5º Relatório do Instituto Piano Brasileiro - Março de 2016

Saudações pianísticas!

Apresentamos aqui o 5º relatório do IPB.

O IPB conta com 28 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoria https://benfeitoria.com/institutopianobrasileiro .

Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 10 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal), a partir de 20 reais, e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem do álbum de partituras deste mês segue abaixo.

01. Eduardo Souto (1882-1942) – Do sorriso da mulher nasceram as flores, tango de salão
02. Carlos Gomes (1836-1896) – Quilombo, quadrilha brasileira
03. Luciano Gallet (1893-1931) – Mazurka demi-gracieuse
04. Misael Domingues (1857-1932) – Mimo do céu, valsa
05. Luiz Levy (1861-1935) – 2ª Rapsódia brasileira
06. Carlos de Abreu ( ? - ?) – Pisando em ovos, tangaica dança característica
07. Leopoldo Miguez (1850-1902) –  Carrilhão (No.1 das 12 peças características para piano)
08. Frederico Mallio (1863-1926) – Quem desmancha a diferença?, polca
09. Arthur Napoleão (1843-1925) – Estudo No.3 “Ronde des elfes” (da série 18 estudos para virtuoses)
10. Hercules Gomes (1980) – Nação primeira 


Nosso programa de rádio Piano Brasileiro chegou à 23ª semana!  Os programas mais recentes foram dedicados a Hercules GomesBernardo SegallAndré Mehmari, e Homero de Magalhães.

O programa é veiculado todos os domingos às 20h na Rádio MEC FM (99,3 MHz, Rio de Janeiro), com reprise nas quintas às 18h30, e retransmitido pela Rádio Batuta, que oferece os programas para audição a qualquer momento! (neste link)


O IPB agora está aberto para patrocinadores que queiram dar visibilidade para sua marca através de nossos canais (site e página no facebook). Estamos dando prioridade para empresas cuja atuação seja voltada para a música. Para saber mais, entre em contato através do e-mail institutopianobrasileiro@gmail.com .


Implementamos um mecanismo geral de busca, na página inicial do IPB, que busca em todas as 8 seções do site simultaneamente. Faça um teste! (veja no menu do site, à direita)


Em nossa página no facebook, continuamos publicando posts diários, trazendo novidades e informações interessantes sobre o piano brasileiro. No último mês, inauguramos uma nova série: "Por dentro das partituras", através da qual estamos postando no youtube vídeos de partituras brasileiras sincronizadas com o respectivo audio. 15 vídeos já estão online. Confiram nesta lista de reprodução.

Também inauguramos uma nova série com a seguinte provocação: "E se os jogos utilizassem música brasileira para piano?", que tem como objetivo divulgar nosso riquíssimo universo pianístico através da cultura gamer. Três vídeos já estão online, fazendo associações inusitadas entre Super Mario Bros. e Ernesto Nazareth; Zelda e Villa-Lobos; Toejam & Earl e Hercules Gomes; Sonic e Amaral Vieira, e muitos outros. O último vídeo foi feito em parceria com o gamer Luiz Augusto Vitali. 

O "1º Desafio IPB" recebeu 7 vídeos de 4 pianistas que toparam gravar músicas do Anacleto de Medeiros, homenageado do mês. O homeageado do 2º Desafio IPB é Ernesto Nazareth (que completaria 153 anos neste mês), e todos estão convidados a participar! Os vídeos precisam ser novos (postados neste mês), e podem ser enviados até 04/04/16 para nosso e-mail ou página no facebook. Todos os vídeos serão divulgados pela IPB. Saiba mais neste link

Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados em nossa página do facebook no mês passado. 

Destacamos abaixo alguns dos posts do último mês:

Série especial Carnaval IPB! Capa de História... do Brasil, marcha-histórica de Lamartine Babo. Ilustração de Nássara.


A pianista Eudóxia de Barros disponibilizou em seu site a obra completa para piano de seu esposo Osvaldo Lacerda. Confiram! (o link está no final da página inicial) http://eudoxiadebarros.com.br/


Série capas de partituras IPB. Coruja, fox-trot de Cicero Pinho e Orfeo. Ilustração de Umberto della Latta.


Nelson Freire, ontem, em Leipzig, para sua apresentação do Concerto No.4 de Beethoven.


Nelson Freire, em frente à estátua de J. S. Bach, em Leipzig. Agradecemos ao próprio Nelson, que enviou esta foto ao IPB.


Agradecemos à profª Nora Maria de Patta Pillar pelo envio de dezenas de partituras brasileiras ao IPB. São músicas publicadas por volta de 1910, inclusive em seu estado, Santa Catarina, o que as torna ainda mais preciosas para nossa pesquisa, devido a sua raridade. Obrigado!


Série capas de partituras IPB. Pindaibite, maxixe carnavalesco de Amil de Etneciv (psudônimo de Vicente de Lima) e Ruy Borba. Ilustração de Umberto della Latta.


Discografia de Karin Fernandes! Em breve falaremos mais sobre esta pianista que desenvolve um trabalho extraordinário dedicado à música brasileira de concerto.


Manuscrito original do Trio de Alberto Nepomuceno, com dedicatórias a Barrozo Netto, Humberto Milano e Alfredo Gomes. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto. Agradecimentos a Georges Mirault.


A pianista Magg Mingattos está em busca da partitura da Valsa No.4 de Lourdes França. Caso alguém a possua, favor entrar em contato com o IPB.


