7º e 8º Relatórios do Instituto Piano Brasileiro - maio e junho de 2016

Saudações pianísticas a todos!

Apresentamos aqui o 7º e 8º relatórios do IPB, referentes aos meses de maio e junho.

O IPB conta agora com 56 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoria: https://benfeitoria.com/institutopianobrasileiro .

Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 10 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal), a partir de 20 reais, e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem dos álbuns de partituras dos dois últimos meses segue abaixo:

Mês de junho:

01. Costa Junior (1868-1917) - Samba
02. Leopoldo Miguez (1850-1902) – A avozinha (No.4 das 12 peças características para piano)
03. Chiquinha Gonzaga (1847-1935) – Não insistas, rapariga !, polca
04. Barrozo Netto (1881-1941) – Estudo de agilidade No.3
05. Ernesto Nazareth (1863-1934) – Alerta, polca
06. Sinhô (1888-1930) – Jura !, samba-canção
07. Luciano Gallet (1893-1931) – Puladinho (No.2 dos 12 exercícios brasileiros, para piano a 4 mãos)
08. Alberto Nepomuceno (1864-1920) – Manobra militar (No.2 das 4 peças infantis)
09. Arthur Napoleão (1843-1925) – Estudo No.6 “Duo d’amour”
(da série 18 estudos para virtuoses)
10. Henrique Oswald (1852-1931) – Pierrot se meurt Op.36 No.2

Mês de maio:

01. Chiquinha Gonzaga (1847-1935) – Gaúcho, tango brasileiro (O corta-jaca)
02. Leopoldo Miguez (1850-1902) –  Travessura (No.3 das 12 peças características para piano)
03. Ernesto Nazareth (1863-1934) – A bela Melusina, polca
04. Barrozo Netto (1881-1941) – Estudo de agilidade No.2
05. Zequinha de Abreu (1880-1935) – Tico-tico no fubá..., choro
sapeca
06. Arthur Napoleão (1843-1925) – Estudo No.5 “Danse des fantoches” 
(da série 18 estudos para virtuoses)
07. Luciano Gallet (1893-1931) – Valsa sestrosa (No.1 dos 12 exercícios brasileiros, para piano a 4 mãos)
08. Alberto Nepomuceno (1864-1920) – Canção (No.1 das 4 peças infantis)
09. Henrique Oswald (1852-1931) – Bébé s’endort Op.36 No.1
10. Fábio Neves (1985) – Miniatura No.2


Nosso programa de rádio Piano Brasileiro chegou à 34ª semana!  Os programas mais recentes foram dedicados a Antonietta Rudge, Gilson Peranzzetta, Arthur Moreira Lima, Antonio Adolfo, Amaral Vieira, e Luiz Eça.

O programa é veiculado todos os domingos às 13h na Rádio MEC FM (99,3 MHz, Rio de Janeiro), com reprise nas quintas às 18h30, e é retransmitido pela Rádio Batuta, que oferece todos os programas para audição a qualquer momento neste link.


Diversas seções do IPB foram atualizadas! Caso queiram colaborar com quaisquer das seções, entrem em contato. Confiram abaixo: 

Partituras

Neste catálogo, que tem como objetivo listar todas as partituras publicadas no Brasil, desde o século XIX até hoje, já temos listadas 8.350 partituras, com informações detalhadas sobre autor, título da obra, gênero da música, nome da editora, número de chapa, etc. Aos poucos incluiremos partituras para download. Para checar quais já estão disponíveis, clique no cabeçalho da coluna "PDF". 

Enciclopédia

Nossa enciclopédia foi atualizada com dois novos verbetes, dedicados a Antonietta Rudge e Arthur Moreira Lima. Agradecemos a André Pédico pela preciosa pesquisa e elaboração dos textos. Confiram!

Imagens

A seção de imagens fo IPB foi atualizada com diversas fotos! São agora 320 imagens raras de pianistas, provenientes de diversos acervos, como por exemplo o de Aloysio de Alencar Pinto, doado recentemente ao IPB por seu filho Georges Mirault, e o de Yara Ferraz, que gentilmente compartilhou suas fotos conosco. Agradecemos a Douglas Passoni pelo trabalho de edição de todas as imagens.


A série "Por dentro das partituras", conta agora com 45 vídeos, uma excelente oportunidade para músicos conhecerem em maior profundidade o repertório brasileiro, acompanhando as músicas compasso-a-compasso, diretamente nas partituras.

Abaixo vemos um exemplo: a Terceira Valsa, de José Siqueira, interpretada por Arnaldo Rebello.

