2º Relatório do Instituto Piano Brasileiro - Dezembro de 2015

Continuando as atividades realizadas pelo Instituto Piano Brasileiro, apresentamos aqui nosso 2º relatório.

O IPB agora conta com 18 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoria https://benfeitoria.com/institutopianobrasileiro . Atingimos nossa primeira meta neste mês, o que garante uma atualização mínima mensal no site, publicações diárias em nossa página no facebook, e um programa semanal na Rádio MEC e Rádio Batuta dedicado ao piano brasileiro. Ao atingirmos a próxima meta, poderemos realizar atualizações muito mais substanciais na base de dados do site. Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 20 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal) e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem do álbum deste mês segue abaixo.

  1.  Henrique Alves de Mesquita (1830-1906) - Batuque, tango característico
  2.  Arthur Napoleão (1843-1925) – Esfinge No.2, sonatina
  3.  Romualdo Peixoto “Nonô” (1901-1954) – Uma farra em campo grande
  4.  Luciano Gallet (1893-1931) – Nhô Chico (Tá andando, tá cismando; Tá sonhando; Tá sambando...)
  5.  Júlio Reis (1863-1933) – Esmeralda, gavota
  6.  Henrique Oswald (1852-1931) – Chauve-sourris Op.36 No.3
  7.  Ernesto Nazareth (1863-1934) – Ipanema, marcha brasileira
  8.  Branca Bilhar (1886-1928) – Bailado indígena, peça característica
  9.  Francisco Braga (1868-1945) – Corrupio, valsa-capricho
  10.  Fábio Neves (1985) – Um pouco de Nazareth Op.16 No.2

Ajustes de manutenção no site realizados no mês passado:

1) Foram incluídas as logos de nossos parceiros Rádio MEC FM e Brasil Piano Masters.

2) A ordem de exibição das seções de Discos e Imagens agora mostra os últimos acréscimos primeiro, para ficar fácil acompanhar as atualizações nestas seções.

3) Correções de diversos bugs e melhorias no layout do site.


Estamos no 9º Programa Piano Brasileiro, que é veiculado todos os domingos às 20h na Rádio MEC FM (99,3 MHz, Rio de Janeiro), com reprise nas quintas às 18h30, e retransmitido pela Rádio Batuta, que oferece os programas para audição a qualquer momento! Os programas mais recentes foram dedicados a Guiomar Novaes, Maestro Gaó, Magda Tagliaferro, Tia Amélia e Arnaldo Estrella. Acesse-os neste link.


Em nossa página no facebook, continuamos os posts diários, trazendo novidades e informações interessantes sobre o piano brasileiro. Além disso prosseguimos com as séries "Quiz IPB", em que postamos trechos de partituras para serem identificados, e "Capas de Partituras IPB", com capas coloridas de partituras brasileiras publicadas no início do século. Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados no mês passado.

Destacamos abaixo alguns dos posts do último mês:


Ilustrações do artista plástico Ralfe Braga sobre quatro compositores brasileiros cuja obra está disponibilizada nos sites abaixo, em centenas de partituras:
www.chiquinhagonzaga.com.br
www.ernestonazareth150anos.com.br
www.marcellotupynamba.com
www.henriquealvesdemesquita.com.br


Francisco Mignone costumava incluir pequenos fragmentos musicais em suas correspondências, frequentemente um pequeno improviso sobre o nome de seu destinatário. Porém nesta semana, Georges Mirault, durante a organização da correspondência de seu pai - Aloysio de Alencar Pinto - encontrou o que provavelmente é um manuscrito inédito de Francisco Mignone: um Prelúdio para piano, datado de 1984, ano marcado por uma grande produção pianística, tendo composto também as Valsas Brasileiras No.13 a 24, a Seguida, as 14 Pecinhas para a mão esquerda e os 13 Choros sem consequência. Este prelúdio não consta no extenso catálogo elaborado por Maria Josephina Mignone no livro "Francisco Mignone - O homem e a obra" (Vasco Mariz, org. - 1997). A imagem do manuscrito foi compartilhada por Georges Mirault, e pode ser acessada neste post. Dezenas ou centenas destas pequenas "composições epistolares" de Mignone ainda estão para serem encontradas e catalogadas.


Série Capas de Partituras IPB. "Beijo-te os pés, Miss Brasil", valsa-canção de Nelson A. Ferreira e Oswaldo Santiago, publicada por ocasião do concurso Miss Brasil em 1929.


