3º Relatório do Instituto Piano Brasileiro - Janeiro de 2016

O IPB deseja a todos um excelente 2016!

Para este ano temos como metas continuar as postagens diárias em nossa página no facebook (em que mantemos três séries, ver abaixo), os programas semanais na Rádio MEC/Rádio Batuta, aumentar o banco de dados do site, especialmente disponibilizando partituras em domínio público, e realizar melhorias na interface do site. Diversas pessoas têm feito doações ou empréstimos de partituras raras brasileiras ao IPB, que serão aos poucos serão catalogadas e disponibilizadas.

Apresentamos aqui nosso 3º relatório.

O IPB agora conta com 19 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoria https://benfeitoria.com/institutopianobrasileiro . 

Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 10 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal), a partir de 20 reais, e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem do álbum deste mês segue abaixo.

  1.  Eduardo Souto (1882-1942) – Um baile em Catumbi, legítimo choro carioca
  2.  Arthur Napoleão (1843-1925) – Estudo No.1 (da série 18 estudos para virtuoses)
  3.  Erothides de Campos (1896-1945) – Ave Maria, valsa serenata
  4.  Luciano Gallet (1893-1931) – Hieroglifo, prelúdio
  5.  Honorino Lopes (1884-1909) – Língua de preto, polca
  6.  Luiz Levy (1861-1935) – 4ª Valsa lenta, Op.32
  7.  Leopoldo Miguez (1850-1902) – Noturno Op.10
  8.  Alberto Nepomuceno (1864-1920) – Prece (transcrita para piano solo por Barrozo Netto)
  9.  Brasílio Itiberê (1846-1913) – A sertaneja, fantasia característica sobre temas brasileiros
  10.  Hercules Gomes (1980) – Platônica

Estamos no 14º Programa Piano Brasileiro, que é veiculado todos os domingos às 20h na Rádio MEC FM (99,3 MHz, Rio de Janeiro), com reprise nas quintas às 18h30, e retransmitido pela Rádio Batuta, que oferece os programas para audição a qualquer momento! Os programas mais recentes foram dedicados a Laércio de Freitas, Antonio Guedes Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Roberto Szidon e Leandro Braga. Acesse-os neste link.


Em nossa página no facebook, continuamos os posts diários, trazendo novidades e informações interessantes sobre o piano brasileiro. Prosseguimos com as séries "Quiz IPB", em que postamos trechos de partituras para serem identificados, e "Capas de Partituras IPB", com capas coloridas de partituras brasileiras publicadas no início do século, identificando o ilustrador sempre que possível. Na última semana inauguramos uma nova série, dedicada a programas de concertos históricos de pianistas brasileiros. Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados no mês passado. Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados no mês passado.

Além disso, realizamos o 2º Sorteio IPB, com três exemplares do CD "Rios que navego", do pianista gaúcho Fernando Leitzke. 

Destacamos abaixo alguns dos posts do último mês:

Quiz IPB. Que música é esta? (O protetor Exu, 3º mov. da Suíte Litúrgica Negra de Brasílio Itiberê II)


Série capas de partituras IPB. Espanta-vaca, samba de Nabor Pires Camargo e Zé Caipora. Ilustrador desconhecido.


    A digitalização do acervo musical Furio Franceschini!

Furio Franceschini (Roma, 1880 - São Paulo, 1976) foi um regente, organista, compositor e professor italiano radicado no Brasil desde 1904 e naturalizado brasileiro desde 1914, que exerceu o cargo de mestre da capela da Catedral de São Paulo de 1908 até o seu falecimento. Por conta de sua longevidade e de sua intensa produção, seu acervo musical foi dividido entre a USP e a UNESP, mas com vários documentos presentes em outras instituições, como o Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo.

A Biblioteca do Instituto de Artes (BIA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) está digitalizando as obras em domínio público do acervo musical Furio Franceschini, adquirido por essa instituição em 1979, e que conta com obras musicais para canto coral, órgão e orquestra, entre composições, arranjos e transcrições de Franceschini, métodos de órgão, improvisação e acompanhamento, bem como vários textos didáticos.

Consulte o Arquivo Furio Franceschini da UNESP em http://bibdig.biblioteca.unesp.br/handle/10/81 e aproveite também para consultar "A Voz da BIA", o boletim da Biblioteca do Instituto de Artes UNESP, em: http://www.ia.unesp.br/#!/biblioteca/boletim/


Hoje faz quatro anos que o grande pianista gaúcho Roberto Szidon faleceu. Em sua homenagem, a gravadora Meloclassic disponibilizou um vídeo raríssimo em que ele interpreta a Sonata No.5 de Scriabin, com imenso vigor técnico e inteligência musical. Baden-Baden, Alemanha, 30/12/1972.  http://youtu.be/vVGVthoH1pY


2º SORTEIO IPB!

O Instituto Piano Brasileiro está sorteando 3 exemplares do CD "Rios que navego", do pianista gaúcho Fernando Leitzke, lançado em 2015 (veja abaixo a listagem completa das faixas).

