12º e 13º relatórios do Instituto Piano Brasileiro - outubro e novembro de 2016

Saudações pianísticas!

O IPB conta com 83 assinantes, que contribuem mensalmente através do site Benfeitoria: https://benfeitoria.com/institutopianobrasileiro (agradecemos a todos os assinantes, que tornam o IPB possível). Cada um dos assinantes recebe mensalmente um álbum com 10 partituras raras brasileiras para piano, em pdf, além de contribuir para a divulgação da cultura do piano brasileiro. Torne-se um assinante do IPB! O valor de contribuição é livre (por cartão de crédito ou paypal), e é possível cancelar a qualquer momento. A listagem dos álbuns de partituras dos dois últimos meses segue abaixo:

Outubro

01. Porfirio José d'Oliveira Pinto (?-?) - 103 Rua do Ouvidor 103, polca
02. Leopoldo Miguez (1850-1902) - Sem título (Nº 8 das 12 peças características para piano)
03. Zequinha de Abreu (1880-1935) - Cada macaco no seu galho!..., sambinha carnavalesco
04. Barrozo Netto (1881-1941) - Estudo de agilidade Nº7
05. Inah L. M. Sandoval (1906-2003) - Implicante, maxixe
06. Arthur Napoleão (1843-1925) - Estudo Nº10 “Sérenade Portugaise” (da série 18 estudos para virtuoses)
07. Luciano Gallet (1893-1931) - Tanguinho (No.6 dos 12 Exercícios brasileiros, para piano a 4 mãos)
08. Alberto Nepomuceno (1864-1920) - A sesta - Na rede (No.3 da Série brasileira). Redução para piano por João Octaviano.
09. Francisco Braga (1868-1945) - Valsa lenta
10. Henrique Oswald (1852-1931) - Tarantella, Op.14 No.3

Novembro

01. Henrique Vogeler (1888-1944) - É tão bonitinha!..., samba
02. Leopoldo Miguez (1850-1902) - Pesar (Nº 9 das 12 peças características para piano)
03. Lamartine Silva (?-?) - Fragmentos da vida, valsa
04. Barrozo Netto (1881-1941) - Estudo de agilidade Nº 8
05. Sinhô (J. B. Silva) (1888-1930) - Gosto que me enrosco, choro-canção
06. Arthur Napoleão (1843-1925) - Estudo Nº11 “Papillone” (da série 18 estudos para virtuoses)
07. Luciano Gallet (1893-1931) - Schottisch brasileira (No.7 dos 12 Exercícios brasileiros, para piano a 4 mãos)
08. Alberto Nepomuceno (1864-1920) - Batuque (No.4 da Série brasileira). Redução para piano por João Octaviano.
09. Manuel Porto Alegre Faulhaber (1867-1922) - Valse Op.4
10. Henrique Oswald (1852-1931) - Barcarola, Op.14 No.4


Foram realizados 3 sorteios com CDs dos pianistas Miguel Proença, Karin Fernandes, e Maria Teresa Madeira, tendo concorrido pessoas de todo o Brasil. Os três pianistas forneceram generosamente forneceram entrevistas ao IPB, que agora estão disponíveis em nosso blog.


A Enciclopédia do IPB foi atualizada com três novos verbetes: Tia Inah, Lídia Simões, Linda Bustani e Paulo Gondim. Agradecemos a Willian Lizardo e a Bruno Andrade de Britto pelas contribuições.


 


A seção de imagens do IPB conta agora com 460 fotos raras de pianistas, provenientes de diversos acervos, em especial o de Aloysio de Alencar Pinto, que tem sido doado ao IPB por seu filho Georges Mirault.


 


Catálogo de discos foi atualizado com mais de 100 novos discos, totalizando agora 344 registros relacionados ao piano brasileiro.


 


A série "Por dentro das partituras" conta agora com 95 vídeos, uma excelente oportunidade para músicos conhecerem em maior profundidade o repertório brasileiro, acompanhando as músicas compasso-a-compasso, diretamente nas partituras.

Abaixo vemos um exemplo: o Poema singelo, de Heitor Villa-Lobos, interpretado por Arnaldo Estrella.


 


A série Videogames + Piano brasileiro foi atualizada com dois novos vídeos. Lembrando que a proposta aqui é mostrar o grande potencial que a música brasileira para piano possui, podendo funcionar em muitos contextos. Além disso, jogos são a plataforma perfeita para se conhecer bem uma música, pois o jogador acaba ouvindo-a muitas vezes ao longo do jogo. Agradecemos à colaboração de Luiz Augusto Vitali e Antônio Xerxenesky, que fizeram as associações com diversas cenas de jogos, a partir de uma pré-seleção de músicas fornecida pelo IPB.


página do IPB no facebook já conta com 9.855 curtidas, reunindo um público crescente de pianófilos. Publicamos diariamente notícias, imagens, documentos e vídeos relacionado ao universo do piano brasileiro. Curta nossa página para acompanhar as novidades! Baixe aqui o pdf completo com todos os posts publicados nos dois últimos meses. Até o momento, já foram feitas 1.832  postagens!