Para acompanharem os vídeos produzidos pelo IPB, increvam-se em nosso canal no youtube! (basta clicar no botão "Subscribe")

A série Videogames + piano brasileiro ganhou mais um vídeo: Confiram como músicas de Villa-Lobos, Gilberto Mendes, Radamés Gnattali, Marlos Nobre e Monique Aragão ficariam como trilha sonora dos jogos Ni no Kuni: Wrath of the White Witch, Metroid Fusion, Alone in the Dark, The Curse of Monkey Island, Dark Souls, e Ori and The Blind Forest. Esta compilação foi elaborada pelo gamer Luiz Vitali (LeWZ).


A página do IPB no facebook já conta com 6.555 curtidas, reunindo um público crescente de pianófilos. Publicamos diariamente notícias, imagens, documentos e vídeos relacionado ao universo do piano brasileiro. Curta nossa página para acompanhar as novidades! Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados nos dois últimos meses. Até o momento, já foram feitas 1.098 postagens.

Destacamos abaixo algumas destas:  

Nas últimas semanas, Georges Mirault doou ao IPB um material inacreditavelmente precioso, que pertenceu a seu pai, o pianista Aloysio de Alencar Pinto (na foto abaixo, vemos Aloysio estudando em Fortaleza, em 1928). São mais de 200 programas de concerto de grandes pianistas que tocaram no Rio de Janeiro, como Brailowsky, Cortot, Anna Stella Schic, Arthur Rubinstein, Ignaz Friedman, Friedrich Gulda, Guiomar Novaes, Jacques Klein, Josef Hofmann, Martha Argerich, Nelson Freire, William Kapell, e Nicolai Orloff (a maioria deles com autógrafos). Também há dezenas de programas/editais de concurso de piano, recortes de jornal com matérias sobre pianistas, catálogos de editoras de música, revistas de música (como a Victor Record Review, e até mesmo o raro catálogo do selo Festa), e muitos manuscritos de compositores brasileiros que dedicaram peças a Aloysio, e partituras publicadas no início do século. 100% deste material está sendo escaneado, e irá compor gradativamente o acervo digital do IPB. Não temos palavras para lhe agradecer, Georges!

 

Concertos realizados pela Cultura Artística do Rio de Janeiro nos 5 primeiros anos de sua existência (1934-1938). Reparem a participação de grandes pianistas brasileiros como João de Souza Lima, Bernardo Segall, Antonietta Rudge, Arnaldo Estella (sob regência de Lorenzo Fernandez), e Guiomar Novaes. Mas chama também a atenção a impressionante participação de grandes pianistas internacionais, como Claudio Arrau, Wilhelm Kempff, Tomás Teran, Fréderic Lamond (um dos últimos alunos de Liszt), Alexander Borowski, Alfred Cortot, Nicolai Orloff, José Iturbi, e Willhelm Backhaus. Também temos a participação de mitos de outros instrumentos, como Fritz Kreisler, Oscar Borgerth, Jacques Thibaud, Nathan Milstein, Pablo Casals, e Andrés Segovia; e regentes como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Eduardo de Guarnieri, Walter Burle-Marx, Lorenzo Fernandez, e Francisco Mignone. (confira a reação completa nas imagens abaixo) Todos estes músicos apresentaram-se no Rio de Janeiro através de uma associação particular, presidida pelo médico Rodolfo Josetti, amante das artes. Onde estão estas sociedades hoje? O que as impede de existirem? Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por seu filho Georges Mirault.

Capas de partituras IPB. Esquecer-te? Não posso!!!, valsa lenta de L. Apostolico. Ilustração de L. B.

Capas de partituras IPB. Doce mentira, valsa de Zequinha de Abreu. Ilustração de Umberto della Latta.

Capas de partituras IPB. Mandinga Doce, canção sertaneja de Francisco Mignone (sob o pseudônimo Chico Bororó) e Decio Abramo. Ilustração de Sandro.

Eleazar de Carvalho, Marguerite Long e Magdalena Tagliaferro. Foto tirada em 1954, no ano em que Long solou o Concerto de Ravel no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Eleazar de Caravalho. Foto presente no Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doada ao IPB por Georges Mirault.

O IPB parabeniza a todas as mães no dia de hoje, que é tão especial!

 

Compartilhando a mensagem de Ana Claudia Trevisan Rosário, sobre o falecimento da grande pianista brasileira Isabel Mourão: "É com imenso pesar que comunico o falecimento da grande pianista brasileira, ISABEL MOURÃO, última das grandes damas do piano brasileiro. Madame Mourão sofria há alguns anos de Alzheimer, mas foi acometida por uma pneumonia, permanecendo por 10 dias internada, não resistindo e falecendo em 13/05/2016, em São João del Rei(MG). Nossa extraordinaria pianista e professora, nasceu em São Paulo em 1922, fora aluna de J. Kliass, Magda Tagliaferro, Isidor Philip, Tomás Terán, Eduard Steuermann, entre outros importantes professores. A simplicidade nas interpretações, sem excessos, sem maneirismos, mas em nada estéreis, transbordando naturalidade encantou plateias do Brasil, EUA e Europa, incluindo em seu repertório sempre compositores brasileiros.