Música que Hermeto Pascoal compôs há poucos dias, em um guardanapo, para ser sorteado na abertura do Festival Villa-Lobos, cujo grande homenageado deste ano é o próprio Hermeto.


Quiz IPB. Que música é esta? (Nhô Chico, de Luciano Gallet)


Ontem (11/11/2015) completaram-se 100 anos da estreia de "Miss Guiomar Novaes" em Nova York, no Aeolian Hall, aos 21 anos. O programa foi:

Bach-Busoni - Chacona em ré menor
Beethoven - Sonata No.17 "Tempestade" (Op.31 No.2)
Brahms - Intermezzo em lá maior Op.118 No.2
Brahms - Capricho em si menor Op.76 No.2
Schuman - Carnaval Op.9
Chopin - Três estudos não-identificados
Chopin - Três prelúdios não-identificados
Chopin - Scherzo No.1 em si menor (Op.20)
Moszkowski - Estudo de concerto e sol bemol maior
(Provavelmente houve mais de um bis)

Os críticos ficaram impressionados. Sigmund Spaeth, do New York Evening Mail, escreveu que "a moça pode ser colocada sem a menor hesitação na seleta companhia dos maiores pianistas do mundo. (...) e com seus antebraços bem delineados e mãos flexíveis ela tira os efeitos que quer - do mais viril e percussivo som aos trechos mais delicados e suaves, e do mais sensual e cantante fraseado à mais brilhante demonstração de perfeição técnica". Por sua vez, Finck compararia Guiomar a Paderewski, referencial de excelência, determinando: "Quase nunca se ouviu nada tão inspirado no Aeolian Hall." Agradecemos ao prof. Ciro Dias pela imagem e pela lembrança da data.


Nelson Freire e Martha Argerich em Bruxelas, 11 de novembro deste ano. (2015)


Vídeo raríssimo de Nelson Freire interpretando os Prelúdios No.3 e No.19 de Chopin em um festival de música em Berlim, em 1972.
https://www.facebook.com/meloclassic/videos/927217160682285/


Neste mês o IPB recebeu uma doação de centenas de partituras raras brasileiras, enviadas por Cristiana Treiger, de Niterói (a foto abaixo mostra as três caixas do correio assim que chegaram). São em sua maioria das décadas de 1910 e 1920, mas há também coisas do século XIX, e de décadas posteriores. Cristiana nos conta que estas partituras eram de sua tia-avó, Alina de Mattos Rocha, que era professora de piano e foi aluna do Instituto Nacional de Música - devido a isso, vieram também os preciosos livros de teoria, harmonia e solfejo adotados pelo INM na época. Alina de Mattos foi criada em uma fazenda, em Natividade de Carangola, cidade próxima a Campos e Itaperuna, e viveu lá até se casar, quando foi morar em Niterói.
Cristiana nos conta que cresceu ao som de Mozart, Bach, Beethoven, Chopin, Schubert, principalmente; seu pai adorava musica e educava os ouvidos dos quatro filhos, lhes perguntando quem era o autor que estava tocando, se sabiam que música estavam ouvindo, qual o instrumento que estava tocando. E sempre colocava para ouvirem um disco do Pedro e o Lobo, de Prokofieff. Todos os irmãos estudaram música e ela ballet, porém nenhum se aprofundou.
Estas partituras ficaram guardadas mais de 100 anos com a família, e Cristiana resolveu doá-las ao IPB para contribuir com nossa catalogação das partituras publicadas no Brasil, e também para que elas fiquem acessíveis a um público maior. Com o tempo, todas que estiverem em domínio público serão colocadas para download na seção de Partituras do IPB.
Agradecemos à Cristiana pelo generoso ato, e deixamos as portas abertas para novas contribuições (custeamos o envio pelo correio, e xérox das originais, se for o caso).


O IPB recebeu uma contribuição extraordinária de partituras que Ricardo Milanese, de São Paulo, nos enviou para digitalizar. Dentre elas, está uma raridade: a "Esfinge No.2 - Sonatina", de Arthur Napoleão, que constitui um perfeito palíndromo musical! (Isto é, a música é exatamente a mesma de trás para frente). Bach trabalhava palíndromos em suas composições (a Oferenda Musical é o exemplo mais famoso), porém este é o mais antigo de que se tem notícia publicado no Brasil.