Abaixo destacamos algumas das postagens mais recentes:

Magda Tagliaferro e Vladimir Horowitz, data desconhecida (provavelmente década de 1940).

Arthur Rubinstein e a pianista Rosana Martins, aos 12 anos, após conquistar o primeiro lugar no concurso Juventudes Musicais, em Berlim. Correio da Manhã, 20 de setembro de 1960.

Gravação rara das Impressões Seresteiras de Villa-Lobos, na interpretação de José Vieira Brandão, amigo do compositor e que estreou várias de suas obras. Agradecemos ao colecionador Gilberto Inácio Gonçalves que postou este vídeo no youtube. Gravação de 1941. https://www.youtube.com/watch?v=6l6VRPzdj5U

"Oito gigantes do teclado", caricatura de Gonzaga publicada na Revista Phonoarte No.40, de 30 de março de 1930. Aqui temos alguns dos maiores pianistas em atividade nas décadas de 1920 e 1930, muitos dos quais vieram tocar no Brasil: Ignaz Friedman, Josef Pembaur, Arthur Rubinstein, Alexander Brailowsky, Leopold Godowsky, Ignacy Paderewski, Alfred Cortot, e Emil von Sauer. Coleção de Sandor Buys, digitalizada pelo Instituto Moreira Salles.

Livro "Valeu a pena? - Conversando com Eudóxia de Barros". A pianista Eudóxia de Barros conta, em uma extensa e inédita entrevista, fatos marcantes de seus 70 anos de carreira e de inigualável contribuição para o mundo musical, neste livro que também inclui CD com peças representativas de seu repertório. 

Agradecemos a Edina Pinheiro, que gentilmente doou ao IPB um lote de partituras contendo os Concertos No.4 e No.5 de Camargo Guarnieri, além de várias partituras populares da década de 1950. Obrigado!

Nesta semana o IPB recebeu outra preciosa doação: trata-se do acervo da pianista e compositora paulista Inah Machado Sandoval, mais conhecida como Tia Inah. São 150 partituras organizadas e doadas por seu sobrinho e genro Cesario Ramos Machado, a quem somos imensamente gratos. As composições são para piano solo, piano a quatro mãos, e canções para canto e piano, sendo a grande maioria manuscritos inéditos, e algumas publicadas na primeira metade do século XX. Os gêneros são valsas, choros, maxixes, batuques, mazurcas, peças infantis, músicas espanholas, e outros. O IPB recebeu autorização da família para disponibilizar 100% deste precioso acervo, que já está sendo digitalizado, e em breve estará em nosso site. Este tipo de iniciativa é rara entre familiares de compositores, e por isso louvamos a generosidade de Cesario Ramos Machado e sua esposa, que, através deste gesto, permitirão que a obra de Tia Inah saia da obscuridade e possa ser tocada por músicos de todo o mundo!

Obra da pianista Tia Inah agora disponível para todos! Conhecer a obra de uma pianista paulista que viveu de 1906 a 2003, e compôs mais de 150 choros, valsas, tangos e mazurcas não tem preço. É o que se torna possível agora com a disponibilização da obra de Inah Machado Sandoval, conhecida como Tia Inah. Leiam neste post a história de como as partituras desta importante compositora paulista chegaram ao IPB, e saibam mais a respeito de sua vida e carreira no verbete que acabamos de acrescentar à enciclopédia. Também disponibilizamos em nosso canal no youtube gravações da própria Tia Inah tocando (os links estão no texto). As partituras podem ser baixados em arquivos pdf individuais, ou em um arquivo único zipado. Bom estudo a todos! 

Hoje mais cedo divulgamos cerca de 150 partituras compostas por Inah Sandoval Machado, conhecida como Tia Inah. Agora divulgamos um raro vídeo da própria autora ao piano, gravado em sua casa em 1991, por seu sobrinho Cesario Ramos Machado, e reproduzido em nosso canal no youtube com autorização da família. Tia Inah estava com 85 anos, demonstrando grande vitalidade em suas execuções, e ao final podemos ouvi-la cantando acompanhada ao piano por sua filha Maria Helena Machado Sandoval.

Em comemoração ao dia das crianças, homenagearemos ao longo do dia compositores brasileiros que dedicaram peças ao universo infantil. Um feliz Dia das Crianças a todos! Começamos com a música "Assim ninava Mamã", de Villa-Lobos, 2ª peça do ciclo "Petizada". Aqui vocês podem ouvi-la na interpretação de Sonia Rubinsky. 

Em homenagem ao dia do professor, divulgamos uma descoberta inédita, que mostra que Barrozo Netto, um dos maiores pianistas brasileiros, foi aluno de Chiquinha Gonzaga. No fim do texto, apresentamos a "genealogia pianística" de Barrozo Netto, mostrando ligações surpreendentes. Acompanhem no blog do IPB.