de Eunice Katunda com obras de Bach (Variações Goldberg), Chopin (24 Estudos Op.10 e Op.25). Carnegie Hall (sala grande), Nova York, EUA.

21 de novembro. Nelson Freire sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de Milan Horvat. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.

22 de novembro. Nelson Freire sola o Concerto No.1 de Chopin com a Orquestra Sinfônica de Viena sob regência de Milan Horvat. Sala de Concertos de Viena [Wiener Konzerthaus] (sala grande), Áustria.