Foi a primeira pianista no mundo a gravar a coleção de 66 peças: "Lyric Pieces" de E. Grieg e os Cinquenta Ponteios de Camargo Guarnieri, que lhe dedicou o Ponteio N. 24. Recebi com muita tristeza a noticia e as fotos de sua neta, Gisela Isolani, em especial para esta nota. Meus sinceros sentimentos aos familiares de nossa pianista, esperando que as autoridades brasileiras rendam a Isabel Mourão, mais do que merecida homenagem."

Arthur Moreira Lima, foto presente no programa de concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, regida por Isaac Karabtchevsky, em que Arthur Moreira Lima solou o 1º Concerto de Prokofieff na Sala Cecília Meireles, em 09/04/1976. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. Veja outras fotos na seção de imagens do IPB: http://www.institutopianobrasileiro.com.br/images/

Nelson Freire e Martha Argerich, 1964. Coleção particular de Nelson Freire. 

Hekel Tavares. Foto presente em programa de concerto, de data desconhecida, em que Hekel Tavares regeu diversas peças suas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. 

Mãos de Tomás Terán, foto presente no programa de concerto do pianista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 14/11/1934. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto, doado ao IPB por Georges Mirault. 

Amaral Vieira e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, sob regência de Souza Lima. TMSP, 18/05/66. Concerto de Ravel e Concerto No.23 de Mozart. Coleção particular de Yara Ferraz. Conheça outras fotos raras na seção de Imagens do IPB:

O IPB está em busca das seguintes partituras de Sonatas e Sonatinas brasileiras. Caso possuam alguma, ou saibam indicar onde adquiri-las, por favor entrem em contato.

Alceo Bocchino
Sonatina

Alfredo d'Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay)
Sonata em mi bemol Op.3 (1883 ou anterior)

Almeida Prado
Sonata No.1 (1965)
Sonata No.2 (1969/1970)
Sonata No.3
Sonata No.4 (1986)
Sonata No.5
Sonata No.6
Sonata No.7
Sonata No.8
Sonata No.9
Sonata No.10 (1996)
Sonata No.11
Sonata No.12

Arrigo Barnabé
Sonata

Bruno Kiefer
Sonata No.1 (1958)
Sonata No.2 (1959)

Claudio Santoro
Sonatina Infantil (1946)

Dawid Korenchendler 
Sonata in Tensa ad Tensa (1979)
Três sonatas (1964)
Sonata No.1
Sonata No.2
Sonata No.3
Sonata No.4
Sonata No.5
Sonata No.6
Sonata No.7
Sonata No.8
Sonata No.9
Sonata No.10
Sonata No.11
Sonata No.12 “Sonata light” ou Aimez-vous Mozaydn” (2003)

Edmundo Villani-Côrtes
Sonata No.2
Sonatina

Eduardo Dutra
Sonata em dó menor

Ernani Aguiar
Sonatina

Francisco Mignone 
Sonata (1941)
Sonata No.4 (1967)

Francisco Valle
Sonata em dó menor (1886)

Guido Santorsola
Sonata

Helza Cameu
1ª Sonatina

Hilda Pires dos Reis
Sonatina (1938)

João Guilherme Ripper
Sonata (1994)

José Siqueira
Sonatina No.1 (1963)
Sonatina No.2 (1963)
Sonatina No.3 (1963)
Sonatina No.4 (1963)
Sonatina No.5 (1963)
Sonatina No.6 (1963)
Sonatina No.7 (1963)
Sonatina No.8 (1963)
Sonatina No.9 (1963)
Sonatina No.10 (1964)

Lina Pires de Campos
Sonata-fantasia (1995)

Lourdes França
Sonata No.1

Newton Pádua
Sonata

Octavio Maul
Sonata (1925)

Pedro de Castro
Sonata em ré maior

Pérsio Moreira da Rocha
Sonata (1966)

Radamés Gnattali
Sonata No.1 (1948)
Sonata No.2 (1963)
Sonatina coreográfica (quatro movimentos dançantes), para dois pianos

Raul do Vale
Sonatina (1969)
Sonatina em clave de sol (1969)

Reginaldo de Carvalho
Sonatina (1952)

Roberto Schnorrenberg
Sonata (1954)

Sérgio Barbosa
Sonata (1994)

Sergio Roberto de Oliveira
Átonas (2005)

Virgínia Salgado Fiúza
Sonata em ré menor (1940)