Para concorrer, basta curtir este post, na página do IPB no facebook. Os vencedores serão sorteados através de um app especializado.

O sorteio será encerrado no dia 26 de dezembro (sábado), às 12h (horário de Brasília), e os vencedores serão divulgados na página do Instituto Piano Brasileiro no facebook!.

1. Fernando Leitzke - Chaleira quente
2. Radamés Gnatalli - Vou andar por aí
3. Pixinguinha e Vinicius de Moraes - Mundo melhor
4. Miguel Ruben Gonzales Fontanills - Melodia del rio
5. Fernando Leitzke - Sargento borracho
6. Fernando Leitzke - Radamesiando
7. Fernando Leitzke - Segundas
8. Fernando Leitzke - Pequena folha
9. Ruben Rada - Candombe para Gardel
10. Billy Blanco e Tom Jobim - Descendo o Morro

Músicos: Fernando Leitzke (piano e arranjos), Marcus Thadeu (Pandeiro, tamborim e regência da percussão), Magno Julio (Afoxé, reco-reco), Rafael Toledo (Reco-reco, ganzá, tamborim), Bidu Campeche (Tamborim, pandeiro), Oscar Bolão (Bateria), Guto Wirtti (Baixo acústico e baixo elétrico), Gabriel Menezes (Cavaquinho), Daniel Bacci (Afoxé, bongo), Aquiles Moraes (Trompete), Fabricio Reis (Congas, tambores piano, repique e tico), Antonio Neves (Bateria), Eduardo Neves (Flauta), Edgar Araujo (Bateria), João Camarero (Violão 7 cordas), Rui Alvim (Clarinete), Marcelo Müller (Baixo acústico), Ricardo Amado (Violino), Gustavo Menezes (Violino), Cecilia Mendes (Viola), Hugo Pilger (Violoncelo).

O encarte conta com gravuras de Alex Lettnin, e projeto gráfico de Gabriel Leite.

Assistam aqui ao vídeo da música "Chaleira quente": https://www.youtube.com/watch?v=zGrr-O5oBbg

E aqui a matéria que foi publicada no Jornal do Brasil, em novembro.

Divulguem para amigos!


Série capas de partituras IPB. Larga!... seu moço, marchinha de J. Niccolini e Augusto M. da Silva. Ilustração de Umberto della Latta.


A Academia Brasileira de Música está realizando a revisão das partituras orquestrais de Villa-Lobos em convênio com a Editora Durand-Salabert-Eschig. O projeto proporcionará às orquestras de todo o mundo acesso a materiais de excelente qualidade, além de contribuir para a difusão da obra do compositor. http://www.durand-salabert-eschig.com/parade/janvier2016/en/tresors-bibliotheque/ 


Série capas de partituras IPB. Sinos do natal, tango de Erothides de Campos e H. Fonseca Junior. Ilustração de De Murtas.


O IPB recebeu nesta semana uma contribuição de xerox de diversas partituras brasileiras do século XIX, enviadas por Oswaldo Freire Sampaio Jr, e que pertenceram a sua avó.

Dentre as diversas raridades, está a polca-lundu "Mexidinha", tio de Ernesto Nazareth, com a dedicatória: "oferecida às brasileiras". Esta edição até então desconhecida. Agradecemos a contribuição!


Outra raridade no lote de partituras recém-enviado ao IPB por Oswaldo Freire Sampaio Jr é a polca "Por todos querida", de J. L. Pinna, uma paródia à polca "Querida por todos" que Joaquim Callado dedicou a Chiquinha Gonzaga.


Quiz IPB. Que música é esta? (Saudades de Matão, de Jorge Galati, Antenógenes Silva e Raul Torres)


Faleceu hoje um dos maiores compositores brasileiros, Gilberto Mendes (1922-2016). Fica o agradecimento por uma vida inteira dedicada à música sempre buscando novas linguagens para se expressar.


Parabéns à pianista Karin Fernandes, com seu mais novo CD dedicado à música contemporânea brasileira para piano, que venceu o Prêmio CONCERTO 2015 na categoria CD / DVD / livro!


Parabéns ao pianista Fabio Martino, que recebeu o prêmio jovem talento da Revista Concerto!


A partir de agora, as obras de Mario de Andrade e Bela Bartok, mortos em 1945, estão em domínio público!

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2015/12/31/Mario-de-Andrade-Paul-Val%C3%A9ry-B%C3%A9la-Bart%C3%B3k-saiba-quem-est%C3%A1-em-dom%C3%ADnio-p%C3%BAblico-a-partir-de-2016


Série capas de partituras IPB. Sonhador, fox-trot de Erothides de Campos e Jonas Neves (pseudônimo de Erothides de Campos). Ilustração de Sandro.



Vídeo mostrando o método de ensino e técnica da pianista brasileira Maria Saboya, radicada na França.

http://youtu.be/zZWhyrorn7g