O pianista Ricardo Milanese, ex-aluno de Estelinha Epstein, de São Paulo, acaba de nos enviar um lote preciosíssimo com partituras brasileiras para piano solo, e outras formações, como piano e canto. São centenas de partituras reunidas ao longo de toda uma vida, e serão de imenso valor para nossa missão de catalogar todas as partituras brasileiras. As partituras originais foram enviadas pelo correio, nós digitalizamos, e enviamos de volta, um procedimento que tem funcionado com êxito. Abaixo um exemplo das raridades de sua coleção: a primeira página das 3 danças brasileiras para piano, orquestra de cordas e instrumentos de percussão (manuscrito), de Dinorah de Carvalho. Muito obrigado, Ricardo Milanese!


Manuscrito original de Villa-Lobos, escrito em 1919: A gaita de um precoce fantasiado, peça No.7 do Carnaval das crianças. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto. Agradecimentos a Georges Mirault.


Agradecemos a Beatriz Junker, esposa do maestro David Junker, que emprestou ao IPB 45 partituras brasileiras para serem digitalizadas, incluindo várias raridades do início do século XX, de compositores como Carlos T. de Carvalho, Francisco Mignone, e Villa-Lobos, e até mesmo do século XIX, como Emilio E. Corrêa do Lago. Estas partituras serão de grande valia para nossa pesquisa, e as que estiverem em domínio público serão aos poucos disponibilizadas na seção de partituras do IPB. Obrigado!


O IPB também está em busca das seguintes partituras. São obras que faziam parte do repertório do pianista Arnaldo Rebello. Caso possua alguma delas, por favor entre em contato:
01 - Francisco Donizete-Gondim - Uma festa na cachoeirinha
02 - José Siqueira - Quarta valsa
03 - Jayme Ovalle – Cantilena
04 - Florzinha Emídio Távora - Saudozinho ao violão
05 - Babi de Oliveira - Caboclo amazonense
06 - Baptista Siqueira - Lundu da cobra cega
07 - Baptista Siqueira - Festa de chuva
08 - Julio Braga - Canto de amor
09 - Baptista Siqueira - Batuque de violão
10 - Ormy Toledo – Confissão
11 - Simone Távora Stross - Valsa Lenta
12 - José Siqueira - Toada
13 - José Siqueira- 3ª Dança brasileira


IPB no Oscar! Nesta série vamos publicar trechos de filmes em que o piano aparece com destaque, por vezes se tornando um protagonista. E a primeira cena escolhida é do filme Shine, de 1996, em que o pianista David Helfgott (interpretado por Geoffrey Rush), ao ter seu piano trancado pelo landlord, vai até um bar próximo e oferece um pouco de Rimsky-Korsakoff a todos (o audio tocado pelo verdadeiro Helfgott, que pode ser ouvido em outras músicas, inclusive no Rach 3 no CD da trilha do filme).


IPB no Oscar! O filme "À noite sonhamos" (A song to remember), de 1945, foi inspiração para toda uma geração de pianistas (Nelson Freire por exemplo se lembra de ter assistido a este filme com cerca de 4 anos). O filme é extremamente fantasioso, mas delicioso de se assistir. Nesta cena, Chopin (Cornel Wilde) e seu professor Elsner (Paul Muni) estão conversando com o famoso empresário Pleyel, procurando agendar concertos, até que passam a ouvir um som de piano vindo da sala ao lado. É Franz Liszt (Stephen Bekassy), que resolveu ler à primeira vista a Polonaise Heroica de Chopin, cujo manuscrito estava na stand do piano. Todos vão para perto do piano. Chopin fica entusiasmado, senta-se no piano ao lado, e passa a tocar em uníssono com Liszt. Ambos querem se cumprimentar, mas não querem parar de tocar, e, no melhor estilo hollywoodiano, encontram uma solução.


IPB no Oscar! Nesta outra cena do filme À noite sonhamos (A song to remember), de 1945, Franz Liszt decide apresentar Chopin à alta sociedade como um grande artista utilizando um método inusitado: Liszt finge que irá tocar uma música, e pede para que todas as velas sejam apagadas. Chopin senta ao piano em seu lugar, e toca seu Scherzo No.2 (o audio é brilhantemente interpretado pelo pianista José Iturbi). Ao final da música, George Sand (Merle Oberon) atravessa o salão segurando um candelabro aceso, que acaba por revelar a identidade do verdadeiro pianista, para a surpresa de todos (e diante de um constrangido Kalkbrenner).


IPB no Oscar! A próxima cena é do filme "Scott Joplin", de 1977. Aqui vemos uma deliciosa recriação do que eram os "duelos" de ragtime do final do século XIX, nos Estados Unidos. Scott Joplin (Billy Dee Williams) e seu amigo Louis Chauvin (Clifton Davis) decidem utilizar esta competição para lançar a música "Maple Leaf Rag", que viria a consagrar Joplin como rei do Ragtime pelas gerações seguintes. O acerto era que Joplin começasse a tocar, e depois se fizesse de "vencido" por seu amigo, que sacaria o Maple Leaf. A sorte jogou a favor deles, pois, em sua vez, Joplin tocou no tom de Lá bemol, que estava levemente desafinado, dificultando que o concorrente anterior encontrasse seu tom. O juiz é interpretado por ninguém menos que Eubie Blake, um lendário ragtimer.