4º Relatório do Instituto Piano Brasileiro - Fevereiro de 2016

Saudações pianísticas!

Apresentaremos hoje o 4º relatório do IPB.

O IPB conta com 20 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoria https://benfeitoria.com/institutopianobrasileiro . 

Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 10 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal), a partir de 20 reais, e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem do álbum de partituras deste mês segue abaixo.

1. Chiquinha Gonzaga (1847-1935) – Lua branca, canção (arranjada para piano solo por João Octaviano Gonçalves)
2. Arthur Napoleão (1843-1925) – Estudo No.2 “Course au clocher” (da série 18 estudos para virtuoses)
3. Ernesto Nazareth (1863-1934) – Ameno Resedá, polca
4. Manuel Porto Alegre Faulhaber (1867-1922) – Nocturne Op.6
5. Alberto Nepomuceno (1864-1920) – Brasileira
6. Julio Reis (1863-1933) – Cenas orientais No.1 Serenata
7. Luiz Levy (1861-1935) – 1ª Rapsódia Brasileira
8. Henrique Oswald (1852-1931) – Étude
9. Glauco Velasquez (1884-1914) – Suíte No.1 para piano (I. Gavotta, II. Menuetto, III. Valse mignone)
10. Hercules Gomes (1980) – Helena


Nosso programa de rádio Piano Brasileiro chegou à 19ª semana!  Os programas mais recentes foram dedicados a Belkiss Carneiro de MendonçaErnesto NazarethNelson FreireAry Barroso, e Isabel Mourão.

O programa é veiculado todos os domingos às 20h na Rádio MEC FM (99,3 MHz, Rio de Janeiro), com reprise nas quintas às 18h30, e retransmitido pela Rádio Batuta, que oferece os programas para audição a qualquer momento! (neste link)


Em nossa página no facebook, continuamos publicando posts diários, trazendo novidades e informações interessantes sobre o piano brasileiro. Prosseguimos com as séries "Quiz IPB", em que postamos trechos de partituras para serem identificados; "Capas de Partituras IPB", com capas coloridas de partituras brasileiras publicadas no início do século, identificando o ilustrador sempre que possível; e "Programas de concerto IPB", em que apresentamos programas históricos de grandes pianistas brasileiros.

No último mês, inauguramos uma nova série: o "Desafio IPB", direcionada especificamente aos pianistas. A cada mês disponibilizaremos em nosso site as partituras de um compositor brasileiro, e todos os pianistas estarão convidados a gravarem um vídeo interpretando alguma das músicas do compositor homenageado do mês. Ao final do mês, iremos divulgar todos os vídeos em nossa página.

Para o mês de fevereiro, o compositor Anacleto de Medeiros (1866-1907), que completaria 150 anos em 2016, foi o escolhido. Suas músicas podem ser baixadas na seção de Partituras do IPB. Os vídeos podem ser enviados para nosso e-mail até o dia 25 de fevereiro.

Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados em nossa página do facebook no mês passado. 

Destacamos abaixo alguns dos posts do último mês:


O IPB está em busca de partituras antigas brasileiras! Caso possua em seu acervo partituras herdadas algum parente que foi pianista, ou mesmo partituras que você mesmo tenha adquirido, e que esteja disposto a doar ou fornecer cópias, por favor entre em contato conosco. Estamos realizando um projeto de catalogação de todas as partituras brasileiras, com o objetivo de auxiliar músicos e pesquisadores a cohecerem o repertório brasileiro. institutopianobrasileiro@gmail.com


O IPB está inaugurando uma nova série, dedicada a Programas de concerto! Periodicamente iremos postar programas de pianistas brasileiros, para conhecermos melhor o tipo de repertório que já passeou por nossos palcos. Para começar, apresentamos um raro programa em que Francisco Mignone aparece como pianista, tocando quartetos de Mozart, Beethoven e Schumann, juntamente com Leonidas Autori (violino), Jeremias Wachitz (viola), e Mario Camerini (violoncelo). As notas do programa são assinadas por JIC. Ver comentários desta postagem para acessar as demais páginas do programa. Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 21 de maio de 1943, 20:45. Acervo de Aloysio de Alencar Pinto. Agradecimentos a Georges Mirault. Caso possuam programas históricos, entrem em contato!


