Está inaugurado o Instituto Piano Brasileiro!

É com muita satisfação que anuncio a inauguração do Instituto Piano Brasileiro!


Ilustração de Hermé Antune

Este é um antigo sonho, que nasceu diante da dificuldade de se encontrar informações precisas sobre a riquíssima história do piano no Brasil. O Instituto será inicialmente um portal na internet, que funcionará como uma grande base de dados para auxiliar músicos, pesquisadores e profissionais da mídia a acessarem informações sobre a música brasileira, com especial enfoque no piano, além de estimular aqueles que ainda não tiveram contato com esse rico universo, para que possam conhecer mais a respeito.

O IPB terá dois vieses. O primeiro é relacionado aos compositores: procuraremos reunir informações sobre o vasto repertório pianístico brasileiro, desde o século XIX ao século XXI, fornecendo informações sobre as obras, partituras publicadas, carreiras e discografias dos compositores. O segundo será relacionado aos pianistas: queremos contar a história de nossos intérpretes, suas "genealogias pianísticas" (por exemplo, Nelson Freire foi aluno de Lúcia Branco, que foi aluna de Arthur de Greef, que foi aluno de Franz Liszt), concertos históricos, catalogar discografias completas, além de resgatar a memória de pianistas hoje obscuros, que não deixaram gravações. Tanto para compositores como intérpretes, não faremos distinção entre popular e erudito, embora iremos privilegiar aqueles que utilizam o piano como instrumento solista.

O portal estará em parmanente atualização, e sua manutenção será feita por financiamento coletivo - em breve divulgaremos mais detalhes.

Acesse aqui nossa página no facebook, para conferir atualizações diárias, e gravações históricas de pianistas brasileiros.

Confira abaixo as seções do portal:

Enciclopédia
Aqui são disponibilizados verbetes sobre pianistas brasileiros e compositores brasileiros que escreveram para piano, com informações sobre suas carreiras e catálogos de obras, quando possível. 

Discografia
Catalogação das gravações feitas por pianistas brasileiros desde 1902, em uma grande tabela, que pode ser sortida por ordem alfabética em cada coluna. Neste momento já estão catalogadas 391 gravações realizadas entre 1902 e 1964, em discos 78-RPM.

Discos
Seção destinada à catalogação de discos específicos, com suas fichas técnicas, e capas (133 discos catalogados neste momento).

Partituras
Aqui iniciaremos a primeira tentativa de se catalogar todas as partituras publicadas no Brasil, listando-as por editora e número de chapa. Para este trabalho, consultamos centenas de catálogos de editoras antigas, além das próprias partituras e anúncios em jornais da época. Serão disponibilizadas para download partituras que estejam em domínio público (6.179 partituras catalogadas neste momento, e algumas dezenas disponíveis para download).

Linha do tempo
Momentos importantes na história do piano no Brasil e no mundo, incluindo concursos, concertos, gravações históricas, e criação de conservatórios. (seção em construção)

Imagens
Diversas imagens relativas a pianistas e compositores brasileiros (algumas dezenas já estão online, incluindo algumas inéditas históricas).

Biblioteca
Catalogação de publicações sobre o tema, como livros, trabalhos acadêmicos, artigos de jornais e revistas, e encartes de discos (134 itens online neste momento).  

Blog
Seção que oferecerá constantemente novos olhares sobre o piano brasileiro, incluindo pesquisas inéditas e entrevistas com pianistas atuais. 

Para a inauguração, fizemos uma entrevista muito especial com aquele que é considerado um dos maiores pianistas do mundo: Nelson Freire. A primeira parte já está disponibilizada neste link.  

O IPB apareceu em uma matéria de página inteira no Correio Braziliense (clique aqui), e também aparecemos nO Globo (link), no Blog do MIS (link), e no Portal Brasil (acesse aqui a reportagem completa).

Sejam muito bem-vindos!

--
Alexandre Dias