Série capas de partituras IPB. Renúncia, tango de Gastão Lamounier e Olegario Mariano. Ilustração de Luiz del Gonzaga (sobrenome pouco legível).


Quiz IPB. Que música é esta? (Estudo No.1 para virtuoses, de Arthur Napoleão)

Série programas de concerto IPB. Recital de Guiomar Novaes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela Cultura Artística, 22/10/1942, 20:45.

Programa:

Bach - Fantasia e fuga em ré maior

Schumann - Papillons Op.2

Chopin - Sonata em si bemol menor Op.35

Villa-Lobos - As três Marias

S. Stojowski - Vers l'azur

Scriabin - Estudo em dó# menor Op.2

Scriabin - Poema trágico

Neste repertório aparecem algumas obras que Guiomar não gravou, como as peças de Scriabin, Stojowski, e Bach.

Acervo de Aloysio de Alencar Pinto. Agradecimentos a Georges Mirault.


Série capas de partituras IPB. Gotas milagrosas, valsa de Elvira Prazeres. Ilustrador desconhecido.


Série capas de partituras IPB. Marcolina, Marcolina!, marchinha de Assis Valente. Ilustrador desconhecido.


Série programas de concerto IPB. Recital de Anna Stella Schic no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pela Cultura Artística, 13/07/1949, 21h.

Programa:

Haydn - Sonata em sol maior

Mendelssohn - Variações sérias

Prokofieff - Sonata No.2

Villa-Lobos - Ciclo Brasileiro

I. Impressões seresteiras

II. Festa no sertão

III. Plantio do caboclo

IV. Dança do índio branco

 

Piano Schmidt-Flohr da Cultura Artística

Concerto por ocasião dos 40 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Acervo de Aloysio de Alencar Pinto. Agradecimentos a Georges Mirault.


O pianista Antonio Vaz Lemes acaba de doar ao IPB cópias de dois catálogos raros da Irmãos Vitale e da Ricordi, que ajudarão imensamente em nosso projeto de catalogação de todas as partituras brasileiras! No interior dos catálogos estão disponíveis dados completos de centenas de partituras, além dos primeiros compassos de cada música. Obrigado, Antonio!


Georges Mirault, filho do pianista e compositor Aloysio de Alencar Pinto (1911-2007), acaba de fazer uma doação mais que generosa ao IPB: trata-se de uma coleção única de catálogos de partituras para piano que o prof. Aloysio reuniu ao longo de sua vida, das editoras Ricordi, Schirmer, Hinrichsen, Max Eschig, AMP, Durand, e Fischer. Este material será de imenso valor para o nosso projeto de catalogação de partituras. Muito obrigado, Georges!


Série capas de partituras IPB. Financial, tango de Cyro Schepis. Ilustrador desconhecido.


Três gigantes do piano: Nelson Freire, Stephen Kovacevich e Radu Lupu - Paris, 20/12/2015. Foto de Rosana Martins.


Em homenagem aos 462 anos da cidade de São Paulo, relembramos "São Paulo Futuro", o maxixe curtindo de Marcello Tupynambá e Danton Vampré, publicado originalmente em 1914. Baixe a partitura completa em www.marcellotupynamba.com


Lista de algumas obras brasileiras para piano, em um antigo catálogo da editora Arthur Napoleão. Quais você conhece?


EXCLUSIVO!!! O Acervo Digital Chiquinha Gonzaga publica pela primeira vez as partituras da peça teatral FORROBODÓ, burleta de costumes cariocas em 4 atos. "Considerada uma jóia do teatro de diversão e referência obrigatória na história do musical brasileiro, a burleta Forrobodó constitui um dos maiores sucessos do teatro popular carioca de todos os tempos". (Edinha Diniz). Partitura e mais informações em http://www.chiquinhagonzaga.com/acervo/?musica=forrobodo&post_id=2419

 

Alexandre Dias